Notícias

Vale a pena mudar para a Digi?

A Digi já apresentou a sua oferta de serviços de telecomunicações para Portugal. Se subscrever a rede móvel, a internet fixa, o telefone fixo e os canais de televisão deste operador, o consumidor pode pagar menos de metade do que paga atualmente nas empresas concorrentes. Esclareça as principais dúvidas sobre a oferta da Digi. 

Especialista:
Editor:
05 novembro 2024
novo operador de telecomunicações

iStock

A Digi, um novo operador de telecomunicações romeno, lançou a sua oferta no mercado português, e os preços e prazos de fidelização mais reduzidos vêm aumentar a competitividade entre os operadores de telecomunicações já presentes em Portugal, como a NOS, a Vodafone ou a MEO.

Esclareça as principais dúvidas sobre a oferta da Digi em Portugal.

Quais são os preços da Digi na rede móvel?

Os preços da Digi para a internet móvel variam entre os 4 e os 9 euros por mês, com dados a variar entre os 50 GB, no mínimo, e os 200 GB.

Por 4 euros por mês, o consumidor pode ter acesso a 50 GB de internet acumuláveis – o que significa que, se não os gastar até ao final do mês, pode gastá-los no mês seguinte – e chamadas ilimitadas para Portugal

O pacote mais caro da empresa para a oferta de rede móvel custa 9 euros por mês, mas dá acesso a 200 GB de dados móveis acumuláveis, chamadas ilimitadas para Portugal e 400 minutos para chamadas internacionais

Os preços da Digi são mais baixos do que os dos restantes operadores de telecomunicações?

A DECO PROteste analisou as ofertas da Digi e comparou-as com as dos restantes operadores de telecomunicações. Descubra quais as diferenças nos serviços oferecidos e nos preços.

Veja se as ofertas da Digi compensam

Posso usar os dados móveis que não gastar no mês anterior?

Os clientes com um pacote pós-pago podem gastar os dados móveis que não gastaram no mês anterior assim que um novo ciclo de faturação começar.

De acordo com a Digi, se, quando chegar a data de vencimento do serviço contratado, o cliente ainda tiver dados móveis, ao ativar outro serviço, estes dados móveis serão acumulados e terão validade de um mês a partir do momento em que o serviço termina.

Posso ter apenas internet fixa, em casa?

Sim, a Digi tem pacotes de banda larga por fibra, fixa, a partir de 10 euros por mês, para uma velocidade de 1 Gbps. Por 15 euros por mês, a empresa vai oferecer uma velocidade de 10 Gbps, embora esta última não esteja ainda disponível (a empresa assegura que será disponibilizada até ao final deste ano).

A Digi também tem serviço de televisão?

Sim. A Digi tem serviço de televisão a 12 euros por mês, com uma box com "funcionalidades básicas" e 72 canais anunciados, como RTP, TVI, Disney Channel, Canal Panda, Canal Hollywood, Star Movies, National Geographic, 24 Kitchen ou CNN Internacional.

Posso subscrever os canais desportivos?

Para já, ainda não. Atualmente, a subscrição da Sport TV apenas é possível para os clientes da NOS, MEO ou Vodafone. Já a DAZN (a antiga Eleven Sports) pode ser sempre subscrita diretamente no site do serviço. No entanto, não poderá ver os canais através da box da Digi e terá de usar a app do serviço.

Além disso, a empresa não tem ainda contrato para a distribuição dos canais da SIC, o que deverá pesar na decisão de aderir aos serviços da empresa. Poderá sempre aceder às emissões da SIC através da sua app mobile e android TV “OPTO”, mas será certamente menos cómodo comparativamente ao zapping tradicional.

A Digi tem pacotes de telefone fixo?

É possível incluir serviço de telefone fixo no pacote de televisão por mais 1 euro por mês, com chamadas cobradas ao minuto, ou por mais 2 euros por mês, com chamadas ilimitadas.

A Digi vai ter aumentos de preços anuais?

Apesar de, na sua apresentação, a Digi ter anunciado não prever aumentos de preços com base na inflação, a verdade é que o contrato da Digi (disponível no site do operador) prevê os aumentos anuais com base no índice de preços no consumidor (IPC), seguindo a mesma regra que os restantes operadores de telecomunicações que operam no mercado português.

Há períodos de fidelização na Digi?

A maioria dos serviços oferecidos pela Digi não tem período de fidelização. O único serviço sujeito a fidelização é a banda larga por fibra (internet fixa), com um período de fidelização de três meses.

A rede móvel da Digi tem cobertura nacional?

Não. De acordo com a empresa, para já, a cobertura 5G estará circunscrita às áreas urbanas e deverá servir, somente, cerca de 40% da população. Para as restantes tecnologias, como o 4G, a empresa anuncia uma cobertura de cerca de 93 por cento. 

A DECO PROteste sublinha, no entanto, que, apesar de a cobertura 5G ser ainda baixa, os preços são bastante competitivos: para aceder aos mesmos 50 GB de tráfego mensal através de um dos três principais operadores nacionais (NOS, MEO ou Vodafone), ao invés de 4 euros o consumidor terá de pagar, no mínimo, 37,99 euros (na NOS). No caso da LigaT, esse valor é de 30 euros. 

Como sei se a Digi tem cobertura na minha área de residência?

Terá de contactar a Digi para saber se a cobertura chega à sua área de residência. Note-se que, no dia do lançamento, no site do operador, existia um módulo para efetuar a verificação de cobertura. No entanto, como a DECO PROteste pôde verificar, esta funcionalidade apresentava várias mensagens de erro (eventualmente devido à elevada procura).

Quero subscrever os serviços da Digi. Tenho de cancelar o meu serviço com o atual operador?

Atualmente, existe uma plataforma de cessação de contratos de telecomunicações que permite aos consumidores saberem informação sobre os seus atuais contratos de telecomunicações, nomeadamente qual o valor a pagar se decidirem cessar antecipadamente os seus contratos. Além disso, é possível fazer diretamente na plataforma um pedido de denúncia contratual com o atual operador. 

A Digi tem lojas físicas?

Sim. A Digi tem dez pontos de venda espalhados pelo País: Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas, Almada, Montijo, Setúbal, Matosinhos, Guimarães e Porto. 

A DECO PROteste testou os serviços da Digi?

A DECO PROteste ainda não teve a possibilidade de testar os serviços deste novo operador. No entanto, planeia fazê-lo em breve. Consulte o comparador de tarifários de TV, net e voz para saber qual a melhor oferta para as suas necessidades. 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar