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Reclamações recentes

L. M.
14/10/2025

Revestimento de anel Pandora deteriorado em 5 meses – garantia recusada

Exmos. Senhores, Adquiri um anel Pandora há cerca de 5 meses, no valor de 69 €, e, apesar de uso normal, o revestimento deteriorou-se significativamente. Contactei a marca, anexando a fatura, fotografias e referência ao Decreto-Lei n.º 84/2021, mas responderam-me que a garantia “não cobre o revestimento danificado”. No entanto, considero que esta situação constitui falta de conformidade, uma vez que um anel deste valor e tipo não deveria apresentar tal desgaste num período tão curto. As recomendações da marca (evitar contacto com água, cremes ou perfumes, ser a última peça a colocar e a primeira a retirar sempre ao chegar a casa) são de tal forma restritivas que tornam impossível um uso normal do artigo, contrariando a função própria de um anel. Assim, solicito a vossa intervenção no sentido de assegurar o cumprimento da garantia legal e o meu direito à reparação ou substituição do produto sem encargos. Envio em anexo a fotografia do produto, a minha reclamação e a resposta da Pandora. Com os melhores cumprimentos, LM.

Em curso
A. G.
02/10/2025

Produto dentro da garantia recusado pela Pandora

Recebi no Natal de 2024 um anel banhado a dourado da Pandora (com talão original). Em menos de um ano o anel perdeu a cor e ficou rosado, apesar de todos os cuidados: não é usado em banho, nem em atividades que o possam danificar, apenas em ocasiões especiais. Dirigi-me ao quiosque Pandora para acionar a garantia legal (DL 84/2021 – 3 anos), mas a funcionária recusou enviar o produto para análise, alegando “mau uso” sem qualquer avaliação técnica. A gerente também recusou, e dificultaram o acesso ao Livro de Reclamações, o que me impediu de registar a queixa no local. Peço a intervenção da DECO para que a Pandora seja obrigada a cumprir a garantia legal, procedendo à substituição ou reparação do anel sem custos. Documentos anexos: Fotografia do anel e do talão.

Em curso
B. O.
22/09/2025

Direito Garantia Recusado Sem Análise Técnica

Serviço pós-venda ridículo e vergonhoso!! Desloquei-me à loja no CC Marshopping Algarve com a intenção de enviar uma pulseira para reparação/avaliação técnica, comprada nessa mesma loja em Janeiro de 2025. Quando mostro o problema da pulseira à moça que me atendeu (o fecho da pulseira estava danificada e não fechava) ela vai directa à responsável da loja que se encontrava por trás de mim e a dita senhora faz o diagnóstico na hora! Segundo a mesma, o fecho danificou-se porque foi alvo de um puxão!! Garanti, como garanto as vezes que forem necessárias, que não houve qualquer puxão. Estava com a pulseira no pulso e a mesma abriu-se sem qualquer impacto ou puxão. O que tiveram para me dizer foi: lamentamos. Ou seja, não fizeram qualquer avaliação, não tiveram em conta o bom estado da pulseira que quase não é usada e decidiram que fui eu quem a estragou. Admiro a capacidade de conseguirem afirmar isso sendo que fizeram a avaliação a "olhómetro" e diagnóstico fechado com base em "achómetro" Ainda tiraram fotos ao fecho, segundo elas para registarem e anexarem à reclamação que preenchi no momento. Tenho gasto centenas de euros em anéis, comtas e brincos confiando na qualidade dos vossos produtos e serviço. Não se justifica!! Péssimo atendimento da responsável da loja e uma falta de profissionalismo gritante!! Enquanto me lembrar, nem mais um euro hei-de gastar na vossa marca!! VERGONHOSO Hoje recebo a seguinte resposta à minha reclamação apresentada à Pandora e que passo a transcrever: "Boa tarde, Sra. Bruna, Obrigado por contactar o departamento de atendimento ao cliente da PANDORA. Agradecemos a sua confiança nos nossos produtos e lamentamos o recente incidente com o seu artigo da PANDORA. Compreendemos que isto deva ter sido muito frustrante para si, e pedimos desculpa por qualquer inconveniente que tenha resultado desta situação. Gostaríamos de informar que a PANDORA dispõe de uma garantia legal de conformidade de 2 anos para produtos adquiridos até 31 de dezembro de 2021 e de 3 anos para os produtos adquiridos após esta data. Este prazo considera-se suficiente para a manifestação de qualquer falta de conformidade, caso em que, se se comprovar defeito de fabrico, o produto será substituído gratuitamente mediante a apresentação de um recibo de compra válido. Qualquer pedido de substituição, decorrido o período de garantia ou fora das condições da mesma, fica ao exclusivo critério da loja. O desgaste normal provocado pela utilização, danos acidentais, a oxidação ou embaciamento não estão cobertos pela garantia. Apesar de a legislação aplicável prever o direito dos consumidores à reparação de produtos que apresentem faltas de conformidade, a PANDORA disponibiliza, conforme a legislação em vigor, apenas a opção de substituição. Deste modo, todas as joias que apresentem um defeito de fabrico e que ainda estejam dentro da garantia serão substituídas por uma nova, com a devida apresentação do talão de compra. Informamos que, sem a apresentação do talão de compra válido, um caso de garantia não poderá ser ativado. No seu caso, como a sua joia não apresenta defeito de fábrica e como de momento não dispomos de serviço de reparação, lamentavelmente não temos como ajudá-la. Por tudo o que antecede, lamentamos profundamente esta situação e esperamos voltar a encontrá-lo em alguma das nossas lojas da Pandora. Aproveitamos a ocasião para agradecer a confiança depositada na nossa marca, assim como para lhe apresentar os nossos cordiais cumprimentos." Posto isto, e contrariando a lei em vigor, vejo a garantia do bem adquirido rejeitada (sem que o artigo tenha sido devidamente avaliado) com incumprimento da permissa: durante os 1os 2 anos, cabe ao prestador serviço/revendedor/fornecedor fazer prova do dano! Não aceito que uma vendedora faça ela mesma a análise ao artigo! Além de falta de formação para tal considero pouco ético e um conflito de interesse que claramente lesa o consumidor! Reclamo ainda o facto de não ser possível a reparação, nem nenhuma das 2 outras hipóteses disponíveis ao abrigo da lei, dado que a vendedora, friso uma vez mais, decide por autorecriação se artigo foi danificado por mau uso ou se efetivamente se trata de um defeito de fabrico. Bruna Oliveira

Encerrada
C. R.
29/08/2025

Falta de conformidade da joia adquirida

No dia 30 de março de 2025 adquiri um anel Pandora. Em 22 de abril de 2025, a peça teve de ser trocada devido a oxidação precoce. Em 25 de agosto de 2025, o anel substituído voltou a apresentar o mesmo problema. A loja recusou nova troca, alegando que se trata de oxidação natural, limitando-se a sugerir limpeza, apesar de a joia se encontrar dentro do prazo de garantia legal. Considero esta situação uma falta de conformidade, de acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2021, que prevê que defeitos manifestados no período de garantia presumem-se como existentes à data da entrega, obrigando o vendedor a reparação ou substituição sem custos para o consumidor. Solicito a intervenção da DECO para que a Pandora respeite os meus direitos enquanto consumidora e apresente uma solução definitiva, nomeadamente a substituição da peça por outra em conformidade.

Encerrada
C. V.
18/05/2025

Anel com 1 mês de uso e grande desgaste

Boa tarde, fiz uma comprar no dia 11/01/2025 de um anel de 119€ e usei o anel pouco mais de 1 mês começou apresentar sinais grandes de desgaste e desloquei-me a loja no dia 27/03/2025 o que me indicaram mandar email porque nada poderiam fazer em loja sem autorização. Em loja mesmo mandei o email com todas as fotos com o desgaste bem nítido e o que me responderam que é desgaste de uso e que é normal e não esta abrangido pela garantia. Mas um anel que é banhado a ouro e com 1 mês de uso ficar cinzento e com uma aparência horrível? Então não são peças verdadeiras? Porque eu tenho anéis da marca com anos que não apresentam esse desgaste nem perto, estou incrédula com a situação e a falta de resoluções. Atenciosamente

Encerrada

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