Dicas

Calorias do vinho: um vilão da dieta?

O vinho pode arruinar a sua dieta? Saiba quantas calorias contém um copo desta bebida e faça as contas.

Especialista:
Editor:
08 julho 2024
Mulher a beber vinho tinto

iStock

Desde que consumido com moderação, o vinho pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. A dieta mediterrânica, tradicionalmente praticada em Portugal e que foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2013, contempla o vinho como bebida para acompanhar a refeição.

Mas será esta a melhor opção para quem quer emagrecer ou manter o peso? Quantas calorias consumimos ao tomar um copo de vinho? Será que faz diferença quando somamos o aporte de todos os alimentos que ingerimos ao longo do dia?

Onde se escondem as calorias do vinho?

As uvas, a matéria-prima do vinho, contêm naturalmente açúcares, como a glicose e a frutose. Estes açúcares não desaparecem totalmente com a fermentação, sendo a frutose o mais presente após o processo.

A sacarose (o vulgar açúcar de cozinha) existe em pequenas quantidades na uva, e desaparece com o decorrer da fermentação. Se, mais tarde, aparecer no vinho, é sinal de que foi adicionada, sendo esta prática interdita.

Durante a fermentação também se produz álcool etílico (ou etanol). Este e os açúcares determinam o valor calórico do vinho.

Como calcular as calorias do vinho?

Para conhecer as calorias presentes no vinho, tem de fazer alguns cálculos, relacionados com o álcool e os açúcares. Alguns conceitos que precisa de saber:

  • um grama de álcool tem um potencial calórico de 7 quilocalorias (kcal);
  • um grama de açúcares equivale a 4 quilocalorias;
  • 1 mililitro de álcool pesa 0,8 gramas.

Se considerarmos um vinho com um teor alcoólico de 13% vol. (o que significa que tem 13 mililitros de álcool puro por 100 mililitros de bebida), este terá 10,4 gramas de álcool por cada 100 mililitros (13 ml x 0,8 g).

Se beber um copo com 200 mililitros de vinho, estará a ingerir, só provenientes do álcool, 146 quilocalorias (10,4 g x 7 kcal x 2).

Mas as calorias totais variam também consoante o teor de açúcares do vinho. Nos vinhos secos e meio-secos, os teores de açúcares são mais reduzidos; as calorias advêm principalmente do álcool. Nos vinhos meio-doces e doces, os valores de açúcares são mais elevados.

Suponhamos agora que o mesmo vinho é seco, com 5 gramas de açúcares residuais por litro de bebida. Isto significa que num copo de 200 mililitros existe 1 grama de açúcares, que tem um potencial energético de 4 quilocalorias.

Logo, o vinho em questão terá 146 quilocalorias provenientes do álcool, mais 4 quilocalorias provenientes dos açúcares, o que perfaz um total de 150 quilocalorias.

Em média, um copo (200 ml) de vinho branco, tinto ou rosé fornece entre 140 e 150 quilocalorias.

O vinho engorda ou não?

Tal como acontece com todos os outros alimentos, um consumo moderado de vinho não representa um risco para a linha. As autoridades de saúde recomendam não se ultrapassar a ingestão de um copo de vinho às refeições principais.

Se beber dois copos de vinho por dia, irá consumir cerca de 300 quilocalorias. A quantidade diária de calorias aconselhada pela Direção-Geral da Saúde varia entre 1500 e 1800 para as mulheres, e entre 2000 e 2500 para os homens.

Claro que, se preferir beber água, nem precisa de contabilizar calorias. Opte por consumir esta preciosa bebida para se manter hidratado.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar