Reclamações recentes

I. D.
03/12/2025

Reembolso não recebido

Boa tarde, Venho por este meio efectuar uma reclamação contra a Universidade Lusiada de Lisboa, pois aguardo há mais de um mês pelo reembolso da taxa de candidatura referente a uma pós graduação que não iniciou como previsto. Seguem as datas e as fases do sucedido: 06/10 - Candidatei-me à Pós Graduação em Employee Experience Management efectuando o pagamento da taxa de candidatura no valor de 65€. Fui informada de que o curso iria ter inicio no dia 29/10. 20/10 - não tendo qualquer comunicação da parte da universidade, contactei a mesma para saber o estado da candidatura e se o curso iria iniciar. Nâo obtive resposta. 22/10 - Liguei à universidade e informaram-me que o curso não iria começar. 30/10 - Pedi o reembolso da taxa de candidatura 11/11 - Dirigi-me à secretaria da universidade e pedi novamente o reembolso. Informaram-me que iriam encaminhar o meu pedido para o departamento competente 14/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 18/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 19/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 20/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 24/11 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta 26/11 - Novo reforço de pedido de reembolso, informando a universidade por email: "ser inacreditável esperar tanto tempo pelo reembolso e enfatizando de que o atendimento e o acompanhamento ao estudante/cliente deixa muito a desejar. Devido a este email, fui contactada pela universidade que me indicou iria proceder ao reembolso em breve. 02/12 - Novo reforço de pedido de reembolso e não obtive resposta Hoje é dia 03/12 e ainda não recebi o meu reembolso. Apesar de ter vontade de voltar a estudar, se o fizer, não será, de certeza nesta universidade. O acompanhamento ao candidato deixa realmente muito a desejar. Tendo isto em conta, nem quero imaginar o acompanhamento que fazem aos alunos.

Em curso
L. N.
13/11/2025

Reclamação por recusa indevida de benefício protocolar — Universidade Lusófona

Exmo. Senhor(a), Solicito apoio da DECO PROteste para a seguinte situação: a Universidade Lusófona anuncia protocolo de desconto para militares e militarizados, mas ao solicitar o benefício foi-me exigido comprovativo de inscrição no CIOFE, requisito não previsto para militares do ativo conforme o texto oficial divulgado. Tal prática configura publicidade enganosa e cobrança indevida. Já recorri aos canais internos e reguladores (DGES, ASAE, Provedoria), sem resolução. Solicito orientação, apoio na mediação, e intervenção sempre que aplicável. Anexo cópias dos documentos, respostas recebidas e divulgação pública do protocolo. Com os melhores cumprimentos, Leandro do Nascimento Sousa Silva

Encerrada
C. V.
25/09/2025

A universidade não cumpre com a devolução dos emolumentos e minha candidatura não foi analisada.

Prezados, meu nome é Victor Bitencourt e venho através desta reclamação evidenciar que a universidade lusófona não realizou a devolutiva dos emolumentos pagos a instituição através das candidaturas de número 22521645 e 22521362, ambas as candidaturas foram realizadas no portal do candidato da universidade lusófona, entretanto para a minha surpresa a candidatura 22521362 foi invalidada, sendo pago um valor de 105,00 euros nesta candidatura, considerando os aspectos da candidatura eu formalmente através de email solicitei a devolução dos emolumentos pagos a esta candidatura, prosseguindo com a candidatura 22521645 sendo pago um valor de 400,00 euros a candidatura se encontra desde de o dia 11/07/2025 em estado incompleto, e a instituição não se propôs a analisar novamente a candidatura para efeitos de validação, anexei os documentos solicitados pela instituição entretanto até o presente momento a candidatura se encontra em estado incompleto e sem qualquer previsibilidade de análise, estou a mais de dois meses ( 11/07/2025) aguardando pela análise da candidatura 22521645 e até o presente momento não obtive um retorno proporcional da instituição, reitero que entrei em contato com a instituição através de inúmeros contatos e endereços eletrônicos, entretanto sem a devida proporcionalidade da minha requisição, tentei contato telefônico por meio do número +351 963 640 100 e por Whatsapp, entretanto não obtive retorno com relação a devolutiva dos emolumentos pagos a esta instituição. Reitero que sou estudante e tenho interesse de cursar um mestrado integrado, mas no atual momento necessito da devolução dos emolumentos de ambas as candidaturas para os efeitos de manutenção de minha subsistência, os emails foram enviados de maneira recorrente e sempre fui direcionado a enviar os documentos completos reforçadamente e inúmeras vezes mas sem qualquer previsibilidade do cumprimento, por isso solicito o cancelamento das candidaturas efetivas e a devolutiva dos emolumentos pagos a esta instituição, pois são valores significativos que foram pagos para efeitos de candidatura e investimento educacional, entretanto o que foi observado é a inércia da mesma para medidas resolutivas do caso. Nome Completo: Victor Hugo Silva Bitencourt de Oliveira Telefone de Contato: + 55(21) 99126-8661 Endereço eletrônico: victor.hugo.bitencourt@gmail.com CANDIDATURA 22521645 - CANDIDATURA INTERNACIONAL - VICTOR HUGO SILVA BITENCOURT DE OLIVEIRA VALOR PAGO: 400,00 EUROS DATA DA CANDIDATURA: 11/07/2025 ESTADO DA CANDIDATURA: INCOMPLETO ( SEM PREVISÃO DE CANCELAMENTO OU REVISÃO) CANDIDATURA 22521362 - CANDIDATURA MUDANÇA DE PAR/INSTITUCIONAL - VICTOR HUGO SILVA BITENCOURT DE OLIVEIRA VALOR PAGO: 105,00 EUROS DATA DA CANDIDATURA: 10/07/2025 ESTADO DA CANDIDATURA: INVÁLIDO As informações supracitadas se referem as candidaturas no portal do candidato, e que não tiveram devolutivas proporcionais por parte da instituição por nenhum meio de comunicação da instituição, nem por endereço eletrônico, nem por telefone e nem por qualquer outro meio de comunicação existente. Me sinto verdadeiramente lesado com essa ocorrência haja vista as expectativas construídas para cursar um mestrado integrado, o que compromete o nosso tempo e orçamento a longo prazo. Reitero que realizei inúmeras tentativas de contato amigáveis, mas a instituição não atende o número telefônico e não se propõe a orientar o estudante a obter informações adicionais a cerca da candidatura. Por isso solicito a transferência dos emolumentos para conta de minha titularidade, para efeitos de preservação do valor ( haja vista a incidência de IOF e outros impostos internacionais em meu país de residência para devolução em cartão de crédito, solicito transferência para conta da minha titularidade para efeitos de preservação do valor pago no ato das candidaturas) BANCO SANTANDER AGÊNCIA: 2972 CC: 03015596-1 PAYPAL: victor.hugo.bitencourt@gmail.com VALOR TOTAL: 505,00 EUROS Reitero que como consumidor tenho o pleno direito de requisitar o cancelamento destas candidaturas supracitadas, haja vista que se passaram meses e ocorreu inércia por parte da instituição, em anexo os comprovativos da candidatura.

Encerrada
J. V.
07/03/2025

Envio de Documentação ou Reembolso Imediato de Valores Pagos

Exmos. Senhores/as, Sou candidato ao Regime de Estudante Internacional na Universidade Lusófona, resido atualmente em Angola e me encontro a realizar o 1° ano da universidade cá, em Angola. Na procura de prosseguir as minhas atividades estudantis em Portugal, submeti a minha candidatura na Universidade Lusófona achando ser a melhor opção nos quesitos localização e ensino, por eu ser possuidor de residência em Braga e pela universidade lecionar o curso pretendido. E fui recentemente informado pela universidade que o exame de admissão é obrigatoriamente presencial, gerando uma confusão, como é possível um candidato estrangeiro que reside em Angola realizar um exame de admissão obrigatoriamente presencial sem possuir o respetivo visto?? Sendo que a informação que nos foi disponibilizada é que devemos realizar a apresentação dos documentos académicos e pessoais requisitados, e aguardar pela fatura para pagar a documentação necessária para que pudessemos dar entrada do respectivo visto junto ao Consulado Geral de Portugal em Luanda. Tem sido um processo demorado, frustrante, triste e desconfortável não só para mim como para os meus familiares que estão a fazer os possíveis para que isto aconteça. Sendo necessário recordar que foram realizados os pagamentos necessários e até excessivo por intermédio de erro por parte do sistema de gestão de candidaturas. Deste modo, solicito em formato de reclamação a Universidade Lusófona que emita uma fatura/nota de pagamento para a documentação necessária para poder dar entrada e obter o meu visto, para que possa realizar os determinados exames presenciais, ou reembolso imediato de todos os valores pagos. Lembrando que sou estudante do 1° ano universitário em Angola, mais precisamente Luanda, tendo realizado exames de admissão na mesma universidade em que realizo o 1° ano com sucesso, e possuo todos os meus documentos escolares reconhecidos em Portugal, sendo que um dos motivos da minha inscrição na Universidade Lusófona é facto de possuir uma residência em Braga. Caso não emitam a documentação necessária para que possa prosseguir para o processo de visto, queiram por favor fazer o reembolso de todos os valores pagos realizados para que possa prosseguir com a minha candidatura em uma outra universidade em Portugal. Cumprimentos.

Encerrada
A. F.
06/10/2024

Pedido de candidatura de reingresso há 2 meses sem resposta

Exmos. Senhores, No dia 05/08/2024, fiz um requerimento dentro do site de candidaturas que a Universidade Lusófona disponibiliza online, de uma candidatura de reingresso. Visto que sou uma ex-aluna da faculdade e havia parado há 1 ano de estudar por motivos de saúde pessoal. Esse pedido custou 100€ para ter a candidatura analisada. Desde então venho acompanhando pelo site, via e-mail e atendimento telefónico se havia alguma resposta para o meu pedido e até o momento a resposta é sempre a mesma: “tem mesmo de esperar “. Na tentativa de agilizar minimamente o processo, estive em contato presencial e via e-amil coma o secretariado e as coordenaodras do meus curso e as mesmas, por já me conhecerem, me ajudaram prontamente. A candidatura já está avaliada e, até o momento não me dão nenhuma resposta se já fui admitida, se não fui ou se já posso fazer a minha inscrição ou não. Saliento que as aulas deste ano 2024-25 começaram no dia 09/09/2024, logo já há um mes de aulas perdidas. Gostava de obter uma resposta efetiva, o mais rápido possível, para poder fazer logo a minha inscrição, não perder a minha vga e nem perder mais dias de aula. Cumprimentos.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.