Reclamações recentes

J. R.
04/07/2025

Liberty Seguros – Incumprimento e Falta de Respeito ao Consumidor

RECLAMAÇÃO FORMAL – INCUMPRIMENTO CONTRATUAL E OMISSÃO NA REGULARIZAÇÃO DE SINISTRO Apólice n.º 1022073150 Segurada: Juliane Rodrigues Godoy de Andrade, Entidade Reclamada: Liberty Seguros / MDS Corretor de Seguros SA Partners AM Data do Sinistro: 12 a 15 de abril de 2025 Local do Risco: Estrada de São Bernardo, 65, Vilar, 3810-175 Aveiro Exmos. Senhores, Na qualidade de tomadora e beneficiária da apólice de seguro multirriscos acima identificada, e ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de setembro, venho por este meio apresentar reclamação formal contra a Liberty Seguros, em virtude de incumprimento contratual grave e inaceitável omissão na regularização do sinistro abaixo descrito. Entre os dias 12 e 15 de abril de 2025, em resultado de condições meteorológicas adversas (chuvas intensas e descargas elétricas), registaram-se danos materiais no imóvel segurado, designadamente: Televisor Samsung 55” – encontra-se totalmente inoperacional; Sistema de alarme – apresenta avaria funcional, emitindo sinal sonoro contínuo, obrigando ao corte do disjuntor elétrico; O sinistro foi formalmente comunicado no dia 15 de abril de 2025 ao agente da Liberty Seguros, Sr. Alexandre Macedo, responsável pela gestão dos seguros em vigor. Desde então, apesar de diversas tentativas de contacto por via verbal e escrita, não obtive qualquer resposta formal, diligência técnica, nem orientações sobre o processo de regularização. Este comportamento por parte da Liberty Seguros configura uma grave violação contratual e legal, nomeadamente: Art. 76.º do Decreto-Lei n.º 72/2008, que consagra o princípio da boa-fé na execução dos contratos; Art. 20.º do mesmo diploma, que impõe a obrigação de atuação célere e diligente na regularização de sinistros; Art. 7.º do Decreto-Lei n.º 156/2005, que impõe a resposta fundamentada às reclamações no prazo máximo de 15 dias úteis; Lei n.º 24/96 (Lei de Defesa do Consumidor), em especial os arts. 3.º, 4.º e 8.º, relativos ao direito à informação, proteção dos interesses económicos do consumidor e qualidade dos serviços prestados. Reitero que a documentação comprobatória foi integralmente submetida, incluindo a fatura de compra do televisor, e que o seguro se encontra ativo e com prémios pagos pontualmente há anos. No entanto, ao primeiro pedido efetivo de cobertura, não recebo sequer uma resposta por e-mail – o que é inadmissível. Nestes termos, exijo com caráter de urgência: Contacto formal e agendamento imediato de vistoria técnica ao local do risco; Abertura do processo de regularização do sinistro e apuramento de responsabilidades; Resposta escrita, clara e fundamentada no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, conforme prevê a legislação aplicável. Caso não haja qualquer resposta no prazo estipulado, informo desde já que: Apresentarei queixa formal junto da ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões; Requererei a resolução unilateral da apólice com justa causa, nos termos do art. 83.º do Decreto-Lei n.º 72/2008; Darei início a ação judicial para ressarcimento integral dos danos patrimoniais e morais sofridos, incluindo os prejuízos comerciais e transtornos causados por este lamentável incumprimento. Solicito resposta urgente. Estou à disposição para qualquer diligência imediata que permita a regularização célere e adequada do sinistro. Com os melhores cumprimentos, Juliane Rodrigues Godoy de Andrade

Resolvida
M. J.
18/11/2024

Sinistro não solucionado

Exmos. Senhores, (DESCREVER SITUAÇÃO) Cumprimentos. Exmos. Senhores, Me chamo Maria Eduarda eu e o meu marido, Michelangelo Prenna, no dia 29 de maio foi reclamado ao nosso condomínio uma infiltração na nossa casa de banho. O mesmo então responsabilizou-se para reclamar o sinistro a seguradora, sendo assim feito no dia 8 de maio, meu apartamento é no res do chão, a infiltração vinha da casa de banho do apt do 1° andar. No entanto passaram 5 meses e nada foi feito. O seguro já recusou um orçamento, foi feito outro há mais de um mês e nada. Agora dizem haver uma infiltração também no apartamento do segundo andar na casa de banho do primeiro e que nada pode ser feito enquanto não for consertado, mas sequer nos dão uma previsão de quando irão consertar todos os outros problema para finalmente consertarem o nosso. Temos uma bebé de 12 meses que está a desenvolver problemas respiratórios por conta da humidade que já chegou a ao nosso quarto e também no armazém. A casa cheira a mofo. Já são 5 meses a aguardar. O nosso condomínio é administradrado pela Cooperativa de Habitação Iramadona, Costa da Caparica. E a empresa seguradora é Liberty Seguros. Apolice n 1023213610 - PRC 20244000007166. Cumprimentos.

Encerrada
M. J.
22/10/2024

Sinistro não solucionado

Exmos. Senhores, Me chamo Maria Eduarda eu e o meu marido, Michelangelo Prenna, no dia 29 de maio foi reclamado ao nosso condomínio uma infiltração na nossa casa de banho. O mesmo então responsabilizou-se para reclamar o sinistro a seguradora, sendo assim feito no dia 8 de maio, meu apartamento é no res do chão, a infiltração vinha da casa de banho do apt do 1° andar. No entanto passaram 5 meses e nada foi feito. O seguro já recusou um orçamento, foi feito outro há mais de um mês e nada. Agora dizem haver uma infiltração também no apartamento do segundo andar na casa de banho do primeiro e que nada pode ser feito enquanto não for consertado, mas sequer nos dão uma previsão de quando irão consertar todos os outros problema para finalmente consertarem o nosso. Temos uma bebé de 12 meses que está a desenvolver problemas respiratórios por conta da humidade que já chegou a ao nosso quarto e também no armazém. A casa cheira a mofo. Já são 5 meses a aguardar. O nosso condomínio é administradrado pela Cooperativa de Habitação Iramadona, Costa da Caparica. E a empresa seguradora é Liberty Seguros. Apolice n 1023213610 - PRC 20244000007166. Cumprimentos.

Encerrada
D. L.
12/08/2024

Cancelamento de seguro

Exmos. Senhores, Sou titular do contrato de seguro da apólice XC00038530 e formalizei em (09/08/2024) o pedido de Livre Revogação nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 133/2009. Sendo que não obtive resposta ao pedido que vos fiz chegar, solicito a vossa resposta ao mesmo com a maior brevidade. Cumprimentos.

Encerrada
C. C.
01/08/2024

Carro substituição

Exmos. Senhores, Aconteceu que o meu carro avariou. Precisava de um carro para o fim de semana porque não tinha mais nenhum. Liguei para para pedir carro de substituição, foi me dito para enviar um documento da oficina com o problema do carro descrito, até aí tudo bem. Ao fim de umas horas liga me um senhor a dizer que nao era possível levantar um carro, que se quise se um carro tinha de ir ao aeroporto de Lisboa. Eu já tinha dito que era da Covilhã! O que pensei foi que deviam estar a gozar comigo! Liguei ao meu mediador e ele fez uma reclamação para a companhia. Ao fim de mais umas horas ligou me outra pessoa. Logo de início a falar arrogante. Disse me que o colega dele já me tinha informado do problema, se eu não entendia! Acabou por me dizer que não tinham carros na Covilhã nesse dia. Pedi então para me arranjarem um carro sábado, ao qual o senhor me responde prontamente que não pode ser porque a minha apólice não permite! Mas sem nunca me explicar o porquê, visto que eu tenho 5 dias de carro de substituição. Lá tive eu de andar a pedir as amigos meus para me desenrascarem! Foi o último seguro que fiz nesta companhia! Cumprimentos.

Encerrada

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