Dicas

Corrida: dicas antes de acelerar

12 setembro 2019
Dicas para obter melhor rendimento quando corre.

Correr é uma prática escolhida por muitos, mas nem todos sabem preparar o corpo para a corrida. Aquecer os músculos, tendões e ligamentos antes de começar ajuda a evitar lesões.

Conselhos para melhorar o desempenho

  • Antes de começar, faça um check-up com o médico assistente.
  • Prepare um treino adaptado ao seu perfil. No início, alterne entre a corrida e as caminhadas, para se habituar ao esforço. Pode usar uma banda cardíaca e uma aplicação de corrida para telemóvel, que permite controlar a frequência cardíaca, registar os trajetos, as distâncias e as calorias gastas, por exemplo. É importante para melhorar o seu desempenho. 
  • Deve combinar o exercício físico com uma boa dieta alimentar, com muita água.
  • Aposte no conforto para escolher bem as sapatilhas a comprar. Identificar a passada pode ajudar. Com os movimentos da corrida, o calcanhar e o tornozelo rodam, originando diferentes tipos de pisada. Para Alberto Chaíça, a descoberta, para um iniciante, vem da prática: “a sapatilha neutra é a melhor opção. Pelo rasto, vê-se onde a sapatilha está a desgastar mais”, o que permite perceber se a sua passada é neutra, pronadora ou supinadora. 
  • Convém usar meias adequadas, evitando as 100% algodão. 
  • Evite correr em zonas com muito trânsito. Sobretudo à tarde, os níveis de ozono podem ser elevados, o que se torna perigoso para a saúde. Opte por correr em parques, ou zonas com vista agradável, pois irá desfrutar melhor da sua corrida. 
  • Se busca motivação ou companhia, pode encontrar grupos nas redes sociais na maioria das cidades, onde pessoas se juntam para correr.