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Quase 18 mil portugueses avaliam fornecedores de energia

Conheça o nível de satisfação com as empresas de gás natural e eletricidade e saiba como descobrir o melhor tarifário.

  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida e Pedro Silva
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
27 janeiro 2021
  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida e Pedro Silva
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
chama acesa num bico de fogão a gás

iStock

A Iberdrola apresentou mais problemas do que a média, entre os comercializadores de eletricidade. No gás natural, nenhum comercializador se distinguiu, mas, na oferta dual (um único contrato para as duas energias), a Galp Energia registou mais falhas.

Obtivemos esta informação através do inquérito online anual realizado aos nossos subscritores, em fevereiro e março de 2020. Os resultados baseiam-se em 17 605 respostas válidas, que nos permitiram avaliar 13 fornecedores de eletricidade, 14 de gás natural e cinco da oferta dual.

Use o nosso simulador e descubra se tem o tarifário mais indicado para o consumo de eletricidade e gás natural que faz em casa. Preencha os dados e fique a conhecer a proposta com o melhor custo para si. Nada paga por mudar, e pode até poupar alguns euros na fatura mensal.

Mais problemas na eletricidade

Quase um quinto dos inquiridos teve, pelo menos, um problema no último ano com o fornecedor de eletricidade. Informação na fatura em falta ou incorreta, interrupção do serviço e irregularidades de faturação foram as falhas mais apontadas pelos consumidores.

O índice de satisfação ajuda a saber um pouco mais sobre as empresas. Os fornecedores de eletricidade geraram o nível de satisfação mais elevado. Luzboa lidera, logo seguida pela Enat e a pela Ylce. A fiabilidade do serviço, os serviços online e a transparência das faturas são os aspetos mais apreciados nestas empresas. É curioso verificar como empresas menos conhecidas conseguem um nível de satisfação mais elevado do que as mais populares.

No gás natural, a satisfação é um pouco inferior — fica-se pelos 6,6 em 10 pontos —, e a Galp Energia encontra-se no topo. O aspeto que os inquiridos mais apreciam em geral é a fiabilidade do serviço. É compreensível que também seja este o critério com níveis de satisfação mais elevados no segmento dos fornecedores com oferta dual, em que a Goldenergy e a EDP Comercial lideram.

infografia eletricidade

infografia gas

 infografia gas e eletricidade

Poupe nos custos da energia

Se não está satisfeito com o comercializador ou considera a fatura muito elevada, use o nosso simulador e mude. Decidido o tarifário, contacte a nova empresa, para assinar o contrato. Esta trata também dos procedimentos necessários para a mudança. Não precisa de cancelar o contrato com o anterior fornecedor. Entretanto, receberá uma fatura da empresa antiga, para fechar as contas. O novo comercializador enviará as seguintes.

Mas, para poupar, não basta trocar de fornecedor: terá também de reduzir o consumo.

  • Opte pelo programa económico na lavagem da roupa e da loiça, quando possível.
  • Evite deixar aparelhos em standby, consumo responsável por 10% da fatura.
  • Adira à tarifa bi-horária, se o seu perfil for compatível. Para tal, verifique os consumos nas horas cheias e de vazio (de maior e menor consumo) e, se 40% da eletricidade for gasta nas horas de vazio, a tarifa bi-horária pode ser uma boa opção. Procure concentrar os consumos à noite e ao fim de semana, quando a tarifa é mais baixa.

Se a maioria dos consumidores insatisfeitos contratarem a energia a outros comercializadores, pressionarão os primeiros a melhorarem o serviço. É ainda importante as empresas apostarem mais no apoio ao cliente e emitirem faturas claras.

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