Como gravar as conversas do WhatsApp
Se costuma usar a aplicação WhatsApp, para comunicar com familiares e amigos, certamente terá informações importantes que não quer perder. Saiba como guardá-las.
Muitos portugueses usam o WhastApp para comunicar com familiares e amigos. Além de mensagens de texto, este serviço permite enviar fotografias e vídeos, e serve ainda para fazer chamadas de voz ou vídeo. Quem usa muito a aplicação acaba por ter várias conversas, com fotografias e vídeos, que gostaria de guardar, ou seja, informações que não quer perder, caso o telemóvel sofra uma avaria ou fique perdido. Mas há boas notícias: uma função prática de usar permite guardar as conversas e os ficheiros multimédia num serviço de Cloud. Nos iPhone, ficam na iCloud; nos Android, são guardados na Google Drive.
Espaço para gravar não é ilimitado
No iPhone, a quantidade de espaço disponível depende da assinatura que se tem na iCloud (são 5 GB gratuitos, por defeito). Se optar por um plano pago, pode escolher até 2 TB de armazenamento.
Os utilizadores de Android beneficiam de espaço ilimitado na Google Drive para as gravações do WhatsApp, mas têm de fazer uma cópia de segurança a cada cinco meses, para evitar que os dados sejam apagados. O espaço a ter em conta depende, sobretudo, da quantidade de fotos e vídeos partilhados. O tamanho pode variar de algumas centenas de megabytes (MB) a dezenas de gigabytes (GB).
Nem sempre vale a pena guardar as conversas ou ficheiros multimédia integralmente. Mais: o WhatsApp comprime as fotos e os vídeos antes de os enviar, o que os leva a perder qualidade. Comece por fazer uma limpeza na aplicação, através das definições. Em "Armazenamento e dados > Gerir armazenamento", pode apagar os ficheiros maiores.
Como fazer a gravação manual
Por defeito, a aplicação junta todas as fotografias à gravação das conversas. Mas propõe que não sejam incluídos vídeos.
Como fazer a gravação automática
É mais simples definir gravações automáticas, para não ter de se preocupar em guardar tudo de vez em quando.
Como fazer a gravação encriptada
Todas as conversas no WhatsApp são encriptadas ponto a ponto. Significa que, além de quem envia e do destinatário, ninguém pode ler as mensagens, nem mesmo o WhatsApp. Mas também o utilizador pode encriptar as cópias de segurança, para que não fiquem acessíveis. Tal pode ser feito de duas formas: através de um código de 64 carateres que é gerado de modo automático, e que terá de apontar algures, ou definindo uma palavra-passe. A não ser que partilhe informações ultrassecretas no WhatsApp, à partida, uma palavra-passe é suficiente. Contudo, se perder as mensagens do WhatsApp, bem como a palavra-passe ou o código, será impossível restaurar as cópias de segurança. Mesmo a aplicação não terá mais acesso.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
