Bons vinhos tintos Alicante-Bouschet? Dá para comprar garrafas a menos de 5 euros
Início
A maioria dos vinhos tintos da casta Alicante-Bouschet testados conseguiu boa Qualidade Global. Em muitos casos, são garrafas que custam menos de 5 euros, como a Escolha Acertada. Saiba ainda quais são os Melhores do Teste.
- Especialista
- Nuno Lima Dias e Susana Costa Nunes
- Editor
- Sofia Frazoa e Alda Mota

A DECO PROTESTE atualizou o comparador com 15 novos vinhos tintos, da casta Alicante-Bouschet, testados. Para despertar o paladar, a recomendação vai para três garrafas, provenientes deste tipo de uva, que conquistaram no teste uma Qualidade Global superior a 80 por cento. Duas destacam-se como Melhor do Teste e a outra é Escolha Acertada.
No comparador de vinhos, exclusivo para subscritores, utilize o filtro castas (Alicante-Bouschet) e saiba como comprar três garrafas pelo preço de uma.
Para comemorar duas décadas de existência, a DECO PROTESTE vestiu o Guia de Vinhos Proteste a rigor, com um novo grafismo mais contemporâneo, e lançou a versão e-book, para que possa lê-lo em qualquer dispositivo.
Se já subscreve o Guia de Vinhos, faça login para ter acesso completo aos resultados do comparador, com análises laboratoriais e provas a mais de 300 vinhos. Os subscritores têm acesso a todas as funcionalidades desta ferramenta e da app DECO Vinhos. Pesquise e compare por cor, região, ano de colheita, marca, entre outros critérios. Nos resultados, apresentamos os preços em centenas de lojas. Como estes podem variar bastante, indicamos a loja mais barata perto de si.
Se ainda não é subscritor do Guia de Vinhos, descubra esta e outras vantagens.
Alicante-Bouschet: a casta estrangeira mais portuguesa
A casta Alicante-Bouschet está entre as mais plantadas do mundo. A importância que tem no nosso país leva a que a refiram como a "tintureira estrangeira mais portuguesa em Portugal". As castas tintureiras (raras) são as que têm a polpa do bago corada.
Esta casta teve origem em França, na segunda metade do século XIX, através do viveirista Henri Bouschet e do cruzamento que fez das castas Petit-Bouschet e Grenache. No final do mesmo século, foi trazida para o Alentejo, mas só no século XX alcançou fama e reconhecimento generalizado dos produtores portugueses. Atualmente, além de presente no Alentejo, ocupa vinhas de norte a sul do País. Por exemplo, no Douro marca presença em vinhas velhas da região.
Com uma forte capacidade de resistência a temperaturas elevadas, esta casta amadurece relativamente tarde. Se vindimada prematuramente, pode tornar-se pouco apelativa, com taninos agressivos. Para além da cor intensa que proporciona, a Alicante-Bouschet oferece aos vinhos volume, estrutura e concentração, mesmo com menores tempos de maceração. Com a produtividade controlada, confere-lhes também boas características ao nível da acidez. Com muita cor (vermelho-viva), os vinhos apresentam um perfil aromático marcado pela frescura, onde se podem destacar aromas de fruta preta, especiarias ou azeitonas, entre outros. O estágio em madeira desenvolve as notas balsâmicas e ajuda a amaciar os taninos. Os vinhos revelam todas as condições para envelhecerem bem.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |