Dicas

7 dicas para tirar boas selfies

Se é adepto de selfies, conheça um conjunto de técnicas de fotografia que ajudarão a melhorar o resultado dos seus autorretratos. Do enquadramento à luz, passando pelo posição do telemóvel, a DECO PROTeste explica-lhe como tirar o melhor partido da câmara do seu telemóvel. 

Especialista:
Editor:
26 outubro 2023
Rapariga a tirar selfie com o skate no ombro

iStock

As selfies continuam de boa saúde, sobretudo nas redes sociais. E ainda que obter estes registos fotográficos esteja ao alcance de qualquer pessoa com um smartphone na mão, sobretudo se equipado com uma boa câmara fotográfica, há formas de elevar consideravelmente a sua qualidade. Siga estas sete dicas, e o seus autorretratos sairão beneficiados.

1. Atenção ao plano de fundo

Quando tira selfies, a sua atenção está, naturalmente, focada na sua figura. Mas há um detalhe que não deve desvalorizar: o plano de fundo. Assim, ao escolher o enquadramento, tenha atenção ao que se encontra visível atrás das suas costas. Caso contrário, arrisca-se a publicar uma fotografia que até poderia ter ficado perfeita, não fosse aquele contentor de lixo ao fundo a arruiná-la. Para evitar constrangimentos, opte, sempre que possível, por ambientes neutros.

Por outro lado, pode tornar o fundo – uma paisagem, por exemplo – parte integrante da selfie, dando-lhe algum destaque. Nesse caso, recorra à regra dos terços, uma das mais conhecidas técnicas de composição da fotografia: segurando o telefone horizontalmente – e após ativar a grelha de enquadramento, que divide a imagem em três partes verticais e três partes horizontais – posicione o elemento de maior destaque, como os olhos, numa das intersecções desses terços, à esquerda ou à direita, dando espaço à paisagem ao seu lado. Se estiver ligeiramente virado para um dos lados, guarde sempre mais espaço na direção do olhar.

2. Evite fotografar de baixo para cima

Quanto à posição do telefone em relação ao rosto, também há um truque fundamental: sem esticar totalmente o braço, tire a fotografia ligeiramente de cima. Verá que os olhos parecerão maiores, as maçãs do rosto, mais pronunciadas, o nariz, menor e, no geral, parecerá um pouco mais magro. Já se se enquadrar a partir de baixo, será obrigado a virar o rosto na direção da câmara e a gravidade, neste caso, não favorecerá os seus traços.

3. Escolha bem a luz

Uma luz difusa e uniforme também ajuda a suavizar as características faciais e a minimizar pequenos defeitos. Por isso, privilegie uma iluminação moderadamente intensa, mas não direta, como uma janela coberta com uma cortina fina. Fotografar-se no escuro ou sob uma luz néon fará com que se destaquem mais as imperfeições, como manchas ou olheiras. Tal como nos retratos em geral, o flash também não favorece as selfies, pois pode resultar no efeito de olhos vermelhos, dar um tom pouco natural à pele e criar muitas sombras.

4. Não se esqueça da câmara principal

A maioria dos smartphones está equipada com uma câmara frontal, cuja principal utilidade é, precisamente, tirar selfies. Usar uma câmara que se encontra na parte da frente do ecrã, e não na sua traseira, permite-lhe definir o enquadramento com maior precisão e fazer os ajustes necessários, antes de disparar. Embora as lentes destas câmaras tenham, normalmente, uma resolução mais baixa do que as das principais, situadas na parte traseira dos aparelhos, a popularidade das selfies tem levado os fabricantes de telemóveis a apostarem, cada vez mais, na sua melhoria.

Ainda assim, se quiser obter uma imagem de qualidade superior, pode sempre recorrer à câmara principal. Para tal, pode, por exemplo, pousar o telemóvel numa superfície plana, como uma mesa, apoiando-o com a ajuda de um objeto ou mesmo de um tripé, e acione o temporizador, disponível nas definições do seu telefone. Isso vai dar-lhe tempo para se posicionar no local que tenha fixado como ponto de referência para se fotografar. 

5. "Selfie stick" e tripé são boas ajudas

Um gadget que muitos adeptos deste tipo de retrato não dispensam é o selfie stick, ou bastão para selfies. Este permite tirar fotografias sem ter de esticar o braço para segurar o telemóvel, melhorando muito o resultado final. É uma excelente solução para fotografias de grupo. Também os tripés com pernas articuladas são muito populares. Além de terem algumas vantagens face aos bastões, já que, ao contrário destes, não são visíveis nas fotografias e permitem obter enquadramentos muito mais abrangentes, podem ser presos em lugares pouco habituais, como o ramo de uma árvore ou um poste.

6. Fotografe-se ao espelho para um enquadramento diferente

Se quiser trazer algo de novo às suas redes sociais ou, simplesmente, tirar uma fotografia de corpo inteiro, pode fazê-lo frente a um espelho. Atenção que tal resultará numa fotografia invertida, logo, se tiver algo escrito na roupa, por exemplo, não será legível. Além disso, corre o risco de ficar com um olhar esquivo (por estar a olhar para o espelho e não para a câmara), o que talvez não seja o efeito que pretende.

7. Não tenha medo da câmara

Muitas pessoas ficam intimidadas ao serem fotografadas, assumindo posturas rígidas e antinaturais que lhes dão um aspeto muito diferente daquele que têm na realidade. Para o evitar, relaxe. Até porque, no caso das selfies, o único olhar "atrás" da lente é o seu.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar