Reclamações públicas

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B. G.
21/07/2025

Volvo V60 2020 CC D4 - Excesso oleo

Exmos. Senhores, Venho, por meio desta, registar uma reclamação contra a Volvo e o concessionário responsável, relativamente ao incidente ocorrido com o meu veículo Volvo V60 Cross Country 2020, adquirido em novembro de 2024 através do programa Volvo Selekt, na expectativa de usufruir de um automóvel seminovo com padrões de qualidade, fiabilidade e suporte pós-venda superiores. No dia 12 de julho de 2025, a viatura apresentou um aviso no painel de bordo indicando “nível de óleo excessivo”, recomendando que o veículo fosse imediatamente levado a uma oficina autorizada. Agendei o atendimento com prontidão e, após análise na Carclasse II (Almada), foi confirmada a presença de excesso de óleo. O óleo antigo foi drenado e substituído, sendo-me cobrado cerca de 99 euros por um problema cuja origem, conforme informado pela própria marca, decorre do padrão de utilização urbana (pequenas distâncias) e não de qualquer erro do utilizador. Segundo a área de atendimento da Volvo, trata-se de um “comportamento normal” do motor Diesel Volvo, especialmente quando a viatura circula predominantemente em trajetos curtos — situação comum para qualquer condutor urbano. A própria marca declarou ao telefone que, por este motivo, os veículos a gasóleo deixaram de ser fabricados. Ora, se tal situação é reconhecida pela marca como consequência previsível do projeto do motor, entendo que não pode ser imputado ao cliente o custo recorrente de manutenção corretiva, nem o transtorno logístico de deslocar-se até uma oficina para um problema que não resulta de mau uso, mas sim de uma limitação técnica intrínseca à viatura. Acrescento que esta condição nunca foi mencionada no momento da compra, tampouco consta em documentação associada ao programa Volvo Selekt. Considerando que comprei este veículo com a legítima expectativa de usufruir de fiabilidade superior e isenção de dores de cabeça, é frustrante constatar que a assistência nega qualquer apoio ou reembolso, mesmo havendo reconhecimento técnico do problema. Reitero que, em situações como esta — em que a marca tem plena ciência da limitação técnica e esta afeta diretamente a experiência do utilizador —, o correto seria assumir o custo da correção de forma sistemática, especialmente em veículos sob garantia Selekt. Solicito, assim: Reembolso integral do valor cobrado pela intervenção (aproximadamente €99); Compromisso de isenção de custos futuros para o mesmo tipo de ocorrência e eventuais consequencias a viatura durante o período de garantia; Atualização da comunicação do programa Volvo Selekt para incluir essa informação técnica de forma clara e transparente. Aguardo um posicionamento formal por parte da Volvo Portugal, na esperança de que esta reclamação seja tratada com a devida atenção e seriedade, e que a marca reconheça a legitimidade do meu pedido, assumindo o compromisso com a transparencia, a confiança e a excelencia no serviço que caracterizam a reputaçao da Volvo. Obrigado

Encerrada
P. V.
08/10/2024

Avaria

Exmos. Senhores, (Recentemente usufrui dos serviços Volvo na oficina Irmãos Leite em Vila Real onde o meu S90 foi sujeito a uma revisão devido à necessidade de trocar travões. Aproveitei a ocasião para relatar a existência de uma fuga de óleo recente na viatura. Devido a essa fuga de óleo no motor foi-me proposta uma reparação, insuficiente para a resolução da totalidade do problema. Numa segunda tentativa foi finalmente resolvida a totalidade do problema. Desta reparação sobrou uma conta final de cerca de 1000€ mais a revisão de 623€. Foram substituídas peças, que não são de desgaste, e fiquei um pouco triste e descontente com a marca Volvo. Tubo Turbo, tampa válvulas, tubo de ar, tudo peças que deveriam durar mais do que duraram. Não é normal, parecem peças com defeito com sem qualidade devido ao uso, apenas 90.000Km. Já enviei reclamação anteriormente e a resposta foi que se tratavam de peças de desgaste isto porque tinham sido substituídas as pastilhas e os discos de travão. Solicitei nova verificação e avaliação e a resposta é a mesma. Solicitei relatório elaborado pelo técnico credenciado e foi negado. Dizem não existir. Perguntas, Se não existe relatório, em que baseiam a análise? Não tenho direito a uma segunda opinião? Se são peças de desgaste, tal como correia de distribuição, por exemplo, quando está prevista, em revisão preventiva, a sua substituição? Interessa acrescentar que só reclamei por indicação de um técnico VOLVO, que acha que não é normal acontecer uma avaria destas! Cumprimentos.

Encerrada
P. F.
13/10/2023

Reclamacao do cinto de seguranca do condutor

venho por este meio a reclamar o cinto de seguranca do cundutor tenho o Volvo XC 60 de 2020 o que estou muito satisfeito com o veiculo mas ao longo deste tempo venho a ver o meu cinto de seguranca de fraca qualidade a esgasar esfarelar isto porva que estamios afalar de material muito importante para a seguranca de fraca qualidade depos de reclamar foi me dito que a grantia era de 2 anos mas nada justifica o cinto estar nestas condicoes nem acredito que a volvo tenha esta postura,pois tenho outros carros e nada assim se encontra agradecia a vossa atencao Paulo Figueira

Encerrada
M. C.
15/06/2022

Constante anomalia luz de Motor acessa

Exmº. Senhores,Volvo cars PortugalNo decorrer da compra da viatura Volvo XC60 de matrícula AD00ZV em dezembro de 2020, após o levantamento da viatura no stand da Marca em Vila do Conde, á chegada a Lisboa, a luz do motor acendeu laranja. Em contacto com o vendedor, foi referido que a luz do motor acendeu na cor Laranja. A indicação que me deram foi que poderia ter sido uma falha na regeneração do motor e que possivelmente iria apagar. Efetivamente passado 1 semana a luz desapareceu. Uns tempos depois a luz voltou novamente a acender, tendo este problema ficado intermitente durante 1 a 2 meses. Chegou uma altura que foi contactado o stand da compra e solicitado que fosse agendada uma deslocação á oficina para ser efetuado a analise e reparação do problema. Após agendamento foi efetuado a 1ª intervenção a 21/06/2021 na Ascendum Lisboa para efetuar revisão e analisar o referido problema. Foi deixada a viatura 2 dias na oficina, tendo sido levantada com a informação que teria sido substituído sensores. Novamente passado cerca de 1 a 2 semanas a mesma luz voltou a acender em pleno andamento da viatura. Foi contactada a Ascendum e agendada uma nova intervenção para resolução do problema. Mais 2 dias a viatura na oficina, e desta vez não nos foi comunicado o problema ou resolução. A Viatura passado 2 meses voltou a acender a luz novamente. Desta vez a viatura foi encaminhada para a oficina Volto Auto-Sueco em Queluz. Aproveitando a data de Revisão a mesma ficou para que fosse analisado o problema da luz de motor acesa novamente. Foi-me indicado que foram substituídos uns sensores e caso a luz voltasse a acender para ir de imediato á oficina para tentar analisar o erro. 2 Dias depois em andamento a luz acendeu e desloquei-me á oficina novamente para poderem analisar a luz acesa e ver o erro. A viatura teve intervenção apenas para analisar o erro no imediato. A informação que tive foi que não era possível analisar o erro mesmo com a luz acesa. Foi feito limpeza da luz acesa e voltamos a andar com a viatura. O problema voltou com a intermitência da luz até que, no dia 13/05/2022 a viatura entrou para fazer revisão e analisar o problema da referida Luz de motor acesa. Desde então a viatura está até ao dia de hoje 15/06/2022 em reparação, sendo que a última informação que obtive foi que seria solicitado á fabrica a troca do turbo. Assim gostaria de mostrar o meu total desagrado com toda esta situação, pois ao comprar uma viatura nova, pensamos não ter este tipo de problemas, e mesmo que os existissem a marca fosse no mínimo consciente com o cliente. Desde o dia 13/05/2022 até ao dia 8/06/2022 nunca o apoio Volvo contactou a questionar, informar ou qualquer que seja para saber a situação do cliente. Foi necessário o cliente entrar em contacto com a Volvo para mostrar o desagrado da mesma em relação ao tempo decorrido sem que existisse alguma preocupação se o cliente tinha viatura para poder trabalhar ou não. No dia 8/06/2022e após o meu contacto a demonstrar insatisfação pelo tempo de reparação a Volvo propôs o aluguer de viatura para que pudesse minimizar o tempo sem viatura. Conforme informação eu neguei a viatura de aluguer. Desta forma e ao abrigo da garantia da viatura e após 4 intervenção da Volvo para resolver o problema da viatura nova, sem que tenha existido sucesso na mesma, venho solicitar que seja efetuada a Substituição da viatura com as mesmas características idênticas á viatura adquirida. Neste momento perdi completamente a confiança numa viatura com um ano e meio e que em 4 intervenções troca diversos sensores e nesta última inclusive componentes de motor.Ficarei a aguardar a vossa resposta a toda esta situação que como podem analisar pela descrição, não é comum na compra de uma viatura nova e quando o apoio ao cliente diz telefonicamente que o cliente tem de ter paciência e que estas resoluções demoram, deveriam de ter noção que mais do que ninguém o cliente já sofre por ter adquirido um bem com defeito e que lhe causa transtorno durante 1 ano e meio.Aguardarei tao breve quanto possivel a vossa resposta a esta questão . Obrigado

Encerrada
R. A.
29/12/2021

Problemas com Volvo XC60 adquirido pelo Programa Volvo Selekt

Exmos. Srs.,Adquiri um Volvo XC60 no dia 27/06/2018, com 19870km, pelo Programa Volvo Selekt.Nos meses de Outubro/ Novembro de 2021, a mesma viatura (com cerca de 74 000 km) foi sujeita a uma revisão periódica e a 3 diagnósticos em oficinas Volvo diferentes.No primeiro diagnóstico foi detectada 1 anomalia:- Rotura no fole da transmissão direita.No segundo diagnóstico (feito em simultâneo com a revisão) foram detectadas 3 anomalias:- Rotura no fole da transmissão direita- Fuga óleo do motor- Fuga de óleo num dos amortecedores traseiros.No terceiro diagnóstico (realizado apenas porque foram obtidos resultados diferentes no primeiro e no segundo diagnóstico), foi confirmada apenas 1 anomalia: a rotura no fole da transmissão direita. Neste diagnóstico não foi detectada qualquer anomalia nos amortecedores traseiros nem da fuga do óleo do motor, conforme me foi comunicado no segundo diagnóstico, isto é, que foi detectada pela presença de óleo na correia de distribuição).A reparação do conjunto das anomalias detectadas no segundo diagnóstico pode obrigar a um investimento de 3.500€.Face ao exposto, a reclamação que aqui é descrita incide sobre o seguinte:1. Não se entende, e não posso aceitar, que uma viatura adquirida por 40 mil euros e ao abrigo do Programa Volvo Selekt, apresente as anomalias acima descritas após 3 anos e apenas 54 mil quilómetros percorridos (a maioria dos quais em auto-estrada). Esta situação é escandalosa e inaceitável e, como consumidor, sinto-me enganado.Transcrevo aqui slogan da Volvo Selekt que se encontra disponível no respectivo portal eletrónico:O programa Volvo Selekt é a forma mais inteligente e segura de comprar um Volvo usado. Selecionamos apenas os melhores Volvo disponíveis. Verificamos o seu estado, recondicionamos e aperfeiçoamos cada Volvo candidato a Volvo Selekt, por fim, atualizamo-lo com o mais recente software para que seja a sua melhor opção.No dia 08/11/2021, esta informação foi transmitida por correio eletrónico para as seguintes moradas:- clientes@volvocars.com- cacvolvo@acp.ptAté ao momento apenas me foi remetida uma resposta automática da Volvocars, recebida na mesma data de envio da comunicação.2. Não se entende e é inaceitável que três diagnósticos realizados em oficinas Volvo diferentes, e com apenas alguns dias de diferença, tenham tido resultados tão diferentes.

Encerrada
T. R.
22/07/2021

Defeito de fabrico Volvo V60

Exmos Senhores da Volvo Cars Portugal,Na passada semana o computador de bordo da minha carrinha Volvo V60 D6, importada em maio de 2020 (mas originalmente adquirida na Alemanha em dezembro de 2015) indicou a mensagem “Ar condicionado revisão necessária”. Na segunda-feira (dia 12 de julho), após agendamento, levei o meu carro à Ascendum Auto Lisboa, em Sacavém, que após diagnóstico confirmou o pior cenário: “viatura com avaria no compressor a/c, sendo necessário a substituição do compressor e do condensador” (cfr., fatura em anexo), sendo que o custo da reparação que me foi apresentado era de 3.000 (três mil ) euros (e englobava as peças identificadas e a mão-de-obra). Não obstante, ainda paguei o diagnóstico (com o custo de 68,88 euros).Imediatamente questionei o responsável da oficina que me disse que era um problema comum neste modelo, o que acabei por confirmar após consulta da Internet: Com um colega da DECO PROTESTE, especialista em mobilidade, foi-me afiançado que “a substituição do compressor do AC não é uma ocorrência de todo normal, tanto que não vem nos planos de manutenção periódica nem é uma operação que seja correntemente executada nos carros”. A internet confirma esse cenário e deixa perceber que a substituição do compressor do AC neste modelo D6 da Volvo V60 resulta de um defeito de conceção do modelo em questão.Efetivamente, parece haver abundância de prova que o problema em questão pode ser enquadrado num defeito de fabrico (suportado na forma como a Volvo assume, noutros países, integralmente o custo da reparação, como é o caso dos Países Baixos e da Alemanha e, parcialmente, na Bélgica e na Itália), pelo que a garantia legal de 2 anos não tem aqui qualquer cabimento, devendo haver uma assunção de responsabilidades da marca (e dos seus representantes) para além do prazo legal referido (sendo que os tribunais europeus têm consagrado os 8 anos como prazo de referência).Assim sendo, e na medida em que não estamos a falar duma reparação de dezenas (ou mesmo centenas) de euros, nem tão pouco duma reparação que garanta que o mesmo problema não se repetirá num futuro próximo, considero que a transferência de responsabilidades da marca para os clientes é enquadrável no quadro duma prática comercial desleal, pelo que – acaso não haja uma inversão da posição assumida – terei de seguir as vias legais (e extrajudiciais) no sentido de ver o meu caso (e os demais análogos ao meu) resolvido na garantia da defesa dos direitos do consumidor.Por conseguinte, reivindico a reparação total do veículo sem que me seja assacado qualquer custo com a mesma, porquanto o problema em questão - incomum na larga maioria dos carros, mas muito comum neste modelo específico da Volvo - é um defeito de fabrico (cuja reparação tão pouco garante que não haverá nova ocorrência no curto-médio prazo).

Encerrada
S. R.
28/06/2021

Orçamento de Reparação Volvo

Após uma revisão realizada hoje na SGS Car revisão do 50.000Km, qual não é o meu espanto que me é apresentado um orçamento no valor de 1827,87€ para uma suposta reparação de uma fuga de óleo no motor.Pergunto se é normal um carro Volvo V40, considerado uma marca premium ao fim de 50000Km ter de fazer uma intervenção, onde é solicitado a mudança do kit de distribuição, entre outras intervenções ao nível do motor? serve a minha indignação para reclamar junta da marca e da qualidade das viaturas que comercialize, devo acrescentar que é um carro saído do stand zero km, com um único dono de 2016.Aguardo resposta por parte da Volvo à estás questões de qualidade da marca.

Encerrada
J. S.
17/03/2021

Possibilidade de danificação de módulo de infotenimento com actualização de software oficial VOLVO

Venho, também, por este meio demonstrar o meu descontentamento mediante uma situação ocorrida no seguimento da revisão efectuada no concessionário Triauto de Vila do Conde no passado dia 12 de Março e do descontentamento já demonstrado ao responsável de Oficina desse Concessionário, Sr. Hugo, venho também por este meio recorrer da explicação que me foi dada pelo concessionário perante a impossibilidade de garantir uma correcta actualização dos mapas da unidade de infotenimento da minha viatura, identificada em assunto.Uma vez que faço viagens grandes com frequência por motivos profissionais e pessoais, questionei aquando da marcação da revisão dos 270.000Km da minha Volvo V60 D6 sobre a possibilidade de actualizar os mapas do GPS do carro. Prontamente me foi explicado que as versões mais actualizadas poderiam ser facil e gratuitamente importadas do site da Volvo e seguir um simples procedimento com uma pendrive mas que aquando da revisão o próprio concessionário trataria dessa actualização de forma gratuita. No dia da revisão, fui contactado pelo técnico sobre a necessidade de proceder a uma actualização de software, a minha unidade inicialmente usaria CDs para carregar os mapas agora em uso e para agora receber os mapas actualizados disponíveis no site, mas a mesma teria um custo associado inferior a 30€. Prontamente agradeci o contacto, detesto quando na hora de pagar a factura da revisão foram incluídos serviços ou peças sem o meu expresso consentimento, foi ainda solicitada a minha presença no concessionário para assinar uma declaração de responsabilidade sem a qual o concessionário não poderia proceder à execução da actualização PAGA de software pois era frequente um módulo dispendioso avariar durante essa actualização. Achei muito estranha esta explicação, nunca tinha ouvido tal coisa, que uma actualização de software pudesse de algum modo comprometer e até danificar o hardware e que um concessionário oficial da marca necessitaria de se ilibar de responsabilidades para executar uma actualização paga. Solicitei que o responsável de Oficina me contactasse logo que possível, e no dia seguinte o Responsável de Oficina do Concessionário Triauto de Vila do Conde, mediante um contacto efectuado por minha iniciativa, deu a mesma explicação que o técnico. Questionei sobre a possibilidade de actualizar os mapas através de um kit de CDs como inicialmente aconteceu com a minha unidade, essa possibilidade foi descartada pelo responsável, Tentei então perceber em que moldes, que unidades de infotenimento, ou que conjunto de variáveis levaria a que o tal módulo ficasse danificado a resposta foi que poderia muito possivelmente ficar danificada e que não conseguiam explicar em que moldes aconteceria ou não tal avaria. Obviamente expressei o meu descontentamento com a solução apresentada, como é possível que a Marca não tenha em pleno século 21 conseguido uma solução técnica que permita a um GPS com 7 (estamos a falar de hardware com apenas 7 anos) ser actualizado, a solução passa por uma actualização paga com um declaração de responsabilidade assinada pelo cliente para isentar o concessionário de garantir que a actualização com o software original, num concessionário oficial e para uma unidade de infotenimento original ocorre sem problemas. E que todos os concessionários estavam a dar a mesma desculpa por força ou indicação da Volvo Portugal ao não accionar a garantia perante a danificação de um módulo com essa actualização de sofware (necessária para a actualização dos mapas). Enquanto cliente que recorre a concessionários oficiais da marca, que usam sofware oficial da marca exijo que uma actualização paga não danifique nenhum componente da minha viatura e caso o faça, que a marca assuma a sua responsabilidade mediante essa lacuna técnica que parece configurar uma prática de obsolescência programada. Na prática tenho de considerar pagar/aquirir um novo módulo de infotenimento sem saber se a minha viatura poderá ou não ficar danificada com a actualização paga necessária. Não está disponível a actualização por CDs ainda que tenha sido a forma como a minha unidade recebeu inicialmente os mapas que possui ainda. Numa época em que a sensibilidade dos clientes Europeus nunca esteve tão elevada para problemáticas como a sustentabilidade, economia circular e aumento da vida útil de vida dos produtos adquiridos em especial os automóveis de marcas conceituadas, continuar, no ano de 2021, a dizer que um serviço pago de actualização de mapas carece de uma actualização de software oficial que pode danificar um módulo da unidade de infotenimento parece desculpa esfarrapada para uma situação que poderá ser considerada obsolescência programada. Já expus a situação ao apoio ao cliente da Triauto, à Volvo Cars Portugal e agora queria, enquanto associado da DECO, contar com o vosso apoio jurídico para avaliar a situação exposta. Melhores cumprimentos, Júlio Santos

Encerrada
F. S.
04/12/2020

Aviso de Chamada de Segurança

Em 21/07/2020, conforme copia anexa, recebi da Volvo um Aviso de chamada de segurança importante, onde descreviam um problema relacionado com a fixação e provável redução na eficiência dos cintos de segurança do condutor e passageiro. Conforme a mesma carta referia, deveria desde logo contactar os serviços da Volvo para efetuar a marcação após o mês de Novembro.No primeiro contacto para o nº de assistência referido, foi-me solicitado repetir o contacto apenas em Outubro, por motivos de falta de peças. Em 15/10/2020 contactei o Snr Rui Teiga da Volvo que me informou, que iria ser contactado pelo revendedor de Queluz de Baixo. A 27/10/2020, voltei a contactar o mesmo colaborador, mostrando o meu descontentamento por não ter sido contactado nem pelos serviços de assistência da Volvo, nem pelo concecionário indicado. O mesmo informou-me que iria ser reencaminhado para o concecionário de Cascais e que até final de Novembro, a marcação seria de certeza agendada.Nesta data, decorridos 4 meses, não obtive qualquer contacto da Volvo, nem qualquer informação complementar à missiva de Julho. Estranhamente em Outubro recebo uma chamada a publicitar os novos Volvos, não me referindo nada sobre esta situação, quando questionada a colaboradora que me ligou.Tratando-se de um AVISO DE SEGURANÇA IMPORTANTE, questiono se este é o procedimento normal de uma marca, que julgava conceituada. Por outro lado se se tratou de uma campanha de marketing, para troca dos modelos antigos, pelos novos que entretanto, começaram a anunciar, deverei considerar uma campanha desonesta. Como deverão calcular desde Julho, sempre que coloco o cinto de segurança, fico com duvidas se o mesmo vai atuar em caso de acidente.Cordiais cumprimentos

Resolvida
A. C.
24/07/2018

Reclamação de atendimento, revisão e transparência sobre o processo

Sou ono da viatura volvo XC60 D R4 DESIGN MOMENTUM, comprada e registada em Julho de 2016 (ainda dentro da garantia).Venho por este meio proceder à reclamaçao referente à forma como fui atendido pelo representante da marca em Portugal, Santogal Lisboa (Rua Antonio Patricio 11 E e F 1700-047 Lisboa), na pessoa do funcionario Hugo Lopes no dia 23 de Julho de 2018 e de como no seguimentos da situaçao, reportado abaixo, me encontra extremamente desagradado com a marca, sentido-me extremamente defraudado e enganado pela Volvo, não tendo qualquer confiança na viatura que conduzo.Seguem-se os factos:- Após dias e dias a ligar para o concessionário para a marcação da revisão, lá o consegui fazer. o Telefone toca indefinidamente e ninguém atende. Ou então está interrompido. Se excedo um certo número de minutos em espera sou redireccionado para um call center qualquer onde após ter explicitado onde e quando queria a revisão feita, marcaram-me a mesma para Alcabideche….facto que só fiquei a saber quando me ligam de Alcabideche uns dias depois a confirmar a minha vinda….anedótico!O processo de marcação da revisão por telefone demorou cerca de 3 semanas!- No dia 23 de Julho dirigi-me à oficina Santogal, supra citada, para fazer a revisão dos dois anos- 50000 kms marcada para as 8 horas da manhã.- À chegada ao entrar nas instalaçes da marca deparei-me com dois funcionarios a fumarem no interior (proibido por lei) facto que me causou uma péssima impressão, pois passa logo ao cliente uma imagem de desleixo, de falta de cuidado e ambiente pouco laboral que por ali se vive.- Entreguei a viatura ao funcionario Hugo Lopes e expliquei'lhe que tinha surgido durante os dias anteriores à revisao um som de roçar latente ocasional, sentido na roda traseira direita da viatura por vezes quando travava com o carro a velocidades baixas ou no arranque. O funcionario tomou nota e disse-me que iam ter atenção a essa situação. Pedi-lhe também que lavassem a viatura. - Uma hora depois recebi orçamento da revisao com o valor de aproximadamente 600 Euros tendo achado logo à partida demasiado caro para o tipo de trabalhos a efectuar durante o dia. Já tive viaturas das marcas Audi e BMW e nunca me foram apresentados valores dessa ordem. Aguardei pelo contacto do funcionario que me disse que ligaria ao inicio da tarde, facto que fez pelas 14 horas.- Por essa altura, o Hugo Lopes informa-me em estado alarmista que a viatura apresentava danos graves nas pastilhas e discos dos travoes traseiros, já com contacto de metal com metal e que o carro estava em risco iminente de não travar e de bater contra qualquer coisa! Continua dizendo que os travões da frente apresentavam uma situação semelhante e que tinha também impreterivelmente de lhe ser substituidas as pastilhas e os discos. Para uma situação descrita com tal alarmismo e com frases de metal com metal, a roçar em metal estranho então que o barulho ocasional do qual me queixei não ser de todo adequado à situação descrita pelo Hugo Lopes.- Fiquei para lá de chocado quando me foi pedido o dobro do valor orçamentado aprox. 1200 Euros (para trás 392 Euros, e para a frente 178 Euros) uma pequena fortuna para uma simples revisão dos 2 anos, algo que me deixou muito desconfiado. Pedi alguns minutos para reflectir e combinei devolver a chamada minutos depois.Tambem questionei o funcionario quanto ao facto de tanto dano na viatura pois conduzo desde 1992, sempre da mesma forma, e nunca tal me tinha acontecido noutras marcas. Questionei quanto à qualidade dos materiais empregues na marca e tentei accionar a garantia da viatura. O funcionario e por essa altura com alguma rudeza negou-me essa hipótese responsabilizando-me pelos danos supostamente presentes no travão. Culpa minha? Como? Como disse tive viaturas de outras marcas reconhecidas e tal me tinha acontecido. Disse que não tinha responsabilidade nenhuma sobre a origem nem qualidade dos materiais usados pela Volvo, e que as coisas eram como eram: assim e pronto! E despachou-me.- Pedi uns minutos para conferenciar com o meu sócio para saber o que fazer!- Seguidamente tentei entrar em contacto com o funcionario durante meia hora sem sucesso, a chamada nunca me foi devolvida, e as 15 horas finalmente quando falei com o funcionario, e dada a tamanha gravidade descrita pelo Hugo, da situacao apresentada, adjudiquei contrariado a substituicao das pastilhas e dos discos. Foi-me dito e que pelo meu atraso no contacto que a viatura so me seria entregue no dia seguinte. Como nao tenho outra viatura questionei o funcionario quanto a uma viatura de substituicao o que me foi negado. Segundo o funcionario demorei muito tempo a devolver a chamada e o mecânico ja tinha substituido a minha viatura por outra no elevador. Relembro que foi o funcionario que demorou a atender-me as minhas tentativas de contacto.- Mais uma vez fiquei indignado e por essa altura referi que reclamaria junto da marca. O funcionario recuou dizendo-me que a viatura estaria pronta antes da oficina fechar às 17 horas. Chamo a atenção para o facto de tudo isto ter consumido meia hora do meu horário de trabalho com prejuizo da minha pessoa, e para os doentes que dependem do seu tempo de consulta comigo.- às 16 e 45 fui contacta o meu sócio, após este ter ligado ao Hugo Lopes primeiro, e este ter dito que já lhe ligava 5 minutos depois, e diz que os trabalhos não seriam efectuados e que a viatura ficaria na oficina até ao dia seguinte.- Por esta altura, o meu sócio que já tinha contactado e pedido orçamentos a outras marcas e oficinas credenciadas e com valores sempre dados pela metade dos valores da Volvo diz lhe que então fica tudo como está e que vai levantar a viatura (com a revisão feita, facto confirmado pelo Hugo Lopes). - O meu sócio dirige-se então à Santogal para levantar a viatura.Fez uma reclamacao por escrito e pagou a revisão, e pediu a viatura. O Hugo Lopes exige lhe que assine um termo de desresponsabilização porque está a levantar um carro que não trava, isto usando as palavras do próprio Hugo Lopes. O meu sócio já saturado com o somatório de incompetência, demora, má vontade, e duplicidade das informações fornecidas pelo Hugo Lopes, coloca um X, nesse termo de responsabilidade para fazer a vontade ao funcionário. O Hugo Lopes diz que é ele que a vai tirar da garagem, e então procede a fazê-lo em manobras dignas de um quase rali, em que trava afincadamente várias vezes enquanto reverte a direccão do carro.O meu sócio neste ponto indaga-o com então para uma viatura cujos travões estão a ponto de inexistentes como descreveu, fartou-se de travar agora a fundo!, o Hugo Lopes respondeu com Eu disse que PODIAM deixar de funcionar, nunca disse que iam deixar de funcionar!...ORA POR FAVOR...Só aqui se vê a falta de congruência e pouca transparência em todo o processo e informações fornecidas!- Neste contexto ficou a pairar a duvida quanto à deficiente qualidade dos materiais utilizado no fabrico das pecas da Volvo. E pior, ficou a grande dúvida da qualidade da revisão feita no primeiro ano...ou seja, em que estado é que estariam então a pastilhas e os discos nessa altura? Depreendo que em estado impecáveis, pois nada me foi dito...ou nem sequer olharam para lá? E assumindo que olharam e que fizeram o que lhe competia que era REVER a viatura, se num ano não há diminuição nenhuma da qualidade dos materiais na travagem, como é que no ano a seguir já estão gastos para lá do imaginário como foi descrito pelo Hugo Lopes?Mas brincamos aqui? Mas afinal a garantia cobre o quê? Ainda disseram ao meu sócio que a garantia não cobre os materiais? Mas que raio de resposta ridícula é esta? Se o carro, todo ele é Material e feito de Materiais, a Garantia cobre o que?- Depois disto tudo, e de outra situação passada, com o Volvo V40 do meu sócio no ano passado, também com o mesmo funcionário e outro senhor que também aí trabalha, mas que agora não vou nomear, que inclusive chamou o meu sócio de mentiroso, fiquei com a firme ideia que a Volvo é uma marca intransigente e que não se responsabiliza de uma forma correcta pelos carros que vende aos clientes.- Pedi uma vistoria à viatura noutra oficina credenciada fora da rede Volvo porque toda esta história tem contornos de pouca honestidade. Se após tal a vistoria e auditoria externa se se revelar o verdadeiro estado de viatura e se se verificar que o vosso concessionario tentou defraudar-me fazendo comprar peças que a viatura nao precisa aí a música vai ser outra, e vai ser tocada pelo departamento jurídico da minha empresa.- E se este for o caso podem ter a certeza de que não pararei junto de todas as entidades responsáveis com queixas e reclamacões até que a verdade seja apurada e que os danos causados sejam assumidos pela Volvo com pedido de desculpas e com punição deste concessionario em questão. No entretanto, irei reclamar pelas mais variadas vias, incluindo com carta registada para Gotemburgo.- Fico desde ja à espera da vossa breve resposta e de uma tomada de medidas com a devida correcção junto de mim enquanto vosso cliente.Até lá, perdem nos como clientes, a revisão do segundo Volvo que temos, não será feita convosco, e o seguro do XC60 que seria renovada pela mediação que a Volvo efectuou aquando da compra do carro, será cancelada e mudada para a concorrência!

Encerrada

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