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Tesla Model Y renovado: autonomia real, consumos e conforto surpreendem no SUV elétrico mais vendido

O Tesla Model Y está cada vez melhor. Além da qualidade reforçada a bordo, impressiona pela eficiência de consumos e pela autonomia. A versão Standard custa menos 10 mil euros do que a versão Premium Long Range.

Editor:
26 novembro 2025
Automóvel Tesla Model Y Premium vermelho na estrada com colunas atrás

A Tesla lançou uma atualização do Model Y quase cinco anos depois, para prolongar o sucesso da gama. O fabricante destaca que o SUV elétrico campeão de vendas foi revisto, tendo em conta a opinião dos utilizadores. 

A qualidade de montagem e dos materiais no interior exibe agora um nível digno de um carro de topo, tal como o isolamento acústico. O Tesla Model Y mantém uma notável agilidade e impressiona pela eficiência: consumo de 16,4 kWh/100 km e autonomia de 535 quilómetros.

Interior do Tesla Model Y espaçoso, minimalista e com materiais de excelência. 
Interior do Tesla Model Y espaçoso, minimalista e com materiais de excelência. 

Entre os pontos menos positivos, destacam-se as operações com elevado risco de distração, os puxadores retráteis complicados e a fiabilidade limitada dos assistentes de condução. É notável o que o software consegue interpretar a partir das imagens, mas os sistemas concorrentes inspiram mais confiança.

O Tesla Model Y enfrenta a concorrência feroz do Ford Capri, Kia EV6, Škoda Enyaq, VW ID.5 e Xpeng G6.

Tesla Model Y: a versão renovada vale a pena?

Sim. A atualização traz melhorias evidentes em três áreas críticas: eficiência, construção e conforto. A marca também corrigiu algumas críticas antigas, como o isolamento acústico mais fraco e a dureza da suspensão.

O que mudou no novo Model Y?

  • Qualidade interior muito mais elevada.
  • Suspensão mais confortável.
  • Isolamento acústico melhorado (menos 4 dB face à geração anterior).
  • Aerodinâmica e consumos otimizados.
  • Autonomia real expressiva.

Qual é a melhor versão do Tesla Model Y?

Depende da prioridade: preço, autonomia ou desempenho. A Standard oferece a melhor relação custo-benefício; a Premium Long Range garante maior autonomia e a Performance é a escolha de quem privilegia prestações.

Versão do Tesla Model Y  Tração Preço (€) Potência
Standard traseira 39 990 299 cv.
Premium Long Range traseira  49 990 299 cv.
Premium Long Range
integral 52 990 440 cv.
Performance integral 61 990 460 cv.

Pode abdicar de equipamento e da máxima autonomia? Poupa 10 mil euros com a versão Standard do Tesla Model Y. O que perde? Barras de luzes, ecrã tátil de 8" na segunda fila, tejadilho panorâmico em vidro, iluminação ambiente personalizável e volante com ajuste elétrico, por exemplo.

Já existem bons carros elétricos abaixo de 25 mil euros. Se comprar não é solução e precisa de um carro, avalie as propostas de renting.

Prós do Tesla Model Y Premium

  • Interior de elevada qualidade
  • Autonomia prática de 535 km
  • Consumos muito eficientes
  • Desempenho e dinâmica acima da média

Contras do Tesla Model Y Premium

  • Controlo demasiado dependente do ecrã tátil
  • Sistemas de apoio ao condutor menos fiáveis do que alguns rivais
  • Puxadores retráteis pouco práticos

Nota máxima nos consumos do Model Y

A Tesla fez um excelente trabalho. A aerodinâmica refinada e a gestão energética atualizada fazem toda a diferença.

Consumo médio real

  • 16,4 kWh/100 km, muito bom para um SUV deste tamanho.

Autonomia prática

  • 535 km em percursos mistos (cidade, estrada e autoestrada).
  • Mais de 600 km em cidade.
  • Perda de carga em repouso: 1%/dia (aumenta em modo Sentinela).

Quanto tempo demora a carregar o Tesla Model Y?

A bateria do Tesla Model Y Long Range com tração traseira pode ser carregada em corrente alternada até 11 kW e em corrente contínua até 250 kW. Os cabos são guardados no compartimento dianteiro. 

O carregamento em wallbox adequada em AC requer oito horas. Em carregamento rápido, o processo de 10% a 80% demora 33 minutos. A potência sobe rapidamente até 190 kW aos 18% de carga e depois diminui de forma progressiva. 

Aos 80%, a potência já se situa perto dos 50 kW, com uma média de 122,7 kW durante o ensaio. Para atingir os 250 kW anunciados, é preciso recorrer a um posto potente. Os Superchargers da Tesla foram concebidos para isso.

Interior e construção finalmente ao nível premium? 

Sim, no interior convence. A concorrência premium tem razões para se preocupar. Materiais agradáveis ao toque, acabamento superior e atenção ao detalhe elevam o Model Y para um patamar sólido. Por fora, contudo, persistem algumas folgas irregulares nos painéis da carroçaria.

Pontos fortes do interior

  • Tabliê e portas com materiais de toque premium.
  • Forros acolchoados, alcatifa de boa qualidade.
  • Ecrã central muito rápido e com excelente definição.
  • Bagageira ampla e revestida a alcatifa (420 litros + 105 litros extra + 80 litros no frunk).

Pontos menos práticos

  • Visibilidade traseira limitada.
  • Abertura das portas pode exigir duas mãos.
  • Muitas funções escondidas em menus. 

Visibilidade traseira limitada e pormenores pouco práticos

Com 4,79 m de comprimento e diâmetro de viragem de 12,6 m, o Tesla Model Y não é o carro mais prático para viajar em cidade. A largura de 2,13 m (com espelhos) também dificulta as manobras.

O condutor olha entre os apoios de cabeça traseiros fixos para o forro da tampa da bagageira, e o vidro traseiro, montado em posição alta e inclinada.

Em espaços apertados, o sistema de câmaras de 360º ajuda bastante. As oito câmaras não produzem uma imagem panorâmica real, mas permitem ver uma animação do ambiente. Com o Autopilot melhorado, mostra lugares livres de estacionamento e estaciona de forma fiável e precisa.

Os puxadores retráteis não são a solução mais prática: pode ter de usar as duas mãos para abrir as portas. No interior, são destrancadas eletricamente através de um botão. À frente, há uma alavanca de emergência visível junto ao puxador; atrás, porém, a abertura mecânica esconde-se sob uma tampa no bolso da porta.

Bagageira ampla

O Tesla Model Y tem uma bagageira com capacidade real para 420 litros de carga. Se rebater os bancos traseiros e utilizar todo o espaço até aos bancos dianteiros, o volume atinge os 1380 litros. 

Arrumação não falta. Encosto do banco traseiro rebatível em três partes. 
Arrumação não falta. Encosto do banco traseiro rebatível em três partes.

ESPAÇO DE MALA CAPACIDADE MEDIDA
Bagageira principal 420 litros 
Abaixo do piso 105 litros
Frunk à frente sob o capô 80 litros
Total com bancos rebatidos 1380 litros

Comandos pouco intuitivos

A Tesla anuncia melhorias significativas na ergonomia do Model Y, destacando os botões físicos. Refere-se aos botões no volante, que já existiam, e à nova "alavanca de mudança de direção".

O habitáculo mantém o aspeto minimalista típico. Quase todas as funções são controladas através do ecrã tátil central de 15,4 polegadas, com excelente nitidez e rapidez de resposta. A quantidade de funções é enorme. Em alguns aspetos, a Tesla complica tarefas de utilização imediata, em nome da estética.

O novo Model Y já não tem alavanca de seleção de marcha (D, R e P): a escolha faz-se deslizando o dedo na parte superior esquerda do ecrã. Este gesto requer treino e precisão. O comando dos máximos é feito por botão no volante. Não é intuitivo, mas aprende-se. A ativação do limpa para-brisas também é feita através dos botões do volante ou do menu.

Pediu uma barra de luz em toda a largura do carro? O Tesla Model Y tem à frente e atrás. É Natal. 
Pediu uma barra de luz em toda a largura do carro? O Tesla Model Y tem à frente e atrás. 

A função de climatização está visível no ecrã, mas de forma minimalista. Todas as opções exigem passos adicionais e distraem o condutor. Mesmo a direção do fluxo de ar tem de ser ajustada no menu.

Conectividade: Tesla não coopera com Apple e Google

O renovado Tesla Model Y vem de série com um bom conjunto de funcionalidades multimédia, mas continua a não ter compatibilidade com Apple CarPlay, nem Android Auto. Atrás, os passageiros têm um ecrã tátil de 8 polegadas, para controlar a climatização, jogar, ouvir música ou ver vídeos. 

Tem duas bases de carregamento por indução para telemóvel e três portas USB-C, duas das quais atrás. No porta-luvas há uma porta USB-A com pen de origem, para guardar vídeo das câmaras de vigilância ou ficheiros multimédia.

O Autopilot Aperfeiçoado (opcional por 3800 euros) inclui a função Dumb Summon que coloca e retira o carro de um espaço apertado via aplicação de telemóvel e a Actually Smart Summon, em que o carro é capaz de circular em ambientes e espaços de estacionamento mais complexos, contornando quaisquer objetos.

Segurança: Tesla Model Y destaca-se no teste Euro NCAP

Os testes de colisão mais recentes do Euro NCAP contemplaram quase uma dezena de automóveis SUV de tamanho médio: Leapmotor B10, Kia EV5, Nissan Qashqai, Škoda Elroq, Toyota bZ4X e o Tesla Model Y atualizado. 

Tesla Model Y supera ensaio com embate em barreira progressiva a 50 km/h. 
Tesla Model Y supera ensaio com embate em barreira progressiva a 50 km/h. 

Neste segmento cada vez mais popular, o Tesla Model Y é o mais impressionante ao alcançar 91% na proteção de adultos e 93% na segurança infantil. Recebeu também a nota mais elevada do grupo nos sistemas de assistência ao condutor. Conquista, no total, uma classificação sólida de cinco estrelas.

Desempenho na estrada

Na atualização do Model Y, a Tesla focou-se em melhorar o conforto da suspensão, sem comprometer a dinâmica e o esforço compensou.

O comportamento da suspensão é firme e desportivo, mas oferece ainda assim um nível de conforto aceitável. Em autoestrada, o Model Y demonstra o seu ADN: mantém-se bem ligado à estrada. Em estradas secundárias, transmite confiança e estabilidade.

Menos ruído a bordo

Outro aspeto em que a Tesla melhorou com o restyling do Model Y foi a acústica. O habitáculo integra materiais com propriedades de isolamento sonoro e vidros duplos. O nível de ruído medido no interior é de 64,6 dB, um valor muito bom, em velocidade elevada. O modelo anterior era 4 dB mais ruidoso nas mesmas condições.

Comportamento exemplar para um SUV elétrico

O Tesla Model Y é preciso. Apesar da suspensão mais orientada para o conforto, não perdeu agilidade. Impressiona pela suavidade e prazer de condução. O motor mantém uma aceleração vigorosa desde o arranque até velocidades de autoestrada sem quebras de desempenho.

O Tesla permite a condução em modo "one pedal drive": ao levantar o pé do acelerador, o carro reutiliza a energia através da travagem regenerativa até se imobilizar totalmente. Se o condutor pressionar mais firmemente o travão em paragem, é ativada a função Auto Hold, que mantém o veículo imobilizado sem ter de manter o pé no pedal.

A seleção de carros elétricos

69 Boa
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Preço de referência  61 178,00
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