Vinho aberto? Saiba quanto tempo dura
Depois de aberta a garrafa, inicia‑se uma corrida contra o tempo. Com alguns cuidados, é possível retardar um pouco as mudanças que o vinho sofre em contacto com o ar, mas a maioria permanece em condições de beber por não mais que alguns dias.
- Especialista
- Nuno Lima Dias
- Editor
- Paula Melo dos Santos e Alda Mota

Nos primeiros minutos após servir o vinho, ao agitar o copo, o ar pode ajudar a bebida a expressar melhor os seus aromas. No entanto, ao fim de algumas horas, desencadeia‑se um processo químico de oxidação responsável por alterações indesejáveis no vinho.
Uma vez aberta a garrafa, a maioria dos vinhos não se conserva por mais de três dias. No dia seguinte, já terá, aliás, perdido boa parte das suas qualidades.
Como conservar o vinho depois de aberto?
Caso sobre vinho, coloque a rolha e guarde a garrafa de pé no frigorífico, mesmo que seja tinto. O frio ajuda a abrandar as reações químicas, como a oxidação. Na posição vertical, a superfície em contacto com o ar também será menor, travando mais ainda o indesejável processo de oxidação.
Pode adquirir um dispositivo que retira parte do ar da garrafa com tampas próprias. Estas bombas e tampas de vácuo ajudam a conservar melhor o vinho. Ainda assim, consuma o vinho no prazo de dois a três dias.
Bag-in-box conserva melhor
Se é habitual sobrar vinho quando abre uma garrafa, uma boa solução é comprar a bebida em caixa de cartão (bag‑in‑box). Este tipo de embalagem evita que o vinho se degrade rapidamente após a abertura.
Existe ainda algum preconceito em relação a esta forma de acondicionamento. Muitas vezes, o vinho em caixa é encarado como sendo inferior ao engarrafado. Mas já é possível encontrar bons vinhos em bag-in-box.
A conceção e os materiais desta embalagem impedem a entrada de oxigénio e de humidade, além de que resguardam o líquido da luz, mantendo as propriedades do vinho por, pelo menos, um mês (contra apenas alguns dias em garrafa). Existem embalagens com várias capacidades, em regra, mais baratas do que o vinho em garrafa.
Depois de três dias, o vinho é mesmo para deitar fora?
Após a abertura, os vinhos começam a perder muitos dos seus atributos, mas tal não significa que o vinho vá fazer mal. Desde que não estejam demasiado alterados, podem sempre encontrar um uso na cozinha. Pode utilizar vinho tinto para cozinhar carnes vermelhas e branco para carnes brancas, por exemplo.
Precisa de renovar a sua garrafeira?
A DECO PROTESTE disponibiliza um comparador online de vinhos que o ajuda a escolher os melhores ao melhor preço. Acesso reservado aos subscritores do Guia de Vinhos.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.