Dicas

Como tirar nódoas de vinho?

Sujou roupa com vinho? Há várias soluções, dependendo do tipo de tecido. Veja os truques para tirar nódoas de vinho de tecidos, tapetes e carpetes.

Especialista:
03 junho 2024
Copo de vidro com vinho tinto entornado no chão, numa carpete ceme; nódoa

iStock

Quem nunca entornou um copo de vinho por cima da toalha de mesa que atire o primeiro tira-nódoas. Quem diz a toalha, diz a blusa, as calças, o tapete...

Se os vinhos de cor clara podem não ser tão percetíveis, o tinto impõe a sua presença. Será que a toalha volta a ficar em condições para o próximo Natal? E a camisa branca? Ainda vai poder levá-la às reuniões de trabalho?

Aja rapidamente. Para que os resultados sejam os melhores, é fundamental utilizar o processo mais adequado para a remoção das nódoas. Caso contrário, eliminá-las poderá tornar-se difícil, ou mesmo impossível.

Como tirar nódoas de vinho de tecidos laváveis

Absorva imediatamente o excesso de vinho tinto sem esfregar o tecido. De seguida, salpique a zona afetada com sal, para evitar a propagação da nódoa. Pulverize a nódoa com vinho branco ou água gaseificada e absorva com um pano limpo. Repita o processo até a nódoa desaparecer. Finalmente, enxagúe em água tépida.

Se as nódoas persistirem, e se o tecido o permitir, deixe-as repousar numa solução de 15 mililitros de perborato de sódio em meio litro de água tépida.

Também pode tirar nódoas de vinho tinto borrifando com um produto de pré-lavagem à base de oxigénio ativo, ou esfregando com sabão em barra, e deixando corar ao sol. Depois, enxagúe com água e lave normalmente. Pode igualmente colocar o tecido numa solução de água e detergente com enzimas (veja a lista de ingredientes).

Em tecidos brancos, utilize lixívia. No caso da seda e da lã, recorra a uma solução de água-oxigenada (misture uma parte de água-oxigenada a 10 volumes e três partes de água fria). Nestes tecidos, também pode utilizar uma lixívia suave, sem branqueadores à base de cloro (consulte a lista de ingredientes).

Também existem tira-nódoas específicos para remoção de nódoas de vinho. Procure numa drogaria ou no súper ou hipermercado.

Eliminar nódoas de vinho de estofos e tecidos não laváveis

Absorva imediatamente o excesso de vinho com papel de cozinha. De seguida, passe uma esponja com água tépida.

Cubra as nódoas restantes com pó de talco enquanto ainda estiverem húmidas. Passados 10 minutos, escove e aplique outra camada. Repita as aplicações até a nódoa desaparecer.

As nódoas antigas devem ser cobertas com uma solução de glicerina (num recipiente, misture glicerina e água em quantidades iguais) durante 30 minutos. Limpe com água e, se necessário, use um produto para eliminar manchas de estofos.

Limpar nódoas de vinho de tapetes e alcatifas

Absorva o excesso de líquido sem esfregar, evitando assim que a sujidade penetre ainda mais nas fibras. Depois, salpique a zona com sal e deixe atuar durante a noite, até secar. Aspire quando o tecido estiver seco.

Há outra solução, caso os tecidos sejam laváveis:

  1. humedeça a nódoa com água gaseificada e limpe, secando com um pano;
  2. aplique espuma para limpeza de alcatifas e limpe com um pano humedecido em água limpa. Repita a operação as vezes que forem necessárias;
  3. cubra as manchas resistentes com uma solução de glicerina (num recipiente, misture glicerina e água em quantidades iguais) e deixe atuar durante uma hora;
  4. enxagúe e seque.

Mais uma alternativa: depois de absorver o excesso de líquido, borrife a nódoa com uma mistura de detergente da loiça e água gaseificada ou água-oxigenada. Esfregue com cuidado e absorva o líquido com um pano limpo, repetindo a operação até a nódoa desaparecer. Enxagúe a zona com um pano embebido em água fria e deixe secar.

Cuidados gerais na limpeza de nódoas de vinho

Sempre que utilizar produtos ou materiais novos, teste-os previamente numa área pouco visível. No caso do vestuário, por exemplo, aplique primeiro o produto numa bainha interior, para verificar o seu efeito no tecido.

Nunca misture tratamentos para remover nódoas, porque os produtos químicos podem reagir de forma imprevisível.

Para limpar artigos de valor ou sempre que as instruções de limpeza o recomendem, recorra a um profissional. Informe-o sobre eventuais produtos já utilizados para remover a nódoa, porque isso pode afetar o tratamento do artigo.

Se possível, guarde as instruções de limpeza junto dos respetivos produtos ou coloque-as em local acessível, claramente identificadas.

Beba os melhores vinhos com a DECO PROTeste

Agora que sabe como tirar as nódoas de vinho dos seus tecidos, veja como escolher  e encontre o melhor vinho para a ocasião. A utilização do comparador está reservada aos subscritores do Guia de Vinhos.

COMPARE MAIS DE 300 VINHOS DIFERENTES

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar