Sou ono da viatura volvo XC60 D R4 DESIGN MOMENTUM, comprada e registada em Julho de 2016 (ainda dentro da garantia).Venho por este meio proceder à reclamaçao referente à forma como fui atendido pelo representante da marca em Portugal, Santogal Lisboa (Rua Antonio Patricio 11 E e F 1700-047 Lisboa), na pessoa do funcionario Hugo Lopes no dia 23 de Julho de 2018 e de como no seguimentos da situaçao, reportado abaixo, me encontra extremamente desagradado com a marca, sentido-me extremamente defraudado e enganado pela Volvo, não tendo qualquer confiança na viatura que conduzo.Seguem-se os factos:- Após dias e dias a ligar para o concessionário para a marcação da revisão, lá o consegui fazer. o Telefone toca indefinidamente e ninguém atende. Ou então está interrompido. Se excedo um certo número de minutos em espera sou redireccionado para um call center qualquer onde após ter explicitado onde e quando queria a revisão feita, marcaram-me a mesma para Alcabideche….facto que só fiquei a saber quando me ligam de Alcabideche uns dias depois a confirmar a minha vinda….anedótico!O processo de marcação da revisão por telefone demorou cerca de 3 semanas!- No dia 23 de Julho dirigi-me à oficina Santogal, supra citada, para fazer a revisão dos dois anos- 50000 kms marcada para as 8 horas da manhã.- À chegada ao entrar nas instalaçes da marca deparei-me com dois funcionarios a fumarem no interior (proibido por lei) facto que me causou uma péssima impressão, pois passa logo ao cliente uma imagem de desleixo, de falta de cuidado e ambiente pouco laboral que por ali se vive.- Entreguei a viatura ao funcionario Hugo Lopes e expliquei'lhe que tinha surgido durante os dias anteriores à revisao um som de roçar latente ocasional, sentido na roda traseira direita da viatura por vezes quando travava com o carro a velocidades baixas ou no arranque. O funcionario tomou nota e disse-me que iam ter atenção a essa situação. Pedi-lhe também que lavassem a viatura. - Uma hora depois recebi orçamento da revisao com o valor de aproximadamente 600 Euros tendo achado logo à partida demasiado caro para o tipo de trabalhos a efectuar durante o dia. Já tive viaturas das marcas Audi e BMW e nunca me foram apresentados valores dessa ordem. Aguardei pelo contacto do funcionario que me disse que ligaria ao inicio da tarde, facto que fez pelas 14 horas.- Por essa altura, o Hugo Lopes informa-me em estado alarmista que a viatura apresentava danos graves nas pastilhas e discos dos travoes traseiros, já com contacto de metal com metal e que o carro estava em risco iminente de não travar e de bater contra qualquer coisa! Continua dizendo que os travões da frente apresentavam uma situação semelhante e que tinha também impreterivelmente de lhe ser substituidas as pastilhas e os discos. Para uma situação descrita com tal alarmismo e com frases de metal com metal, a roçar em metal estranho então que o barulho ocasional do qual me queixei não ser de todo adequado à situação descrita pelo Hugo Lopes.- Fiquei para lá de chocado quando me foi pedido o dobro do valor orçamentado aprox. 1200 Euros (para trás 392 Euros, e para a frente 178 Euros) uma pequena fortuna para uma simples revisão dos 2 anos, algo que me deixou muito desconfiado. Pedi alguns minutos para reflectir e combinei devolver a chamada minutos depois.Tambem questionei o funcionario quanto ao facto de tanto dano na viatura pois conduzo desde 1992, sempre da mesma forma, e nunca tal me tinha acontecido noutras marcas. Questionei quanto à qualidade dos materiais empregues na marca e tentei accionar a garantia da viatura. O funcionario e por essa altura com alguma rudeza negou-me essa hipótese responsabilizando-me pelos danos supostamente presentes no travão. Culpa minha? Como? Como disse tive viaturas de outras marcas reconhecidas e tal me tinha acontecido. Disse que não tinha responsabilidade nenhuma sobre a origem nem qualidade dos materiais usados pela Volvo, e que as coisas eram como eram: assim e pronto! E despachou-me.- Pedi uns minutos para conferenciar com o meu sócio para saber o que fazer!- Seguidamente tentei entrar em contacto com o funcionario durante meia hora sem sucesso, a chamada nunca me foi devolvida, e as 15 horas finalmente quando falei com o funcionario, e dada a tamanha gravidade descrita pelo Hugo, da situacao apresentada, adjudiquei contrariado a substituicao das pastilhas e dos discos. Foi-me dito e que pelo meu atraso no contacto que a viatura so me seria entregue no dia seguinte. Como nao tenho outra viatura questionei o funcionario quanto a uma viatura de substituicao o que me foi negado. Segundo o funcionario demorei muito tempo a devolver a chamada e o mecânico ja tinha substituido a minha viatura por outra no elevador. Relembro que foi o funcionario que demorou a atender-me as minhas tentativas de contacto.- Mais uma vez fiquei indignado e por essa altura referi que reclamaria junto da marca. O funcionario recuou dizendo-me que a viatura estaria pronta antes da oficina fechar às 17 horas. Chamo a atenção para o facto de tudo isto ter consumido meia hora do meu horário de trabalho com prejuizo da minha pessoa, e para os doentes que dependem do seu tempo de consulta comigo.- às 16 e 45 fui contacta o meu sócio, após este ter ligado ao Hugo Lopes primeiro, e este ter dito que já lhe ligava 5 minutos depois, e diz que os trabalhos não seriam efectuados e que a viatura ficaria na oficina até ao dia seguinte.- Por esta altura, o meu sócio que já tinha contactado e pedido orçamentos a outras marcas e oficinas credenciadas e com valores sempre dados pela metade dos valores da Volvo diz lhe que então fica tudo como está e que vai levantar a viatura (com a revisão feita, facto confirmado pelo Hugo Lopes). - O meu sócio dirige-se então à Santogal para levantar a viatura.Fez uma reclamacao por escrito e pagou a revisão, e pediu a viatura. O Hugo Lopes exige lhe que assine um termo de desresponsabilização porque está a levantar um carro que não trava, isto usando as palavras do próprio Hugo Lopes. O meu sócio já saturado com o somatório de incompetência, demora, má vontade, e duplicidade das informações fornecidas pelo Hugo Lopes, coloca um X, nesse termo de responsabilidade para fazer a vontade ao funcionário. O Hugo Lopes diz que é ele que a vai tirar da garagem, e então procede a fazê-lo em manobras dignas de um quase rali, em que trava afincadamente várias vezes enquanto reverte a direccão do carro.O meu sócio neste ponto indaga-o com então para uma viatura cujos travões estão a ponto de inexistentes como descreveu, fartou-se de travar agora a fundo!, o Hugo Lopes respondeu com Eu disse que PODIAM deixar de funcionar, nunca disse que iam deixar de funcionar!...ORA POR FAVOR...Só aqui se vê a falta de congruência e pouca transparência em todo o processo e informações fornecidas!- Neste contexto ficou a pairar a duvida quanto à deficiente qualidade dos materiais utilizado no fabrico das pecas da Volvo. E pior, ficou a grande dúvida da qualidade da revisão feita no primeiro ano...ou seja, em que estado é que estariam então a pastilhas e os discos nessa altura? Depreendo que em estado impecáveis, pois nada me foi dito...ou nem sequer olharam para lá? E assumindo que olharam e que fizeram o que lhe competia que era REVER a viatura, se num ano não há diminuição nenhuma da qualidade dos materiais na travagem, como é que no ano a seguir já estão gastos para lá do imaginário como foi descrito pelo Hugo Lopes?Mas brincamos aqui? Mas afinal a garantia cobre o quê? Ainda disseram ao meu sócio que a garantia não cobre os materiais? Mas que raio de resposta ridícula é esta? Se o carro, todo ele é Material e feito de Materiais, a Garantia cobre o que?- Depois disto tudo, e de outra situação passada, com o Volvo V40 do meu sócio no ano passado, também com o mesmo funcionário e outro senhor que também aí trabalha, mas que agora não vou nomear, que inclusive chamou o meu sócio de mentiroso, fiquei com a firme ideia que a Volvo é uma marca intransigente e que não se responsabiliza de uma forma correcta pelos carros que vende aos clientes.- Pedi uma vistoria à viatura noutra oficina credenciada fora da rede Volvo porque toda esta história tem contornos de pouca honestidade. Se após tal a vistoria e auditoria externa se se revelar o verdadeiro estado de viatura e se se verificar que o vosso concessionario tentou defraudar-me fazendo comprar peças que a viatura nao precisa aí a música vai ser outra, e vai ser tocada pelo departamento jurídico da minha empresa.- E se este for o caso podem ter a certeza de que não pararei junto de todas as entidades responsáveis com queixas e reclamacões até que a verdade seja apurada e que os danos causados sejam assumidos pela Volvo com pedido de desculpas e com punição deste concessionario em questão. No entretanto, irei reclamar pelas mais variadas vias, incluindo com carta registada para Gotemburgo.- Fico desde ja à espera da vossa breve resposta e de uma tomada de medidas com a devida correcção junto de mim enquanto vosso cliente.Até lá, perdem nos como clientes, a revisão do segundo Volvo que temos, não será feita convosco, e o seguro do XC60 que seria renovada pela mediação que a Volvo efectuou aquando da compra do carro, será cancelada e mudada para a concorrência!