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Recusa de moratória no crédito automóvel

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. B.

Para: FCA Capital

19/01/2021

Exmos senhores, Venho por este meio deixar a minha insatisfação pela recusa do meu pedido e a vossa não aderência ás moratórias privadas para 2021 ,vista à situação de pandemia e condições laborais não estarem normalizadas e pelo contrario se terem tornado ainda mais precárias. Tanto para mim como para outros tantos clientes com certeza.Como referi no meu e-mail de 17-12-20 , e passo a citar: Exmos ,Venho por este meio perguntar se poderei pedir moratória da minha prestação e se pensam alargar os prazos para 2021? Isto porque desde Novembro que me encontro em situação de desemprego.Tive resposta a 21-12-20 :Estimado Cliente,Bom dia. Na sequência do seu e-mail, informamos que o seu pedido se encontra em análise, pelo que voltaremos ao seu contacto mal tenhamos uma resposta mais concreta.A dia 5 -01-21 respondem positivamente:Estimado cliente,Na sequência do vosso e-mail, vimos informar que, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 10-J/2020 de 26 de março, e dando seguimento ao seu pedido, junto enviamos a Declaração de Adesão, que deverá completar com os seus dados, assinar e devolver.Deverá V.Exa remeter, igualmente, os seguintes documentos: Certidão de não Dívida junto da Segurança Social Certidão de não Dívida junto da Autoridade Tributária Comprovativo de início de atividade (Autoridade Tributária) A documentação acima referida deverá ser enviada em modo digitalA dia 18 enviam lembrança e prazo para enviar documentos:Estimado Cliente,Não tendo sido rececionado até à presente data a documentação, para apreciação na aplicação de moratória, agradecemos que remetam a mesma até ao próximo dia 20, fim desse prazo daremos o s/ pedido sem efeito.Respondo e envio os documentos no próprio dia:Boa tarde,Envio em anexo os documentos solicitados e aguardo deferimento.Nota: A declaração de não dívida da Segurança Social é uma foto do site da SS Direta ,que não permitiu por erro interno a visualização do documento.Respondem depois de darem a entender que seria aprovada moratória com o seguinte e-mail:Estimado Cliente,Bom dia. Na sequência do seu e-mail, informamos que a FCA Capital não aderiu ao prolongamento da moratória privada, de acordo com o Artigo n.º 5 do Decreto-Lei n.º 26/2020 de 16 de junho de 2020, informamos que o prazo para pedido de adesão à moratória terminou a 30/06/2020. Depois deste trabalho todo respondem a dia 19-01-21com o que eu já sabia e que me fez perder tempo.A minha resposta hoje19-01-21 foi:Boa tarde,Cara Neuza Alves, É com surpresa que recebo esta decisão, eu e a minha família somos clientes há décadas da FIAT . A vossa insensibilidade para a crise pandémica que ainda está decorrer não é compreensível e perante a vossa postura garanto que irei denunciar nos meios que tiver ao meu alcance e também garanto que acabaram de perder um cliente. Podiam ter dito logo e poupavam-me tempo a preencher os papeis.Se não conseguir pagar podem ficar com o carro que garanto nunca mais gasto um tostão em FIAT ou qualquer marca do grupo.Com os melhores cumprimentos.Pedro Alexandre Alves Barradas.Trabalho na área da cultura em audiovisuais e estou parado até se poder retomar a actividade em pleno. Estou a receber subsidio de desemprego desde Dezembro de 2020 . No valor de 570 euros. Visto o meu contrato a termo não ter sido renovado em Novembro passado.Venho por isto reclamar pela vossa falta de adaptação e compreensão pela situação difícil que muita gente e vossos clientes estarão a passar.Atentamente,Com os melhores cumprimentos.Pedro Alexandre Alves Barradas.

Mensagens (1)

FCA Capital

Para: P. B.

08/02/2021

Exmos. Senhores,Acusamos a recepção do v/email, que mereceu a nossa melhor atenção e em relação ao qual gostaríamos de esclarecer que recusamos em absoluto as acusações feitas pelo reclamante pelas seguintes razões:A situação de Pandemia que se vive tem vindo a causar gravíssimos constrangimentos a nível nacional e internacional, de uma forma transversal, como é do conhecimento de todos.Em resposta à enorme crise que, de forma repentina se instalou em todos os sectores, quer para particulares, quer para empresas, foram adotadas pelo Governo uma série de medidas excepcionais e temporárias destinadas a proteger, entre outras, a sobrevivencia das empresas e o rendimentos das famílias.No que se refere a moratórias de crédito, começou por ser aprovado o Decreto - Lei n.° 10-J/2020, de 26 de março, que estabeleceu medidas excecionais de apoio e proteção a empresas e empresários em nome individual, por força dos impactos económicos e financeiros da contração da atividade económica decorrente da pandemia da doença COVID -19.Não obstante o diploma não ser aplicável a particulares no âmbito da actividade da FCA Capital Portugal, tomámos a iniciativa de conceder uma moratória aos clientes particulares no período compreendido entre Abril e Setembro de 2020.Com efeito, em 10/04/2020 entrou em vigor a Moratória Privada da ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado, que acolhe uma Orientação da Autoridade Bancária Europeia, aplicável a particulares, não vinculativa para as instituições de crédito, mas à qual a FCA Capital decidiu aderir por melhor proteger os interesses dos clientes, tendo vigorado até ao final de Setembro de 2020.A FCA Capital Portugal é uma instituição financeira de crédito que se encontra sob supervisão do Banco de Portugal e, por esse motivo, apenas pode atribuir moratórias ao crédito quando existe previsão legal nesse sentido, sob pena das autoridades de fiscalização virem a sindicar os procedimentos de concessão das moratórias, nos termos da Lei em vigor.Não se encontrando já em vigor a chamada moratória ASFAC, encontramo-nos impossibilitados de conceder moratórias a particulares, sendo certo que esta informação foi prontamente prestada ao reclamante logo que os serviços perceberam tratar-se de um trabalhador independente e não de um trabalhador independente que, desde que cumpridos determinados requisitos de habilitação podem beneficiar das moratórias em termos equiparados às empresas.Esperamos, pois, ter esclarecido a situação ocorrida e o motivo pelo qual não podemos corresponder à pretensão do cliente.Com os nossos cumprimentos,Anabela MANOAtendimento2021-01-29 19:50 - escreveu:


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