Notícias

Serviços de telecomunicações: telemóvel com mais dados e net fixa mais veloz

Os mais de 10 500 inquiridos pela DECO PROteste apreciam os serviços de telemóvel e de conteúdos audiovisuais pagos. Além disso, procuram ter cada vez mais dados móveis no smartphone e net fixa mais rápida em casa.

Especialista:
Editor:
06 março 2025
casal jovem adulto em casa, cada um a usar o seu telemóvel

iStock

Cada português, um ou mais smartphones – cujo volume de dados móveis está em movimento de expansão, num em dez casos, até ao infinito. No último inquérito da DECO PROteste para medir a satisfação com os serviços de telecomunicações, eram menos de 28% os participantes com, pelo menos, 16 GB no telemóvel. Hoje, são 40 por cento.

Desta multiplicação de dados não podemos dissociar a conquista de terreno pelos serviços de streaming de vídeo e televisão paga, que recrutam subscritores por via de filmes e séries, para visualizar já nem sempre no televisor, mas ainda no pequeno ecrã do telemóvel. Cada agregado tende a possuir também um ou mais serviços de streaming de vídeo ou de televisão.

São estes dois – telemóvel e conteúdos audiovisuais pagos – os serviços mais procurados pelos inquiridos, e também aqueles a que reservam maior apreciação. Em processo de erosão continua o interesse suscitado pelo telefone fixo, obrigatório em quase todos os pacotes de oferta combinada, esta a opção mais frequente, entre os inquiridos, para chegarem às várias componentes das telecomunicações. Nove em dez são detentores de tais modalidades, seja 3P, 4P ou 5P, e a maioria dos que subscreveram pacotes estão vinculados por uma fidelização (85 por cento).

Em outubro de 2024, foi enviado um questionário a uma amostra dos subscritores da DECO PROteste e das organizações de consumidores suas congéneres na Bélgica, em Espanha e em Itália. Para ampliar o número de fornecedores de serviços de telecomunicações comparados, foram somados os resultados recolhidos no inquérito do ano passado, aplicado em outubro de 2023. No total, foram recebidas 58 424 respostas válidas, 10 515 com origem em Portugal, que refletem as experiências e as opiniões dos participantes.

Grandes números? Aos 10 515 inquiridos nas duas rondas do estudo, em 2024 e em 2025, correspondem 15 535 serviços de streaming de vídeo ou televisão paga, 10 645 telemóveis, 9313 contratos de internet fixa, 3503 telefones fixos e 3096 subscrições de internet móvel.

Resultados da satisfação dos inquiridos com os serviços de telecomunicações

Os inquiridos mostram pouca inclinação para a mudança. Sete em dez são clientes do mesmo fornecedor do serviço de telemóvel há mais de cinco anos. E oito em dez não fazem tenção de mudar nos próximos seis meses.

Acesso exclusivo a subscritores!

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar