Reclamações recentes

B. B.
16/07/2024

Ma prestação de serviços

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal em relação ao serviço de reparação efetuado no meu veículo Smart Fortwo (matrícula 11-PP-07) , que foi realizado na vossa oficina entre 2022-2023. O valor cobrado pelo serviço foi de 2992,11€, conforme a fatura nº VDLX2 2721223/111. Após a reparação, o veículo continua a apresentar problemas sistemáticos relacionados com o trabalho feito durante o ano de arranjo. Estes problemas incluem a luz do motor estar constantemente acesa; a água do radiador não dura nem 1 semana antes de descer a níveis mínimos; em setembro o carro foi chumbado na inspeção porque a direção estava e ainda está desalinhada; o carro foi entregue sem tampa do depósito de gasolina; o carro foi entregue sem as mudanças automáticas ; o carro veio com bastantes parafusos perdidos; as chapas que tapam os braços mecânicos da capota estavam espalhadas no carro;o carro desliga-se de forma abrupta quando em movimento, inclusive aconteceu bastantes vezes em autoestradas; perde a habilidade de reconhecer as mudanças automáticas em movimento obrigando o condutor a desligar e aguardar alguns momentos antes de ligar e resumir a marcha; as correias rebentaram 2 vezes; a bateria estragou e tiveram de me “emprestar” uma bateria usada até que uma nova estivesse disponível, sendo que esta se encontra no orçamento; chumbou 5 vezes na inspeção devido a fumos vindos do motor, sendo que na semana o staff informou-me que estava tudo bem; o motor até hoje salta e treme de uma forma preocupante algo que o staff também me informou que é completamente normal e mesmo depois de 2 apertos do motor só se agravou, e vários problemas na aquecimento do motor. Este facto demonstra que o serviço de reparação realizado foi ineficaz e não resolveu as avarias inicialmente identificadas. Todas estes problemas de funcionamento foram devidamente comunicados ao staff da smartmania em mais de 10 emails dos quais, talvez 3 receberam qualquer tipo de resposta, e em mais de 10 idas à Smartmania para efetuar arranjos desde que o carro me foi entregue após o arranjo inicial( ou seja ao longo dos últimos 11 meses), são inúmeras chamadas não atendidas e sem tentativas de retorno e emails sem resposta, inclusive até hoje apenas recebi 2 papéis de como o carro foi entregue às instalações para o arranjo de todas as coisas referidas anteriormente. Fui também informada pela Susana da receção da Smart Mania em Lisboa, de que estas questões devem ser resolvidas pela central da Smart Mania no Porto. Até aí, tudo bem, compreendo a necessidade de centralizar determinadas questões. No entanto, o problema maior surge ao tentar entrar em contato com a central de Porto. A Susana informou que a central de Porto não possui uma linha de contacto direto, sendo o único meio de comunicação um endereço de e-mail. Para agravar a situação, ela mencionou que este e-mail raramente responde, tanto a ela quanto aos clientes. No dia 11 de julho de 2024 entreguei o meu carro devido a mais uma avaria, na qual tentei avisar inúmeras vezes sobre a chegada do meu carro. No entanto, os funcionários ignoraram várias tentativas de comunicação da minha parte, atendendo aprontamente ao numero de quem me acompanhava no dia . Durante a receção do carro, não fui abordada uma única vez por nenhum funcionário da receção para discutir os problemas do veículo, sendo que o funcionário Tiago assistiu ao descarregamento do carro, limitando-se a ignorar a nossa presença, sem questionar nem receber formalmente o veículo. Sendo assim, o funcionário da receção abandonou a loja, deixando-me sozinha com o carro e um mecânico que tinha apenas instruções para fechar a mesma. Devido a esta grave falta de comunicação, a chave do meu carro nunca chegou a ser entregue a ninguém responsável e não recebi qualquer documento que comprovasse a entrega do carro. Hoje, dia 12 de julho, dirigi-me pessoalmente à Smartmania de Lisboa onde pedi o livro de reclamações e a folha de receção do veículo que não me tinha sido dada dia 11. Enquanto estava a escrever a reclamação fui interrompida pelo Gerente Luís Baltazar, que de forma bastante rude e confrontadora nos disse que todo o dinheiro gasto naquele carro ia para o lixo , que a reclamação por escrito e qualquer outra ação tomada por mim contra a empresa seria inútil pois quem toma as decisões são eles, que o carro nunca iria ficar totalmente arranjado e que “sabia como é que se tinha de falar com pessoas da minha idade”, dizendo também que nao estava a sair bem da situação por estar a escrever a reclamação. Saliento ainda que esta conversa foi num tom bastante exaltado onde parecia estaria a insinuar algo, por parte do funcionário Luís e sem nenhum tom de profissionalismo uma vez que trata as pessoas com desdenho e dirigindo-se aos clientes por “Tu”. Esta parte eu queria ter reportado no livro de reclamações , mas infelizmente o mesmo acabou e não tinha mais páginas para eu escrever. Solicitei outro livro à funcionária Susana, mas esta não mo forneceu pois não tinham mais nenhum na loja, constituindo isto um incumprimento para com os meus direitos como consumidora, como é descrito no Decreto-Lei n.º 156/2005. Considerando a urgência da minha questão e a total falta de resposta por parte da central de Porto, solicito que medidas imediatas sejam tomadas para resolver o meu problema. É inaceitável que uma empresa do porte da Smart Mania tenha um canal de comunicação tão ineficaz e que dependa exclusivamente de um e-mail que não responde. Diante desta situação, sinto-me extremamente insatisfeita com o serviço prestado e considero que não recebi a qualidade esperada pelo valor pago. Assim, solicito a devolução integral do valor de 2992,11€, conforme disposto na legislação vigente que protege os direitos do consumidor em situações de serviços mal prestados. Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e aguardo uma resolução célere e satisfatória desta questão.

Encerrada
G. F.
13/07/2024

Ma prestação de serviço e garantias

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal em relação ao serviço de reparação efetuado no meu veículo Smart Fortwo (matrícula 11-PP-07) , que foi realizado na vossa oficina entre 2022-2023. O valor cobrado pelo serviço foi de 2992,11€, conforme a fatura nº VDLX2 2721223/111. Após a reparação, o veículo continua a apresentar problemas sistemáticos relacionados com o trabalho feito durante o ano de arranjo. Estes problemas incluem a luz do motor estar constantemente acesa; a água do radiador não dura nem 1 semana antes de descer a níveis mínimos; em setembro o carro foi chumbado na inspeção porque a direção estava e ainda está desalinhada; o carro foi entregue sem tampa do depósito de gasolina; o carro foi entregue sem as mudanças automáticas ; o carro veio com bastantes parafusos perdidos; as chapas que tapam os braços mecânicos da capota estavam espalhadas no carro;o carro desliga-se de forma abrupta quando em movimento, inclusive aconteceu bastantes vezes em autoestradas; perde a habilidade de reconhecer as mudanças automáticas em movimento obrigando o condutor a desligar e aguardar alguns momentos antes de ligar e resumir a marcha; as correias rebentaram 2 vezes; a bateria estragou e tiveram de me “emprestar” uma bateria usada até que uma nova estivesse disponível, sendo que esta se encontra no orçamento; chumbou 5 vezes na inspeção devido a fumos vindos do motor, sendo que na semana o staff informou-me que estava tudo bem; o motor até hoje salta e treme de uma forma preocupante algo que o staff também me informou que é completamente normal e mesmo depois de 2 apertos do motor só se agravou, e vários problemas na aquecimento do motor.  Este facto demonstra que o serviço de reparação realizado foi ineficaz e não resolveu as avarias inicialmente identificadas. Todas estes problemas de funcionamento foram devidamente comunicados ao staff da smartmania em mais de 10 emails dos quais, talvez 3 receberam qualquer tipo de resposta, e em mais de 10 idas à Smartmania para efetuar arranjos desde que o carro me foi entregue após o arranjo inicial( ou seja ao longo dos últimos 11 meses), são inúmeras chamadas não atendidas e sem tentativas de retorno e emails sem resposta, inclusive até hoje apenas recebi 2 papéis de como o carro foi entregue às instalações para o  arranjo de todas as coisas referidas anteriormente. Fui também informada pela Susana da receção da Smart Mania em Lisboa, de que estas questões devem ser resolvidas pela central da Smart Mania no Porto. Até aí, tudo bem, compreendo a necessidade de centralizar determinadas questões. No entanto, o problema maior surge ao tentar entrar em contato com a central de Porto. A Susana informou que a central de Porto não possui uma linha de contacto direto, sendo o único meio de comunicação um endereço de e-mail. Para agravar a situação, ela mencionou que este e-mail raramente responde, tanto a ela quanto aos clientes. No dia 11 de julho de 2024 entreguei o meu carro devido a mais uma avaria, na qual tentei avisar inúmeras vezes sobre a chegada do meu carro. No entanto, os funcionários ignoraram várias tentativas de comunicação da minha parte, atendendo aprontamente ao numero de quem me acompanhava no dia . Durante a receção do carro, não fui abordada uma única vez por nenhum funcionário da receção para discutir os problemas do veículo, sendo que o funcionário Tiago assistiu ao descarregamento do carro, limitando-se a ignorar a nossa presença, sem questionar nem receber formalmente o veículo. Sendo assim, o funcionário da receção abandonou a loja, deixando-me sozinha com o carro e um mecânico que tinha apenas instruções para fechar a mesma. Devido a esta grave falta de comunicação, a chave do meu carro nunca chegou a ser entregue a ninguém responsável e não recebi qualquer documento que comprovasse a entrega do carro. Hoje, dia 12 de julho, dirigi-me pessoalmente à Smartmania de Lisboa onde pedi o livro de reclamações e a folha de receção do veículo que não me tinha sido dada dia 11. Enquanto estava a escrever a reclamação fui interrompida pelo Gerente Luís Baltazar, que de forma bastante rude e confrontadora nos disse que todo o dinheiro gasto naquele carro ia para o lixo , que a reclamação por escrito e qualquer outra ação tomada por mim contra a empresa seria inútil pois quem toma as decisões são eles, que o carro nunca iria ficar totalmente arranjado e que “sabia como é que se tinha de falar com pessoas da minha idade”, dizendo também que nao estava a sair bem da situação por estar a escrever a reclamação. Saliento ainda que esta conversa foi num tom bastante exaltado onde parecia estaria a insinuar algo,  por parte do funcionário Luís e sem nenhum tom de profissionalismo uma vez que trata as pessoas com desdenho e dirigindo-se aos clientes por “Tu”.  Esta parte eu queria ter reportado no livro de reclamações , mas infelizmente o mesmo acabou e não tinha mais páginas para eu escrever. Solicitei outro livro à funcionária Susana, mas esta não mo forneceu pois não tinham mais nenhum na loja, constituindo isto um incumprimento para com os meus direitos como consumidora.  Considerando a urgência da minha questão e a total falta de resposta por parte da central de Porto, solicito que medidas imediatas sejam tomadas para resolver o meu problema. É inaceitável que uma empresa do porte da Smart Mania tenha um canal de comunicação tão ineficaz e que dependa exclusivamente de um e-mail que não responde. Diante desta situação, sinto-me extremamente insatisfeita com o serviço prestado e considero que não recebi a qualidade esperada pelo valor pago. Assim, solicito a devolução integral do valor de 2992,11€, conforme disposto na legislação vigente que protege os direitos do consumidor em situações de serviços mal prestados. Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e aguardo uma resolução célere e satisfatória desta questão. Caso não obtenha resposta positiva no prazo de 10 dias úteis, terei de considerar outras medidas legais para assegurar os meus direitos.

Encerrada
J. F.
23/01/2024

Problema com compra de um carro

Boa tarde, a 30 de Novembro de 2022, assinei um contrato para adquirir um Smart,na smartmania em Lisboa com o vendedor Tiago. A 19 de Janeiro levantei a viatura, mas no dia seguinte o carro não dava qualquer sinal de ligar. A 30 de janeiro seguiu de reboque para a vossa oficina.A 15 de fevereiro fui buscar o carro supostamente arranjado. A 2 de março o carro apresentava as mudanças a saltar e dar erro, isto quando conseguia ligar, porque a maior parte das vezes não ligava sequer, e apresentava também a luz de injecção eletrónica ligada e em vez de 130 mil km, mostrava 300 mil km. Fiquei de 3 a 4 meses sem qualquer resposta vossa, quando finalmente consegui falar com o mecânico e enviei então o carro de novo nesta vez com o reboque a meio encargo porque o seguro já não cobria.foi passando os meses e sem notícias do que se passava, só a 17 de outubro me disseram que já estava tudo bem e para ir levantar o carro, mas no dia seguinte voltaram a ligar a dizer para não ir pois o carro não dava sinal novamente. Tentei contactar o vendedor novamente em Novembro, o qual respondeu estar de férias.Já estamos em Janeiro e passou mais de um ano onde paguei sempre o carro, o seguro e o IUC, sem nunca ter andado nele. Entretanto já passou nova data para inspeção do veículo.Pretendo receber a devolução do meu dinheiro, pois sinto-me enganado. Não pretendo rescindir com a financeira mas sim receber o dinheiro para adquirir outra viatura.

Encerrada
J. R.
26/07/2022

Problema garantia automóvel

Comprei uma viatura na empresa smartmania no Porto em Abril de 2021 com 4 anos de garantia e recentemente começou a dar me problemas, ao fim de várias tentativas de contacto através de chamadas mensagens e emails passado 4 dias, lá consegui contactar a smartmania, e quando lhes falei da avaria do carro e que estava impossibilitado de conduzir e precisando do veículo todos os dias por motivos profissionais, me disseram com alguma arrogância que agora só para 16 de Agosto é que tinham vaga para mim, até lá não podem fazer nada, acho isto um completo absurdo vendem os veículos dão garantia e quando é preciso acionar essa garantia tenta o sacudir a água do capote, gostava de saber se isto é legal e o que posso fazer.

Resolvida
B. F.
08/02/2022

Crédito Automóvel

Venho por este meio comunicar que a minha namorada fez um crédito automóvel na SmartMania no porto , onde escolhemos o carro como queríamos , assinamos os papéis , e no dia da entrega , vem um carro totalmente diferente daquilo que nós pedimos entregaram a viatura entre as 19:30 / 20:00 já estava escuro não deu para ver a viatura ela também e preta , mas no dia seguinte que foi hoje dia 08-02-2022 estava tudo cheio de riscos , todo sujo , faltava tampas no interior as luzes avariadas , tivemos a espera da viatura 1 mês e quando entregam e naquele estado nós temos fotos de tudo desde do início da conversa até o dia de hoje ligamos para ele , ele disse que ia tentar resolver mas que não prometia nada , eles dão 4 anos de garantia sem limites de kilometros , mas quando nos falamos com eles , eles não se querem responsabiliza por nada gostaria de obter alguma ajuda sobre esta situação , porque hoje fui ver o fórum de queixas do stand e tem várias pessoas como eu a reclamar que foram enganadas pela mesma pessoa

Encerrada

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