Tesla Model Y renovado: autonomia real, consumos e conforto surpreendem no SUV elétrico mais vendido
O Tesla Model Y está cada vez melhor. Além da qualidade reforçada a bordo, impressiona pela eficiência de consumos e pela autonomia. A versão Standard custa menos 10 mil euros do que a versão Premium Long Range.
A Tesla lançou uma atualização do Model Y quase cinco anos depois, para prolongar o sucesso da gama. O fabricante destaca que o SUV elétrico campeão de vendas foi revisto, tendo em conta a opinião dos utilizadores.
A qualidade de montagem e dos materiais no interior exibe agora um nível digno de um carro de topo, tal como o isolamento acústico. O Tesla Model Y mantém uma notável agilidade e impressiona pela eficiência: consumo de 16,4 kWh/100 km e autonomia de 535 quilómetros.
Entre os pontos menos positivos, destacam-se as operações com elevado risco de distração, os puxadores retráteis complicados e a fiabilidade limitada dos assistentes de condução. É notável o que o software consegue interpretar a partir das imagens, mas os sistemas concorrentes inspiram mais confiança.
O Tesla Model Y enfrenta a concorrência feroz do Ford Capri, Kia EV6, Škoda Enyaq, VW ID.5 e Xpeng G6.
Tesla Model Y: a versão renovada vale a pena?
Sim. A atualização traz melhorias evidentes em três áreas críticas: eficiência, construção e conforto. A marca também corrigiu algumas críticas antigas, como o isolamento acústico mais fraco e a dureza da suspensão.
O que mudou no novo Model Y?
- Qualidade interior muito mais elevada.
- Suspensão mais confortável.
- Isolamento acústico melhorado (menos 4 dB face à geração anterior).
- Aerodinâmica e consumos otimizados.
- Autonomia real expressiva.
Qual é a melhor versão do Tesla Model Y?
Depende da prioridade: preço, autonomia ou desempenho. A Standard oferece a melhor relação custo-benefício; a Premium Long Range garante maior autonomia e a Performance é a escolha de quem privilegia prestações.
| Versão do Tesla Model Y | Tração | Preço (€) | Potência |
|---|---|---|---|
| Standard | traseira | 39 990 | 299 cv. |
| Premium Long Range | traseira | 49 990 | 299 cv. |
| Premium Long Range |
integral | 52 990 | 440 cv. |
| Performance | integral | 61 990 | 460 cv. |
Pode abdicar de equipamento e da máxima autonomia? Poupa 10 mil euros com a versão Standard do Tesla Model Y. O que perde? Barras de luzes, ecrã tátil de 8" na segunda fila, tejadilho panorâmico em vidro, iluminação ambiente personalizável e volante com ajuste elétrico, por exemplo.
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Prós do Tesla Model Y Premium
- Interior de elevada qualidade
- Autonomia prática de 535 km
- Consumos muito eficientes
- Desempenho e dinâmica acima da média
Contras do Tesla Model Y Premium
- Controlo demasiado dependente do ecrã tátil
- Sistemas de apoio ao condutor menos fiáveis do que alguns rivais
- Puxadores retráteis pouco práticos
Nota máxima nos consumos do Model Y
A Tesla fez um excelente trabalho. A aerodinâmica refinada e a gestão energética atualizada fazem toda a diferença.
Consumo médio real
- 16,4 kWh/100 km, muito bom para um SUV deste tamanho.
Autonomia prática
- 535 km em percursos mistos (cidade, estrada e autoestrada).
- Mais de 600 km em cidade.
- Perda de carga em repouso: 1%/dia (aumenta em modo Sentinela).
Quanto tempo demora a carregar o Tesla Model Y?
A bateria do Tesla Model Y Long Range com tração traseira pode ser carregada em corrente alternada até 11 kW e em corrente contínua até 250 kW. Os cabos são guardados no compartimento dianteiro.
O carregamento em wallbox adequada em AC requer oito horas. Em carregamento rápido, o processo de 10% a 80% demora 33 minutos. A potência sobe rapidamente até 190 kW aos 18% de carga e depois diminui de forma progressiva.
Aos 80%, a potência já se situa perto dos 50 kW, com uma média de 122,7 kW durante o ensaio. Para atingir os 250 kW anunciados, é preciso recorrer a um posto potente. Os Superchargers da Tesla foram concebidos para isso.
Interior e construção finalmente ao nível premium?
Sim, no interior convence. A concorrência premium tem razões para se preocupar. Materiais agradáveis ao toque, acabamento superior e atenção ao detalhe elevam o Model Y para um patamar sólido. Por fora, contudo, persistem algumas folgas irregulares nos painéis da carroçaria.
Pontos fortes do interior
- Tabliê e portas com materiais de toque premium.
- Forros acolchoados, alcatifa de boa qualidade.
- Ecrã central muito rápido e com excelente definição.
- Bagageira ampla e revestida a alcatifa (420 litros + 105 litros extra + 80 litros no frunk).
Pontos menos práticos
- Visibilidade traseira limitada.
- Abertura das portas pode exigir duas mãos.
- Muitas funções escondidas em menus.
Visibilidade traseira limitada e pormenores pouco práticos
Com 4,79 m de comprimento e diâmetro de viragem de 12,6 m, o Tesla Model Y não é o carro mais prático para viajar em cidade. A largura de 2,13 m (com espelhos) também dificulta as manobras.
O condutor olha entre os apoios de cabeça traseiros fixos para o forro da tampa da bagageira, e o vidro traseiro, montado em posição alta e inclinada.
Em espaços apertados, o sistema de câmaras de 360º ajuda bastante. As oito câmaras não produzem uma imagem panorâmica real, mas permitem ver uma animação do ambiente. Com o Autopilot melhorado, mostra lugares livres de estacionamento e estaciona de forma fiável e precisa.
Os puxadores retráteis não são a solução mais prática: pode ter de usar as duas mãos para abrir as portas. No interior, são destrancadas eletricamente através de um botão. À frente, há uma alavanca de emergência visível junto ao puxador; atrás, porém, a abertura mecânica esconde-se sob uma tampa no bolso da porta.
Bagageira ampla
O Tesla Model Y tem uma bagageira com capacidade real para 420 litros de carga. Se rebater os bancos traseiros e utilizar todo o espaço até aos bancos dianteiros, o volume atinge os 1380 litros.
| ESPAÇO DE MALA | CAPACIDADE MEDIDA |
|---|---|
| Bagageira principal | 420 litros |
| Abaixo do piso | 105 litros |
| Frunk à frente sob o capô | 80 litros |
| Total com bancos rebatidos | 1380 litros |
Comandos pouco intuitivos
A Tesla anuncia melhorias significativas na ergonomia do Model Y, destacando os botões físicos. Refere-se aos botões no volante, que já existiam, e à nova "alavanca de mudança de direção".
O habitáculo mantém o aspeto minimalista típico. Quase todas as funções são controladas através do ecrã tátil central de 15,4 polegadas, com excelente nitidez e rapidez de resposta. A quantidade de funções é enorme. Em alguns aspetos, a Tesla complica tarefas de utilização imediata, em nome da estética.
O novo Model Y já não tem alavanca de seleção de marcha (D, R e P): a escolha faz-se deslizando o dedo na parte superior esquerda do ecrã. Este gesto requer treino e precisão. O comando dos máximos é feito por botão no volante. Não é intuitivo, mas aprende-se. A ativação do limpa para-brisas também é feita através dos botões do volante ou do menu.
A função de climatização está visível no ecrã, mas de forma minimalista. Todas as opções exigem passos adicionais e distraem o condutor. Mesmo a direção do fluxo de ar tem de ser ajustada no menu.
Conectividade: Tesla não coopera com Apple e Google
O renovado Tesla Model Y vem de série com um bom conjunto de funcionalidades multimédia, mas continua a não ter compatibilidade com Apple CarPlay, nem Android Auto. Atrás, os passageiros têm um ecrã tátil de 8 polegadas, para controlar a climatização, jogar, ouvir música ou ver vídeos.
Tem duas bases de carregamento por indução para telemóvel e três portas USB-C, duas das quais atrás. No porta-luvas há uma porta USB-A com pen de origem, para guardar vídeo das câmaras de vigilância ou ficheiros multimédia.
O Autopilot Aperfeiçoado (opcional por 3800 euros) inclui a função Dumb Summon que coloca e retira o carro de um espaço apertado via aplicação de telemóvel e a Actually Smart Summon, em que o carro é capaz de circular em ambientes e espaços de estacionamento mais complexos, contornando quaisquer objetos.
Segurança: Tesla Model Y destaca-se no teste Euro NCAP
Os testes de colisão mais recentes do Euro NCAP contemplaram quase uma dezena de automóveis SUV de tamanho médio: Leapmotor B10, Kia EV5, Nissan Qashqai, Škoda Elroq, Toyota bZ4X e o Tesla Model Y atualizado.
Neste segmento cada vez mais popular, o Tesla Model Y é o mais impressionante ao alcançar 91% na proteção de adultos e 93% na segurança infantil. Recebeu também a nota mais elevada do grupo nos sistemas de assistência ao condutor. Conquista, no total, uma classificação sólida de cinco estrelas.
Desempenho na estrada
Na atualização do Model Y, a Tesla focou-se em melhorar o conforto da suspensão, sem comprometer a dinâmica e o esforço compensou.
O comportamento da suspensão é firme e desportivo, mas oferece ainda assim um nível de conforto aceitável. Em autoestrada, o Model Y demonstra o seu ADN: mantém-se bem ligado à estrada. Em estradas secundárias, transmite confiança e estabilidade.
Menos ruído a bordo
Outro aspeto em que a Tesla melhorou com o restyling do Model Y foi a acústica. O habitáculo integra materiais com propriedades de isolamento sonoro e vidros duplos. O nível de ruído medido no interior é de 64,6 dB, um valor muito bom, em velocidade elevada. O modelo anterior era 4 dB mais ruidoso nas mesmas condições.
Comportamento exemplar para um SUV elétrico
O Tesla Model Y é preciso. Apesar da suspensão mais orientada para o conforto, não perdeu agilidade. Impressiona pela suavidade e prazer de condução. O motor mantém uma aceleração vigorosa desde o arranque até velocidades de autoestrada sem quebras de desempenho.
O Tesla permite a condução em modo "one pedal drive": ao levantar o pé do acelerador, o carro reutiliza a energia através da travagem regenerativa até se imobilizar totalmente. Se o condutor pressionar mais firmemente o travão em paragem, é ativada a função Auto Hold, que mantém o veículo imobilizado sem ter de manter o pé no pedal.
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