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Reembolso não recebido
Boa tarde, Venho por este meio efectuar uma reclamação contra a Universidade Lusiada de Lisboa, pois aguardo há mais de um mês pelo reembolso da taxa de candidatura referente a uma pós graduação que não iniciou como previsto. Seguem as datas e as fases do sucedido: 06/10 - Candidatei-me à Pós Graduação em Employee Experience Management efectuando o pagamento da taxa de candidatura no valor de 65€. Fui informada de que o curso iria ter inicio no dia 29/10. 20/10 - não tendo qualquer comunicação da parte da universidade, contactei a mesma para saber o estado da candidatura e se o curso iria iniciar. Nâo obtive resposta. 22/10 - Liguei à universidade e informaram-me que o curso não iria começar. 30/10 - Pedi o reembolso da taxa de candidatura 11/11 - Dirigi-me à secretaria da universidade e pedi novamente o reembolso. Informaram-me que iriam encaminhar o meu pedido para o departamento competente 14/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 18/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 19/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 20/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 24/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 26/11 - Novo reforço de pedido de reembolso, informando a universidade por email: "ser inacreditável esperar tanto tempo pelo reembolso e enfatizando de que o atendimento e o acompanhamento ao estudante/cliente deixa muito a desejar. Devido a este email, fui contactada pela universidade que me indicou iria proceder ao reembolso em breve. 02/12 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta Hoje é dia 03/12 e ainda não recebi o meu reembolso. Apesar de ter vontade de voltar a estudar, se o fizer, não será, de certeza nesta universidade. O acompanhamento ao candidato deixa realmente muito a desejar. Tendo isto em conta, nem quero imaginar o acompanhamento que fazem aos alunos.
Reclamação por recusa indevida de benefício protocolar — Universidade Lusófona
Exmo. Senhor(a), Solicito apoio da DECO PROteste para a seguinte situação: a Universidade Lusófona anuncia protocolo de desconto para militares e militarizados, mas ao solicitar o benefício foi-me exigido comprovativo de inscrição no CIOFE, requisito não previsto para militares do ativo conforme o texto oficial divulgado. Tal prática configura publicidade enganosa e cobrança indevida. Já recorri aos canais internos e reguladores (DGES, ASAE, Provedoria), sem resolução. Solicito orientação, apoio na mediação, e intervenção sempre que aplicável. Anexo cópias dos documentos, respostas recebidas e divulgação pública do protocolo. Com os melhores cumprimentos, Leandro do Nascimento Sousa Silva
A universidade não cumpre com a devolução dos emolumentos e minha candidatura não foi analisada.
Prezados, meu nome é Victor Bitencourt e venho através desta reclamação evidenciar que a universidade lusófona não realizou a devolutiva dos emolumentos pagos a instituição através das candidaturas de número 22521645 e 22521362, ambas as candidaturas foram realizadas no portal do candidato da universidade lusófona, entretanto para a minha surpresa a candidatura 22521362 foi invalidada, sendo pago um valor de 105,00 euros nesta candidatura, considerando os aspectos da candidatura eu formalmente através de email solicitei a devolução dos emolumentos pagos a esta candidatura, prosseguindo com a candidatura 22521645 sendo pago um valor de 400,00 euros a candidatura se encontra desde de o dia 11/07/2025 em estado incompleto, e a instituição não se propôs a analisar novamente a candidatura para efeitos de validação, anexei os documentos solicitados pela instituição entretanto até o presente momento a candidatura se encontra em estado incompleto e sem qualquer previsibilidade de análise, estou a mais de dois meses ( 11/07/2025) aguardando pela análise da candidatura 22521645 e até o presente momento não obtive um retorno proporcional da instituição, reitero que entrei em contato com a instituição através de inúmeros contatos e endereços eletrônicos, entretanto sem a devida proporcionalidade da minha requisição, tentei contato telefônico por meio do número +351 963 640 100 e por Whatsapp, entretanto não obtive retorno com relação a devolutiva dos emolumentos pagos a esta instituição. Reitero que sou estudante e tenho interesse de cursar um mestrado integrado, mas no atual momento necessito da devolução dos emolumentos de ambas as candidaturas para os efeitos de manutenção de minha subsistência, os emails foram enviados de maneira recorrente e sempre fui direcionado a enviar os documentos completos reforçadamente e inúmeras vezes mas sem qualquer previsibilidade do cumprimento, por isso solicito o cancelamento das candidaturas efetivas e a devolutiva dos emolumentos pagos a esta instituição, pois são valores significativos que foram pagos para efeitos de candidatura e investimento educacional, entretanto o que foi observado é a inércia da mesma para medidas resolutivas do caso. Nome Completo: Victor Hugo Silva Bitencourt de Oliveira Telefone de Contato: + 55(21) 99126-8661 Endereço eletrônico: victor.hugo.bitencourt@gmail.com CANDIDATURA 22521645 - CANDIDATURA INTERNACIONAL - VICTOR HUGO SILVA BITENCOURT DE OLIVEIRA VALOR PAGO: 400,00 EUROS DATA DA CANDIDATURA: 11/07/2025 ESTADO DA CANDIDATURA: INCOMPLETO ( SEM PREVISÃO DE CANCELAMENTO OU REVISÃO) CANDIDATURA 22521362 - CANDIDATURA MUDANÇA DE PAR/INSTITUCIONAL - VICTOR HUGO SILVA BITENCOURT DE OLIVEIRA VALOR PAGO: 105,00 EUROS DATA DA CANDIDATURA: 10/07/2025 ESTADO DA CANDIDATURA: INVÁLIDO As informações supracitadas se referem as candidaturas no portal do candidato, e que não tiveram devolutivas proporcionais por parte da instituição por nenhum meio de comunicação da instituição, nem por endereço eletrônico, nem por telefone e nem por qualquer outro meio de comunicação existente. Me sinto verdadeiramente lesado com essa ocorrência haja vista as expectativas construídas para cursar um mestrado integrado, o que compromete o nosso tempo e orçamento a longo prazo. Reitero que realizei inúmeras tentativas de contato amigáveis, mas a instituição não atende o número telefônico e não se propõe a orientar o estudante a obter informações adicionais a cerca da candidatura. Por isso solicito a transferência dos emolumentos para conta de minha titularidade, para efeitos de preservação do valor ( haja vista a incidência de IOF e outros impostos internacionais em meu país de residência para devolução em cartão de crédito, solicito transferência para conta da minha titularidade para efeitos de preservação do valor pago no ato das candidaturas) BANCO SANTANDER AGÊNCIA: 2972 CC: 03015596-1 PAYPAL: victor.hugo.bitencourt@gmail.com VALOR TOTAL: 505,00 EUROS Reitero que como consumidor tenho o pleno direito de requisitar o cancelamento destas candidaturas supracitadas, haja vista que se passaram meses e ocorreu inércia por parte da instituição, em anexo os comprovativos da candidatura.
Envio de Documentação ou Reembolso Imediato de Valores Pagos
Exmos. Senhores/as, Sou candidato ao Regime de Estudante Internacional na Universidade Lusófona, resido atualmente em Angola e me encontro a realizar o 1° ano da universidade cá, em Angola. Na procura de prosseguir as minhas atividades estudantis em Portugal, submeti a minha candidatura na Universidade Lusófona achando ser a melhor opção nos quesitos localização e ensino, por eu ser possuidor de residência em Braga e pela universidade lecionar o curso pretendido. E fui recentemente informado pela universidade que o exame de admissão é obrigatoriamente presencial, gerando uma confusão, como é possível um candidato estrangeiro que reside em Angola realizar um exame de admissão obrigatoriamente presencial sem possuir o respetivo visto?? Sendo que a informação que nos foi disponibilizada é que devemos realizar a apresentação dos documentos académicos e pessoais requisitados, e aguardar pela fatura para pagar a documentação necessária para que pudessemos dar entrada do respectivo visto junto ao Consulado Geral de Portugal em Luanda. Tem sido um processo demorado, frustrante, triste e desconfortável não só para mim como para os meus familiares que estão a fazer os possíveis para que isto aconteça. Sendo necessário recordar que foram realizados os pagamentos necessários e até excessivo por intermédio de erro por parte do sistema de gestão de candidaturas. Deste modo, solicito em formato de reclamação a Universidade Lusófona que emita uma fatura/nota de pagamento para a documentação necessária para poder dar entrada e obter o meu visto, para que possa realizar os determinados exames presenciais, ou reembolso imediato de todos os valores pagos. Lembrando que sou estudante do 1° ano universitário em Angola, mais precisamente Luanda, tendo realizado exames de admissão na mesma universidade em que realizo o 1° ano com sucesso, e possuo todos os meus documentos escolares reconhecidos em Portugal, sendo que um dos motivos da minha inscrição na Universidade Lusófona é facto de possuir uma residência em Braga. Caso não emitam a documentação necessária para que possa prosseguir para o processo de visto, queiram por favor fazer o reembolso de todos os valores pagos realizados para que possa prosseguir com a minha candidatura em uma outra universidade em Portugal. Cumprimentos.
Pedido de candidatura de reingresso há 2 meses sem resposta
Exmos. Senhores, No dia 05/08/2024, fiz um requerimento dentro do site de candidaturas que a Universidade Lusófona disponibiliza online, de uma candidatura de reingresso. Visto que sou uma ex-aluna da faculdade e havia parado há 1 ano de estudar por motivos de saúde pessoal. Esse pedido custou 100€ para ter a candidatura analisada. Desde então venho acompanhando pelo site, via e-mail e atendimento telefónico se havia alguma resposta para o meu pedido e até o momento a resposta é sempre a mesma: “tem mesmo de esperar “. Na tentativa de agilizar minimamente o processo, estive em contato presencial e via e-amil coma o secretariado e as coordenaodras do meus curso e as mesmas, por já me conhecerem, me ajudaram prontamente. A candidatura já está avaliada e, até o momento não me dão nenhuma resposta se já fui admitida, se não fui ou se já posso fazer a minha inscrição ou não. Saliento que as aulas deste ano 2024-25 começaram no dia 09/09/2024, logo já há um mes de aulas perdidas. Gostava de obter uma resposta efetiva, o mais rápido possível, para poder fazer logo a minha inscrição, não perder a minha vga e nem perder mais dias de aula. Cumprimentos.
Inscrição Anulada pela Universidade
Exmos. Senhores, Realizei a inscrição da candidatura de minha dependente CLARA FARIAS ANTONIO, através do site https://www.ulusofona.pt/candidaturas, no dia 24 de julho de 2024, com a orientação pof ligação telefônica de três dos funcionários desta instituição em que cada um apresentou uma possibilidade de solução da questão da documentação da minha filha, por não possuir tempo de residência legal igual ou superior a dois anos. Uma das funcionárias afirmou que com todos os comprovantes escolares que minha filha havia, evidenciando que mora a mais de dois anos em Portugal, a universidade entregaria um termo de honra a ser assinado por mim a fim de me responsabilizar pela veracidade dos fatos, mostrando que a Universidade estava a par dos documentos da minha dependente e ainda assim apresentou uma possibilidade real de solução. Um outro funcionário, solicitou que fossem anexados documentos que comprovassem a permanência da aluna por mais de 2 anos em Portugal, o que foi feito através dos comprovativos de matricula na escola secundária na qual concluiu o 11 e 12 ano. Foi solicitado juntamente a cópia do carimbo de entrada em Portugal existente no passaporte, que no ato da matricula devria ser levado presencialmente para comprovação. E por ultimo, a funcionária explicou que a Universidade Lusófona não validaria a candidatura por falta de documentos. Em nenhum momento a Universidade evidenciou o fato de a candidatura ser inválida em decorrência desta documentação em tramite com a propria Universidade, como poderá inclusive ser conferido por meio das gravações das chamadas telefônicas. Pois bem, como a anulação da inscrição se deu por iniciativa da instituição, entendemos que a Universidade tem a obrigação de devolver os montantes recebidos a título de candidatura referente ao curso que não funcionou. Neste caso, temos respaldo no artigo 8º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos – COFAC). Agradeço a compreensão e colaboração.
Reembolso não recebido
Exmos. Senhores, Conforme detalhado nos e-mails enviados, escrevo para solicitar assistência em relação a um reembolso que a Universidade Lusófona me deve desde abril, sem que até o momento tenham providenciado sequer uma data estimada para o mesmo. No final de abril, manifestei meu interesse em realizar um mestrado na instituição, que se encontrava com inscrições abertas. Para efetuar a inscrição, paguei o valor de 173 euros. No entanto, na semana seguinte, ao pesquisar mais detalhadamente sobre o curso, descobri que o mesmo não se encontrava mais disponível. Ao ligar para a universidade, confirmaram que as inscrições já estavam encerradas, embora no site ainda constassem como abertas, permitindo inclusive o pagamento da inscrição. Solicitei o reembolso por telefone e via e-mail e o mesmo foi confirmado devido ao erro da Instituição. Após responderem meu e-mail pedindo o comprovativo, enviado no dia 3 de maio, conforme os e-mails enviados, não forneceram qualquer data possível para o reembolso. Já estamos no dia 4 de junho e ainda não obtive qualquer resposta concreta. Telefonei várias vezes, inclusive hoje, pedido o contacto direto da área de finanças, que me foi negado. Sempre dizem que encaminharão para a área responsável e entrarão em contacto, mas as respostas são evasivas, e até agora não houve qualquer solução. Gostaria de saber quando irão realizar o reembolso. Cumprimentos,
Deram falsas informaçoes ao estudante
No mês de Março, fui até a Universidade Lusófona em Lisboa, para me informar em relação ao ingresso em um dos cursos (Mestrado Integrado em Ciencias Farmacêuticas) da Universidade. O atendente que me deu as informações na secretaria deu-as incorretamente, nas quais, confiando, fiz minha candidatura e paguei a taxa de 350,00.Após alguns dias, fui à Universidade novamente para saber se estava tudo confirmado, e outras duas senhoras me atenderam e disseram que a informação anterior não estava correta e devido a isso minha candidatura seria prejudicada. Elas me orientaram a cancelar a candidatura e pedir o reembolso, assim o fiz, no mesmo dia, porém não obtive resposta alguma da Universidade, a qual cancelou em seguida minha candidatura. A Universidade ligou-me a solicitar o meu IBAN e dados bancários para o reembolso, porém mandaram-me um e-mail recentemente a dizer que não iriam fazer o reembolso porque EU que pedi o cancelamento (sendo que foram eles que me recomendaram pedir o cancelamento e reembolso e além disso no email que envio peço explicitamente REEMBOLSO E CANCELAMENTO e não somente o cancelamento ).A informação dada que ocasionou toda a questão foi a de que poderia inscrever-me como estudante internacional sem a prova do Enem e que não havia diferença de prioridade nas vagas entre candidatos com e sem ENEM. Porém esta informação é falsa, existe uma grande diferença, e os candidatos com o ENEM têm prioridade sobre os demais. (as vagas são para estudantes com ENEM e SE sobrarem vagas desses estudantes, os outros podem tentar). Devido a isso, mesmo tendo feito o exame (ENEM), realizei a minha inscrição como internacional sem a prova, pois me informaram que não havia diferença.Além disso no segundo contato, UNIVERSIDADE recomendou me a cancelar e pedir reembolso, e agora dizem-me que não vão reembolsar porque eu pedi para cancelar.
Problema com mensalidade
Alego que, a universidade está me cobrando um valor indevido. Em fevereiro de 2023, cancelei minha matrícula no mestrado pela Universidade Lusófona, alegando que teria de voltar ao Brasil por 6 meses, por motivos de saúde. Tenho o documento que requere a anulação da minha inscrição nas unidades curriculares. Entretanto, a universidade tem me mandado todos os meses cobrança da matrícula, porém dizendo para desconsiderar se não for o meu caso. já no final de Agosto de 2023, recebi um e-mail a dizer que minha matrícula está suspensa por falta de pagamento, e ao entrar em contacto com a universidade, a mesma alega que minha matrícula não foi cancelada e tenho de pagar todos os meses que passaram.A cobrança de 6 mensalidades atrasadas afeta toda a minha organização financeira, que quanto imigrante gera muito transtorno, pois esse era um assunto encerrado em Fevereiro, quando anulei minha matrícula.
Matricula via titular de curso superior grupo Lusófona
Reclamação da minha esposa:No final da década de 90/2000 frequentei o curso de Engenharia Biotecnológica na ULHT, tendo desistido sem concluir o mesmo.No ano de 2006, por mudança de curso, ingresso no curso de Análises Clínicas, na Erisa, o qual concluo com sucesso em 2009. No princípio do mês de Junho de 2020 desloquei-me à Universidade Lusófona para obter informação sobre o reingresso no curso de Engenharia Biotecnológica. Ao falar com o técnico da secretaria, explico-lhe que as cadeiras às quais pretendo equivalência são não só as do curso de Engenharia Biotecnológica como também, ao curso de Análises Clínicas que completei na Erisa. Este técnico apresenta-me um documento para preencher, para actualização de dados, pede-me os dados do cartão de cidadão e informa-me, informa-me ainda que o curso de Engenharia Biotecnológica foi extinto e que devo aguardar por um contacto. Questiono sobre como posso saber das cadeiras que estão feitas no curso de Eng.ª Biotecnológica, este informa que no momento da matricula poderei aceder a esses dados (?)Recebo uma informação à posteriori, no dia 13 de Julho, onde indicam que terei que efectuar um novo registo online porque não é reingresso mas sim titular de curso superior do grupo Lusófona Fiz novo registo, pedi transição da taxa paga e ficou concluído. Fiquei a aguardar até à semana de 14 de Agosto, pois era a data em que saíam os resultados das candidaturas.Saíram os resultados: Apto para Seriação. Abro a página para a matrícula verifico que não há qualquer cadeira assinalada.Enviei sms e email para o serviço de informações info Lusofona e secretaria até que, a 24 de agosto desloco-me à secretaria e aí, uma outra técnica informa-me de como é o processo de equivalências na realidade. A 24 de agosto!Naquele momento, na secretaria, garantiram-me que iriam enviar o pedido de documentação para a Erisa e enviar para a secretaria de biotecnologia, pois a delegação de curso é que poderia admitir ou não as equivalências, mas que seria simples uma vez que era um procedimento interno.Informa-me também que, apenas podem dar início ao processo eu me matricular. Informo que a matrícula é relativamente cara e que, face à quantidade de informação e contra informação recebida preferia ter as equivalências assumidas para a mesma.Sou informada que, de acordo com os procedimentos tenho que me matricular e fi-lo.A secretaria ainda sugeriu de que me inscrevesse a uma qualquer cadeira para não deixar a matrícula em branco mas tomei a decisão de não me inscrever a nenhuma cadeira até que o processo estivesse completo, de qualquer modo as aulas começariam em Setembro e eu poderia esperar até Outubro, no pior dos cenários.Fiz inúmeros contactos para a secretaria, da secretaria informam-me que qualquer assunto de equivalências deve ser tratado com a secretaria de biotecnologia. Passo a tratar de todos os contactos com a secretaria de biotecnologia.No mês de Novembro envio vários emails a solicitar feedback, sem resposta até que, me ligam da secretaria de biotecnologia, ou no final de Novembro ou já em Dezembro, para dizer que está tudo igual. No dia 18 de Dezembro, liga-me da secretaria de alunos um novo interveniente, questiona-me por várias vezes onde fui buscar a minha informação e com um certo tom jocoso informa que este assunto não é tratado pela secretaria de curso, mas sim pela secretaria de alunos. Diz-me ainda que, pelo facto da secretaria da ERISA não estar a dar vazão ao pedido e como eu detinha os originais dos planos de estudo e certificado de habilitações, se eu poderia apresenta-los na secretaria. Eu dispus-me a fazê-lo. Primeiro enviei o certificado de habilitações por email e no dia 22 fui à secretaria apresentar os documentos. A senhora que me enviou o email não está lá, está confinada.Eu informo que fui apenas apresentar os documentos solicitados. O Técnico da secretaria informa que não esta a par do assunto, eu explico-lhe a situação inclusive já havia falado com este no princípio do processo.O técnico diz-me que posso deixar os documentos com ele mas informo que apenas os deixarei se ele me passar uma declaração de como recebeu os documentos. Os documentos são o certificado de habilitações, que me custou próximo de quatrocentros euros ( com o diploma) e o plano de estudos que me custou duzentos e quarenta euros.Eu estive sempre disponível para deixar a documentação contudo, este nível de incompetência processual fez-me ser extra cautelosa sendo que não tenho por hábito deixar estes seiscentos euros em lado algum sem garantias.O técnico informa que não tem um documento onde possa atestar que ficou com os documentos e ainda me sugere que eu vá tirar cópias do mesmo.No dia 26 de Janeiro faço um pedido à provedoria do aluno, da universidade, numa tentativa de ver a situação resolvida para, pelo menos, frequentar as cadeiras de segundo semestre que se iniciava no principio do mês de Fevereiro.A única resposta que obtive, com data de 28 de Janeiro foi um email tipo.A minha benevolência no processo foi em parte devido à compreensão da situação de pandemia que todos vivemos e que pode ter causado alguma resistência na condução do mesmo contudo não posso crer que em oito meses os serviços não se tenham adaptado e melhorado para um resposta conforme.Com esta reclamação pretendo que a situação seja averiguada a fim de ser melhorada, para que outro estudante não tenha que passar por este processo ignóbil e totalmente descarrilado: apregoam um produto que não podem oferecer: não podem oferecer um plano de equivalências de acordo com os prazos do Regulamento nº265/2019 artigo 12º.Estando o ano perdido, pretendo ser ressarcida de todos os valores de matrícula e proceder ao cancelamento da mesma.
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