Telemóvel roubado ou perdido: o que fazer?
Perdeu ou roubaram-lhe o telemóvel? Saiba como proteger os seus dados e tentar recuperar o aparelho.
Perder um telemóvel é mais do que ficar sem um aparelho, pois ficam em risco contactos, fotos, vídeos e dados bancários e pessoais, muitos dos quais confidenciais. As primeiras horas são decisivas. Quanto mais depressa agir, maior a probabilidade de recuperar o equipamento ou impedir abusos.
Em caso de roubo, é provável que o ladrão desligue o telemóvel de imediato para que não possa ser localizado. Corre‑se também o risco de este tentar usar as suas contas e fazer compras em seu nome ou usar dados pessoais.
É pois, essencial, agir de imediato: localize, bloqueie e apague os dados remotamente. Contacte a polícia e o operador, bloqueie o cartão SIM e altere todas as palavras-passe. Veja como recuperar ou proteger o seu telemóvel Android ou iPhone, e saiba as configurações a fazer, antes do pior acontecer.
Se tiver o azar de não conseguir reaver o seu equipamento, antes de comprar um novo, veja o comparador online de telemóveis e saiba quais os melhores e onde comprá-los ao melhor preço.
OS MELHORES TELEMÓVEIS DO TESTE
Como localizar o telemóvel perdido ou roubado
Consoante se trate de um modelo Android ou iOS, o procedimento é diferente. Mas, para conseguir localizar e bloquear o telemóvel, terá de ter configurado o acesso à localização do seu smartphone.
Android
- Para configurar, aceda a Definições > Segurança e privacidade > Encontrar o meu dispositivo e certifique-se de que a opção fica ativa.
- Se não souber do telemóvel, use a ferramenta Localizar a partir do site da Google ou através da app Google, noutro aparelho Android onde entre com a sua conta Google.
- Veja a última localização conhecida.
- Pode pedir para tocar um som, bloquear o ecrã (Proteger o dispositivo) ou apagar os dados remotamente (Fazer uma reposição de fábrica do dispositivo).
iPhone
- Para configurar, aceda a Definições > [o seu nome] > Encontrar > Encontrar iPhone e verifique se as opções Encontrar iPhone e Enviar última localização estão ligadas.
- Consegue encontrar o aparelho através da ferramenta Find/Encontrar a partir do site da iCloud ou através de outro dispositivo Apple onde use a mesma conta pessoal.
- Ative o modo iPhone Perdido para bloquear o iPhone e mostrar um contacto.
- Pode pedir para tocar um som ou eliminar os dados remotamente.
Tenha em conta que, ao apagar todos os conteúdos do telemóvel, não poderá voltar a localizá-lo, e, se não fez um backup, pode perder todos os dados armazenados. Daí ser fundamental programar cópias automáticas de todas as informações importantes. Para o efeito, use a cloud da Google (Google Drive) ou da Apple (iCloud). Poderá assim replicá‑las facilmente num novo aparelho, se necessário.
| Opção | Prós | Contras |
|---|---|---|
| Localizar e bloquear remotamente | Rápido, impede acessos | Requer internet ativa |
| Apagar dados à distância | Protege informações sensíveis | Perde-se a possibilidade de localização |
| Contactar o operador | Evita uso indevido do SIM | Não garante recuperação do aparelho |
| Acionar seguro | Possível compensação financeira | Pode exigir auto e fatura originais |
Contactar o operador e a polícia
Depois de localizar o dispositivo, não vá sozinho ao local. É mais seguro partilhar a informação com as autoridades policiais. E faça o seguinte:
- bloqueie o cartão SIM junto do operador;
- peça o bloqueio do telemóvel pelo número IMEI (digite *#06# no teclado para o descobrir);
- apresente queixa na polícia e entregue o número IMEI e a fatura;
- contacte o banco e peça o bloqueio de operações através do telemóvel roubado ou perdido;
- se tiver seguro contra roubo, contacte a seguradora e anexe o auto de ocorrência.
Ative sempre a autenticação de dois fatores nas contas Google, Apple e bancárias. Assim, mesmo que alguém aceda ao telemóvel, não conseguirá entrar nas suas contas sem o segundo código.
| Medida | O que fazer | Benefício |
|---|---|---|
| 1. Bloqueio do ecrã | Use PIN de 6 dígitos, palavra-passe forte e configure sempre a biometria | Impede acessos rápidos |
| 2. Atualizações | Mantenha sistema e apps atualizados | Corrige falhas de segurança |
| 3. Palavras-passe únicas | Use um gestor de palavras-passe | Evita roubo de contas |
| 4. Backup automático | Ative iCloud ou Google Drive | Recupera dados facilmente |
| 5. Localização ativada | Configure “Encontrar” ou “Localizar o meu dispositivo” | Permite rastrear o telemóvel |
| 6. IMEI anotado | Guarde o número num local seguro | Essencial para bloqueios |
| 7. Autenticação de dois fatores | Ative autenticação dupla sempre que estiver disponível | Aumenta a segurança |
Se perdeu ou lhe roubaram o telemóvel, localize-o, bloqueie-o e apague os dados. Contacte o operador e a polícia, altere as palavras-passe e proteja as suas contas. Para o futuro, ative cópias de segurança e localização remota – é a forma mais eficaz de proteger o dispositivo e os seus dados.
Perguntas frequentes
Posso localizar o telemóvel se estiver desligado?
Em tempo real, não, mas verá a última localização antes de ser desligado, se o rastreio estiver ativo.
O ladrão pode aceder ao meu banco?
Se o acesso for com um PIN fraco, é possível. Por isso, altere as palavras-passe e informe a instituição bancária do roubo e peça o bloqueio da aplicação de homebanking e dos cartões que tenham dados guardados no telemóvel, em especial na Carteira do Google (Google Wallet) ou na Apple Wallet.
É possível bloquear o telemóvel com o IMEI?
Sim. Os operadores portugueses podem impedir que o equipamento funcione em qualquer rede nacional.
E se encontrar o telemóvel mais tarde?
Pode repor os dados do backup e voltar a usar o mesmo cartão SIM (peça uma segunda via ao operador).
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
