Reclamações recentes

J. V.
07/03/2025

Envio de Documentação ou Reembolso Imediato de Valores Pagos

Exmos. Senhores/as, Sou candidato ao Regime de Estudante Internacional na Universidade Lusófona, resido atualmente em Angola e me encontro a realizar o 1° ano da universidade cá, em Angola. Na procura de prosseguir as minhas atividades estudantis em Portugal, submeti a minha candidatura na Universidade Lusófona achando ser a melhor opção nos quesitos localização e ensino, por eu ser possuidor de residência em Braga e pela universidade lecionar o curso pretendido. E fui recentemente informado pela universidade que o exame de admissão é obrigatoriamente presencial, gerando uma confusão, como é possível um candidato estrangeiro que reside em Angola realizar um exame de admissão obrigatoriamente presencial sem possuir o respetivo visto?? Sendo que a informação que nos foi disponibilizada é que devemos realizar a apresentação dos documentos académicos e pessoais requisitados, e aguardar pela fatura para pagar a documentação necessária para que pudessemos dar entrada do respectivo visto junto ao Consulado Geral de Portugal em Luanda. Tem sido um processo demorado, frustrante, triste e desconfortável não só para mim como para os meus familiares que estão a fazer os possíveis para que isto aconteça. Sendo necessário recordar que foram realizados os pagamentos necessários e até excessivo por intermédio de erro por parte do sistema de gestão de candidaturas. Deste modo, solicito em formato de reclamação a Universidade Lusófona que emita uma fatura/nota de pagamento para a documentação necessária para poder dar entrada e obter o meu visto, para que possa realizar os determinados exames presenciais, ou reembolso imediato de todos os valores pagos. Lembrando que sou estudante do 1° ano universitário em Angola, mais precisamente Luanda, tendo realizado exames de admissão na mesma universidade em que realizo o 1° ano com sucesso, e possuo todos os meus documentos escolares reconhecidos em Portugal, sendo que um dos motivos da minha inscrição na Universidade Lusófona é facto de possuir uma residência em Braga. Caso não emitam a documentação necessária para que possa prosseguir para o processo de visto, queiram por favor fazer o reembolso de todos os valores pagos realizados para que possa prosseguir com a minha candidatura em uma outra universidade em Portugal. Cumprimentos.

Encerrada
A. F.
06/10/2024

Pedido de candidatura de reingresso há 2 meses sem resposta

Exmos. Senhores, No dia 05/08/2024, fiz um requerimento dentro do site de candidaturas que a Universidade Lusófona disponibiliza online, de uma candidatura de reingresso. Visto que sou uma ex-aluna da faculdade e havia parado há 1 ano de estudar por motivos de saúde pessoal. Esse pedido custou 100€ para ter a candidatura analisada. Desde então venho acompanhando pelo site, via e-mail e atendimento telefónico se havia alguma resposta para o meu pedido e até o momento a resposta é sempre a mesma: “tem mesmo de esperar “. Na tentativa de agilizar minimamente o processo, estive em contato presencial e via e-amil coma o secretariado e as coordenaodras do meus curso e as mesmas, por já me conhecerem, me ajudaram prontamente. A candidatura já está avaliada e, até o momento não me dão nenhuma resposta se já fui admitida, se não fui ou se já posso fazer a minha inscrição ou não. Saliento que as aulas deste ano 2024-25 começaram no dia 09/09/2024, logo já há um mes de aulas perdidas. Gostava de obter uma resposta efetiva, o mais rápido possível, para poder fazer logo a minha inscrição, não perder a minha vga e nem perder mais dias de aula. Cumprimentos.

Encerrada
F. F.
31/07/2024

Inscrição Anulada pela Universidade

Exmos. Senhores, Realizei a inscrição da candidatura de minha dependente CLARA FARIAS ANTONIO, através do site https://www.ulusofona.pt/candidaturas, no dia 24 de julho de 2024, com a orientação pof ligação telefônica de três dos funcionários desta instituição em que cada um apresentou uma possibilidade de solução da questão da documentação da minha filha, por não possuir tempo de residência legal igual ou superior a dois anos. Uma das funcionárias afirmou que com todos os comprovantes escolares que minha filha havia, evidenciando que mora a mais de dois anos em Portugal, a universidade entregaria um termo de honra a ser assinado por mim a fim de me responsabilizar pela veracidade dos fatos, mostrando que a Universidade estava a par dos documentos da minha dependente e ainda assim apresentou uma possibilidade real de solução. Um outro funcionário, solicitou que fossem anexados documentos que comprovassem a permanência da aluna por mais de 2 anos em Portugal, o que foi feito através dos comprovativos de matricula na escola secundária na qual concluiu o 11 e 12 ano. Foi solicitado juntamente a cópia do carimbo de entrada em Portugal existente no passaporte, que no ato da matricula devria ser levado presencialmente para comprovação. E por ultimo, a funcionária explicou que a Universidade Lusófona não validaria a candidatura por falta de documentos. Em nenhum momento a Universidade evidenciou o fato de a candidatura ser inválida em decorrência desta documentação em tramite com a propria Universidade, como poderá inclusive ser conferido por meio das gravações das chamadas telefônicas. Pois bem, como a anulação da inscrição se deu por iniciativa da instituição, entendemos que a Universidade tem a obrigação de devolver os montantes recebidos a título de candidatura referente ao curso que não funcionou. Neste caso, temos respaldo no artigo 8º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos – COFAC). Agradeço a compreensão e colaboração.

Encerrada
C. B.
04/06/2024

Reembolso não recebido

Exmos. Senhores, Conforme detalhado nos e-mails enviados, escrevo para solicitar assistência em relação a um reembolso que a Universidade Lusófona me deve desde abril, sem que até o momento tenham providenciado sequer uma data estimada para o mesmo. No final de abril, manifestei meu interesse em realizar um mestrado na instituição, que se encontrava com inscrições abertas. Para efetuar a inscrição, paguei o valor de 173 euros. No entanto, na semana seguinte, ao pesquisar mais detalhadamente sobre o curso, descobri que o mesmo não se encontrava mais disponível. Ao ligar para a universidade, confirmaram que as inscrições já estavam encerradas, embora no site ainda constassem como abertas, permitindo inclusive o pagamento da inscrição. Solicitei o reembolso por telefone e via e-mail e o mesmo foi confirmado devido ao erro da Instituição. Após responderem meu e-mail pedindo o comprovativo, enviado no dia 3 de maio, conforme os e-mails enviados, não forneceram qualquer data possível para o reembolso. Já estamos no dia 4 de junho e ainda não obtive qualquer resposta concreta. Telefonei várias vezes, inclusive hoje, pedido o contacto direto da área de finanças, que me foi negado. Sempre dizem que encaminharão para a área responsável e entrarão em contacto, mas as respostas são evasivas, e até agora não houve qualquer solução. Gostaria de saber quando irão realizar o reembolso. Cumprimentos,

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
L. C.
23/04/2024

Deram falsas informaçoes ao estudante

No mês de Março, fui até a Universidade Lusófona em Lisboa, para me informar em relação ao ingresso em um dos cursos (Mestrado Integrado em Ciencias Farmacêuticas) da Universidade. O atendente que me deu as informações na secretaria deu-as incorretamente, nas quais, confiando, fiz minha candidatura e paguei a taxa de 350,00.Após alguns dias, fui à Universidade novamente para saber se estava tudo confirmado, e outras duas senhoras me atenderam e disseram que a informação anterior não estava correta e devido a isso minha candidatura seria prejudicada. Elas me orientaram a cancelar a candidatura e pedir o reembolso, assim o fiz, no mesmo dia, porém não obtive resposta alguma da Universidade, a qual cancelou em seguida minha candidatura. A Universidade ligou-me a solicitar o meu IBAN e dados bancários para o reembolso, porém mandaram-me um e-mail recentemente a dizer que não iriam fazer o reembolso porque EU que pedi o cancelamento (sendo que foram eles que me recomendaram pedir o cancelamento e reembolso e além disso no email que envio peço explicitamente REEMBOLSO E CANCELAMENTO e não somente o cancelamento ).A informação dada que ocasionou toda a questão foi a de que poderia inscrever-me como estudante internacional sem a prova do Enem e que não havia diferença de prioridade nas vagas entre candidatos com e sem ENEM. Porém esta informação é falsa, existe uma grande diferença, e os candidatos com o ENEM têm prioridade sobre os demais. (as vagas são para estudantes com ENEM e SE sobrarem vagas desses estudantes, os outros podem tentar). Devido a isso, mesmo tendo feito o exame (ENEM), realizei a minha inscrição como internacional sem a prova, pois me informaram que não havia diferença.Além disso no segundo contato, UNIVERSIDADE recomendou me a cancelar e pedir reembolso, e agora dizem-me que não vão reembolsar porque eu pedi para cancelar.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.