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Possibilidade de danificação de módulo de infotenimento com actualização de software oficial VOLVO

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. S.

Para: Volvo Car Portugal

17/03/2021

Venho, também, por este meio demonstrar o meu descontentamento mediante uma situação ocorrida no seguimento da revisão efectuada no concessionário Triauto de Vila do Conde no passado dia 12 de Março e do descontentamento já demonstrado ao responsável de Oficina desse Concessionário, Sr. Hugo, venho também por este meio recorrer da explicação que me foi dada pelo concessionário perante a impossibilidade de garantir uma correcta actualização dos mapas da unidade de infotenimento da minha viatura, identificada em assunto.Uma vez que faço viagens grandes com frequência por motivos profissionais e pessoais, questionei aquando da marcação da revisão dos 270.000Km da minha Volvo V60 D6 sobre a possibilidade de actualizar os mapas do GPS do carro. Prontamente me foi explicado que as versões mais actualizadas poderiam ser facil e gratuitamente importadas do site da Volvo e seguir um simples procedimento com uma pendrive mas que aquando da revisão o próprio concessionário trataria dessa actualização de forma gratuita. No dia da revisão, fui contactado pelo técnico sobre a necessidade de proceder a uma actualização de software, a minha unidade inicialmente usaria CDs para carregar os mapas agora em uso e para agora receber os mapas actualizados disponíveis no site, mas a mesma teria um custo associado inferior a 30€. Prontamente agradeci o contacto, detesto quando na hora de pagar a factura da revisão foram incluídos serviços ou peças sem o meu expresso consentimento, foi ainda solicitada a minha presença no concessionário para assinar uma declaração de responsabilidade sem a qual o concessionário não poderia proceder à execução da actualização PAGA de software pois era frequente um módulo dispendioso avariar durante essa actualização. Achei muito estranha esta explicação, nunca tinha ouvido tal coisa, que uma actualização de software pudesse de algum modo comprometer e até danificar o hardware e que um concessionário oficial da marca necessitaria de se ilibar de responsabilidades para executar uma actualização paga. Solicitei que o responsável de Oficina me contactasse logo que possível, e no dia seguinte o Responsável de Oficina do Concessionário Triauto de Vila do Conde, mediante um contacto efectuado por minha iniciativa, deu a mesma explicação que o técnico. Questionei sobre a possibilidade de actualizar os mapas através de um kit de CDs como inicialmente aconteceu com a minha unidade, essa possibilidade foi descartada pelo responsável, Tentei então perceber em que moldes, que unidades de infotenimento, ou que conjunto de variáveis levaria a que o tal módulo ficasse danificado a resposta foi que poderia muito possivelmente ficar danificada e que não conseguiam explicar em que moldes aconteceria ou não tal avaria. Obviamente expressei o meu descontentamento com a solução apresentada, como é possível que a Marca não tenha em pleno século 21 conseguido uma solução técnica que permita a um GPS com 7 (estamos a falar de hardware com apenas 7 anos) ser actualizado, a solução passa por uma actualização paga com um declaração de responsabilidade assinada pelo cliente para isentar o concessionário de garantir que a actualização com o software original, num concessionário oficial e para uma unidade de infotenimento original ocorre sem problemas. E que todos os concessionários estavam a dar a mesma desculpa por força ou indicação da Volvo Portugal ao não accionar a garantia perante a danificação de um módulo com essa actualização de sofware (necessária para a actualização dos mapas). Enquanto cliente que recorre a concessionários oficiais da marca, que usam sofware oficial da marca exijo que uma actualização paga não danifique nenhum componente da minha viatura e caso o faça, que a marca assuma a sua responsabilidade mediante essa lacuna técnica que parece configurar uma prática de obsolescência programada. Na prática tenho de considerar pagar/aquirir um novo módulo de infotenimento sem saber se a minha viatura poderá ou não ficar danificada com a actualização paga necessária. Não está disponível a actualização por CDs ainda que tenha sido a forma como a minha unidade recebeu inicialmente os mapas que possui ainda. Numa época em que a sensibilidade dos clientes Europeus nunca esteve tão elevada para problemáticas como a sustentabilidade, economia circular e aumento da vida útil de vida dos produtos adquiridos em especial os automóveis de marcas conceituadas, continuar, no ano de 2021, a dizer que um serviço pago de actualização de mapas carece de uma actualização de software oficial que pode danificar um módulo da unidade de infotenimento parece desculpa esfarrapada para uma situação que poderá ser considerada obsolescência programada. Já expus a situação ao apoio ao cliente da Triauto, à Volvo Cars Portugal e agora queria, enquanto associado da DECO, contar com o vosso apoio jurídico para avaliar a situação exposta. Melhores cumprimentos, Júlio Santos


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