Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
P. F.
23/04/2026

Propaganda Enganosa

Exmos. Senhores, Comprei um aspirador à Galeria.Pt, em novembro de 2025, na expectativa de que fosse um equipamento que seria bastante útil para o tipo de limpeza que preciso. Conforme publicidade da empresa, o Aspirador sem fios Slim Power Vac tem uma capacidade de duração da bateria de 45 minutos e um poder de sucção forte. Pelo facto de estar a preparar a mudança de residência, optei por não utilizar o aparelho na altura da sua receção, tendo começado a usá-lo apenas em Fevereiro deste ano, após a mudança de casa. Nesta altura, reparei que a durabilidade da bateria não ultrapassa os 30 minutos e poder de sucção muito fraco, além de um defeito no depósito do filtro que acumula parte do lixo aspirado. Entrei em contacto com a Galeria.Pt, no sentido de devolver o equipamento, não apenas por apresentar estes defeitos, mas por não corresponder em nada à publicidade do mesmo. Sinto-me enganado e procuro a vossa ajuda para a devolução do que considero ter sido "gato por lebre".

Encerrada
C. C.
23/04/2026

Projecto cozinha

No início do mês de dezembro de 2025 (cerca de dia 5), iniciei o processo de aquisição de uma cozinha completa na loja Leroy Merlin Sintra, tendo desde logo informado da necessidade de celeridade no processo, uma vez que a instalação se destinava a uma habitação situada no Alentejo. Após reunião inicial, seleção de materiais e definição do projeto, foi-me solicitado o envio de medições e fotografias do local, pedido esse prontamente cumprido, até porque o imóvel tinha sido alvo de obras recentes, permitindo medições rigorosas. No dia 11/12/2025 recebi a primeira maquete do projeto, que apresentava alguns erros, posteriormente corrigidos. O orçamento inicial foi enviado incompleto (sem inclusão do tampo/pedra), tendo apenas no dia 16/12/2025 sido remetida a versão final. Na mesma data, iniciei o processo de financiamento, que inicialmente permitiria pagamento em 36 prestações. Após aprovação e assinatura de toda a documentação, desloquei-me à loja para conclusão do processo. No entanto, devido a um erro interno associado à aplicação de um desconto de 10%, o plano de financiamento foi alterado para 24 prestações, situação que aceitei para não atrasar ainda mais o processo. Posteriormente, ao tentar agendar a instalação, fui informado por um colaborador de que não tinham sido efetuadas medições técnicas obrigatórias, tendo sido necessário agendar nova deslocação, mediante pagamento adicional de 50€, valor que, caso tivesse sido incluído inicialmente, permitiria manter as 36 prestações acordadas. A primeira marcação com o instalador foi reagendada pelo próprio. Na nova data (07/01/2026), fui informado, no próprio dia e de madrugada, de que o mesmo não iria comparecer por motivos logísticos, sem qualquer solução alternativa. Face à ausência total de contacto e resposta por parte da loja, fui obrigado a deslocar-me presencialmente, uma vez que os contactos telefónicos raramente são atendidos. Após sucessivos atrasos, apenas no dia 16/01/2026 foram finalmente realizadas as medições. Posteriormente, fui surpreendido com um custo adicional de 460€, alegadamente referente à montagem, sob argumento de que não tinha sido incluída no pedido inicial — situação que rejeito totalmente, uma vez que a aquisição de uma cozinha completa implica, naturalmente, o serviço de instalação. Perante a minha recusa em assumir este custo, foi-me sugerido pela loja que recorresse a novo crédito, proposta que considero completamente inaceitável. Ainda assim, a solução apresentada passou pelo cancelamento do crédito anterior e celebração de um novo contrato, processo esse marcado por múltiplos erros administrativos (valores e prazos incorretos), obrigando à assinatura de vários contratos sucessivos. Como consequência direta dessa má gestão, foram-me debitadas duas mensalidades em simultâneo, acrescidas de um valor aproximado de 500€, resultantes da existência de dois contratos ativos em paralelo. A regularização desta situação demorou cerca de um mês, tendo sido sempre eu a tomar a iniciativa de contacto, sem qualquer acompanhamento proativo por parte da loja. No momento da instalação, verificaram-se novos erros: entrega de materiais incorretos, ausência de componentes essenciais e recolha indevida de material que não deveria ter sido removido. O instalador voltou a falhar compromissos agendados, obrigando à improvisação parcial da montagem. À presente data, 22 de abril de 2026, mais de quatro meses após o início do processo, a cozinha continua por concluir, sem qualquer previsão concreta de finalização. Durante todo este período, cumpri integralmente com todas as minhas obrigações financeiras, encontrando-me já a pagar um serviço que não foi devidamente prestado. Importa ainda referir que a única exceção no acompanhamento deste processo foi a colaboradora Cátia Borges, que demonstrou profissionalismo, disponibilidade e empenho na tentativa de resolução da situação, contrastando com a ausência generalizada de apoio por parte da restante estrutura. Face ao exposto, considero que fui alvo de sucessivas falhas graves ao nível de: • Gestão do processo comercial; • Planeamento e execução técnica; • Comunicação com o cliente; • Cumprimento de prazos; • Tratamento financeiro e contratual. Assim, venho por este meio exigir: 1. A conclusão urgente da cozinha, com todos os elementos corretamente instalados; 2. A regularização integral de qualquer erro administrativo ou financeiro; 3. A atribuição de uma compensação adequada pelos prejuízos, transtornos e tempo despendido, podendo a mesma assumir a forma de vale de compras, uma vez que continuo a ser cliente da marca.

Encerrada
M. G.
23/04/2026

Cobrança Indevida

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação relativamente a uma situação ocorrida num posto de abastecimento automático do Intermarché na Lousã Ao tentar efetuar um pagamento com cartão Revolut e Wize a operação foi recusada com a indicação de “saldo insuficiente”. No entanto, de forma inesperada, foi efetuada uma pré-autorização que bloqueou a totalidade do saldo disponível na minha conta. Neste momento, encontro-me sem acesso a qualquer valor, o que me impede de satisfazer necessidades básicas, como alimentação e deslocação, causando um transtorno significativo. Ao contactar o estabelecimento, além de ter estado 3 dias incansavelmente a tentar comunicar com os mesmos, disseram que não tinham nenhuma transação nesse valor o que impossibilitava a anulação de cobrança. Porém eu tenho o comprovante em como o valor está pendente em nome da empresa de distribuição de combustível do intermarché na Lousã.

Resolvida
M. S.
23/04/2026

Techno Store - Práticas enganosas, má fé comercial e retenção indevida de equipamento após recusa de

No dia 30/03/2026, a empresa apresentou-me, por escrito, as seguintes condições: Recolha gratuita Diagnóstico/orçamentação gratuita Devolução gratuita do equipamento, mesmo em caso de não aceitação Com base nestas condições, avancei com o processo. A recolha do equipamento ocorreu a 06/04/2026, sem que tenha sido fornecido qualquer comprovativo de recolha, o que desde logo considero uma falha grave. Contactei e pedi que confirmassem quando fosse receida, o que não aconteceu No dia 11/04/2026, foi apresentado um orçamento no valor de 229,90€, incluindo: Substituição de vedante ; Substituição de lâmina ;Intervenção ao nível do motor Sugestão adicional de manutenção paga Importa referir que o equipamento foi enviado com funcionamento geral, (testado e utilizado no fim de semana antes de ser enviada) sendo apenas identificado previamente um possível problema no vedante. Ainda assim, a empresa apresentou um orçamento com múltiplas intervenções que considero injustificadas e potencialmente abusivas, como "Informamos que sem a troca do Motor o seu equipamento não ficará funcional" quando a mesma funcionava em todas as suas funções antes de ser enviada, o problema nunca esteve no motor. Solicitei então orçamento apenas para a substituição do vedante, tendo a empresa inicialmente evitado fornecer essa opção, desaconselhando a reparação isolada. Face à situação, solicitei a devolução do equipamento: 15/04/2026 – Pedido formal de devolução 16/04/2026 – Reiteração do pedido após resposta da empresa 17/04/2026 – Novo contacto, com indicação de que apresentaria reclamação na ausência de resposta até 20/04 20/04/2026 – Empresa respondeu, demonstrando desagrado com as “ameaças”, indicando apenas que seria contactado para entrega, sem qualquer detalhe concreto 22/04/2026 – Solicitei confirmação de envio e número de rastreio, dando prazo até 23/04 às 13h Até à presente data: Não foi fornecido qualquer comprovativo de envio Não foi efetuada a devolução do equipamento Não houve resposta aos últimos contactos Irregularidades identificadas Incumprimento das condições publicitadas (devolução gratuita após recusa) Retenção indevida de equipamento do cliente Falta de resposta dentro de prazos razoáveis Ausência de comprovativo de recolha Pressão comercial com orçamentos inflacionados e alarmistas (ex: referência a riscos graves sem evidência clara) Pretensão Solicito: Devolução imediata do equipamento, sem qualquer custo Envio de comprovativo de envio e identificação da transportadora Esclarecimento formal sobre o incumprimento das condições anunciadas Caso a situação não seja resolvida com urgência, irei avançar com participação junto das entidades competentes.

Encerrada
C. P.
23/04/2026

carro comprado

boa tarde chamo me Cristina Pereira comprei uma viatura no stand Melhor2Mundos em braga, e fui enganada, depois de varias chamadas desligam me o telemovel na cara e depois deixam de me atender. comprei o carro em agosto de 2025 e quando fui buscar o carro vi que vinha com problemas no radio nas vavulas dos pneus nas embaladeiras soltas, etc. O Sr Jaime proprietario do satnd disse levem o carro visto que agora em agosto mts oficinas estao fechadas e se virem masi alguma anomalia anotem e em setembro fazemos, em setembro deixem o carro la tres semanas e so me meteram discos no carro nao meteram as vavulas nos pneus nem trataram do radio, visto isto liguei mandaram me acionar o seguro de garantia visto que me deram duas garantias, seguro de garantia e a garantia de stand, o acionei o seguro de garantia e so cobrem o motor tratarm dos erros do motor depois e ir fuscar o carro a oficina levei varias vezes ao sr jaime sem qualquer tipo de resposta hoje atendeu me nao me deixa falar fala por cima de mim e desligou me o telemovel na cara.

Encerrada
C. S.
23/04/2026

Falsificação de assinatura

Reclamação à Endesa: Exmos. Senhores, No passado dia 18 de março um senhor, de nome, Nuno Santos, contactou o meu pai oferecendo um pacote de fornecimento de energia, supostamente da vossa empresa, e supostamente abaixo do preço que o meu pai tinha, com outro fornecedor. Tendo havido dúvidas, quer com o que foi dito telefonicamente, quer com o contrato em suporte de papel, nada esclarecedor, que a Endesa enviou posteriormente, contactei-vos telefonicamente por duas vezes, e a cada telefonema verifiquei que havia pacotes com valores mais baixos daqueles "oferecidos" por telefone. Como as dúvidas persistiam, fomos a uma loja Endesa e verificámos 1) que o pacote oferecido era o mais caro (o que demonstra total desinteresse pelo cliente) 2) que estava pedido o serviço de assistência técnica que o meu pai não pediu (a menos que fosse no meio daquelas perguntas em que se diz sim) 3) que há uma declaração onde está especificado o pacote mais caro, o "Quero+" e com uma assinatura FALSIFICADA do meu pai! O único contacto que o meu pai teve foi telefónico. Expliquem-me como é que aparece um documento com uma assinatura FALSIFICADA autorizando a cedência de dados para contactos de, e cito "empresas terceiras relacionadas com energia, equipamentos e assistência ao lar, setor automóvel, serviços financeiros e seguros, a aceder aos dados técnicos de Ponto de Energia", etc, etc. Como sabem, falsificar assinaturas é crime! Toda esta situação demonstra uma completa falta de ética e de honestidade; por parte de quem telefonou ao meu pai e por parte da vossa empresa, ou de alguém dentro da vossa empresa. Pedi cópia de toda a documentação produzida, mas foi-me negada. Entretanto, no dia 7 de abril o contrato com a Endesa foi cancelado e foi feita uma reposição para o fornecedor anterior. Aguardo uma explicação para toda esta situação. A fim de poderem analisar todo o processo, passo a dar os dados necessários: Alfredo da Silva Vieira NIF: 118842439 O contrato em suporte de papel foi enviado pela loja de Gaia, O telefone do snr. Nuno Santos, é 960 459 302, há também um snr. Diogo Pereira, Filipe. Há já várias queixas na loja de Penafiel relativamente a contactos telefónicos, cujo contrato efetuado verbalmente não corresponde ao faturado. Aguardando o vosso contacto a mais brevemente possível. Cumprimentos Cristina Silva

Resolvida
L. D.
23/04/2026

Cobrança indevida

Exmos. Senhores Venho por este meio reclamar com esta entidade em virtude de estar a tentar cobrar valores, que para além de irrisórios, foram liquidados em 2018. Alegam ter um dívida de 0,23 e 0,27 cêntimos para com eles, desde 2018. Ora, o meu falecido esposo, esteve a ser submetido a um tratamento de Imunoterapia e colocação de uma PET gástrica. Na altura foi comunicado um valor estimado destes procedimentos rondando os 4.000 euros, para aceitarmos ou não. Esse valor foi entregue ao Hospital da Luz, depositado via transferência bancária. Após o final dos procedimentos médicos referidos, verificou-se que sobravam algumas dezenas de euros, que nos foram então devolvidos. Pagámos na altura até ao último cêntimo, o meu esposo, faleceu apesar de tudo, não resultou e qual o meu choque quando em 2020 comecei a receber SMS e cartas com o valor das supostas dívidas. A partir desse momento continuei a receber vários pedidos de pagamento, (com juros e já atingindo um valor de cerca de 35 euros), com intensidade redobrada, indicando que a "cobrança segue para contencioso"... Na altura, ainda em choque pela perda do meu marido e cansada da situação, fui efetuar este pagamento indevido para que não voltassem a lembrar-me do que sofri...( não possuo comprovativo, mudei de casa entretanto), durante algum tempo pararam, mas eis que em 29/12/2025, voltaram á carga com mais SMS. Já não sei que fazer para pararem de me recordar o que passei, eu e o meu filho, com o pai...

Encerrada
H. P.
23/04/2026

Fatura de Luz muito elevada

Exmos. Senhores, Boa tarde fui obrigada a meter fim ao meu contrato pois a empresa fechou por falta de recoursos tinha assinado um contrat de 5 anos e foi me cobrado 495 euros por saida anticipada a saber que a empresa fechou e nao tem meios de pagar esta fatura pedi que me fosse anulada a fatura pois nao meti fim ao contrato por mim mas sim por falta de recousos sera que me podiam ajudar ? Cumprimentos.

Encerrada
J. E.
23/04/2026

Cancelamento e mal tratada

Eu Jorcilene Gomes Emídio, procurava uma instituição de curso em modo semi presencial pedi informações a Master D, foi marcada ida presencial, com tudo fui informada que teria possibilidade de aulas totalmente online através da plataforma e também em modo que eu pretendia e deixei claro que eu queria modalidade semi presencial pois sentia confortável em ter aulas presenciais com o professor, e me foi dado o valor desta modalidade, paguei a matrícula, fizemos o processo inicial e paguei a primeira mensalidade também, quando descobri que não existem aulas presenciais e sim remotas, ou seja eu como aluna estaria na instituição mas o professor estaria remotamente através de vídeo conferência e no local teria pessoas a apoiar o estudo, mais o professor em si não estarei lá presencialmente, ou seja nada do que eu queria, então juntei o momento de financeiramente estar mal e com problemas de saúde grave na família, e juntamente com a insatisfação de ter sido enganada no momento da entrevista primeira onde nunca foi dito aulas somente remotas, e decidi cancelar o curso, enviei mensagem pela plataforma, uma senhora ligou-me com tom mal disposta dizendo que eu não poderia cancelar era obrigada a continuar o curso, eu disse não estou no meu melhor dia, tinha acabado de falecer um amigo, a senhora insistiu em tom desagradável comigo, levando a conversa para uma forma desagradável e senti-me destratada, disse a ela que por lei não sou obrigado a continuar a frequentar o curso, ela muito brutalmente disse não tens conhecimento da lei, pois é obrigada a continuar o curso pois tem um contrato e tudo em tom deselegante, mesmo dizendo que " peço desculpa mais hoje não é o melhor dia, estou num mal dia" , a senhora insistiu do outro lado com tom absolutamente desrespeitoso. Gostaria de resolver a situação civilizada mente e amigavelmente, pois além da situação financeira que estou passando por causa do problema grave de saúde familiar, tem também a questão de ter me sentido enganada na matrícula e não ser o tipo de modalidade do curso em que eu procurava.

Resolvida
S. B.
23/04/2026

Ikea contra sindicatos

Escrevo de forma direta porque a situação em Portugal já não pode ser ignorada. Existem vários relatos de colaboradores que apontam para obstáculos à organização sindical dentro da IKEA, com a perceção de que, na prática, não existe liberdade real para os trabalhadores se organizarem como a lei prevê. Este ponto é particularmente grave e está longe dos valores que a empresa diz defender. Para além disso, continuam a surgir queixas sobre práticas de gestão inadequadas por parte de algumas chefias, criando um ambiente de pressão, desmotivação e falta de confiança. A realidade é simples: estas denúncias não vão desaparecer por si. Vão continuar enquanto não houver mudanças concretas. E essas mudanças passam por: •     Garantir que os sindicatos podem atuar livremente, sem qualquer tipo de bloqueio ou condicionamento; •     Rever seriamente estruturas de liderança que estão na origem de muitas destas queixas; •     Saírem da Ikea direções e algumas más chefias  ,  •     Criar um ambiente onde os colaboradores possam falar sem medo de consequências. Enquanto estas condições não forem asseguradas — especialmente no que toca à liberdade sindical — as denúncias vão continuar. "  Acesso Sindical: Há denúncias de que os sindicatos têm acesso limitado ou restrito às lojas IKEA. Representação: Foi mencionada a existência de apenas uma delegada sindical para todas as lojas em Portugal, com relatos de que esta representação não atua efetivamente em defesa dos colaboradores. Vigilância: Relatos indicam pressões ou vigilância sobre trabalhadores que demonstram interesse ou apoio a atividades sindicais. Posição da IKEA: A empresa afirma, por um lado, ser a favor dos sindicatos, mas surgem reclamações de que as práticas no terreno contornam a atuação dos mesmos "

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.