Dicas

Como desinfetar o telemóvel

19 março 2020
limpar tablet e telemóvel

Saiba o que fazer para desinfetar e eliminar a sujidade do seu smartphone. Durante uma chamada, deve evitar tocar com as mãos na cara.

Com a propagação do novo coronavírus, a preocupação com a limpeza e higiene aumenta e inclui os smartphones.

Os telemóveis podem ter até dez vezes mais germes do que uma tampa de sanita, revelou um estudo de 2017, realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Se pensar que usa o telemóvel em todo o lado, desde os transportes públicos às idas à casa de banho e ainda o põe em cima da mesa… depressa terá vontade de o limpar e desinfetar devidamente.

Com a covid-19, lavar as mãos com frequência tornou-se numa das melhores maneiras de garantir que as bactérias, vírus e outros agentes patogénicos não acabam, também, no seu telemóvel. Deve, ainda, evitar tocar no rosto com as mãos quando está a fazer uma chamada. Evite, também, partilhar o aparelho com terceiros.

Além das questões de higiene, a limpeza regular do smartphone ou tablet é essencial para a manutenção e longevidade dos aparelhos.

Limpeza húmida para desinfeção

A limpeza húmida elimina a maioria dos germes, mas deverá ser feita com cuidado.

Desligue o dispositivo antes de começar a limpá-lo. Além de mais seguro, é muito mais fácil ver onde deve limpar quando o dispositivo está desligado.

Use um pano microfibra. Ao contrário dos lenços de papel, os panos microfibra limpam suavemente o ecrã dos dispositivos sem correr o risco de riscá-los. As microfibras atraem e removem óleos e poeiras, enquanto outros materiais simplesmente os espalham. Pode usar também os pequenos panos específicos para limpar óculos.

Não devem ser usados produtos de limpeza em spray ou em aerossol, pois a maioria dos smartphones é sensível aos líquidos e mesmo os que declaram ter um índice de proteção elevado é para a água e não para outro tipo de líquido. Mesmo que o seu telemóvel seja IP67 ou IP68, que já permite a imersão em água, não será boa ideia imergi-lo em líquido antibacteriano ou numa mistura de álcool.

A maioria dos ecrãs dos dispositivos móveis possui uma camada que repele os óleos (óleofóbica) e que é usada para os manterem livres de impressões digitais. Se for usado detergente em excesso ou outro produto químico mais agressivo, essa cobertura poderá desaparecer. O ideal é que o telemóvel tenha um vidro temperado para proteger o ecrã. Este vidro pode ser facilmente limpo e evita, assim, a exposição do ecrã do telemóvel diretamente a produtos de limpeza.

Para desinfetar, use toalhetes com 70% álcool isopropílico ou humedeça levemente uma ponta de um pano microfibra ou de limpar óculos em álcool isopropílico e aplique-o suavemente no aparelho. Tenha cuidado para não limpar dentro dos orifícios das ligações.

Quando terminar, limpe tudo com a parte seca do pano microfibra e lave-o para a próxima utilização.

O ideal é que, além do vidro de proteção, o telemóvel tenha uma capa a cobrir toda a parte traseira do aparelho e que permita uma desinfeção mais frequente diretamente na capa, sem risco de poder provocar descoloração do próprio aparelho.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós