Bons espumantes por menos de 4 euros
Qualquer festividade que se preze tem a ganhar com um bom lote de espumantes. A DECO PROteste testou 20 vinhos espumantes e por menos de 4 euros pode brindar na sua mesa de Natal e de Ano Novo com algumas das melhores opções.
Momentos festivos em família aproximam-se a passos largos. Que melhor espumante para essas ocasiões? Grande parte dos 20 vinhos espumantes brancos brutos testados pela DECO PROteste aliam a boa qualidade (composição correta e provadores conquistados) a preços em conta. As melhores características reunidas numa garrafa podem custar poucos euros. Consulte os preços indicados pela DECO PROteste, para confirmar se está a pagar um preço justo.
Com as cinco Escolhas Acertadas, que custam entre 2,79 e 3,59 euros, consegue comprar seis garrafas pelo preço do espumante mais caro.
Em Portugal, o número de castas brancas e tintas utilizadas na produção do espumante é muito elevado. Cingimo-nos às castas destacadas nos vinhos testados, todas brancas: Arinto, Malvásia-Fina, Moscatel e Verdelho.
Espumantes com poucos aditivos
Além do teor alcoólico e acidez na dose certa, da categoria correta, da sobrepressão (gás presente nos espumantes) dentro da lei e do sabor apreciado, há que falar dos aditivos. Os espumantes, tal como os vinhos em geral, precisam de alguns conservantes. O emprego racional de dióxido de enxofre e/ou dos sulfitos, é fundamental para o vinho, que, por si só, não se conserva bem. Deixado à sua sorte, pode transformar-se em vinagre. Estes aditivos ajudam a conservá-lo por mais tempo e a manter o frutado e a frescura. Mas a dose adicionada tem de ser ponderada. Nos espumantes, o máximo permitido de dióxido de enxofre é de 235 miligramas por litro. Nenhum dos espumantes testados foi além do permitido por lei, ficando muito aquém.
Brindar à temperatura certa
- Sem gelo, a uma temperatura entre 6º e 8ºC: é assim que o vinho espumante deve ser servido. Deixe a garrafa em água e gelo durante 15 a 20 minutos ou três a quatro horas no frigorífico. Não ponha no congelador, pois a garrafa pode rebentar, caso se esqueça de a retirar.
- Compre o espumante numa loja com climatização adequada, de preferência, onde as garrafas estejam deitadas e ao abrigo da luz. O nível de líquido não deve estar abaixo do normal. Confira no rótulo que está a comprar aquilo que pretende: branco ou rosé, bruto ou doce, por exemplo. A denominação Vinho Espumante
de Qualidade ou os designativos do tipo Reserva ou Super Reserva nem sempre garantem qualidade. - O espumante perde qualidades quando guardado muito tempo. A data de dégorgement (remoção dos depósitos acumulados junto à rolha) deveria ser indicada, porque é a partir desta que o espumante não melhora.
- Para abrir a garrafa, incline-a ligeiramente e distorça a argola do açaime. Remova-o juntamente com a cápsula que envolve a rolha (se esta estiver a sair, retire tudo de uma vez). Pegue na garrafa com uma mão e, com a outra, segure a rolha. Rode a garrafa (se rodar a rolha, pode partir-se). A rolha deve sair lentamente, sem ruído excessivo. Também pode optar por um saca-rolhas específico. Não são baratos, mas alguns dão uma ajuda preciosa.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
