Notícias

Amigo: novo operador retifica velocidade de net móvel ao nível do 5G

Depois do alerta da DECO PROteste para a velocidade da rede móvel limitada registada pelo novo operador de telecomunicações, a situação foi corrigida. Agora, os clientes do Amigo podem fazer uma utilização compatível com a cobertura 5G contratada.

Especialista:
Editor:
03 setembro 2024
Jovem numa rua da cidade, com headphones no pescoço, fala ao telemóvel

iStock

Depois do alerta da DECO PROteste para as baixas velocidades disponibilizadas pela rede móvel da nova marca de telecomunicações Amigo.pt, não obstante a rede 5G, a situação foi retificada. Segundo os testes feitos com recurso à ferramenta QualRede, da organização de defesa do consumidor, a velocidade da internet móvel garantida pelo operador está, agora, de acordo com o previsto para uma rede 5G.

 
Os testes realizados pela DECO PROteste permitem confirmar que a velocidade atual está agora ao nível de uma rede 5G.

Em abril de 2024, a DECO PROteste recebeu relatos de utilizadores do operador Amigo segundo os quais, apesar da cobertura 5G, não era possível navegar na internet a uma velocidade compatível com o que se esperava. O recurso à ferramenta QualRede permitiu, na altura, comprovar, com um cartão SIM do operador Amigo.pt, a velocidade de rede aquém do desejado. Os testes de velocidade na zona de Lisboa mostraram uma velocidade máxima de 10 Mbps de download e 5 Mbps de upload.

Em julho, o operador de telecomunicações Amigo informou por SMS os seus clientes de rede móvel sobre a disponibilização de uma velocidade de rede móvel superior, que a DECO PROteste pôde comprovar. Agora, com o limite de 150 Mbps, os consumidores podem fazer uma utilização compatível com o 5G. A organização de defesa do consumidor reconhece o avanço, mas sublinha a necessidade de todos os operadores, seja nas suas marcas principais ou nas low-cost, informarem os consumidores com clareza sobre as velocidades máximas impostas à rede 5G.

Segundo a DECO PROteste, a informação sobre a configuração dos tarifários deve ser sempre disponibilizada de forma clara nos meios de comunicação físicos ou digitais do operador. É esperado que o consumidor saiba qual é a velocidade que está a contratar, e essa informação deve ser de fácil acesso. Com esta informação, muitos consumidores portugueses poderiam optar por não contratar um serviço que oferece uma velocidade incompatível com o seu padrão de utilização. 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar