Reclamações públicas

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D. R.
06/11/2025

Garantia

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relacionada com a viatura que adquiri junto da Flexicar Portugal em dezembro de 2024, tendo como fundamento graves inconformidades no cumprimento da garantia acordada no momento da compra. No ato da compra, foi-me inicialmente prometida uma entrega rápida, mas essa não foi cumprida devido à alegada ausência de um filtro de partículas, situação que me obrigou a aguardar até 31 de janeiro de 2025 pela entrega do veículo. No momento da assinatura do contrato, em dezembro, assinei duas folhas A4 que me foram apresentadas como correspondendo à garantia da viatura. Contudo, aquando da entrega efetiva em fevereiro, foi-me pedido que entregasse esses documentos para serem substituídos por duas novas folhas A4. Na altura, não me foi explicada qualquer implicação relevante desta troca. Só agora percebo que esta substituição teve impacto direto nas condições da garantia, em particular no que respeita aos limites de cobertura aplicáveis a viaturas com mais de 8 anos, que passaram a ser substancialmente mais restritivos. Na verdade, só na entrega do carro é que me foi facultado o acordo da seguradora com a Flexicar. Logo no dia seguinte à entrega da viatura, no dia 1 de fevereiro, acendeu-se a luz de avaria do motor. A viatura foi levada à oficina por indicação da Flexicar, que apagou a luz sem proceder a qualquer reparação efetiva. Apenas dois meses após a entrega, o carro começou repetidamente a indicar necessidade de reposição de óleo. Ao deslocar-me a uma oficina independente, foi-me transmitido que existiam anomalias no turbo e no motor, com impacto direto no consumo de óleo. Esta avaliação foi, entretanto, confirmada pela seguradora, que informou ter sido verificado um consumo de óleo de 1,47 litros por cada 1.000 km, valor claramente anómalo e incompatível com um funcionamento regular. Submeti o orçamento da reparação à entidade responsável pela garantia, tendo sido informado de que o limite máximo por intervenção é de apenas 1.750 € (IVA incluído), valor manifestamente insuficiente para a reparação integral. Mais grave ainda, foi-me solicitado que assinasse uma autorização condicional assumindo a responsabilidade pessoal pelo valor remanescente. A Flexicar anunciou e entregou esta viatura com garantia de 3 anos, pelo qual paguei mais 790€ por uma garantia considerada premium, tendo o contrato sido celebrado com base nesse compromisso. A tentativa de transferir essa responsabilidade exclusivamente para a seguradora e para o cliente representa, a meu ver, uma violação clara do dever de conformidade previsto no Decreto-Lei n.º 84/2021, que determina que o vendedor é responsável pelas faltas de conformidade durante o período de garantia legal. Nestes termos, solicito que a Flexicar assuma a responsabilidade pela totalidade da reparação da viatura, sem encargos adicionais para mim, conforme previsto na garantia contratual e legal. A não assunção dessa responsabilidade anula, na prática, qualquer valor associado à palavra “garantia” no processo de venda, sendo incompatível com os direitos básicos do consumidor.

Encerrada
T. N.
29/10/2025

Incumprimento dos prazos

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal contra a empresa Flexicar, relativa à compra de um veículo automóvel financiado, efetuada no dia 19 de agosto de 2025. O referido veículo é importado, tendo sido vendido sem que a documentação necessária tivesse ainda chegado a Portugal. No momento da compra, foi-me comunicado pela Flexicar que o processo de regularização e entrega da documentação estaria concluído num prazo máximo de três semanas. Contudo, o prazo foi amplamente ultrapassado — apenas no dia 19 de outubro de 2025, ou seja, dois meses após a compra, o carro foi finalmente libertado com documentação. Devido a esse atraso significativo, foi acordado entre mim e a empresa que a Flexicar assumiria o pagamento da primeira prestação do financiamento, no valor de 449,44 €, como forma de compensação. No entanto, embora eu tenha efetuado o pagamento dessa prestação no dia 4 de outubro de 2025, até à data de hoje, 29 de outubro de 2025, não recebi o reembolso do referido valor acordado pela empresa. Além disso, ainda não recebi o registo inicial do veículo, documento indispensável para que eu possa realizar a inspeção obrigatória e proceder à sua normal utilização. Tendo em conta o exposto, considero que a Flexicar está a incumprir os prazos e compromissos assumidos, causando-me prejuízos financeiros e constrangimentos na utilização do veículo adquirido. Assim, solicito a intervenção da DECO PROTeste no sentido de interceder junto da Flexicar para: Garantir o reembolso imediato do valor de 449,44 € acordado; Assegurar a entrega urgente do registo inicial do automóvel, permitindo-me realizar a inspeção e regularizar a situação do veículo; Avaliar a eventual responsabilidade da empresa pelo atraso e danos causados. Anexo cópias dos documentos comprovativos da compra, do financiamento, da comunicação com a Flexicar e de qualquer outro elemento relevante. Com os melhores cumprimentos, Taís Soares Ferreira Netto 311035167 936 859 476 Rua São Roque da Lameira 1086, 1 direito Data: 29 de outubro de 2025

Encerrada
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11/08/2025

Falha na prestação de serviço e incumprimento da garantia

Entro em contacto pois gostaria de esclarecer o que devo fazer em relação aos fatos que vou descrever.Em 09/07/2025 meu automóvel sofreu avaria e então foi levado a oficina de garantia indicada pelo concessionário.No dia 15/07 por ligação, o mecânico informou que o carro seria reparado, não nos informando o que seria feito mas que o carro estaria pronto logo em seguida.Porém no dia 17/07, o mecânico voltou a ligar informando que após abrir o carro, o filtro de partículas deveria ser trocado, pois o dano inicial no turbo, gerou dando ao filtro e que a Flexicar (concessionaria) não iria arcar com os custos.Em ato subsequente, solicitamos que isso nos fosse repassado pelo mecânico, através de e-mail, pois não sabíamos o que estava a se passar, visto que em momento algum fomos comunicados sobre qualquer orçamento ou troca de peças no veículo.Assim, no dia 17/07, o mecânico enviou por e-mail a nós o orçamento que foi aprovado previamente e realizado de oficio pelo concessionário, bem como a negativa em cobrir a troca do filtro de partículas.Em ato subsequente e sem conseguir contacto telefônico com o concessionário, no dia 21/07, nos deslocamos a Flexicar no Porto, falamos com o vendedor Cesar Pereira, que disponibilizou seu e-mail para que fosse possível explicar a situação e ser encaminhada a quem poderia solucionar, pois o responsável de loja estava de ferias.Assim foi feito, o e-mail incluiu a solicitação da cobertura do dano inicial no turbo e do dano consequencial no filtro de partículas. Mais uma vez sem respostas, no dia 29/07 nos deslocamos novamente a Flexicar, para então conseguir finalmente falar com o responsável de loja Sr. Pedro, que de imediato sem ter maneira de composição amigável, informou que teríamos duas alternativas, aceitar a troca do turbo e do filtro de partículas e a retirada das peças feitas de oficio por eles, chamando estas de "cortesia", ou então arcar com os custos desta cortesia, que mais uma vez reforço que foi feita de oficio, sem o nosso conhecimento ou aprovação.Agora estamos a 21 dias sem nosso automóvel, sem uma solução plausível, sendo pressionados a pagar por algo que não autorizamos para que seja possível ter o carro em total condições de uso.O que devemos fazer?Informo que no email enviado no dia 21/07 fizemos a reclamação formal e pedido de cobertura total do dano primário e consequencial.

Encerrada
R. A.
08/08/2025

Falha na entregua de documentação

MORADA DE FORNECIMENTO DO SERVIÇO Arruamento Rua Capitao Salgueiro Maia Porta 3 Andar Código-Postal 2695-001 Localidade BOBADELA LRS Operador FLEXICAR PORTUGAL LDA Rua Delfim Ferreira , 638 918921266- Comprei um veículo na FLEXICAR de Bobadela com recurso a crédito automóvel, com toda documentação assinada por minha parte, o crédito foi aceite e foi-me entregue o veículo dia 13 de Maio de 2025, no dia 4 de Agosto deste ano, por achar estranho o DUA não ter chegado via correio, enviei mensagem para o comercial que me tratou do processo a questionar o sucedido, no qual me foi dito para ligar para a Financeira ( Cetelem ) para tratar desse assunto, porque o stand já não tinha responsabilidade sobre isso, no qual liguei e me foi dito que o DUA ainda não tinha sido emitido porque o stand não enviou a documentação, confrontei o stand no dia 4 de Agosto, no qual ficaram surpreendidos e que iriam de urgência perceber o que se passou, hoje dia 7 de Agosto, ainda não tive qualquer resposta do stand, ja voltei a insistir e mostraram desagrado da minha insistência e pediram para continuar a aguarda, resumindo, se o stand abrir falência e não enviar a documentação que ficou em falta, vou andar a pagar um carro que nunca vou ser o proprietário.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
C. J.
03/07/2025

Devolução de reserva

Gostaria de deixar o meu testemunho público sobre a minha péssima experiência com a Flexicar Porto. No dia 7 de junho, fiz uma reserva de viatura e, posteriormente, fui informada de que o crédito não foi aprovado, pelo que iriam proceder à devolução do valor pago. Já passaram três semanas desde que me confirmaram que iam devolver o dinheiro, e até hoje o valor não foi creditado na minha conta. Contactámos várias vezes, falámos com pelo menos 3 colaboradores diferentes e com o stand, e a resposta é sempre a mesma: “já está resolvido”, “hoje cai o dinheiro”, “esperem mais um pouco”… mas o dinheiro continua sem aparecer na minha conta. Esta situação não só demonstra uma falta total de profissionalismo e seriedade, como também me está a causar prejuízos pessoais e familiares. Preciso desse dinheiro para cobrir despesas essenciais para o meu filho pequeno. Não é uma situação banal e considero isto uma falta de respeito e um abuso para com o consumidor. Exijo uma solução imediata, pois já fui suficientemente paciente. Caso contrário, irei apresentar reclamação formal no Livro de Reclamações Eletrónico e junto das entidades de defesa do consumidor em Portugal

Resolvida
N. S.
27/04/2025

Falta de DUA

Exmos. Senhores, No dia 27/3/2025, dirigi-me à Flexicar de Sacavém para adquirir uma viatura para a Empresa da qual sou proprietário. Após a escolha da viatura e conversa com o comercial adquiri a viatura que paguei logo, em PP, dia 28 uma parte e 2/3 o restante. O comercial informou me que iria ser entregue a viatura com a revisão na marca feita e também o certificado de bateria entregue. Até dia 6/3 e sem qualquer informação liguei ao comercial que me informou que não conseguia entregar a viatura antes de dia 24/3 porque a marca não tinha vaga para fazer revisão, concordei ir eu com o carro à revisão e fui levantar a viatura dia 7/3. No dia da revisão o certificado não era entregue uma vez que a Flexicar não entregue certificados de vida de baterias, esta foi uma falsa informação prestada pelo comercial. So foi resolvida apos com muitos telefonemas da minha parte para o pós veda que resolveu assumir o mesmo. No pós venda questionei sobre o DUA da viatura que me informou que não seria com ele mas sim com a parte administrativa. Dia 10 entreguei a documentação assinada e reconhecida para a viatura passar para nome da empresa. Apos esperar vários dias ( mais de 3 semanas) liguei para a Flexicar para saber o estado desta documentação, porque como eu informei logo no inicio da compra, a viatura é da empresa e para trabalhar e sem o DUA não pode estar ao serviço. Inclusive a nossa garantia só é de 6 meses devido a esta situação. Foi me dito inicialmente que estaria o processo com o IMTT e que teria de aguardar. Uma semana mais tarde e apos nova chamada afinal a viatura ainda nem sequer esta em nome da Flexicar, informação essa que nunca nos foi dada, e que sem passar para a Flexicar, não poderia passar para a nossa empresa. Repeti que a viatura estava parada à mais de um mês sem trabalhar, como poderia mos resolver, estamos a perder dinheiro e queremos este problema resolvido. Sempre que ligamos não tem qualquer resposta, não sabem de nada, não podem fazer nada, é aguardar o tempo que seja necessário, agora já nem o telefone atendem ou respondem a emails. O certo é que dia 28 de Abril faz 60 dias que adquiri a viatura, não tenho qualquer resposta, a viatura não pode trabalhar, estamos a perder dinheiro e a perder a garantia da viatura (6 meses dada pela flexicar) sem a mesma estar ao serviço. Gostaria de saber o que mais se pode fazer nestes casos a não ser apresentar queixa mesmo.  Obrigado Cumprimentos.

Encerrada
?. ?.
22/01/2025

Recusa de garantia

Em abril de 2024, comprei um Peugeot 5008 (maio de 2019) na loja de carros usados Flexicar, juntamente com uma garantia de três anos. No primeiro mês após a compra, a luz de aviso do motor acendeu. Enviei um e-mail ao vendedor informando o problema, e ele respondeu que eu deveria contatar a garantia. No dia seguinte, ao ligar o carro novamente, a luz de aviso do motor desapareceu automaticamente. No segundo mês, o carro não dava partida. Liguei para a empresa de garantia e solicitei o reboque. Após a inspeção, foi constatado que a bateria estava descarregada. Entrei em contato com o pós-venda da concessionária, mas me disseram novamente para procurar a garantia. A empresa de garantia informou que a bateria não estava coberta pela garantia. Quando comprei a garantia, o vendedor não explicou detalhadamente os itens cobertos, pois não entendo português e dependi da explicação verbal dele. O terceiro problema foi o acendimento da luz de falha do AdBlue. Mesmo após adicionar AdBlue, a luz permaneceu acesa. Entrei em contato com a garantia, que identificou que o problema era o entupimento do injetor de combustível. O quarto problema foi um defeito no cabo da bateria, que impediu o carro de ligar. Solicitei novamente o reboque pela garantia. O quinto problema é que o catalisador (três vias) está desgastado. O carro já havia passado por uma manutenção, mas agora precisa ser substituído por um novo, com um custo de cerca de 1.500 euros. Tanto a loja quanto a garantia recusaram o pagamento dessa despesa. Até agora, possuo o carro há apenas 8 meses. Quando o comprei, o hodômetro marcava 73.277 km e, atualmente, está com 77.405 km, ou seja, rodei apenas cerca de 4.000 km.

Encerrada
S. C.
24/06/2024

Viatura com defeitos sem garantia

Exmos. Senhores, A viatura foi comprada no Stand Flexicar Porto dia 12/03/2024 com pagamento direto e levantada no stand no dia 28/03/2024, 16 dias após a compra pois a viatura estava em "revisão para entrega"; No dia da entrega 28/03/2024 a viatura foi entregue com defeito nos retrovisores externos; No dia 26/04/2024, 28 dias após o levantamento da viatura, a viatura apresentou defeito no AdBlue (que reduz a poluição e é item obrigatório por lei), no Start Stop (defeito causado pela bateria fraca) e no sistema de direção das rodas (Corrigido em 10/06/2024, 47 dias após a reclamação do defeito). No dia 17/05/2024 foi identificado um grande vazamento de óleo no motor da viatura (sem solução até a presente data). No dia 07/06/2024 a oficina Nortum, parceira do stand, apresentou um orçamento de 1.944,78 euros para reparar dos defeitos no AdBlue, troca da bateria e vazamento de óeo! No dia 11/06/2024, foi identificado um defeito estrutural na direção da viatura o que impede o alinhamento da direção e gera um consumo irregular dos pneus(sem solução até a presente data) Cumprimentos.

Encerrada

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