Notícias

MB Way: pagar compras e transferir dinheiro com o telemóvel

21 novembro 2022
Smartphone com app MB Way

Com a app MB Way, pode fazer pagamentos, transferir dinheiro e levantar dinheiro sem usar o cartão bancário. Saiba como funciona a aplicação e como usá-la em segurança.

O MB Way permite fazer operações bancárias com o telemóvel, como pagamento de compras online ou em lojas físicas, levantar dinheiro sem cartão ou transferir dinheiro de forma instantânea, através do contacto telefónico do destinatário. Criado em 2015, o serviço MB Way ganhou de imediato uma enorme popularidade e já atingiu, segundo a SIBS, quatro milhões de utilizadores. 

Voltar ao topo

Como funciona o MB Way

Sem carregamentos ou custos de adesão, os únicos requisitos para usar a aplicação é ter um smartphone e ligação a uma rede móvel ou a wi-fi. Depois, é só descarregar a app MB Way e ativá-la numa caixa multibanco. Pode associar à aplicação até oito cartões bancários, sejam de débito, de crédito ou até cartões de refeição.  

As transferências instantâneas são das funcionalidades mais usadas, permitindo enviar dinheiro com recurso ao contacto telefónico do destinatário. O montante máximo por operação é de 750 euros, mas a funcionalidade é usada sobretudo para operações de baixo valor.

Atualmente, e após as nossas reivindicações, as transferências até 30 euros são gratuitas, até ao limite de 150 euros ou de 25 transações por mês. Só acima deste valor é permitido cobrar uma comissão máxima de 0,2% sobre o montante, se a transferência for efetuada com cartão de débito, ou de 0,3%, para cartões de crédito. 

Exija o fim das comissões abusivas

Pode também usar o MB Way para fazer compras em lojas físicas e online. No primeiro caso, através da leitura de códigos QR ou NFC com o telemóvel; no segundo, com recurso ao seu número de telefone.

A app MB Way permite também usar o multibanco sem ter o cartão bancário consigo. Basta carregar na tecla verde da caixa automática e escolher a opção “Utilizar o multibanco”. A leitura de um código QR com o telemóvel desbloqueará o acesso às operações normalmente disponíveis numa caixa multibanco, inclusive levantamentos.

A opção “dividir a conta” permite dividir um pagamento entre várias pessoas, sem ter de calcular o montante que cabe a cada uma. Esta funcionalidade serve, por exemplo, para pagar a sua parte da refeição numa ida ao restaurante com os amigos. Pode dividir a despesa com até 14 pessoas.

Caso se veja sem carteira, por exemplo, pode pedir dinheiro, através da app, a um dos seus contactos. Apenas tem de indicar o número de telemóvel e o montante que quer pedir. Se o pedido for autorizado pelo destinatário, receberá o montante solicitado, de imediato.

Por fim, pode ainda gerar cartões virtuais MB Net, para pagar compras online. Associados ao seu cartão bancário, estes cartões temporários permitem pagar compras online, sem nunca partilhar os dados do seu cartão físico com o comerciante.

Pagamentos autorizados: como funciona

A funcionalidade "pagamentos autorizados" do MB Way permite controlar subscrições, como as das aplicações de streaming ou de jornais, e compras em lojas que utilize com regularidade. É possível fazer estes pagamentos regulares sem precisar do PIN para autorizá-los. Os "pagamentos autorizados" apenas podem ser utilizados nos comerciantes aderentes. A escolha da forma de pagamento é efetuada no site do comerciante e autorizada na app MB Way.

Na primeira vez que optar por pagar com esta funcionalidade, ao selecionar a forma de pagamento no site do comerciante, tem de escolher “MB Way Pagamentos Autorizados” e inserir o número de telemóvel associado ao MB Way. Receberá uma notificação no telemóvel para ativar o pagamento. Depois, tem de escolher o cartão com que pretende efetuar os pagamentos e definir um valor máximo de compras sem PIN e a validade. Após confirmar estas definições, os pagamentos seguintes que as cumpram não precisam de ser autorizados com PIN. O mesmo acontece com as subscrições, desde que cumpram com os parâmetros definidos na criação da autorização. Se num mês o limite definido for ultrapassado, receberá uma notificação do MB Way para autorizar o pagamento. Nesse caso, terá de utilizar o PIN. 

Pode controlar as compras feitas em cada comerciante no menu “Pagamentos Autorizados” da aplicação MB Way, onde são apresentados os montantes e os detalhes. A qualquer momento pode suspender ou reativar os pagamentos. Pode também alterar as definições da autorização a qualquer momento na app.

Voltar ao topo

Como criar cartões virtuais MB Net

Os cartões virtuais são uma forma mais segura de fazer compras online se comparados, por exemplo, com um cartão de crédito, já que não há a partilha dos dados do cartão físico com os prestadores de serviços.

Através do MB Way, pode criar três tipos de cartões virtuais:

  • Compra única: têm a validade de dois meses e permitem fazer uma única compra, extinguindo-se após essa utilização.
  • Várias compras: válidos por 12 meses, são indicados para compras regulares num só comerciante, por exemplo, para as compras de supermercado. 
  • Pagamentos recorrentes: para pagar mensalidades fixas ou subscrições de serviços.
Ao criar o cartão, selecione uma das três modalidades e indique o valor que pretende atribuir ao cartão:

 

 

 

Depois de criado o cartão MB Net, para efetuar o pagamento na loja online em causa, deverá inserir os dados do cartão nos campos destinados aos cartões de crédito.

Em caso de devolução, o reembolso do valor pago é feito para o cartão físico associado à aplicação.

Voltar ao topo

Como aderir ao MB Way

Pode aderir ao MB Way nas caixas multibanco. Depois de selecionar a opção "MB Way", deve inserir o seu número de telemóvel e escolher um código PIN com seis dígitos.

Após a adesão, tem de instalar a aplicação no telemóvel. Esta está disponível para iOS e Android.

Depois de ler e concordar com os termos e condições e confirmar que já aderiu via caixa multibanco, ative a aplicação: insira o seu número de telemóvel e o PIN MB Way.

 

Receberá de imediato um SMS com o código de ativação. Insira-o na app. Carregue em “continuar” e o serviço fica pronto a ser utilizado.

 

 

   

Os clientes de alguns bancos também podem aderir ao serviço diretamente na aplicação MB Way, desde que tenham o contacto telefónico atualizado no banco.

Voltar ao topo

Usar o MB Way com segurança

Os riscos de recorrer ao MB Way para fazer pagamentos são idênticos aos da utilização de um cartão de débito. Na prática, não está a partilhar os seus dados bancários com o comerciante, e qualquer operação só é autorizada mediante a inserção de um código PIN.

Mas há cuidados que deve ter em consideração. O PIN definido para a aplicação é pessoal e intransmissível, não devendo partilhá-lo com ninguém: este está para a aplicação como o código secreto está para o cartão bancário. 

Tendo isso em atenção, o MB Way é um método de pagamento seguro. As transações são processadas pela SIBS – entidade responsável pela gestão da rede multibanco –, e todas as comunicações são feitas com recurso ao sistema de comunicação segura HTTPS.

Na eventualidade de alguém ter acesso ao seu telemóvel e ao código do MB Way, há uma segunda linha de proteção. Se o telemóvel tiver ativada a funcionalidade de bloqueio, pode impedir (ou pelo menos dificultar) o acesso à aplicação. A própria app pode ser bloqueada e só funcionar depois de o utilizador inserir o código de bloqueio.

Apesar de tudo, há casos de burlas com recurso ao MB Way, sobretudo em sites de compra e venda de artigos usados. Para pagamentos neste contexto, tome nota: para que alguém lhe faça chegar dinheiro por MB Way, apenas precisa do seu contacto telefónico. Qualquer elemento que lhe seja pedido para além deste deve levá-lo a suspender o contacto. Da mesma forma, para efetuar um pagamento através da aplicação, só precisa do número de telefone do destinatário.

Além disso, a aplicação só permite fazer transações entre utilizadores, logo, se não tiver MB Way, não há forma de receber pagamentos por esta via. 

Por fim, em momento algum associe à sua conta bancária contactos telefónicos que não os seus, ou estará a dar acesso ao seu dinheiro a terceiros.

Voltar ao topo

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós