Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
L. O.
03/11/2025

Calção não recebido

Prezados senhores da rentalcar eu e minha esposa Iryna Ferreira Agostinho alugamos um carro do dia 7 ao dia 13 de outubro com os matrícula BH64SB e até agora não recebemos o dinheiro do calção de volta espero q vocês possam resolver isso pra gente

Em curso
C. M.
21/05/2025

Prestação mau serviço

Exmos. Senhores, Esta Empresa presta um mau serviço ao consumidor. Para além de não ter sido informada de que era necessário pagar franquia de 1845€ com cartão de crédito, ainda me quiseram cobrar 40€ de taxa noturna por ter alugado viatura 30 min depois de encerrarem o balcão. Uma vez que não fui informada destas condições, não vinha preparada para concretizar o aluguer com sucesso. Procedi ao cancelamento imediatamente ao balcão e a empresa não se responsabilizou pelo sucedido! Depois de várias tentativas da minha parte, a explicar que não recebi essas informações contratuais, não autorizaram o reembolso de um serviço que NUNCA USUFRUÍ. Estava num sitio que não conhecia, carregada com malas, de noite e SEM VIATURA e por consequência, atraso no meu check in da estadia. Foi uma situação muito desconfortável, comecei logo mal a minha estadia e fiquei sem o meu dinheiro de um serviço que nunca usufrui. A equipa administrativa da SURPRICE foi extremamente inflexível, zero empática e alegaram sempre que as condições contratuais estavam no site e que eu consenti! A minha assinatura seja manuscrita seja digital, não se encontram em nenhum documento da SURPRICE e, nunca consenti tais condições (caso contrário lembrar-me-ia). O que me leva a pensar se estes contratos são sequer legais à lei portuguesa! Vou reclamar em todos os meios possíveis pois não é legal face aos direitos do consumidor. Não recomendo esta empresa a ninguém! Cumprimentos.

Encerrada
A. M.
23/01/2025

Reembolso não efetuado

Exmos. Senhores, Alugamos um carro e por volta de 30 minutos depois da saída da garagem houve um estouro no pneu dianteiro ao lado do motorista, o carro derrapou e saiu da estrada. Na inspeção de todos os pneus, ficou óbvio que os dois pneus dianteiros eram ilegais e me fizeram sair da estrada. Os dois pneus traseiros também eram quase ilegais. Tive que comprar dois pneus dianteiros e o profissional que concertou os pneusconcordou que eram ilegais e perigosos. (Documento em anexo) . No retorno para surpresa, explicamos a ocorrência e me garantiram que eu seria reembolsada pelos pneus. O profissional também verificou que os pneus estavam “virados” para obter o desgaste máximo, o que é ilegal! Os pneus estavam gastos na parte externa e interna dos pneus. Isso poderia ter sido muito sério e causado um grave acidente. Minha vida e do meu parceiro foram colocas em risco com esse carro. Aproveito para dizer que não houve nenhuma empatia dos funcionários. Diante do exposto solicito um pedido de desculpas e o reembolso. Cumprimentos.

Encerrada
A. T.
26/11/2024

LOCAÇÃO DE VEÍCULO SEM CONDIÇÃO DE USO

Exmos. Senhores, No dia 16/10, fiz uma reserva de aluguel de carro com a empresa eDreams, para o levantamento de um automóvel na locadora SURPRICE para o período de 18/10/2024 até 21/11/2024 ( 34 dias), conforme reserva realizada. No dia 18/10, no levantamento foi me oferecido um Fiat Panda vermelho de matrícula: AO 56 QF, e observei que o pneu dianteiro esquerdo (lado do motorista), estava com a calibragem muito baixa e avisei o funcionário sobre o fato. O mesmo se dirigiu até o automóvel e verificou no painel e informou que não havia nenhuma irregularidade, pois se houvesse, acenderia luz de avaria no painel. No dia 26/10, ao sair da residência do meu filho em Viana do Castelo por volta das 18h, o automóvel começou a falhar e perder a força, acendendo várias luzes de avaria no painel. Retornei de imediato para a residência do meu filho e liguei para acionar serviço de reboque, pois não podía ficar com o automóvel daquele jeito. O serviço de reboque Rochacar, chegou por volta das 20h (conforme a nota de prestação de serviço), verificou o veículo e constatou que o mesmo estava com avaria na parte elétrica e informou que não poderia levar o veiculo no reboque pois o mesmo estava funcionando ainda e disse que eu devería levar o carro no dia seguinte na locadora , para que fizessem a troca, pois as luzes no painel ainda continuavam acesas. Dia 27/10 (domingo), saí de Viana de Castelo e fui até a locadora no Porto, para informar o ocorrido e solicitar a troca do veículo pois não me sentia seguro com estas condições ocorridas. Gastei combustível e portagem até la. O funcionário verificou o ocorrido e notou que as luzes apagaram e informou que poderia ser um mau contato na parte elétrica. Perguntei da possibilidade de trocar por outro veículo, pois não queria correr o risco de ficar parado na autoestrada. Ele disse que se quisesse pegar outro veículo, eu teria que pagar mais 1.600 euros de caução, pois seria outro contrato e por ser domingo não tinha mecânico para verificar o problema. O funcionário, que não era mecânico, disse que eu poderia ficar com o mesmo veículo e que se houvesse algum sinistro, era só ligar para eles que iriam providenciar um reboque. Saí decepcionado da locadora pelo atendimento que recebi. Dia 16/11, me desloquei até Viana do Castelo, na residência do meu filho e por volta das 22 horas quando fui até o veiculo para retornar para minha residência, verifiquei que o pneu estava murcho ( o mesmo pneu dianteiro esquerdo que notei quando levantei o veiculo). Em nenhum momento apareceu luz de avaria no painel , avisando sobre o pneu baixo. Liguei para pedir a troca do pneu e informar que a luz da seta também estava avariada e recebi uma mensagem que iriam entrar em contato em breve, mas não retornaram. Insisti na ligação e não atenderam mais. Aguardei até meia noite e como não deram nenhum retorno sobre a assistência e muito menos sobre o taxi para que eu voltasse para minha residência, precisei voltar de Uber ( outra despesa de mais 38 euros), até minha residência em Braga,pois não tinha como dormir na casa de meu filho. No dia 17/11, logo pela manhã, entrei em contato novamente com a locadora e informaram que eu não tinha seguro para reparo de pneu e que deveria arcar com as despesas da troca . Fui tentar colocar o liquido vedante no pneu para vedar qualquer furo e poder levar até uma oficina para que consertassem o pneu. Para minha surpresa , o Kit de reparação do pneu não estava funcionando e isto é muito grave pois é passível de multa, caso fossemos parado pela polícia. Liguei novamente para a seguradora e informei o problema. Enviaram um reboque (Autochapinhas) e o mecânico rebocou o carro até um posto de combustível para tentar usar o ar compressor e resolver o problema, mas também não funcionou. Para minha surpresa, observamos ( eu e o mecânico) que o pneu estava careca e com os arames aparecendo ( conforme foto que tiramos do pneu) e por este motivo não era possível colocar o ar no pneu. O reboque levou o carro para o patio e disse que encaminharia para a locadora no dia seguinte, pois era domingo. Fiquei indignado com a situação, pois estava rodando na autoestrada com os pneus careca e muito desgastados e colocando em risco a vida da minha família, incluindo um bebê de 2 anos. No dia 18/11, tentei ligar na locadora para saber se o veículo já estava lá , mas sem sucesso, pois ninguém atendeu o telefone. Liguei na Seguradora e eles também não sabiam informar nada. Liguei no Reboque (AutoChapinhas) por volta das 9h20 e disseram que estavam aguardando a morada para onde deveriam levar o veículo e até o momento não tinham recebido nenhum contato. Desta forma, resolvi me deslocar novamente até a Locadora no Porto, gerando mais gastos de combustível e portagem, para tentar resolver a situação desta locação. Chegamos na locadora por volta das 11h15 e explicamos a situação. Fui informado de que não poderiam dar baixa na caução, pois o veículo não estava lá. Apenas, a funcionária Sara, fez o registo da situação no sistema e disse que havia encaminhado a foto do pneu para o gestor responsável. Para minha surpresa, liguei novamente no Reboque Autochapinhas , onde o veículo estava estacionado desde o dia 17/11 e fui informada que por volta das 10h da manhã , duas pessoas chegaram com um pneu , fizeram a troca e levaram o veículo embora para a locadora . Pensamos que o veículo seria transportado via reboque e não conduzido por outra pessoa, pois o veículo estava na minha responsabilidade . Estávamos as 11h30, na locadora Surprice e nenhum momento nos falaram que já tinham recolhido o veículo, somente nos informaram que o gestor da frota iria informar o Reboque sobre o local de entrega e não sabiam informar o horário e a data que o veículo estaria lá, para que eu pudesse dar baixa no processo de locação, uma vez que eu não quis mais outro veiculo reserva até o dia 21/11, devido aos transtornos e insatisfação que este veículo me causou. Se o veículo já estava lá, porque não fizeram a quitação na hora ? Não consigo ligar para locadora . Ninguém atende o telefone . Com tudo isso, solicito um reembolso de todas as despesas causadas por esta locação ( gastos de combustível com outro veículo para deslocamento até a locadora por duas vezes, gastos de portagem e taxi, cancelamento de compromissos sociais, entre outros...) inclusive o desconto dos 5 dias de não utilização do veículo. Saliento que a data de entrega do automóvel deveria ser 21/11 e sendo assim, fiquei sem o veículo por 5 dias. Fiz esta reclamação na locadora enviando um e-mail explicando toda a situação e náo obtive nenhum retorno.

Encerrada
C. F.
26/11/2024

Reembolso não realizado

Exmos. Senhores, Venho por este meio reclamar do serviço prestado uma vez que após realizarmos a reserva e o pagamento de uma taxa de confirmação online no valor de cerca de 80€ com um cartão de débito, ao chegar ao stand foi-nos impossível prosseguir com o processo de aluguer por não possuirmos cartão de crédito. Aquando essa situação, os funcionários deram-nos um "cancellation report" que nos permitiria obter um reembolso do montante pago inicialmente. Após inumeras tentativas de contacto, nunca obtivemos qualquer tipo de resposta por parte da empresa e, como tal, qualquer tipo de reembolso. Cumprimentos.

Resolvida
E. M.
27/08/2024

Cobrança indevida por atraso na retirada da viatura

Prezados, Realizei uma reserva de viatura através da agência ArgusCarHire.com, para retirada em Lisboa em 13/08/24 na locadora SurPrice Car Lisboa. Eram 6 diárias e um valor total de 131,90 euros. A previsão de retirada do veículo era prevista para as12:00 h, porém houve um atraso na retirada de cerca de 2:30 h. Ao chegar ao balcão, o atendente me informou que devido a um atraso superior a 2 horas, o carro que eu havia reservado já havia sido disponibilizado a outro cliente e que não tinham outro carro disponível, exceto uma viatura de categoria "premium" que me custaria 70 euros adicionais por diária. Não houve nenhuma flexibilização por parte da locadora. Ao contatar a agência ArgusCarhire, também me informaram que nada poderiam fazer. Apesar de eu já ter pago toda a quantia antecipadamente, devido ao meu atraso, eu perdi todo o dinheiro da reserva, não tendo direito a qualquer tipo de reembolso. Entendo que meus direitos como consumidor foram feridos, neste caso, conforme argumentação abaixo: a) De acordo com as políticas de cancelamento e não comparência da empresa, consiste em não comparência: (..) "2- Não levantou o automóvel da data e hora acordadas selecionadas sem notificar a nossa equipa de apoio ao cliente sobre um eventual atraso antes da hora de levantamento" (...) "No caso da ocorrência de qualquer das razões acima, não receberá reembolsos" Fato: a informação de que o atraso superior a 2 horas ensejaria em descumprimento contratual não estava clara na hora da contratação ou nas cláusulas contratuais. A política da empresa fala em um "eventual atraso", porém não especifica de quanto tempo seria este atraso, contrariando a legislação europeia de proteção dos consumidores garante que os consumidores têm direito a receber informações claras e compreensíveis sobre os produtos e serviços que adquirem na UE. Ao não especificar quanto tempo seria considerado atraso, fica o consumidor desprotegido nesta relação. Da mesma forma que o atendente me informou, sem apresentar nenhuma confirmação por escrito, de que as normas da empresa consideram que atrasos superiores a 2 horas não dão garantem o cumprimento da reserva, eu poderia ter o serviço negado se o atraso fosse superior a 1 hora, 30 minutos, 10 minutos. Eu fui penalizado por uma "norma da empresa" que não foi me informado por escrito em momento algum. Diferente de outras empresas em que o tempo considerado como atraso é informado no momento da contratação. b) Adicionalmente, a cláusula de retenção integral do valor pago por atraso na retirada é abusiva. Não tenho certeza de como tal problema seria tratado na legislação europeia e/ou portuguesa. Na legislação brasileira, por exemplo, em casos semelhantes a cláusula foi considerada nula, em diversos julgamentos. Colo abaixo trecho de sentença judicial de caso semelhante: "TJ-DF – XXXXX20198070016 DF XXXXX-33.2019.8.07.0016 Ementa CONSUMIDOR. LOCAÇÃO DE VEÍCULO - RESERVA PRÉ-PAGA - ATRASO PARA RETIRADA DO VEÍCULO - CLAUSULA DE NO SHOW - ABUSIVIDADE. RETENÇÃO INTEGRAL DO VALOR PAGO - NULIDADE, VEÍCULO NÃO DISPONIBILIZADO - DANOS MORAIS CARACTERIZADOS. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. 1. O fornecedor de serviços responde independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos, salvo quando comprovada a culpa exclusiva do consumidor (art. 14, § 3° , II , CDC). 2. In casu, o autor realizou a reserva de locação de veiculo por quatro dias, na modalidade pre-paga, com retirada prevista para 30/12/2018 às 12 horas e devolução em 03/01/2019, pagando o valor total de R$ 919,80. Ao comparecer à locadora com duas horas de atraso foi informado de que o automovel não se encontrava disponível e não havia outro para substituí-lo. Entretanto, a quantia paga antecipadamente pela reserva não seria reembolsada. 3. Verifica-se na confirmação de reserva XXXXX. enviada para o e-mail do autor a existência de clausula contratual estabelecendo o prazo de tolerância de uma hora após o horário previsto para a retirada do veículo, sendo que, passado esse período sem que o locatário tenha comparecido à loja ou entrado em contato, a reserva cai na categoria “No Show”, e o veículo poderá não estar mais disponível. ID XXXXX). 4. Entretanto, trata-se de reserva pré-paga, na qual o consumidor quitou antecipadamente todo o período de locação do veículo, não se comparando a mera reserva. No caso, apesar de ser razoável a previsão de horário para retirada do veículo para fins organizacionais e administrativos da locadora, o atraso para retirada do veículo em nada afeta o cumprimento do contrato pela empresa ré, visto ter sido quitado antecipadamente pelo consumidor. Dessa forma, considera se abusiva a cláusula de contrato de locação na modalidade pré-pago que prevê a rescisão unilateral do contrato e indisponibilidade do veículo em razão do no show, porque estabelece obrigação iniqua, que coloca o consumidor em desvantagem exagerada e por lhe impor sanção excessivamente onerosa (art. 51, IV, e parágafo 1°, III). 5. Também é nula a cláusula contratual relativa ao fornecimento de produtos e serviços que subtraia ao consumidor a opção de reembolso da quantia já paga, nos casos previstos neste código (art. 51, II, CDC). 6. Dessa forma, a cláusula que determina a retenção integral do valor pago da reserva no caso de não comparecimento do cliente para retirada do veículo na data e em até uma hora após o horário reservado é abusiva e, por consequência, nula (ID XXXXX - Pág. 3). Além da abusividade da cláusula, não se verifica qualquer prejuízo sofrido pela requerida, uma vez que o veículo fora locado a terceiro em virtude do aludido atraso do consumidor. 7. Diante do comparecimento do autor para a retirada do veículo e da negativa de cumprimento da obrigação pela parte ré, faz-se necessária a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuizo de eventuais perdas e danos (art. 20, 11, CDC). "

Encerrada
N. S.
20/07/2024

Modus Operandi Fraudulento

Exmos. Senhores, Ao entregar um veículo, que me tinha sido entregue 6 dias antes, sem que este fosse o caso reservado, reservei um SUV, recebi um BMW Sedan, na reserva, ainda molhado, o que não permitiu verificar os danos no veículo, algo que o funcionario concordou. No dia 20/7, ao entregar o veículo, foi-me coarcisavamente cobrado uma taxa adicional por uma amolgadela que eu não tinha feito. Quando alertei para o facto que nem eles conseguiam verificar o carro quando me entregaram, disseram-me que era da minha responsabilidade tirar fotografias ao carro. Insisti que havia uma forte probabilidade da amolgadela já estar ali quando me entregaram o carro e não ser visível porque este ainda estava molhado, mas assumiram que aquele era o modus operandi da empresa. Mais evidente se tornou, quando, na altura em que eu entregava o carro, outras 3 pessoas estavam a queixar-se da mesma situação, uma delas, inclusive chamou a polícia, e um dos funcionários até se riu a dizer que a policia já tinha vindo ali tantas vezes e que de certeza que não vinha outra vez porque não faziam nada. Resumindo, o procedimento habitual desta empresa, é entregar carros, sem todas as amolgadelas identificadas, para depois poder cobrar taxas adicionais. Isto é fraude, e a empresa e os seus funcionários são cumplices numa burla reiterada. Basta pesquisar e no Google encontramos dezenas de comentários recentes de clientes a queixarem-se do mesmo. Como é possível isto ser permitido num estado de direito? Cumprimentos.

Encerrada
L. M.
12/07/2024

Reembolso da cauçao em falta

Bom dia eu venho por este meio fazer uma reclamaçao por ainda nao ter recebido o reembolso da cauçao. A minha namorada fez uma reserva de uma viatura com a SURPRICE car rentals, entre os dias 27-06-24 e 01-07-24. Antes de ter a viatura tivemos de deixar uma cauçao de 400 euros, que nos seriam devolvidos na entrega da mesma. No dia 1 de julho, entregamos o veiculo , ao fazer o check-out estava tudo bem, nada a assinalar, disseram-nos que a cauçao seria devolvida num prazo ate 72h, ja se passaram mais de 2 semanas e nada. Apenas queremos reaver o que nos pertence.

Encerrada
J. M.
14/05/2024

Fraude, Roubo, Utilização indevida do cartão de crédito

Esta empresa não é uma empresa de aluguer de automóveis mas sim uma empresa de extorsão de dinheiro aos clientes. Sem autorização da minha parte, utilizaram os dados do meu cartão de crédito para roubar 1.048€ do meu cartão de crédito. Atenção que não utilizaram a caução, porque esta já estava cancelada, mas sim utilizaram os dados do cartão para tirar dinheiro ao cliente. Já fiz participação às entidades judiciais e ao Banco emissor do cartão para ser ressarcido dos danos materiais causados. Na altura da entrega da viatura pedi cópia dos contratos de aluguer anteriores (porque acredito cobraram o mesmo suposto dano a outros clientes) bem como pedi imagens da viatura que comprovadamente justificassem que o dano foi causado durante o período do meu aluguer, o que me foi negado, e sem justificação debitam o cartão com os meus dados. Esta empresa age de má fé e tem uma atitude premeditada de inventar danos para os cobrar de forma sucessiva a vários cliente. É uma autêntica fraude de extorsão de dinheiro. A empresa denomina-se Surprice Car Rentals / International Car, situada na Rua Américo de Jesus Fernandes (perto da Av. de Berlim) em Lisboa com NIF 515333913.

Encerrada
A. P.
29/02/2024

Cobrança de arranhão inexistente

Aluguei um veículo na empresa Surprice Car Rentals/By International II, S.A., nº da apólice SC2928031, na data de 23/02/2023, a ser devolvido na data de 26/02/2023, sendo que no ato da devolução fomos surpreendidos pelos encarregados pelo recebimento do veículo de que haveria um pequeno arranhado na roda traseira do lado direito, praticamente imperceptível, e que disseram que não constava quando do nosso levantamento do veículo, não causado porém por nós, e que decerto já constava. Importante consignar que não foi a primeira que isso ocorreu, apesar que de outra vez foi com outra locadora, o que denota que tal prática vem sendo realizada pelas empresas de locação nos arredores do aeroporto de Lisboa, o que nos afigura um tipo de golpe (burla) praticado em face das pessoas que alugam veículos e que não pagam o excessivo valor do seguro que oferecem. No caso em questão inclusive recebemos via -mail fatura da empresa informando o débito no cartão no valor de 64 Euros, que dizem ser taxa de administração, mais 209,10 Euros por danos que alegam e fazem questão de discriminar e que teria existido na roda Jantes de liga leve e pasmen (< 3 cm), ou seja, menor que 3cm, conforme mesmo informam, ou seja, simplesmente a prática de uma burla de 273,10 Euros, no qual requeremos seja devolvido. Importante registrar que tal ação é constantemente praticada, e que inclusive vem aumentando, como podemos ver dessa notícia no RTP NOTÍCIAS: https://www.rtp.pt/noticias/economia/centenas-de-euros-empresas-de-aluguer-de-veiculos-cobram-falsos-danos_v1482935, no que basta uma simples busca pela internet que certamente outras dezenas de relatos do mesmo tipo ser encontrado.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.