back

Matricula via titular de curso superior grupo Lusófona

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

B. P.

Para: Universidade Lusófona

23/02/2021

Reclamação da minha esposa:No final da década de 90/2000 frequentei o curso de Engenharia Biotecnológica na ULHT, tendo desistido sem concluir o mesmo.No ano de 2006, por mudança de curso, ingresso no curso de Análises Clínicas, na Erisa, o qual concluo com sucesso em 2009. No princípio do mês de Junho de 2020 desloquei-me à Universidade Lusófona para obter informação sobre o reingresso no curso de Engenharia Biotecnológica. Ao falar com o técnico da secretaria, explico-lhe que as cadeiras às quais pretendo equivalência são não só as do curso de Engenharia Biotecnológica como também, ao curso de Análises Clínicas que completei na Erisa. Este técnico apresenta-me um documento para preencher, para actualização de dados, pede-me os dados do cartão de cidadão e informa-me, informa-me ainda que o curso de Engenharia Biotecnológica foi extinto e que devo aguardar por um contacto. Questiono sobre como posso saber das cadeiras que estão feitas no curso de Eng.ª Biotecnológica, este informa que no momento da matricula poderei aceder a esses dados (?)Recebo uma informação à posteriori, no dia 13 de Julho, onde indicam que terei que efectuar um novo registo online porque não é reingresso mas sim titular de curso superior do grupo Lusófona Fiz novo registo, pedi transição da taxa paga e ficou concluído. Fiquei a aguardar até à semana de 14 de Agosto, pois era a data em que saíam os resultados das candidaturas.Saíram os resultados: Apto para Seriação. Abro a página para a matrícula verifico que não há qualquer cadeira assinalada.Enviei sms e email para o serviço de informações info Lusofona e secretaria até que, a 24 de agosto desloco-me à secretaria e aí, uma outra técnica informa-me de como é o processo de equivalências na realidade. A 24 de agosto!Naquele momento, na secretaria, garantiram-me que iriam enviar o pedido de documentação para a Erisa e enviar para a secretaria de biotecnologia, pois a delegação de curso é que poderia admitir ou não as equivalências, mas que seria simples uma vez que era um procedimento interno.Informa-me também que, apenas podem dar início ao processo eu me matricular. Informo que a matrícula é relativamente cara e que, face à quantidade de informação e contra informação recebida preferia ter as equivalências assumidas para a mesma.Sou informada que, de acordo com os procedimentos tenho que me matricular e fi-lo.A secretaria ainda sugeriu de que me inscrevesse a uma qualquer cadeira para não deixar a matrícula em branco mas tomei a decisão de não me inscrever a nenhuma cadeira até que o processo estivesse completo, de qualquer modo as aulas começariam em Setembro e eu poderia esperar até Outubro, no pior dos cenários.Fiz inúmeros contactos para a secretaria, da secretaria informam-me que qualquer assunto de equivalências deve ser tratado com a secretaria de biotecnologia. Passo a tratar de todos os contactos com a secretaria de biotecnologia.No mês de Novembro envio vários emails a solicitar feedback, sem resposta até que, me ligam da secretaria de biotecnologia, ou no final de Novembro ou já em Dezembro, para dizer que está tudo igual. No dia 18 de Dezembro, liga-me da secretaria de alunos um novo interveniente, questiona-me por várias vezes onde fui buscar a minha informação e com um certo tom jocoso informa que este assunto não é tratado pela secretaria de curso, mas sim pela secretaria de alunos. Diz-me ainda que, pelo facto da secretaria da ERISA não estar a dar vazão ao pedido e como eu detinha os originais dos planos de estudo e certificado de habilitações, se eu poderia apresenta-los na secretaria. Eu dispus-me a fazê-lo. Primeiro enviei o certificado de habilitações por email e no dia 22 fui à secretaria apresentar os documentos. A senhora que me enviou o email não está lá, está confinada.Eu informo que fui apenas apresentar os documentos solicitados. O Técnico da secretaria informa que não esta a par do assunto, eu explico-lhe a situação inclusive já havia falado com este no princípio do processo.O técnico diz-me que posso deixar os documentos com ele mas informo que apenas os deixarei se ele me passar uma declaração de como recebeu os documentos. Os documentos são o certificado de habilitações, que me custou próximo de quatrocentros euros ( com o diploma) e o plano de estudos que me custou duzentos e quarenta euros.Eu estive sempre disponível para deixar a documentação contudo, este nível de incompetência processual fez-me ser extra cautelosa sendo que não tenho por hábito deixar estes seiscentos euros em lado algum sem garantias.O técnico informa que não tem um documento onde possa atestar que ficou com os documentos e ainda me sugere que eu vá tirar cópias do mesmo.No dia 26 de Janeiro faço um pedido à provedoria do aluno, da universidade, numa tentativa de ver a situação resolvida para, pelo menos, frequentar as cadeiras de segundo semestre que se iniciava no principio do mês de Fevereiro.A única resposta que obtive, com data de 28 de Janeiro foi um email tipo.A minha benevolência no processo foi em parte devido à compreensão da situação de pandemia que todos vivemos e que pode ter causado alguma resistência na condução do mesmo contudo não posso crer que em oito meses os serviços não se tenham adaptado e melhorado para um resposta conforme.Com esta reclamação pretendo que a situação seja averiguada a fim de ser melhorada, para que outro estudante não tenha que passar por este processo ignóbil e totalmente descarrilado: apregoam um produto que não podem oferecer: não podem oferecer um plano de equivalências de acordo com os prazos do Regulamento nº265/2019 artigo 12º.Estando o ano perdido, pretendo ser ressarcida de todos os valores de matrícula e proceder ao cancelamento da mesma.

Mensagens (1)

Universidade Lusófona

Para: B. P.

10/03/2021

Ex.mos. Srs,Agradecendo o Vosso contacto, e no seguimento de comunicações anteriores, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias esclarece eventuais dúvidas de forma direta com os seus estudantes ou interessados, recomendando-se para tal o contacto direto.Para além dos serviços que podem prestar os devidos esclarecimentos, e de acordo com o RJIES, a ULHT possui um Provedor do Estudante, que no âmbito da sua missão proporciona os esclarecimentos necessários, assim como as recomendações para a boa resolução de eventuais problemas identificados.Acresce, neste particular, que estando ausente da vossa missiva qualquer procuração forense, não temos como comprovar que representam o/a peticionário/a.Face ao exposto, recomendamos o contacto da aluno/aa com os Serviços da ULHT ou com a Provedoria do Estudante.Através dos seguintes contactos: info@ulusofona.pt provedor.aluno@ulusofona.ptCom os melhores cumprimentos,[ULHT]Diogo MateusProvedor do EstudanteUniversidade LusófonaCampo Grande, 3761749-024 Lisboa - PortugalTelf. 217 515 500Email: provedor.aluno@ulusofona.ptwww.ulusofona.pt[F] [TW] [IN] [Lusófona Verde]Os suportes comunicacionais da Universidade Lusófona são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos. escreveu no dia sexta, 5/03/2021 à(s) 18:46:


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.