back

Cobrança de arranhão inexistente

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. P.

Para: Surprice Car Rentals

29/02/2024

Aluguei um veículo na empresa Surprice Car Rentals/By International II, S.A., nº da apólice SC2928031, na data de 23/02/2023, a ser devolvido na data de 26/02/2023, sendo que no ato da devolução fomos surpreendidos pelos encarregados pelo recebimento do veículo de que haveria um pequeno arranhado na roda traseira do lado direito, praticamente imperceptível, e que disseram que não constava quando do nosso levantamento do veículo, não causado porém por nós, e que decerto já constava. Importante consignar que não foi a primeira que isso ocorreu, apesar que de outra vez foi com outra locadora, o que denota que tal prática vem sendo realizada pelas empresas de locação nos arredores do aeroporto de Lisboa, o que nos afigura um tipo de golpe (burla) praticado em face das pessoas que alugam veículos e que não pagam o excessivo valor do seguro que oferecem. No caso em questão inclusive recebemos via -mail fatura da empresa informando o débito no cartão no valor de 64 Euros, que dizem ser taxa de administração, mais 209,10 Euros por danos que alegam e fazem questão de discriminar e que teria existido na roda Jantes de liga leve e pasmen (< 3 cm), ou seja, menor que 3cm, conforme mesmo informam, ou seja, simplesmente a prática de uma burla de 273,10 Euros, no qual requeremos seja devolvido. Importante registrar que tal ação é constantemente praticada, e que inclusive vem aumentando, como podemos ver dessa notícia no RTP NOTÍCIAS: https://www.rtp.pt/noticias/economia/centenas-de-euros-empresas-de-aluguer-de-veiculos-cobram-falsos-danos_v1482935, no que basta uma simples busca pela internet que certamente outras dezenas de relatos do mesmo tipo ser encontrado.

Mensagens (4)

Surprice Car Rentals

Para: A. P.

27/02/2024

Cara(o)  Reclamacao,   O seu pedido de suporte foi registado com  sucesso. Iremos analisar o mesmo e enviaremos uma resposta o mais breve possível. Obrigado

Surprice Car Rentals

Para: A. P.

29/02/2024

Exmos. Senhores,Acusamos a presente Reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder:Todas as viaturas são devidamente verificadasinspecionadas antes de serem entregues ao cliente e na presença do mesmo.Conforme as nossas condições gerais e como é do conhecimento dos clientes, todos os novos danos são da responsabilidade do cliente. De acordo com o contrato devidamente assinado, em anexo, o locatário é responsável por qualquer situação que ocorra enquanto a viatura está à sua responsabilidade.Aproveitamos, ainda, a oportunidade para esclarecer V. Exas. que a transação em causa foi feita nos termos e ao abrigo do estabelecido na Cláusula 6.ª, alínea 2), das Condições Gerais do Contrato de Aluguer, por estarem em causa danos e prejuízos provocados no veículo, encontrando-se a International Car II, S.A. devidamente habilitada e autorizada pelo Cliente para o efeito.A transação em apreço, fundou-se na verificação da superveniente existência de danos no veículo objeto do contrato de aluguer, inexistentes no momento em que o mesmo foi entregue ao cliente. Tratam-se por isso de danos ocorridos, durante o período de tempo em que o veículo esteve na posse do Sr. Alessandro da Costa Pinto, devem nos termos do contrato celebrado por ele ser assumidos.Em conclusão mediante o previamente exposto, apenas agimos em concordância e o valor do dano cobrado está de acordo com a tabela de danos disponibilizada a todos os clientes no início de aluguer, onde constam os valores aplicáveis em caso de danos (em anexo assinada).Junto se anexa cópia da documentação relativa ao contrato de aluguer e fotografia do dano. Renovando a nossa disponibilidade para a prestação dos esclarecimentos que julgue necessários, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.Kindest Regards, 105445:2349450

A. P.

Para: Surprice Car Rentals

29/02/2024

Primeiramente gostaríamos de parabenizar a DECOPROTeste por esse importante serviço prestado à comunidade. O simples fato da empresa responder à reclamação, em que pese não querer assumir a responsabilidade, já demonstra a grande utilidade desse serviço para todos aqueles consumidores que se sentem lesados.E o assunto tratado é de certa forma grave, que diante da impunidade vem a cada dia aumentando, conforme inclusive consta da reportagem da RTP NOTÍCIAS que trouxemos na reclamação, em que diz: "Há empresas de aluguer de carros que estão a cobrar falsos danos. Ouvimos relatos de clientes a quem foram retirados centenas de euros. Uma cobrança executada através do cartão de crédito, uma condição muitas vezes exigida como caução. As denúncias têm aumentado, a Direção-geral do consumidor avança que só nos primeiros três meses do ano as queixas mais do que duplicaram, em relação ao ano passado."Sendo assim, de grande utilidade a ajuda da DECOPROTeste no sentido de tentar erradicar esse problema, até pelo fato de ser a imagem do próprio país, formado por pessoas honestas, que está em questão, mesmo porque a grande maioria dos lesados são formados por estrangeiros.Não se trata portanto apenas de ressarcimento, o qual a Empresa já deixou claro que não irá devolver, mas sim tentar contribuir para que outros consumidores também não sejam enganados.E só para tentar resumir o modus operandi dessas empresas em relação ao fato narrado, de certa forma criminoso, até por trabalharmos com advocacia criminal e conhecermos um pouco dessas mentes, a escolha da vítima geralmente é estrangeira, que não teria tempo nem disposição para impugnar o ato, além de que os valores não são tão altos, de forma que não valha à pena a tentativa de reaver, a exemplo do nosso caso de cerca de 300 euros, apesar de que, em vista da impunidade, até os próprios portugueses por vezes também são lesados, como podemos ver na reportagem citada.Já o dano que apontam seria o mais imperceptível possível, como no presente caso em que sequer se constrangeram em trazer a foto da roda com o arranhão cobrado de menos que 3cm. Porém também inserem arranhões nas outras rodas, que também poderia ser na lataria, sendo que na presente situação havia mais dois arranhões, e até mesmo maiores, nas demais rodas, como mostram as fotos que trouxemos em anexo, pelo que, caso o cliente porventura constate o arranhão em uma roda quando do levantamento do veículo, rapidamente informam que já foi anotado e mostram que foi riscado na foto do carro, constante do papel a ser assinado, de forma que o cliente logicamente não iria reparar que havia arranhão em três rodas, mas que marcaram apenas ter apenas em duas. Está assim dado o golpe.Portanto, não somente a DECOPROTeste precisa ajudar a extirpar esse tipo de burla, como também todos aqueles que se sintam lesados precisam reclamar, seja em sites de reclamação como a DECO, seja também informando tal conduta às autoridades portuguesas, como no caso da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica – Órgão de Polícia Criminal, que conforme consta em seu site, https://www.asae.gov.pt/investigacao-criminal/delitos-antieconomicos.aspx (onde há um campo específico para formulação dessas denúncias): "A ASAE, no âmbito das suas competências, focaliza grande parte da sua atividade na investigação de delitos contra a economia. A previsão destes delitos (e a sua investigação) visa garantir os interesses dos consumidores (considerando, sobretudo, a decisão autónoma e consciente do consumidor), bem como a livre prática e concorrência leal entre os operadores económicos e a estabilidade dos mercados, através, por exemplo, do controlo dos preços de determinados bens."Se vão ou não apurar essas condutas, aí já é outra história. Portanto espero, assim como a DECOPRO, ter contribuído para a eliminação desse mal na sociedade.

Surprice Car Rentals

Para: A. P.

29/02/2024

Cara(o)  Reclamacao,   O seu pedido de suporte foi registado com  sucesso. Iremos analisar o mesmo e enviaremos uma resposta o mais breve possível. Obrigado


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.