Dicas

Como decantar vinho

Ritual apreciado por muitos consumidores, a decantação permite separar os depósitos que se formam nas garrafas, sobretudo em vinhos mais velhos.

Um decantador e dois copos de vinho tinto

iStock

Decantar o vinho consiste em passá-lo cuidadosamente para um recipiente, denominado decantador, com o objetivo de o separar de eventuais depósitos formados pelo envelhecimento em garrafa. Por tal motivo, recorre-se a este método sobretudo com vinhos guardados há mais tempo na garrafeira.

Testámos mais de 300 vinhos

Poderá também decantar um vinho com o intuito de melhorar os aromas. Mas, para o efeito, esta operação é prescindível: basta abrir a garrafa na hora que antecede o consumo. Vinhos novos, em regra, não precisam de ser decantados, nem de arejar. Há vários tipos de decantadores, mas todos são de vidro claro e sem pega. Custam a partir de 11 euros. Não os use para guardar o vinho.

Pôr a garrafa de pé 24 a 48 horas antes

Para separar os depósitos de um vinho envelhecido, é conveniente deixar a garrafa na posição vertical 24 a 48 horas antes, para que aquelas partículas se depositem no fundo. Retire a rolha e verta o vinho no decantador, assim que abrir a garrafa.

Verter cuidadosamente o vinho no decantador

A decantação deve ser feita num local bem iluminado, para que, perto do fim da operação, consiga observar os depósitos a aproximarem-se do gargalo. Nesse momento, pare de verter, para evitar que estes passem para o decantador. Pode, então, servir o vinho, enchendo os copos até dois terços. Dessa forma, é possível agitar um pouco o copo sem derramar o vinho.

Servir em copos adequados

Os mais habituais têm forma de tulipa, mais largos em baixo e ligeiramente afunilados no rebordo. Usam-se tanto para o vinho tinto como para o branco. Neste caso, são mais pequenos, para manter o vinho fresco. Evite formas muito abertas, para os aromas não se escaparem demasiado depressa, e os de vidro colorido, para apreciar a tonalidade do vinho. Prefira copos finos e com pé alto, para não aquecer o vinho com as mãos, nem deixar dedadas.

Torne-se um especialista em vinhos e descubra os nossos testes a mais de 300 tintos e brancos. Aproveite também os descontos em garrafeiras com o Guia de Vinhos PROTESTE.

Subscrever o guia de vinhos 2022

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.