Reclamações recentes

P. B.
19/01/2021

Recusa de moratória no crédito automóvel

Exmos senhores, Venho por este meio deixar a minha insatisfação pela recusa do meu pedido e a vossa não aderência ás moratórias privadas para 2021 ,vista à situação de pandemia e condições laborais não estarem normalizadas e pelo contrario se terem tornado ainda mais precárias. Tanto para mim como para outros tantos clientes com certeza.Como referi no meu e-mail de 17-12-20 , e passo a citar: Exmos ,Venho por este meio perguntar se poderei pedir moratória da minha prestação e se pensam alargar os prazos para 2021? Isto porque desde Novembro que me encontro em situação de desemprego.Tive resposta a 21-12-20 :Estimado Cliente,Bom dia. Na sequência do seu e-mail, informamos que o seu pedido se encontra em análise, pelo que voltaremos ao seu contacto mal tenhamos uma resposta mais concreta.A dia 5 -01-21 respondem positivamente:Estimado cliente,Na sequência do vosso e-mail, vimos informar que, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 10-J/2020 de 26 de março, e dando seguimento ao seu pedido, junto enviamos a Declaração de Adesão, que deverá completar com os seus dados, assinar e devolver.Deverá V.Exa remeter, igualmente, os seguintes documentos: Certidão de não Dívida junto da Segurança Social Certidão de não Dívida junto da Autoridade Tributária Comprovativo de início de atividade (Autoridade Tributária) A documentação acima referida deverá ser enviada em modo digitalA dia 18 enviam lembrança e prazo para enviar documentos:Estimado Cliente,Não tendo sido rececionado até à presente data a documentação, para apreciação na aplicação de moratória, agradecemos que remetam a mesma até ao próximo dia 20, fim desse prazo daremos o s/ pedido sem efeito.Respondo e envio os documentos no próprio dia:Boa tarde,Envio em anexo os documentos solicitados e aguardo deferimento.Nota: A declaração de não dívida da Segurança Social é uma foto do site da SS Direta ,que não permitiu por erro interno a visualização do documento.Respondem depois de darem a entender que seria aprovada moratória com o seguinte e-mail:Estimado Cliente,Bom dia. Na sequência do seu e-mail, informamos que a FCA Capital não aderiu ao prolongamento da moratória privada, de acordo com o Artigo n.º 5 do Decreto-Lei n.º 26/2020 de 16 de junho de 2020, informamos que o prazo para pedido de adesão à moratória terminou a 30/06/2020. Depois deste trabalho todo respondem a dia 19-01-21com o que eu já sabia e que me fez perder tempo.A minha resposta hoje19-01-21 foi:Boa tarde,Cara Neuza Alves, É com surpresa que recebo esta decisão, eu e a minha família somos clientes há décadas da FIAT . A vossa insensibilidade para a crise pandémica que ainda está decorrer não é compreensível e perante a vossa postura garanto que irei denunciar nos meios que tiver ao meu alcance e também garanto que acabaram de perder um cliente. Podiam ter dito logo e poupavam-me tempo a preencher os papeis.Se não conseguir pagar podem ficar com o carro que garanto nunca mais gasto um tostão em FIAT ou qualquer marca do grupo.Com os melhores cumprimentos.Pedro Alexandre Alves Barradas.Trabalho na área da cultura em audiovisuais e estou parado até se poder retomar a actividade em pleno. Estou a receber subsidio de desemprego desde Dezembro de 2020 . No valor de 570 euros. Visto o meu contrato a termo não ter sido renovado em Novembro passado.Venho por isto reclamar pela vossa falta de adaptação e compreensão pela situação difícil que muita gente e vossos clientes estarão a passar.Atentamente,Com os melhores cumprimentos.Pedro Alexandre Alves Barradas.

Encerrada
P. I.
04/08/2019

Reparação de defeito de fabrico e indemnização

Boa tarde,Venho por este meio expor uma situação digna dos melhores comportamentos humanos.Sou proprietária de um Lancia Ypsilon 312Y de 2012 e há cerca de 4 meses (08/05/2019) fui contactada pela Fiat, pelo facto de o meu carro ter um defeito de fabrico na Centralina de controlo do motor.Foi com grande espanto e susto que verifico que uma das principais peças do motor do meu carro tem um problema grave, podendo gerar situações de perigo.Nesse contacto, a Fiat disponibilizava-se de forma simpática a rectificar a situação. Dentro das várias oficinas deles possíveis questionei se alguma operava ao fim de semana de forma a não ser necessário faltar ao meu trabalho (para salvaguardar uma situação gerada por eles).Indicaram me que a única oficina que trabalhava ao fim de semana seria a FXP de Loures sita na E.N. 8, Mealhada Km 4.3. Assim face à delicadeza de resolução da situação, agendei para dia 25/05/2019, sábado.Com grande surpresa recebo um mail da referida oficina dia 23/05/2019 indicando que não seria possível realizar a referida correcção visto que ao sábado apenas realizavam serviços de manutenção. Deveria indicar a minha disponibilidade de 2.ª feira a 6.ª feira para realizar a campanha técnica 5950 - CENTRALINA DE CONTROLO DO MOTOR (curioso como um defeito de fabrico adquire o nome de campanha técnica?!).Mas o meu espanto aumenta quando no dia 24/05/2019 recebo um SMS para confirmar a minha marcação para dia 25/05/2019 na FXP de Loures????Tentei entrar em contacto com a oficina para confirmar se era possível ou não a correcção do defeito ... em vão.Tentei entrar em contacto algumas vezes com a dita oficina, até que a 26/06/2019 a Fiat volta novamente a contactar me para novo agendamento.Questiono (novamente) se há alguma oficina a trabalhar ao fds e qual o meu espanto... voltam a indicar me a FXP de Loures.Explico ao colaborador tudo o que tinha acontecido na marcação anterior e o mesmo... insiste que em sistema pode fazer aquele agendamento para um sábado.Eu que até sou fã de desportos radicais... repito a proeza e agendo para dia 13/07/2019 na FXP de Loures.Pois que ... (sim acredito que quem está a ler, já sabe o desfecho da situação) dia 11/07/2019 sou contactada pela a oficina me elucida de forma eloquente que não fazem este tipo de serviço técnico ao sábado e que deveria indicar a minha disponibilidade de 2.ª a 6.ª feira.Ora como deverão imaginar... descrevi de forma (ainda mais eloquente) toda a dificuldade que tem sido este agendamento e que achava ultrajante este contacto telefônico depois dos últimos acontecimentos.Não fiz nova marcação e exigi que alguém entrasse em contacto comigo para me explicar o que se passava.Mas o meu espanto ganha volumosas proporções quando dia 12/07/2019 recebo novo SMS indicando NOVAMENTE que a minha marcação para dia 13/07/2019 na FXP de Loures estava confirmada???????Nesse momento fico perplexa com a falta de profissionalismo, integridade e respeito por parte da Fiat e seu representantes (quando o melhor ainda estava para vir....).Decido nesse mesmo dia 12/07/2019, escrever uma reclamação no site da Fiat expondo a situação de modo a ver a mesma resolvida.Passado 3 dias (15/08/2019) recebo uma chamada do call center da Fiat em Milão.Atendimento simpático, prestável.... mas sem grande eficacia prática.Quem me atendeu foi extremamente afável e bastante sensível à minha situação e disse que iria entrar em contacto com a dita oficina para perceber o que se passava e procedermos ao agendamento o mais rapidamente possível.Curioso... e quase triste... sou contactada novamente por esse call center passado uma semana a indicar me que não conseguiam entrar em contacto com ninguém na oficina (tentaram durante uma semana) e se eu não preferia marcar para outra oficina.Esta é a forma de resolver da Fiat?Reiterei que não achava que era a forma correcta de resolver a situação. Indicaram que iriam insistir e verificar junto do departamento competente.Neste período, fui contactada por um call center ligado à FXP de Loures a questionar se eu tinha ficado satisfeita com o serviço no dia 13/7?? sim tremenda falta de informação interna.Há cerca de uma semana atrás (26/07/2019) fui novamente contactada pelo contact center de Milão e já tinham uma solução plausível para a situação.Eu seria contactada na semana seguinte para agendar um sábado em que entregaria o meu carro e traria um veículo de substituição até a tudo estar rectificado.Hoje, dia 04/08/2019, já passou mais de uma semana sem qualquer contacto.Parece ultrajante a forma como a Fiat lida com os seus clientes e com um erro que cometeu.A falta de informação e responsabilidade é surreal.Estou certa que a Fiat cumpriu a obrigação geral de segurança no Decreto-Lei n.º 69/2005 de 17 de Março e informou a Direcção-Geral do Consumidor desta falha.Ora a centralina do motor é um dispositivo electrónico que serve para controlar o funcionamento do motor e, por consequência, do carro, mediante as condições encontradas. Para esse efeito, a centralina guarda todas as informações, desde o motor, à injeccção, passando pela ignição e ABS, até ao sistema de controlo de tracção. Com a soma de todas essas informações, a centralina vai ajustando o funcionamento do motor.Assim uma centralina avariada pode, dependendo da gravidade e da influência do defeito interno, causar problemas como: o arranque do motor, o funcionamento irregular do motor, insuficiente potência, falha do motor, entre outras situações.Assim venho aqui expor toda a situação esperando conseguir a resolução da situação e uma indemnização visto que a Fiat mesmo quando descobre um erro que coloca vidas em risco, perpetua-o meses a fio sem qualquer problema ou consequência.Melhores Cumprimentos

Encerrada
F. R.
18/07/2019

Problema com o envio de certificado de matrícula

Venho por este meio comunicar a V. Exas que comprei a minha viatura efetuando um crédito à FCA Portugal ( Fiat Punto matrícula 74- JZ-24). Em Novembro de 2018 fiz um reforço do crédito sendo que me foi pedido o livrete da viatura de modo a pedir a emissão de um novo visto ser uma hipoteca nova. Entreguei a certificado (ficando só com uma cópia) e paguei o valor referente a essa emissão tendo sido dito na altura que o livrete seria enviado para a minha residência. Em inicio de fevereiro, foi me dada a informação por parte da Sra D. Ana Luísa que tinha havido um erro na emissão do referido livrete resultando assim um atraso no seu envio mas que num prazo máximo de 2 semanas receberia o documento. No dia 12 de abril enviei um e-mail visto não ter recebido o documento e não ter tido qualquer resposta da parte da FCA.Recebi uma mensagem da parte da FCA sugerindo que contactasse a Casa de Moeda de modo a poder identificar o problema, sugestão essa que considerei ridicula e totalmente descabida. Contactei novamente a FCA mas por telefone e depois de me ter exaltado e exigido que resolvessem a situação finalmente disseram que iriam contactar os seviços responsáveis e que iriam contactar-me brevemente com uma solução.Até à data não recebi qualquer contacto e muito menos o livrete o que faz com que a minha viatura esteja sem livrete e sem inspeção desde de novembro de 2018 estando privado do seu uso e tendo que recorrer a familaires e amigos para me deslocar. Tive de aquirir outro meio de transporte (moto) para fazer face a esta situação o que resultou em mais despesas para mim. Considero esta situação o cúmulo e pedia a vossa ajuda no sentido de resolvê-la.Com os meus melhores cumprimentos

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.