Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais

IMT Leiria – Processo CH-12-RH sem pendências continua sem DUA após mais de 4 semanas

Entreguei toda a documentação no IMT de Leiria em 19/06/2026 para conclusão do processo de legalização do veículo com matrícula CH-12-RH. O ISV encontra-se pago e a matrícula foi atribuída em 26/05/2026. Após vários contactos telefónicos e por e-mail, o IMT informou-me hoje que o processo se encontra por concluir e sem qualquer pendência documental da minha parte. No entanto, o DUA continua por emitir e o veículo nem sequer aparece associado ao meu NIF no Portal das Finanças. Tenho uma venda acordada por 28.800€ cuja concretização depende da emissão do DUA e da conclusão do registo. O que está em causa já não é a entrega de documentos, mas um processo interno do sistema que continua sem conclusão. Pretendo apenas que o IMT conclua o processo CH-12-RH e indique um prazo concreto para a emissão do DUA, evitando prejuízos económicos causados por um atraso administrativo que não depende do requerente.

Encerrada
C. L.
21/07/2026

Reclamação pela conduta dos seguranças do Lidl da Estação de Sete Rios

Exmos senhores , Venho deixar uma reclamacao que fiz diretamente a CP Portugal por escrito via email, e que lamentavelmente nao tive qualquer resposta e , que a circulação de comboios esta cada vez pior o que voltei a sentir me mal novamente mais uma criança. Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente às condições de transporte nos comboios da Linha de Sintra, situação que se tem tornado cada vez mais preocupante e insustentável. Trabalho em Benfica e, ao final do dia, tenho de me deslocar para ir buscar o meu filho à escola. No entanto, diariamente deparo-me com comboios completamente lotados, ao ponto de não existir espaço suficiente para os passageiros se movimentarem ou sequer respirarem com algum conforto. Em várias ocasiões, não consigo entrar no primeiro nem no segundo comboio devido à elevada afluência de passageiros, sendo obrigada a apanhar um terceiro comboio igualmente sobrelotado. Viajo frequentemente com o meu filho de 5 anos e somos constantemente sujeitos a empurrões para permitir a entrada de mais passageiros. Já cheguei a ficar magoada devido a estas situações. Além disso, a falta de ventilação e de ar condicionado torna a viagem extremamente desconfortável, levando-me, por mais do que uma vez, a sentir-me mal, com tonturas e quase a desmaiar. Gostaria de saber que medidas estão previstas para resolver este problema, que considero inadmissível. Não é aceitável que os passageiros viajem em condições que colocam em risco a sua saúde e segurança, especialmente quando transportam crianças pequenas. Questiono ainda: se um dia eu desmaiar dentro de um destes comboios, quem ficará responsável pelo bem-estar e segurança do meu filho? Trata-se de uma preocupação legítima que não pode ser ignorada. Solicito uma resposta e, sobretudo, uma intervenção eficaz para melhorar as condições de transporte na Linha de Sintra. Caso esta situação persista sem qualquer solução, verei necessidade de encaminhar esta reclamação para as entidades competentes, incluindo organismos de supervisão e autoridades responsáveis pelos transportes públicos. Com os melhores cumprimentos, Cristina Lima

Encerrada

Cartão tacógrafo 2via defeituoso

Assunto: Reclamação – Segunda via do cartão de tacógrafo com defeito e prejuízos causados Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar reclamação formal relativamente à emissão da segunda via do meu cartão de tacógrafo. Após cerca de 30 dias de espera, recebi o cartão, porém o mesmo apresentava defeito, identificado pelo código de erro 50, o que impossibilitou a sua utilização. Perante esta situação, desloquei-me ao IMT, onde fui informado de que teria de obter um laudo técnico numa oficina/centro autorizado, de forma a comprovar que o cartão se encontrava efetivamente defeituoso. Tal situação obrigou-me a suportar deslocações, perdas de tempo e diversos transtornos, sem que a origem do problema me fosse imputável. Em consequência, continuo impossibilitado de exercer a minha atividade profissional, encontrando-me em risco de perder o emprego devido aos sucessivos atrasos e à ausência de uma solução para um problema que resulta exclusivamente da emissão de um cartão defeituoso. Acresce ainda que tive despesas adicionais com transportes, nomeadamente viagens de Uber, tanto para me deslocar ao IMT como ao local onde foi emitido o laudo técnico. Considero inaceitável que, após o período de espera pela segunda via, o cartão tenha sido entregue com defeito e que eu tenha sido ainda obrigado a suportar novos custos e diligências para comprovar um erro que não me é imputável. Solicito, assim, a resolução urgente desta situação, a emissão imediata de um cartão em perfeitas condições de funcionamento e a apreciação da responsabilidade do IMT pelos prejuízos e despesas que me foram causados. Aguardo uma resposta célere e uma solução definitiva para este assunto.

Resolvida
T. C.
17/07/2026

Falha no serviço em Torres Vedras: paragem alterada sem aviso e falta de apoio ao cliente

No passado dia 29 de janeiro, tinha um bilhete da FlixBus para o trajeto Torres Vedras $\rightarrow$ Lisboa. Como era a minha primeira vez na cidade, desloquei-me exatamente para o local indicado no mapa da aplicação da FlixBus. O local não tinha qualquer sinalização.Após aguardar mais de 20 minutos após a hora prevista, fui informado por pessoas na rua de que a paragem tinha mudado de sítio. A FlixBus alterou o local de embarque sem emitir qualquer aviso prévio, sem atualizar a aplicação e sem colocar qualquer sinalização física no local antigo.Fiquei completamente desamparado. Tentei contactar o suporte no próprio dia e não obtive qualquer resposta. Devido a esta falha exclusiva da empresa, fui obrigado a comprar um bilhete noutra transportadora para conseguir viajar, tendo um prejuízo financeiro duplicado.Enviei um e-mail a reclamar e a pedir o reembolso, mas até hoje fui ignorado.O que exijo para resolver o problema:O reembolso integral do bilhete da FlixBus que não pude utilizar por culpa da empresa;O reembolso do valor do bilhete que fui obrigado a comprar na outra transportadora.

Encerrada

Reclamação – Cobrança indevida de tarifa máxima de portagem

No passado sábado, por volta das 15h, desloquei\-me da Amadora para Santarém\. Fiz a maior parte do percurso pela estrada nacional, mas, por engano, entrei na autoestrada\. Ao chegar à portagem, não tinha o ticket de entrada, tendo\-me sido cobrada a tarifa máxima\. A colaboradora que me atendeu informou\-me de que deveria contactar a concessionária por e\-mail para solicitar a revisão do valor, indicando o dia e a hora aproximada da passagem, uma vez que seria possível verificar o meu percurso\. Desde então tenho tentado resolver a situação através dos contactos disponibilizados, incluindo chamadas telefónicas e e\-mails, mas não obtive qualquer resposta\. Entretanto, o prazo de pagamento termina hoje, colocando\-me numa situação injusta, pois estou a tentar resolver o problema antes de efetuar um pagamento que considero incorreto\. Solicito a intervenção da DECO para que a concessionária analise o meu caso, reveja a cobrança efetuada e aplique apenas o valor correspondente ao trajeto que efetivamente realizei\. Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta com a maior brevidade possível\.

Encerrada
C. B.
16/07/2026

Avaria em Máquina com Retenção Indevida de Dinheiro

No passado dia 28 de fevereiro de 2026, procedi ao carregamento do passe nº000082369154 na máquina nº 01714, tendo introduzido a quantia total de 22,5 Euros. O equipamento em questão não procedeu ao carregamento da assinatura como esperado, tendo retido a nota de 20 Euros e emitido apenas uma nota de crédito no valor de 2,5 Euros. Na sequência do evento que aqui se reporta, foi efectuada participação junto dos serviços a qual se registou com o nº 152537, tendo sido restituídos apenas os 2,5 Euros da nota de crédito. Encontro-me desde esta data à espera de averiguação dos factos por parte dos Serviços da Metro do Porto e correspondente restituição da quantia indevidamente retida. Inquiridos por diversas vezes os serviços, apenas me foi dada indicação de que a situação se encontra em averiguação. Solicito novamente a vossa atenção para o caso em apreço e a correspondente restituição da quantia remanescente.

Encerrada
C. S.
16/07/2026

Pouca transparência do site eSky

Adquiri dois bilhetes OPO-BER-OPO nestes códigos de reservas, através do site da Ryanair. Embora a plataforma se identificasse como sendo eSky, o tempo todo constava da minha ecrã que eu estava logado no site da Ryanair. O preço dos dois bilhetes era apresentado como sendo, no total, de €403. Nenhuma outra informação de adicional de custo aparecia na ecrã e se dela constava, não era percebida. Após a confirmação da escolha dos voos fui direcionado para a janela de pagamento sem que constasse (pelo menos de forma perceptível) qualquer outro valor diferente dos €403. Somente quando o meu banco me informou ter acontecido o débito de €492,76 é que a plataforma mostrou-me o breackdown do valor JÁ PAGO, de €398,96 + €4,00 (os €403 referentes aos bilhetes, sempre mostrados anteriormente) e mais €89,80 referentes a "Comissão da Agência", nunca informado antes da efetivação do pagamento. Considero a forma como as etapas são dispostas pela plataforma como sendo com pouco transparência para não chamar isto de DESONESTO!

Encerrada

Goldcar - Alteração abusiva das condições de caução e imposição de seguro não solicitado

Reservei com a Goldcar em Lisboa — €200 pela categoria do veículo, €1 600 de caução, sem seguro, tudo confirmado por escrito. Quando cheguei ao balcão, depois de um voo longo, disseram-me que afinal o depósito seria de €3 000 devido ao 'carro específico' que me atribuíram — um carro que nunca escolhi nem pedi, foi-lhes atribuído por eles. Reservei uma categoria, não um Peugeot 2008. De repente, a única 'opção' que me deram foi pagar €600 por um seguro que eu recusei desde o início, só para baixar o valor do depósito. Isto não é escolha nenhuma, sinto que fui obrigado a pagar. Considero esta prática inaceitável. Fazem publicidade com preços baixos só para depois, no balcão e já sem alternativas, me tentarem obrigar a optar por aquilo que não tinha intenção de aceitar.

Encerrada
S. M.
14/07/2026

Cobrança indevida e conta bloqueada

Exmos Senhores, Venho solicitar solução para a cobrança indevida de valores e bloqueio de minha conta. Adquiri o plano anual em 03 de Junho de 2026 Às 16:10 do dia 02 de julho de 2026, retirei a bicicleta E0204 da estação 105 CC Vasco da Gama e, na altura, verifiquei que a bicicleta tinha o pneu furado. Ao tentar regressar para a mesma estação para devolver a bicicleta defeituosa, já não havia mais docas livres e decidi seguir até a próxima estação. Na estação seguinte (017 Rotunda dos Vice Reis), havia apenas uma doca disponível em vermelho (doca 8) onde estacionei a bicicleta e a mesma ficou travada na doca. Nesta altura, às 16:16 iniciei contato telefônico com a equipa de atendimento, visto que já me encontrava atrasada. Após uma longa demora no atendimento, a pessoa que me atendeu prontamente identificou que a bicicleta estava na estação 105 CC Vasco da Gama, mas não conseguia identificar em qual doca, ao que informei que estaria na doca 8. Fui informada que seria necessário enviar um técnico ao local e que não teria previsão de chegada. Não havia como aguardar na estação pois já me encontrava muito atrasada. O atendente então me informou que não haveria problema pois, na chegada do técnico, o tempo de uso da bicicleta seria corrigido e a minha aplicação liberada para uso. Ao fim da chamada telefônica, deixei a estação e, para minha surpresa, verifiquei na aplicação que esta viagem ficou registrada com um tempo de 4 horas e 23 minutos a um custo de €9,00. Desde então , já enviei diversos e-mails com todas as evidências e fiz alguns contatos telefônicos onde , em nenhum dos contatos telefônicos aguardei por um período inferior a 12 minutos para atendimento. Em algumas situações, a ligação era interrompida após 15 minutos de espera. Aguardo solução imediata.

Encerrada
M. P.
11/07/2026

Dinheiro da Wallet não é devolvido porque....?!?!?

Bom dia. Vou deixar o meu caso que seja o Pedido de Cancelamento da Conta com eliminação de todos os dados aos abrigo do GDPR e Reembolso do Saldo da Wallet . Venho por este meio expor um conjunto de ilegalidades da Ecooltra para que os membros tenham cuidado com esta empresa. Fiz um carregamento da Ecooltra dia 2025-05-19 no valor de 30€. Já troquei alguns emails com eles devido a não me quererem dar o valor que tenho na Wallet que são "só" 13.77€, pois não concordei com o nova FAQ dai querer apagar e ser recercido do montante que tenho na minha Wallet. O mais "engraçado" e interessante é que não consta NADA na FAQ sobre perda do valor que está na Wallet, NADA (quem quizer pode verificar). Pedi para que o valor seja remitido para a minha conta que está endereçada nos carregamentos aos quais da Ecooltra dizem que podem a apagar a conta mas que perco o valor que está na Wallet. Volto a repetir NADA disto está na FAQ. Eis o meus pedidos junto com algumas das peculiares respostas: - Prezados, Espero que esta mensagem vos encontre bem. Recebi o vosso email de 15 de junho de 2026 com a atualização dos Termos e Condições Gerais, com entrada em vigor a partir dessa data. Após analisar atentamente os novos Termos e Condições (conforme o documento que me foi disponibilizado), não concordo com as alterações introduzidas. De acordo com a informação que me foi comunicada no vosso email e com o disposto na secção 3.5 dos Termos e Condições Gerais, exerço o meu direito de rescindir o contrato sem qualquer penalização ou custo adicional. Solicito, por isso: O cancelamento imediato da minha conta de Utilizador associada ao email [insere aqui o teu email de registo na Cooltra/felyx]. O reembolso integral do saldo remanescente na minha wallet (crédito pré-pago) para o método de pagamento original utilizado ou para os dados bancários que vos indicarei se necessário. Como o serviço não tem compromisso de duração mínima (conforme secção 5.3 / 12.2 dos Termos), o cancelamento deve produzir efeitos de imediato, desde que não existam valores pendentes. Agradeço que me confirmem por escrito: A receção deste pedido A data efetiva do cancelamento da conta O prazo estimado para o processamento e realização do reembolso do saldo da wallet A destruição de todos os meus dados, documentos e registos para com a vossa empresa. Fico ao dispor para qualquer informação adicional que necessitem (número de telemóvel associado à conta: XXXXXX ---- Resposta da Ecooltra: Olá, Obrigado por entrar em contacto com a Cooltra! Informamos que, podemos prosseguir sem qualquer problema com a exclusão da sua conta, mas perderá o crédito total de 13,77 €, existente no seu perfil. Precisamos da sua autorização para proceder com o cancelamento da sua conta. Estamos à espera de uma resposta, ---- Minha resposta: Olá, Recebi novamente a mesma mensagem genérica pela enésima vez, sem qualquer resposta aos emails anteriores que vos enviei.Deixo claro o seguinte: A vossa empresa continua a condicionar o cancelamento da minha conta à perda dos 13,77 € de crédito existentes no meu perfil. No entanto, nem nos Termos e Condições Gerais (atualizados a 15 de junho de 2026), nem na FAQ da Cooltra/felyx existe qualquer menção ou cláusula que permita a retenção ou perda do saldo da wallet aquando do cancelamento da conta. O contrato é de duração indeterminada e o cancelamento é permitido a qualquer momento, desde que não existam valores pendentes. O valor de 13,77 € é crédito pré-pago não consumido, pelo que deve ser integralmente reembolsado. Além disso, nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), exijo a eliminação completa de todos os meus dados pessoais da vossa base de dados após o cancelamento da conta.Não autorizo o cancelamento da minha conta se isso implicar a perda dos meus 13,77 €. Por este motivo, solicito de forma expressa e inequívoca: O cancelamento imediato da minha conta; O reembolso total de 13,77 € para o método de pagamento original; A eliminação definitiva de todos os meus dados pessoais da Cooltra/felyx (direito ao apagamento – art. 17.º do RGPD). Aguardo confirmação por escrito de que vão proceder a estas três ações no prazo máximo de 5 dias úteis.Caso não o façam, serei obrigado a apresentar reclamação formal junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e da DECO, por retenção indevida de valores e incumprimento das obrigações de proteção de dados. Obrigado pela atenção. Com os melhores cumprimentos, ---- Resposta E-cooltra: Olá. Pedimos desculpa pela demora na resposta. Analisámos o seu caso e verificámos que o último pacote adquirido foi no dia 19 de maio de 2025. O saldo da sua conta referente a este pacote é de 13,77€. De acordo com a nossa política de compras, não é possível reembolsar os pacotes após 14 dias da data de compra. Além disso, o pacote já foi parcialmente utilizado, pelo que não podemos oferecer um reembolso, mesmo que por cortesia, uma vez que já está a ser utilizado. Por favor, informe-nos se deseja encerrar a sua conta e perder o crédito ou mantê-la ativa. Obrigado. ---- Reparem como já estão a mudar a estratégia... ---- CONTINUO --- Olá, Obrigado pela resposta. Analisando o vosso email, verifico que estão a tratar o meu pedido de cancelamento da conta como um pedido de reembolso de pacote comprado em maio de 2025. No entanto, o meu pedido é diferente: Eu solicitei o cancelamento da conta e o consequente reembolso do saldo remanescente de 13,77 € que ainda existe no meu perfil. Nos Termos e Condições Gerais da Cooltra/felyx (atualizados a 15 de junho de 2026) não existe qualquer cláusula que determine a perda automática do saldo da wallet aquando do cancelamento da conta. A única condição mencionada para o cancelamento produzir efeitos é não existirem valores pendentes. Além disso, o saldo de 13,77 € ainda se encontra disponível na conta, o que indica que não foi totalmente consumido. O facto de o pacote ter sido comprado há mais de um ano não impede o reembolso do valor remanescente não utilizado no momento do cancelamento. Por este motivo, não aceito perder os 13,77 € como condição para encerrar a conta. Solicito novamente, de forma clara: O cancelamento imediato da minha conta; O reembolso integral de 13,77 € para o método de pagamento original; A eliminação de todos os meus dados pessoais (direito ao apagamento – RGPD). Aguardo uma resposta concreta no prazo de 5 dias úteis. Caso contrário, avançarei com reclamação formal junto da DECO e da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Já agora digam-me por favor onde é que isso está na vossa FAQ, pois se tiver a conversa poderá ser diferente a partir dessa momento. Obrigado pela atenção. ---- Resposta ultima da Ecooltra Olá. Como já informamos, não podemos reembolsar o crédito referente a um pacote adquirido em 2025 e utilizado parcialmente. Caso deseje encerrar a sua conta, perderá o crédito. Se preferir manter a sua conta ativa, poderá utilizar o crédito e, assim que este se esgotar, poderemos encerrá-la. Obrigado. ---- Resumindo apesar de andarem a dizer que não podem pois é do ano 2025, que está na wallet que passou os 15 dias NADA está na FAQ que digam que nao PODEM/DEVEM de assumir o envio do valor que está remanescente. Já li e reli a FAQ inclusivé desde a ultima alteração e já pedi para me dizerem inclusivé qual é o ponto onde está isto escrito. Não respondem a esta pergunta pois como é lógica não existe e só não devolvem pois não querem. Deixo isto aqui como aviso pois não se deixem enganar. De seguida vai para a DECO esta queixa já chega...

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.