Notícias

Os melhores Vinhos do Porto Late Bottled Vintage

Fruto de uma só vindima e engarrafado mais tarde do que o Vintage, o Late Bottled Vintage é vendido a um preço mais acessível. Uma garrafa chega a custar 20 euros, mas a DECO PROteste recomenda alternativas de boa qualidade desde 11 euros.

Especialista:
Editor:
Designer:
18 dezembro 2025
Cálice de vinho de Porto pousado sobre mesa de madeira ao lado de garrafa deitada, num cenário rústico com cacho de uvas e folha de videira seca

iStock

Além de Vinhos do Porto correntes, a DECO PROteste testou duas categorias especiais para consumidores mais exigentes e ocasiões especiais: 18 marcas com Indicação de idade 10 anos e uma dúzia de Late Bottle Vintage (LBV), sobre os quais incide este artigo.

Enquanto uma garrafa de Porto corrente custa grosso modo entre cinco e dez euros, as duas categorias especiais de Porto analisadas — cujos resultados são exclusivos para subscritores do Guia de vinhos — custam facilmente o dobro do preço. Tal deve-se a processos de produção, maturação e envelhecimento mais exigentes, que lhes confere características seletas.

Fique a conhecer, neste artigo, o Vinho do Porto Late Bottled Vintage: os resultados do teste, quanto custa e quais as recomendações da DECO PROteste.  

O que é um Vinho do Porto Late Bottled Vintage (LBV)?

Como o nome em inglês deixa adivinhar, o Vinho do Porto Late Bottled Vintage (LBV) é engarrafado mais tarde que o Porto Vintage, o ex-líbris do Vinho do Porto.

  • Face aos Vintage, os LBV são uma alternativa mais em conta e pronta a consumir, já que não foi concebida para continuar a envelhecer em garrafa, embora possa acontecer.  
  • Tem características de elevada qualidade e é proveniente de uma só vindima.
  • Pode ser engarrafado até 31 de dezembro do 6.º ano após a colheita, sendo que a maturação prévia ocorre em madeira ou recipiente inerte.
  • É um Vinho do Porto de estilo Ruby. Ao contrário do estilo Tawny, que ganha tonalidades mais claras com a maturação, nos vinhos do Porto Ruby, procura-se preservar a cor tinta e o aroma marcado pela fruta e estrutura típica de vinhos jovens.  
  • Os LBV apresentam uma cor intensa, aromas a frutos maduros e especiarias, com corpo estruturado.
  • Os que estagiaram em garrafa durante, pelo menos, três anos podem usar a menção Bottle Aged, Bottle Matured ou Envelhecido em garrafa

Quais os melhores Late Bottled Vintage?

As doze marcas testadas foram submetidas a análises laboratoriais (determinação do dióxido de enxofre total) e a provas de degustação com profissionais. As avaliações obtidas e os preços (obtidos com base num levantamento a nível nacional) são apresentados no quadro comparativo, assim como os títulos de Melhor do Teste e Escolha Acertada.

Acesso exclusivo a subscritores!

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.

Como conservar e servir um Porto LBV

Os Vinhos do Porto Late Bottled Vintage estão prontos a consumir no momento da compra, pelo que não precisa de os guardar na garrafeira.

  • Depois de abrir a garrafa, mantêm-se com boas características entre quatro a cinco dias, quando guardados em local fresco.
  • A temperatura ideal de serviço situa-se entre 14 ºC e 16 ºC.

Todas as marcas de Vinho do Porto LBV testadas passaram nas análises com distinção. Na prova de degustação, também agradaram aos profissionais. São uma opção de qualidade a um preço acessível para consumidores que procuram vinhos de categorias especiais prontos a beber.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar