Dicas

15 truques do WhatsApp que tem mesmo de conhecer

Quer enviar uma mensagem de texto sem ter de escrever? Ou não quer que um contacto saiba que leu a mensagem que lhe enviou? Então este artigo é para si.

  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Maria João Nobre e Filipa Nunes
20 março 2019
  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Maria João Nobre e Filipa Nunes
truques wathsapp

iStock

Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o WhatsApp é uma das aplicações mais populares da atualidade. Contudo, existem funcionalidades desta plataforma de mensagens instantâneas que nem os utilizadores mais frequentes conhecem, e que podem ser úteis.

Conheça 15 truques e dicas que vão ajudar a personalizar a sua experiência e a facilitar a gestão das suas conversas. 

1. Utilize o WhatsApp no computador sem instalar nada

Utilizar o WhatsApp no computador pode ser muito prático, já que não precisa de estar sempre a pegar no telemóvel. Para isso, não é necessário instalar a aplicação no seu portátil. O WhatsApp Web é fácil de utilizar e não ocupa espaço no computador.

Como fazer: tem de emparelhar o seu smartphone com o browser (Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Microsoft Edge), utilizando um QR Code. Certifique-se de que o telemóvel tem bateria e ligação à internet.

Aceda ao WhatsApp Web no computador. Abra o WhatsApp no telemóvel, aceda a Menu ou Definições e selecione a opção WhatsApp Web/Desktop. A leitura do QR Code é feita através da câmara.

A partir daqui, as mensagens enviadas e recebidas são automaticamente sincronizadas entre os dispositivos e podem ser visualizadas tanto no telemóvel como no computador.

2. Leia as mensagens sem que apareça o "double check" azul

Se não quer que um contacto saiba se leu a mensagem que lhe enviou, pode optar por desativar o "double check" azul. Ao desativar as confirmações de leitura, também não vai conseguir ver as confirmações de leitura de outras pessoas. Já no caso das conversas de grupo, as confirmações de leitura são sempre enviadas, mesmo que opte por desativá-las.

Como fazer: aceda a Definições e selecione a opção Conta > Privacidade. Desmarque a opção Recibos de leitura.

3. Partilhe qualquer tipo de arquivo

É possível partilhar qualquer tipo de arquivo com a sua lista de contatos: vídeos, fotografias, documentos em formato Word, PDF, TXT, ZIP, entre outros formatos. 

Como fazer: abra a conversa, toque no “+” ao lado da caixa de digitação e selecione a opção Documento. Selecione o documento a enviar.

4. Arquive as conversas sem perdê-las

Se pretende arrumar as suas mensagens de forma a que não fiquem todas na página principal, mas não quer perder nenhuma conversa, tem a opção de arquivar as conversas.

Como fazer: deslize com o dedo em cima da conversa e arraste-a para o lado esquerdo. Selecione a opção Arquivar.

Para desfazer esta ação, basta selecionar a opção Conversas arquivadas, no topo da sua lista de conversas. Deslize com o dedo em cima da conversa e arraste-a para o lado esquerdo. Selecione a opção Desarquivar.

5. Dê destaque às suas mensagens

Para dar ênfase a algumas palavras nas suas mensagens, tem a opção de digitar símbolos específicos antes e depois da palavra ou frase que pretende destacar.

Como fazer:

  • riscado - coloque o texto entre símbolos do “til” (~);
  • negrito - coloque o texto entre asteriscos (*);
  • itálico - coloque o texto entre underlines (_).

truques wathsapp

Pode formatar algumas palavras da mensagem usando símbolos.

 

Também o pode fazer depois de a mensagem já estar escrita, sem digitar símbolos. Basta selecionar a mensagem que deseja formatar e selecionar o estilo que deseja. 

truques wathsapp

Outra opção é selecionar a palavra e aplicar-lhe um estilo.

Quer partilhar a localização, enviar vídeos em formato GIF para os amigos ou enviar mensagens de texto através do assistente de voz? Se já tem conta no site, clique aqui para aceder ao conteúdo exclusivo com as restantes 10 dicas do artigo. Caso contrário, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.