Como transferir os dados de um telemóvel para outro
Transferir os dados do smartphone antigo para o novo não requer muito esforço, mas os procedimentos diferem caso utilize Android ou Apple. Siga as dicas.
- Especialista
- João Miguens
- Editor
- Cláudio Nogueira e Filipa Nunes

Quem trocou ou pensa em trocar de telemóvel, não tem de dizer adeus a todos os dados armazenados no dispositivo antigo. São dezenas de fotografias, de vídeos, de mensagens, de contactos ou de aplicações que não podem ser deixados para trás e que devem ser transferidos para o novo smartphone.
A migração de dados entre telemóveis não está apenas nas mãos dos predestinados da tecnologia. O processo não é complicado, mas pode diferir caso utilize Android ou Apple.
Se ainda não substituiu o telemóvel antigo, consulte o nosso comparador e selecione o melhor para as suas necessidades.
VER RESULTADOS E PREÇOS DE TELEMÓVEIS
O que fazer antes de transferir os dados?
- Faça uma cópia de segurança online do telemóvel antigo no serviço de cloud (iCloud para Apple e Google Drive para Android — existem outros serviços, mas estes oferecem maior compatibilidade entre dispositivos), antes de iniciar o novo telemóvel. Esta é também uma prática que deve adotar sempre, para o caso de perder ou de partir o telemóvel.
- Mantenha o cartão SIM no telemóvel antigo até que a configuração esteja concluída, caso precise de obter um código por mensagem de texto ou de fazer autenticação de multifator.
- As palavras-passe e os nomes das suas contas online ou das redes wi-fi devem ser transferidos automaticamente para o novo telemóvel. Mas, por cautela, anote esses dados para não correr o risco de os perder. Um gestor de palavras-passe pode ser uma mais-valia nestas situações.
- Garanta que a internet por wi-fi está ligada em ambos os dispositivos.
- Certifique-se de que ambos os dispositivos têm, pelo menos, metade da bateria para executar o processo. Se necessário, ligue os equipamentos à tomada.
- Verifique se tem espaço suficiente no novo telemóvel para armazenar os dados que pretende transferir.
Como transferir os dados entre telemóveis?
Os quatro cenários principais da migração de dados são:
- de Android para Android;
- de Android para Apple;
- de Apple para Apple;
- de Apple para Android.
Android para Android
Este procedimento possibilita a migração dos dados do telemóvel antigo para o novo, entre dispositivos que integrem Android.
- Os telemóveis com sistema operativo Android têm uma etapa inicial no processo de configuração, que lhe permite configurar o telemóvel do zero ou transferir os dados do telemóvel antigo, seja com Android ou com Apple. Selecione a opção indicada.
- Consoante a marca, o novo telemóvel pode ter uma aplicação de transferência de dados pré-instalada, que permite conectar ambos os telemóveis. Por exemplo, a Huawei utiliza a aplicação “Phone Clone”, enquanto a Samsung oferece a aplicação “Smart Switch”. Há aplicações que também funcionam com dispositivos da Apple.
- Pode utilizar as aplicações disponibilizadas, mas também pode recorrer ao Google Drive e seguir os mesmos passos utilizados na transferência de Apple para Android. Contudo, com as aplicações pré-instaladas, é mais provável que consiga transferir também as suas mensagens de texto.
- Consoante o modo como o telemóvel funciona, as aplicações podem ser transferidas automaticamente. Se isso não acontecer, procure-as e faça a transferência na loja de aplicações.
Android para Apple
Este método permite transferir os seus dados do Google (por exemplo, contactos, fotografias, vídeos e eventos do calendário), de Android para iPhone.
- No dispositivo antigo, transfira a aplicação “Migrar para iOS” a partir da Google Play Store.
- Ligue o iPhone e inicie a configuração.
- Escolha “Configurar manualmente”.
- Siga as etapas e adicione os detalhes.
- Ao chegar à página “Aplicações e dados”, escolha “Migrar dados de Android”.
- No telemóvel antigo, abra a aplicação “Migrar para iOS” e permita que esta aceda a todos os seus ficheiros.
- O novo iPhone irá gerar um código para inserir no antigo telemóvel Android. Assim que o fizer, o dispositivo irá ligar-se a uma rede wi-fi criada temporariamente pelo iPhone.
- No Android, selecione os dados que deseja transferir e pressione “Continuar”.
- Após a migração dos dados, finalize a configuração no dispositivo Apple.
- Depois de criar e iniciar sessão com a sua conta “ID Apple”, o dispositivo irá transferir todas as aplicações gratuitas que tinha no Android. As aplicações pagas terão de ser compradas novamente.
Apple para Apple
A migração de dados entre equipamentos da Apple tem o processo mais simples e permite transferir todas as informações do aparelho antigo para o novo.
- Ligue o novo iPhone e siga as instruções no ecrã para iniciar. A primeira etapa do processo da configuração permite configurar o telemóvel do zero ou transferir os dados do telemóvel antigo. Escolha esta última opção.
- Quando solicitado, aproxime o iPhone antigo do novo e o processo de transferência será iniciado.
- Siga as instruções conforme aparecerem no ecrã para enviar as informações e configurações do telemóvel antigo.
- O processo pode ser moroso. Mantenha sempre os dispositivos próximos um do outro durante a migração. O telemóvel novo pode necessitar de executar uma atualização de software como parte da configuração.
- Todas as aplicações do telemóvel antigo serão descarregadas para o novo.
Apple para Android
Este processo permite a transferência dos contactos, das fotografias, dos vídeos e dos eventos do calendário. Contudo, não possibilita a migração das mensagens de texto ou dos dados de outras aplicações.
- Transfira a aplicação Google Drive para o iPhone.
- Inicie a sessão com a sua conta do Google que irá utilizar no novo Android.
- Aceda a “Definições” na aplicação e selecione “Cópia de segurança”.
- Escolha o que deseja e pressione o botão “Iniciar a cópia de segurança”. Pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de fotografias e vídeos.
- Ligue o novo telemóvel e siga as instruções de configuração. Ao avançar, o dispositivo pode perguntar novamente se está a mudar de iPhone para Android. Se seguir este caminho, irá descarregar algumas das informações que tem no iCloud, o que pode ser uma alternativa, mas irá replicar o que já tem no backup do Google Drive.
- Depois de concluir a configuração, pode encontrar as suas fotografias na aplicação “Google Fotos”, os contactos na aplicação “Contactos” e os eventos do calendário na aplicação “Calendário”.
- As aplicações terão de ser descarregadas manualmente a partir da Google Play Store para o novo dispositivo. As aplicações pagas terão de ser compradas novamente.
Como apagar os dados do telemóvel antigo?
Agora que tem o seu novo smartphone pronto a ser utilizado, o que fazer ao equipamento antigo? Antes de o entregar a outra pessoa — especialmente se o vender a um desconhecido —, lembre-se de apagar todos os seus conteúdos para evitar que dados pessoais ou informações privadas fiquem comprometidos.
- Apple: Definições > Geral > Transferir ou repor o iPhone > Apagar conteúdo e definições.
- Android: Definições > Cópia de segurança e reposição > Reposição dos dados de fábrica > Repor dispositivo. Antes de o fazer, verifique se copiou para um local seguro os dados que deseja manter, pois este processo elimina-os de forma definitiva.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |