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Ma prestação de serviços

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas de entrega

Reclamação

B. B.

Para: Smart Mania

16/07/2024

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal em relação ao serviço de reparação efetuado no meu veículo Smart Fortwo (matrícula 11-PP-07) , que foi realizado na vossa oficina entre 2022-2023. O valor cobrado pelo serviço foi de 2992,11€, conforme a fatura nº VDLX2 2721223/111. Após a reparação, o veículo continua a apresentar problemas sistemáticos relacionados com o trabalho feito durante o ano de arranjo. Estes problemas incluem a luz do motor estar constantemente acesa; a água do radiador não dura nem 1 semana antes de descer a níveis mínimos; em setembro o carro foi chumbado na inspeção porque a direção estava e ainda está desalinhada; o carro foi entregue sem tampa do depósito de gasolina; o carro foi entregue sem as mudanças automáticas ; o carro veio com bastantes parafusos perdidos; as chapas que tapam os braços mecânicos da capota estavam espalhadas no carro;o carro desliga-se de forma abrupta quando em movimento, inclusive aconteceu bastantes vezes em autoestradas; perde a habilidade de reconhecer as mudanças automáticas em movimento obrigando o condutor a desligar e aguardar alguns momentos antes de ligar e resumir a marcha; as correias rebentaram 2 vezes; a bateria estragou e tiveram de me “emprestar” uma bateria usada até que uma nova estivesse disponível, sendo que esta se encontra no orçamento; chumbou 5 vezes na inspeção devido a fumos vindos do motor, sendo que na semana o staff informou-me que estava tudo bem; o motor até hoje salta e treme de uma forma preocupante algo que o staff também me informou que é completamente normal e mesmo depois de 2 apertos do motor só se agravou, e vários problemas na aquecimento do motor. Este facto demonstra que o serviço de reparação realizado foi ineficaz e não resolveu as avarias inicialmente identificadas. Todas estes problemas de funcionamento foram devidamente comunicados ao staff da smartmania em mais de 10 emails dos quais, talvez 3 receberam qualquer tipo de resposta, e em mais de 10 idas à Smartmania para efetuar arranjos desde que o carro me foi entregue após o arranjo inicial( ou seja ao longo dos últimos 11 meses), são inúmeras chamadas não atendidas e sem tentativas de retorno e emails sem resposta, inclusive até hoje apenas recebi 2 papéis de como o carro foi entregue às instalações para o arranjo de todas as coisas referidas anteriormente. Fui também informada pela Susana da receção da Smart Mania em Lisboa, de que estas questões devem ser resolvidas pela central da Smart Mania no Porto. Até aí, tudo bem, compreendo a necessidade de centralizar determinadas questões. No entanto, o problema maior surge ao tentar entrar em contato com a central de Porto. A Susana informou que a central de Porto não possui uma linha de contacto direto, sendo o único meio de comunicação um endereço de e-mail. Para agravar a situação, ela mencionou que este e-mail raramente responde, tanto a ela quanto aos clientes. No dia 11 de julho de 2024 entreguei o meu carro devido a mais uma avaria, na qual tentei avisar inúmeras vezes sobre a chegada do meu carro. No entanto, os funcionários ignoraram várias tentativas de comunicação da minha parte, atendendo aprontamente ao numero de quem me acompanhava no dia . Durante a receção do carro, não fui abordada uma única vez por nenhum funcionário da receção para discutir os problemas do veículo, sendo que o funcionário Tiago assistiu ao descarregamento do carro, limitando-se a ignorar a nossa presença, sem questionar nem receber formalmente o veículo. Sendo assim, o funcionário da receção abandonou a loja, deixando-me sozinha com o carro e um mecânico que tinha apenas instruções para fechar a mesma. Devido a esta grave falta de comunicação, a chave do meu carro nunca chegou a ser entregue a ninguém responsável e não recebi qualquer documento que comprovasse a entrega do carro. Hoje, dia 12 de julho, dirigi-me pessoalmente à Smartmania de Lisboa onde pedi o livro de reclamações e a folha de receção do veículo que não me tinha sido dada dia 11. Enquanto estava a escrever a reclamação fui interrompida pelo Gerente Luís Baltazar, que de forma bastante rude e confrontadora nos disse que todo o dinheiro gasto naquele carro ia para o lixo , que a reclamação por escrito e qualquer outra ação tomada por mim contra a empresa seria inútil pois quem toma as decisões são eles, que o carro nunca iria ficar totalmente arranjado e que “sabia como é que se tinha de falar com pessoas da minha idade”, dizendo também que nao estava a sair bem da situação por estar a escrever a reclamação. Saliento ainda que esta conversa foi num tom bastante exaltado onde parecia estaria a insinuar algo, por parte do funcionário Luís e sem nenhum tom de profissionalismo uma vez que trata as pessoas com desdenho e dirigindo-se aos clientes por “Tu”. Esta parte eu queria ter reportado no livro de reclamações , mas infelizmente o mesmo acabou e não tinha mais páginas para eu escrever. Solicitei outro livro à funcionária Susana, mas esta não mo forneceu pois não tinham mais nenhum na loja, constituindo isto um incumprimento para com os meus direitos como consumidora, como é descrito no Decreto-Lei n.º 156/2005. Considerando a urgência da minha questão e a total falta de resposta por parte da central de Porto, solicito que medidas imediatas sejam tomadas para resolver o meu problema. É inaceitável que uma empresa do porte da Smart Mania tenha um canal de comunicação tão ineficaz e que dependa exclusivamente de um e-mail que não responde. Diante desta situação, sinto-me extremamente insatisfeita com o serviço prestado e considero que não recebi a qualidade esperada pelo valor pago. Assim, solicito a devolução integral do valor de 2992,11€, conforme disposto na legislação vigente que protege os direitos do consumidor em situações de serviços mal prestados. Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e aguardo uma resolução célere e satisfatória desta questão.

Assistência solicitada 31 julho 2024

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