Notícias

Mude de fornecedor de energia sempre que necessário

Mais de nove mil experiências com 22 comercializadores revelam quais deixam os clientes mais satisfeitos. Saiba ainda como descobrir a melhor tarifa.

Especialista:
Editor:
03 julho 2025
chama acesa num bico de fogão a gás

iStock

Segundo dados do mais recente inquérito feito pela DECO PROteste aos subscritores das revistas, no último ano, a maioria dos inquiridos não mudou de fornecedor de energia: 79 por cento. A principal razão apontada (referida por 47%) foi o facto de estarem satisfeitos com a empresa atual. Já 29% indicaram achar que não valia a pena a mudança.

A verdade é que os consumidores nada perdem em verificarem se continuam com o melhor tarifário para os consumos do lar. Com o simulador da DECO PROteste, em poucos passos é possível descobrir a tarifa mais baixa para vários consumos. Se compensar mudar, a operação é simples, rápida e gratuita. Aliás, 77% dos que mudaram indicaram ter ficado satisfeitos com o processo.

Acesso exclusivo a subscritores!

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.

Veja se compensa mudar

Se não está satisfeito com o fornecedor de energia, considera a fatura elevada ou apenas quer saber se tem a melhor tarifa, não fique à espera de ofertas promissoras, nem se fie em percentagens de desconto. E, perante o contacto de um vendedor, não assine qualquer documento ou aceite mudar sem analisar e comparar outras opções. Para uma decisão acertada, use o simulador da DECO PROteste. Se quiser obter um resultado o mais preciso possível, indique o consumo anual de eletricidade e/ou gás natural em casa. Pode usar duas faturas com um ano de diferença que tenham uma leitura feita pela empresa ou comunicada por si. Após subtrair o valor mais alto ao mais baixo, obtém o consumo anual. Se tiver um contador inteligente instalado, basta registar-se e entrar no balcão digital da E-REDES, para aceder aos dados de que necessita. Se não tiver, a opção é tentar obtê-los no site do comercializador, na sua área pessoal, ou por telefone.

Encontre a melhor tarifa de energia

Descoberto o fornecedor mais barato para si, e após consultar, neste artigo, os que mais satisfazem os consumidores, é só mudar. Seja online ou presencial, tenha consigo o número de identificação fiscal e o código da instalação, que encontra na fatura: CPE, para a eletricidade, e CUI, para o gás. A mudança irá ocorrer em menos de 15 dias, e o novo fornecedor trata de todo o processo.

Caso se arrependa, o novo serviço não seja satisfatório ou surja outra proposta mais vantajosa, nada impede nova mudança. Contudo, se o contrato incluir serviços adicionais, leia com atenção as condições, para ter a certeza de que não há um período de fidelização ou alguma penalização associados a uma mudança antes do prazo. Mas, para poupar, não basta trocar de fornecedor: terá também de reduzir o consumo. Opte pelo programa económico na lavagem da roupa e da loiça, quando possível. Evite deixar aparelhos em standby, pois o consumo pode representar cerca de 10% da fatura. O principal é conseguir pagar o menos possível todos os meses, mas sem afetar o conforto de todos os que vivem em casa.

Como fizemos o estudo

Em março e abril de 2025, foi enviado um inquérito online aos subscritores das revistas. Foram recebidas 4890 respostas válidas, às quais se juntaram as obtidas no ano passado, para dar estabilidade aos resultados. No total, foram consideradas 9537 questionários válidos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar