Reclamações recentes

C. M.
21/05/2025

Prestação mau serviço

Exmos. Senhores, Esta Empresa presta um mau serviço ao consumidor. Para além de não ter sido informada de que era necessário pagar franquia de 1845€ com cartão de crédito, ainda me quiseram cobrar 40€ de taxa noturna por ter alugado viatura 30 min depois de encerrarem o balcão. Uma vez que não fui informada destas condições, não vinha preparada para concretizar o aluguer com sucesso. Procedi ao cancelamento imediatamente ao balcão e a empresa não se responsabilizou pelo sucedido! Depois de várias tentativas da minha parte, a explicar que não recebi essas informações contratuais, não autorizaram o reembolso de um serviço que NUNCA USUFRUÍ. Estava num sitio que não conhecia, carregada com malas, de noite e SEM VIATURA e por consequência, atraso no meu check in da estadia. Foi uma situação muito desconfortável, comecei logo mal a minha estadia e fiquei sem o meu dinheiro de um serviço que nunca usufrui. A equipa administrativa da SURPRICE foi extremamente inflexível, zero empática e alegaram sempre que as condições contratuais estavam no site e que eu consenti! A minha assinatura seja manuscrita seja digital, não se encontram em nenhum documento da SURPRICE e, nunca consenti tais condições (caso contrário lembrar-me-ia). O que me leva a pensar se estes contratos são sequer legais à lei portuguesa! Vou reclamar em todos os meios possíveis pois não é legal face aos direitos do consumidor. Não recomendo esta empresa a ninguém! Cumprimentos.

Encerrada
A. M.
23/01/2025

Reembolso não efetuado

Exmos. Senhores, Alugamos um carro e por volta de 30 minutos depois da saída da garagem houve um estouro no pneu dianteiro ao lado do motorista, o carro derrapou e saiu da estrada. Na inspeção de todos os pneus, ficou óbvio que os dois pneus dianteiros eram ilegais e me fizeram sair da estrada. Os dois pneus traseiros também eram quase ilegais. Tive que comprar dois pneus dianteiros e o profissional que concertou os pneusconcordou que eram ilegais e perigosos. (Documento em anexo) . No retorno para surpresa, explicamos a ocorrência e me garantiram que eu seria reembolsada pelos pneus. O profissional também verificou que os pneus estavam “virados” para obter o desgaste máximo, o que é ilegal! Os pneus estavam gastos na parte externa e interna dos pneus. Isso poderia ter sido muito sério e causado um grave acidente. Minha vida e do meu parceiro foram colocas em risco com esse carro. Aproveito para dizer que não houve nenhuma empatia dos funcionários. Diante do exposto solicito um pedido de desculpas e o reembolso. Cumprimentos.

Encerrada
A. T.
26/11/2024

LOCAÇÃO DE VEÍCULO SEM CONDIÇÃO DE USO

Exmos. Senhores, No dia 16/10, fiz uma reserva de aluguel de carro com a empresa eDreams, para o levantamento de um automóvel na locadora SURPRICE para o período de 18/10/2024 até 21/11/2024 ( 34 dias), conforme reserva realizada. No dia 18/10, no levantamento foi me oferecido um Fiat Panda vermelho de matrícula: AO 56 QF, e observei que o pneu dianteiro esquerdo (lado do motorista), estava com a calibragem muito baixa e avisei o funcionário sobre o fato. O mesmo se dirigiu até o automóvel e verificou no painel e informou que não havia nenhuma irregularidade, pois se houvesse, acenderia luz de avaria no painel. No dia 26/10, ao sair da residência do meu filho em Viana do Castelo por volta das 18h, o automóvel começou a falhar e perder a força, acendendo várias luzes de avaria no painel. Retornei de imediato para a residência do meu filho e liguei para acionar serviço de reboque, pois não podía ficar com o automóvel daquele jeito. O serviço de reboque Rochacar, chegou por volta das 20h (conforme a nota de prestação de serviço), verificou o veículo e constatou que o mesmo estava com avaria na parte elétrica e informou que não poderia levar o veiculo no reboque pois o mesmo estava funcionando ainda e disse que eu devería levar o carro no dia seguinte na locadora , para que fizessem a troca, pois as luzes no painel ainda continuavam acesas. Dia 27/10 (domingo), saí de Viana de Castelo e fui até a locadora no Porto, para informar o ocorrido e solicitar a troca do veículo pois não me sentia seguro com estas condições ocorridas. Gastei combustível e portagem até la. O funcionário verificou o ocorrido e notou que as luzes apagaram e informou que poderia ser um mau contato na parte elétrica. Perguntei da possibilidade de trocar por outro veículo, pois não queria correr o risco de ficar parado na autoestrada. Ele disse que se quisesse pegar outro veículo, eu teria que pagar mais 1.600 euros de caução, pois seria outro contrato e por ser domingo não tinha mecânico para verificar o problema. O funcionário, que não era mecânico, disse que eu poderia ficar com o mesmo veículo e que se houvesse algum sinistro, era só ligar para eles que iriam providenciar um reboque. Saí decepcionado da locadora pelo atendimento que recebi. Dia 16/11, me desloquei até Viana do Castelo, na residência do meu filho e por volta das 22 horas quando fui até o veiculo para retornar para minha residência, verifiquei que o pneu estava murcho ( o mesmo pneu dianteiro esquerdo que notei quando levantei o veiculo). Em nenhum momento apareceu luz de avaria no painel , avisando sobre o pneu baixo. Liguei para pedir a troca do pneu e informar que a luz da seta também estava avariada e recebi uma mensagem que iriam entrar em contato em breve, mas não retornaram. Insisti na ligação e não atenderam mais. Aguardei até meia noite e como não deram nenhum retorno sobre a assistência e muito menos sobre o taxi para que eu voltasse para minha residência, precisei voltar de Uber ( outra despesa de mais 38 euros), até minha residência em Braga,pois não tinha como dormir na casa de meu filho. No dia 17/11, logo pela manhã, entrei em contato novamente com a locadora e informaram que eu não tinha seguro para reparo de pneu e que deveria arcar com as despesas da troca . Fui tentar colocar o liquido vedante no pneu para vedar qualquer furo e poder levar até uma oficina para que consertassem o pneu. Para minha surpresa , o Kit de reparação do pneu não estava funcionando e isto é muito grave pois é passível de multa, caso fossemos parado pela polícia. Liguei novamente para a seguradora e informei o problema. Enviaram um reboque (Autochapinhas) e o mecânico rebocou o carro até um posto de combustível para tentar usar o ar compressor e resolver o problema, mas também não funcionou. Para minha surpresa, observamos ( eu e o mecânico) que o pneu estava careca e com os arames aparecendo ( conforme foto que tiramos do pneu) e por este motivo não era possível colocar o ar no pneu. O reboque levou o carro para o patio e disse que encaminharia para a locadora no dia seguinte, pois era domingo. Fiquei indignado com a situação, pois estava rodando na autoestrada com os pneus careca e muito desgastados e colocando em risco a vida da minha família, incluindo um bebê de 2 anos. No dia 18/11, tentei ligar na locadora para saber se o veículo já estava lá , mas sem sucesso, pois ninguém atendeu o telefone. Liguei na Seguradora e eles também não sabiam informar nada. Liguei no Reboque (AutoChapinhas) por volta das 9h20 e disseram que estavam aguardando a morada para onde deveriam levar o veículo e até o momento não tinham recebido nenhum contato. Desta forma, resolvi me deslocar novamente até a Locadora no Porto, gerando mais gastos de combustível e portagem, para tentar resolver a situação desta locação. Chegamos na locadora por volta das 11h15 e explicamos a situação. Fui informado de que não poderiam dar baixa na caução, pois o veículo não estava lá. Apenas, a funcionária Sara, fez o registo da situação no sistema e disse que havia encaminhado a foto do pneu para o gestor responsável. Para minha surpresa, liguei novamente no Reboque Autochapinhas , onde o veículo estava estacionado desde o dia 17/11 e fui informada que por volta das 10h da manhã , duas pessoas chegaram com um pneu , fizeram a troca e levaram o veículo embora para a locadora . Pensamos que o veículo seria transportado via reboque e não conduzido por outra pessoa, pois o veículo estava na minha responsabilidade . Estávamos as 11h30, na locadora Surprice e nenhum momento nos falaram que já tinham recolhido o veículo, somente nos informaram que o gestor da frota iria informar o Reboque sobre o local de entrega e não sabiam informar o horário e a data que o veículo estaria lá, para que eu pudesse dar baixa no processo de locação, uma vez que eu não quis mais outro veiculo reserva até o dia 21/11, devido aos transtornos e insatisfação que este veículo me causou. Se o veículo já estava lá, porque não fizeram a quitação na hora ? Não consigo ligar para locadora . Ninguém atende o telefone . Com tudo isso, solicito um reembolso de todas as despesas causadas por esta locação ( gastos de combustível com outro veículo para deslocamento até a locadora por duas vezes, gastos de portagem e taxi, cancelamento de compromissos sociais, entre outros...) inclusive o desconto dos 5 dias de não utilização do veículo. Saliento que a data de entrega do automóvel deveria ser 21/11 e sendo assim, fiquei sem o veículo por 5 dias. Fiz esta reclamação na locadora enviando um e-mail explicando toda a situação e náo obtive nenhum retorno.

Encerrada
C. F.
26/11/2024

Reembolso não realizado

Exmos. Senhores, Venho por este meio reclamar do serviço prestado uma vez que após realizarmos a reserva e o pagamento de uma taxa de confirmação online no valor de cerca de 80€ com um cartão de débito, ao chegar ao stand foi-nos impossível prosseguir com o processo de aluguer por não possuirmos cartão de crédito. Aquando essa situação, os funcionários deram-nos um "cancellation report" que nos permitiria obter um reembolso do montante pago inicialmente. Após inumeras tentativas de contacto, nunca obtivemos qualquer tipo de resposta por parte da empresa e, como tal, qualquer tipo de reembolso. Cumprimentos.

Resolvida
E. M.
27/08/2024

Cobrança indevida por atraso na retirada da viatura

Prezados, Realizei uma reserva de viatura através da agência ArgusCarHire.com, para retirada em Lisboa em 13/08/24 na locadora SurPrice Car Lisboa. Eram 6 diárias e um valor total de 131,90 euros. A previsão de retirada do veículo era prevista para as12:00 h, porém houve um atraso na retirada de cerca de 2:30 h. Ao chegar ao balcão, o atendente me informou que devido a um atraso superior a 2 horas, o carro que eu havia reservado já havia sido disponibilizado a outro cliente e que não tinham outro carro disponível, exceto uma viatura de categoria "premium" que me custaria 70 euros adicionais por diária. Não houve nenhuma flexibilização por parte da locadora. Ao contatar a agência ArgusCarhire, também me informaram que nada poderiam fazer. Apesar de eu já ter pago toda a quantia antecipadamente, devido ao meu atraso, eu perdi todo o dinheiro da reserva, não tendo direito a qualquer tipo de reembolso. Entendo que meus direitos como consumidor foram feridos, neste caso, conforme argumentação abaixo: a) De acordo com as políticas de cancelamento e não comparência da empresa, consiste em não comparência: (..) "2- Não levantou o automóvel da data e hora acordadas selecionadas sem notificar a nossa equipa de apoio ao cliente sobre um eventual atraso antes da hora de levantamento" (...) "No caso da ocorrência de qualquer das razões acima, não receberá reembolsos" Fato: a informação de que o atraso superior a 2 horas ensejaria em descumprimento contratual não estava clara na hora da contratação ou nas cláusulas contratuais. A política da empresa fala em um "eventual atraso", porém não especifica de quanto tempo seria este atraso, contrariando a legislação europeia de proteção dos consumidores garante que os consumidores têm direito a receber informações claras e compreensíveis sobre os produtos e serviços que adquirem na UE. Ao não especificar quanto tempo seria considerado atraso, fica o consumidor desprotegido nesta relação. Da mesma forma que o atendente me informou, sem apresentar nenhuma confirmação por escrito, de que as normas da empresa consideram que atrasos superiores a 2 horas não dão garantem o cumprimento da reserva, eu poderia ter o serviço negado se o atraso fosse superior a 1 hora, 30 minutos, 10 minutos. Eu fui penalizado por uma "norma da empresa" que não foi me informado por escrito em momento algum. Diferente de outras empresas em que o tempo considerado como atraso é informado no momento da contratação. b) Adicionalmente, a cláusula de retenção integral do valor pago por atraso na retirada é abusiva. Não tenho certeza de como tal problema seria tratado na legislação europeia e/ou portuguesa. Na legislação brasileira, por exemplo, em casos semelhantes a cláusula foi considerada nula, em diversos julgamentos. Colo abaixo trecho de sentença judicial de caso semelhante: "TJ-DF – XXXXX20198070016 DF XXXXX-33.2019.8.07.0016 Ementa CONSUMIDOR. LOCAÇÃO DE VEÍCULO - RESERVA PRÉ-PAGA - ATRASO PARA RETIRADA DO VEÍCULO - CLAUSULA DE NO SHOW - ABUSIVIDADE. RETENÇÃO INTEGRAL DO VALOR PAGO - NULIDADE, VEÍCULO NÃO DISPONIBILIZADO - DANOS MORAIS CARACTERIZADOS. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. 1. O fornecedor de serviços responde independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos, salvo quando comprovada a culpa exclusiva do consumidor (art. 14, § 3° , II , CDC). 2. In casu, o autor realizou a reserva de locação de veiculo por quatro dias, na modalidade pre-paga, com retirada prevista para 30/12/2018 às 12 horas e devolução em 03/01/2019, pagando o valor total de R$ 919,80. Ao comparecer à locadora com duas horas de atraso foi informado de que o automovel não se encontrava disponível e não havia outro para substituí-lo. Entretanto, a quantia paga antecipadamente pela reserva não seria reembolsada. 3. Verifica-se na confirmação de reserva XXXXX. enviada para o e-mail do autor a existência de clausula contratual estabelecendo o prazo de tolerância de uma hora após o horário previsto para a retirada do veículo, sendo que, passado esse período sem que o locatário tenha comparecido à loja ou entrado em contato, a reserva cai na categoria “No Show”, e o veículo poderá não estar mais disponível. ID XXXXX). 4. Entretanto, trata-se de reserva pré-paga, na qual o consumidor quitou antecipadamente todo o período de locação do veículo, não se comparando a mera reserva. No caso, apesar de ser razoável a previsão de horário para retirada do veículo para fins organizacionais e administrativos da locadora, o atraso para retirada do veículo em nada afeta o cumprimento do contrato pela empresa ré, visto ter sido quitado antecipadamente pelo consumidor. Dessa forma, considera se abusiva a cláusula de contrato de locação na modalidade pré-pago que prevê a rescisão unilateral do contrato e indisponibilidade do veículo em razão do no show, porque estabelece obrigação iniqua, que coloca o consumidor em desvantagem exagerada e por lhe impor sanção excessivamente onerosa (art. 51, IV, e parágafo 1°, III). 5. Também é nula a cláusula contratual relativa ao fornecimento de produtos e serviços que subtraia ao consumidor a opção de reembolso da quantia já paga, nos casos previstos neste código (art. 51, II, CDC). 6. Dessa forma, a cláusula que determina a retenção integral do valor pago da reserva no caso de não comparecimento do cliente para retirada do veículo na data e em até uma hora após o horário reservado é abusiva e, por consequência, nula (ID XXXXX - Pág. 3). Além da abusividade da cláusula, não se verifica qualquer prejuízo sofrido pela requerida, uma vez que o veículo fora locado a terceiro em virtude do aludido atraso do consumidor. 7. Diante do comparecimento do autor para a retirada do veículo e da negativa de cumprimento da obrigação pela parte ré, faz-se necessária a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuizo de eventuais perdas e danos (art. 20, 11, CDC). "

Encerrada

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