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Telemóvel roubado ou perdido: o que fazer?

Perdeu ou roubaram-lhe o telemóvel? Saiba como proteger os seus dados e tentar recuperar o aparelho.

Especialista:
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30 outubro 2025
Telemóvel caiu no chão e pessoa continua a andar

iStock

Perder um telemóvel é mais do que ficar sem um aparelho, pois ficam em risco contactos, fotos, vídeos e dados bancários e pessoais, muitos dos quais confidenciais. As primeiras horas são decisivas. Quanto mais depressa agir, maior a probabilidade de recuperar o equipamento ou impedir abusos.

Em caso de roubo, é provável que o ladrão desligue o telemóvel de imediato para que não possa ser localizado. Corre‑se também o risco de este tentar usar as suas contas e fazer compras em seu nome ou usar dados pessoais.

É pois, essencial, agir de imediato: localize, bloqueie e apague os dados remotamente. Contacte a polícia e o operador, bloqueie o cartão SIM e altere todas as palavras-passe. Veja como recuperar ou proteger o seu telemóvel Android ou iPhone, e saiba as configurações a fazer, antes do pior acontecer.

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Como localizar o telemóvel perdido ou roubado

Consoante se trate de um modelo Android ou iOS, o procedimento é diferente. Mas, para conseguir localizar e bloquear o telemóvel, terá de ter configurado o acesso à localização do seu smartphone.

Android

  • Para configurar, aceda a Definições > Segurança e privacidade > Encontrar o meu dispositivo e certifique-se de que a opção fica ativa.
  • Se não souber do telemóvel, use a ferramenta Localizar a partir do site da Google ou através da app Google, noutro aparelho Android onde entre com a sua conta Google.
  • Veja a última localização conhecida.
  • Pode pedir para tocar um som, bloquear o ecrã (Proteger o dispositivo) ou apagar os dados remotamente (Fazer uma reposição de fábrica do dispositivo).

iPhone

  • Para configurar, aceda a Definições > [o seu nome] > Encontrar > Encontrar iPhone e verifique se as opções Encontrar iPhone e Enviar última localização estão ligadas.
  • Consegue encontrar o aparelho através da ferramenta Find/Encontrar a partir do site da iCloud ou através de outro dispositivo Apple onde use a mesma conta pessoal.
  • Ative o modo iPhone Perdido para bloquear o iPhone e mostrar um contacto.
  • Pode pedir para tocar um som ou eliminar os dados remotamente.

Tenha em conta que, ao apagar todos os conteúdos do telemóvel, não poderá voltar a localizá-lo, e, se não fez um backup, pode perder todos os dados armazenados. Daí ser fundamental programar cópias automáticas de todas as informações importantes. Para o efeito, use a cloud da Google (Google Drive) ou da Apple (iCloud). Poderá assim replicá‑las facilmente num novo aparelho, se necessário.

Prós e contras das opções de recuperação
Opção Prós Contras
Localizar e bloquear remotamente Rápido, impede acessos Requer internet ativa
Apagar dados à distância Protege informações sensíveis Perde-se a possibilidade de localização
Contactar o operador Evita uso indevido do SIM Não garante recuperação do aparelho
Acionar seguro Possível compensação financeira Pode exigir auto e fatura originais

Contactar o operador e a polícia

Depois de localizar o dispositivo, não vá sozinho ao local. É mais seguro partilhar a informação com as autoridades policiais. E faça o seguinte:

  1. bloqueie o cartão SIM junto do operador;
  2. peça o bloqueio do telemóvel pelo número IMEI (digite *#06# no teclado para o descobrir);
  3. apresente queixa na polícia e entregue o número IMEI e a fatura;
  4. contacte o banco e peça o bloqueio de operações através do telemóvel roubado ou perdido;
  5. se tiver seguro contra roubo, contacte a seguradora e anexe o auto de ocorrência.

Ative sempre a autenticação de dois fatores nas contas Google, Apple e bancárias. Assim, mesmo que alguém aceda ao telemóvel, não conseguirá entrar nas suas contas sem o segundo código.

7 medidas preventivas para proteger o seu telemóvel
Medida O que fazer Benefício
1. Bloqueio do ecrã Use PIN de 6 dígitos, palavra-passe forte e configure sempre a biometria Impede acessos rápidos
2. Atualizações Mantenha sistema e apps atualizados Corrige falhas de segurança
3. Palavras-passe únicas Use um gestor de palavras-passe Evita roubo de contas
4. Backup automático Ative iCloud ou Google Drive Recupera dados facilmente
5. Localização ativada Configure “Encontrar” ou “Localizar o meu dispositivo” Permite rastrear o telemóvel
6. IMEI anotado Guarde o número num local seguro Essencial para bloqueios
7. Autenticação de dois fatores  Ative autenticação dupla sempre que estiver disponível  Aumenta a segurança

Se perdeu ou lhe roubaram o telemóvel, localize-o, bloqueie-o e apague os dados. Contacte o operador e a polícia, altere as palavras-passe e proteja as suas contas. Para o futuro, ative cópias de segurança e localização remota – é a forma mais eficaz de proteger o dispositivo e os seus dados.

Perguntas frequentes

Posso localizar o telemóvel se estiver desligado?

Em tempo real, não, mas verá a última localização antes de ser desligado, se o rastreio estiver ativo.

O ladrão pode aceder ao meu banco?

Se o acesso for com um PIN fraco, é possível. Por isso, altere as palavras-passe e informe a instituição bancária do roubo e peça o bloqueio da aplicação de homebanking e dos cartões que tenham dados guardados no telemóvel, em especial na Carteira do Google (Google Wallet) ou na Apple Wallet.

É possível bloquear o telemóvel com o IMEI?

Sim. Os operadores portugueses podem impedir que o equipamento funcione em qualquer rede nacional.

E se encontrar o telemóvel mais tarde?

Pode repor os dados do backup e voltar a usar o mesmo cartão SIM (peça uma segunda via ao operador).

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