Notícias

Como transferir ficheiros do telemóvel para o computador

Conheça métodos simples e que sobrecarregam menos a caixa de correio eletrónico. O procedimento depende da proximidade entre os aparelhos e do sistema operativo.

Especialista:
Editor:
27 fevereiro 2024
Senhora sentada à secretária segura no telemóvel; laptop na mesa (alusão a como transferir ficheiros do telemóvel para o computador)

iStock

Há alturas em que precisamos de enviar ficheiros, que recebemos no telemóvel, para o computador ou para alguém que não está próximo de nós. Embora o e-mail seja a solução mais usada, nem sempre é a mais prática, e pode não ser possível enviar deste modo, por se exceder o limite de tamanho das mensagens. Umas vezes, o ficheiro é "pesado", com muitos MB, outras são vários ficheiros, e não se consegue enviar tudo de uma vez.

Há ainda o problema de a caixa de correio eletrónico poder ficar cheia com ficheiros que depois terão de ser apagados. Esteja ou não próximo do computador, fique a saber como enviar os ficheiros com recurso a outras ferramentas e em função do sistema operativo usado.

Veja o teste a telemóveis

Quando o telemóvel está próximo do computador

Neste caso, poderá transferir os ficheiros sem recurso a fios. Mas, se forem muitos ficheiros ou, sendo menos, no caso de serem pesados, a operação pode durar algum tempo. Neste caso, a partilha através de cabo USB é, em regra, mais rápida.

AirDrop

Se tanto o telemóvel como o computador forem da Apple, pode usar o AirDrop. Esta função está integrada no iOS e no MacOS. Comece por garantir que o wi-fi e o bluetooth estão ativados nos dois aparelhos. De seguida, ligue-se com o mesmo utilizador Apple no iPhone e no Mac.

  • No iPhone, abra uma foto e clique no botão partilhar. Se enviar uma foto ou um vídeo através da aplicação Fotografias, poderá deslizar para a direita ou para a esquerda, para selecionar mais imagens ou vídeos.
  • Carregue em AirDrop ou na tecla do Mac onde o logo do AirDrop aparece em pequeno.
  • Os ficheiros a partilhar serão automaticamente enviados para o Mac, sendo guardados na pasta Descargas.

Bluetooth

O bluetooth pode ser usado para transferir ficheiros entre aparelhos Android e computadores Windows. Já para iOS, a solução não serve. Ative o bluetooth nos dois aparelhos.

  • No computador, vá a Definições > Bluetooth & dispositivos (Windows 11) ou a Definições > Dispositivos > Bluetooth & outros dispositivos (Windows 10). Na área do bluetooth, verifique com que nome o computador é detetado por outros aparelhos.
  • Aceda a Ver mais dispositivos (Windows 11) > Enviar ou receber ficheiros através de Bluetooth > Receber ficheiros.
  • No telemóvel, escolha os ficheiros a transferir e carregue no ícone de partilha. De seguida, prima Bluetooth e, na lista, escolha o seu computador.
  • No computador, selecione a pasta onde quer guardar os ficheiros e clique em Concluir.

Cabo USB

Uma alternativa ao envio de ficheiros sem fios é o recurso ao bom velho cabo USB.

De Android para Windows

  • Desbloqueie o telemóvel e ligue-o por USB ao computador. No ecrã do telemóvel, poderá ser pedido para escolher como pretende utilizar a ligação USB. Nesse caso, selecione, sem medo, fotografias ou multimédia.
  • Abre-se uma janela de transferência de ficheiros no computador. Escolha a aplicação Fotografias, no Windows, para transferir fotos e vídeos.
  • Clique em cima, à direita, no símbolo Importar, selecione De um dispositivo ligado e escolha as fotos e os vídeos que deseja transferir.
  • Para enviar documentos, poderá usar o Explorador de ficheiros do Windows. Abra-o e clique no nome do seu telemóvel. Encontrará os documentos Word, PDF e outros na pasta de Transferências ou na de Documentos.

De Android para Mac

  • Descarregue e instale o Android File Transfer no seu Mac (www.android.com/filetransfer).
  • Desbloqueie o telemóvel, ligue-o por USB ao Mac e abra o Android File Transfer.
  • Se o smartphone mostrar a mensagem Autorizar o acesso aos dados do telefone, carregue em Autorizar.
  • O Android File Transfer abre uma janela onde pode selecionar os ficheiros a transferir. Estes costumam encontrar-se nas pastas DCIM, Documentos, Música, Fotos e Vídeos.

De iPhone para Windows

  • Ligue o iPhone ao computador com o cabo Lightning ou USB-C (iPhone 15). Ligue o telemóvel e desbloqueie-o.
  • Para transferir fotos e vídeos, é melhor usar a aplicação Fotografias. No computador, vá a Iniciar > Fotografias.
  • Selecione Importar > De um dispositivo ligado. Só tem de escolher os ficheiros que quer importar e indicar onde deseja que fiquem gravados.
  • Para partilhar documentos, use o iTunes para Windows: instale a versão mais recente (support.apple.com/pt-pt/HT210384) e ligue o iPhone ao computador com o cabo Lightning ou USB-C (iPhone 15).
  • Clique no botão iPhone, no topo da janela do iTunes e, de seguida, à esquerda, em Partilha de ficheiros. Selecione a aplicação na lista e, à direita, o ficheiro que pretende enviar. Por fim, carregue em Guardar.

De iPhone para Mac

  • Usando o cabo Lightning ou USB-C (iPhone 15), ligue o iPhone ao Mac e escolha o telemóvel, na coluna de navegação do Finder, do Mac. Precisa da versão macOS 10.15 ou outra posterior, para transferir ficheiros a partir do Finder. Com versões mais antigas, use o iTunes.
  • Clique em Ficheiros, no topo, e, a seguir, no triângulo ao lado do nome de uma aplicação, para ver os ficheiros desta última no iPhone. Arraste um ficheiro para uma janela do Finder.
  • Para as fotografias e os vídeos, poderá usar a aplicação Fotografias, do Mac, como alternativa ao Finder. Ligue o cabo e abra a aplicação, que mostrará as fotografias e os vídeos que se encontram no iPhone. Se este ecrã não surgir automaticamente, clique no nome do dispositivo, na barra lateral da aplicação Fotografias. Escolha para onde pretende importar as imagens no menu pop-up Álbum. Pode selecionar um álbum existente ou criar um novo. Decida que fotografias deseja importar e clique em Importar seleção ou clique em Importar todas as fotografias novas.

Quando o telemóvel não está perto do computador

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar