Reclamações recentes

M. P.
30/06/2025

Prática Comercial Desleal

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a uma compra efetuada na plataforma eBay. No dia 19 de dezembro de 2024, adquiri um cão robot biónico da marca Xiaomi – modelo CyberDog 2 – pelo valor de 3.340,11€. Estive em contacto com o vendedor através da plataforma de mensagens do eBay, tendo este fornecido especificações detalhadas do produto, fotografias do artigo pronto para envio e o manual de instruções. Todos os elementos indicavam tratar-se efetivamente do Xiaomi CyberDog 2. Nas conversas, o vendedor referiu que, após o envio, não aceitaria devoluções, motivo pelo qual coloquei várias questões para garantir que se tratava do produto pretendido. Esta troca de mensagens acabou por atrasar o envio. O vendedor também solicitou a minha preferência quanto ao método de entrega e informou que o envio demoraria entre 30 a 35 dias, o que não coincidia com os prazos inicialmente previstos pela eBay. Com o passar do tempo e sem respostas do vendedor, entrei repetidamente em contacto com o apoio ao cliente da eBay, nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho, sem obter qualquer solução concreta. O produto foi finalmente entregue em junho de 2025, mas não corresponde ao artigo encomendado – trata-se de um cão robot de marca diferente e de valor claramente inferior. Contactei novamente o vendedor, sem qualquer resposta. Recorrendo ainda ao apoio ao cliente da eBay (através do sistema de devoluções, mensagens diretas e e-mails), também não obtive qualquer resposta até à data. O pagamento foi efetuado via PayPal, e disponho de todos os comprovativos da compra, do produto anunciado, do produto recebido e da troca de mensagens com o vendedor, incluindo fotografias enviadas por este, que correspondiam ao artigo originalmente anunciado. Solicito, assim, o vosso apoio na intermediação desta situação, que configura uma prática enganosa por parte do vendedor e uma grave falha na proteção do consumidor por parte da plataforma. Agradeço, desde já, a atenção e disponibilidade. Com os melhores cumprimentos,

Encerrada
A. S.
10/04/2025

Fraude EBAY

Exmos. Senhores, No dia 7 de Janeiro deste ano diz uma encomenda no Ebay no valor de USD 705,85. A este valor acresceu ainda a taxa de convesão para euros que paguei ao Banco mais os portes de desalfandegamento que foram acima de €200. Trata-se do pedido 08-12554-54933 (Injection Fairing KitBodywork for Ducati Panigale V4 V4S V4SP 2018-2019) com o número de envio CP523482145CN). O vendedor apresenta-se como hotsaleshop-10 no Ebay (usat também o nome de amotopart-09) e corresponde, segundo consta do site do Ebay, à empresa TUO TENG TRADING CO LTD, com sede em Zi Bian 11 Hao Pu 2 7 Lou Fang, Chong Dong Lu 400 Hao Zhi Er Shou Ceng Guang Zhou Tian He Qu 510665, China (morada que também consta do Ebay). Após o processo de desalfandegamento, recebi a encomenda - 20 de Fevereiro de 2025 e de imediato manifestei a minha intenção de devolver a mesma, pois não cumpre a função descrita pelo vendedor. O material enviado não dá para aplicar na minha mota pois não encaixa, de todo, na mesma. Porém, o vendedor refere no anúncio que é para Ducati Panigale anos 2018-2019, muito embora o modelo não se adpate a motas destes anos. Enviei inúmeros vídeos e fotografias ao Ebay e ao próprio vendedor do material encomendado e da minha propria mota - toda desmontada - a explicar o porquê de o material não se adptar! Quer o vendedor, quer o Ebay tentaram durante imenso tempo apresentar propostas alternativas à devolução, o que SEMPRE rejeitei. Uma delas eram darem-me USD 80 para pagar a um mecanico para adaptar o material na mota... ridiculo! Quer o Ebay, quer o vendedor queriam obrigar-me a adaptar o material na mota quando seria perigoso por uma questão de segurança. E se tenho o direito de devolver porque não foi aceite1? Quer da parte do Ebay, quer do vendedor, houve sempre inúmeros entraves na aceitação da devolução. Não foi devidamente apoiado pelo Ebay! Aliás, o Ebay queria que eu devolvesse o material ao vendedor até 12 de Março, mas eu NUNCA RECEBI UMA ETQUETA DE DEVOLUÇÃO para poder devolver o material! Ou seja, o Ebay abriu processo de devolução mas o Ebay e o vendedor NUNCA emitiram etiqueta de devolução, pelo que não consegui devolver as carnagens. E o Ebay encerrou o processo de devolução, referindo que nada mais há a fazer. Entretanto, o vendedor pediu que eu tentasse vender o material em Portugal em sites de segunda referindo que, se não resultasse, que faria o reembolso. Fui sempre dando conhecimento ao Ebay da evolução das negociações o com o vendedor, referindo que o vendendor não emitia etiqueta de devolução! O ebay encerrou o processo de devolução e o vendedor parou de responder às minhas mensagens. Conclusão: o Ebay limpou as mãos do processo de devolução e o vendedor fraudelento nunca mais respondeu. Tenho dezenas de mensagens trocadas com o Ebay que simplesmente NADA FAZ! Hoje enviei a minha ultima mensagem para o Ebay a dizer que ia tornar esta situação pública. Estou a pedir a devolução desde meados de Fevereiro deste ano e nunca foi emitida uma etiqueta de devolução! Porém, no anúncio do vendedor consta que as devoluções são gratuitas e que poderão ser efectuadas num prazo de 60 dias. Quero ser reembolsado com fundamento no crime de fraude sobre mercadoria previsto no artigo 23 do Decreto-Lei nº 28/84 de 20-01-1984. Envio em anexo algumas das conversas que tive com o vendedor a fim de poder ser confirmado o crime de fraude.

Resolvida
F. Y.
03/03/2025

Complaint to eBay

Exmos. Senhores, Em (DATA) adquiri um/uma (BEM ADQUIRIDO), da marca _Allen Bradley 1756-L83E /B /Logix5583E____, pelo valor de __1540___ €. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme fatura-recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao dia (PRAZO). Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Já efetuei vários contactos junto dos vossos serviços (INDICAR DATAS) e obtive a resposta de que o bem está para entrega. Assim sendo, dado que o prazo de entrega já foi ultrapassado há bastante tempo, solicito a rescisão do contrato celebrado, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.

Encerrada
F. Y.
20/02/2025

Mercadorias não recebidas

Prezados, No dia 17 de janeiro de 2025, às 19h44, realizei uma compra no eBay do item Allen Bradley 1756-L83E /B /Logix5583E, conforme os detalhes abaixo: Número do pedido: 11-12592-13861 Valor: EUR 1.540,00 Número de rastreamento: 179197183330326 Porém, nunca recebi o produto. De acordo com as informações de rastreamento, a encomenda foi devolvida ao remetente no dia 18 de fevereiro de 2025, às 15h08, e assinada pelo vendedor. Ocorre que, antes disso, a transportadora não conseguiu concluir a entrega, mas o vendedor nunca me informou que havia tentado contato sem sucesso. O meu endereço é válido e nunca tive problemas em receber encomendas. No dia 4 de fevereiro, entrei em contato com o vendedor para perguntar sobre a entrega, e ele simplesmente me orientou a entrar em contato com a transportadora, sem mencionar que havia ocorrido falha na tentativa de entrega. Como o eBay havia garantido um reembolso total, não dei prosseguimento ao contato com a transportadora. No entanto, no dia 18 de fevereiro, o eBay fechou o caso de repente e instruiu-me a contatar novamente a transportadora. Nesse momento, o pacote já havia sido devolvido ao vendedor e assinado por ele. No dia 19 de fevereiro, entrei em contato novamente com o vendedor, solicitando a retirada do produto pessoalmente, mas não obtive nenhuma resposta. Agora, estou em uma situação na qual o vendedor não quer me enviar o produto, não responde minhas mensagens e também se recusa a realizar o reembolso. O eBay, por sua vez, está apoiando totalmente essa postura injusta do vendedor. Solicito que minha reclamação seja analisada e que sejam tomadas as providências necessárias para resolver essa situação injusta. Atenciosamente, Yang Fei

Encerrada
A. V.
12/03/2024

Encomenda paga e não entregue

Exmos. Senhores,No passado dia 13 de janeiro efetuei uma compra no ebay, no valor total de 220€, valor que foi imediatamente cobrado do meu cartão de crédito. Este item provinha de Itália. No dia 2 de fevereiro fui informado pelo vendedor que o item havia sido devolvido pela transportadora pelo motivo de não estar ninguém em casa no momento em que a transportadora fez a entrega. Ora, o ebay tem os meus dados de contacto e em momento algum fui contactado pela transportadora por chamada, como é normal acontecer. Reportei a situação ao ebay através da abertura de um processo de Item not received, ao qual foi atribuída a referência 5331809862. No dia 9 de fevereiro recebi resposta do vendedor, já através deste canal de reclamação, a qual me deixou espantado, pois dizia que se quisesse receber o item (note-se, item este que eu já havia pago, com portes de envio incluíduos), teria de pagar mais 81.71€. Naturalmente, respondi ao vendedor que me recusava a pagar qualquer montante adicional, acrescentando que situação como esta nunca me tinha acontecido pois, naturalmente, quando a pessoa não se encontra em casa, a transportadora tenta, primeiro, contactar o destinatário e, caso não tenha sucesso, deixa a encomenda num collect point, algo que não se verificou. Nesse sentido, pedi ajuda ao ebay através de um serviço que, supostamente, é disponibilizado para resolver este tipo de entraves. Surpreendentemente, recebi notificação do ebay de que o processo tinha sido arquivado por não ter havido atividade dos intervenientes nos últimos 21 dias. Neste momento encontro-me sem o dinheiro e sem a encomenda pela qual paguei. Mais ainda, esta transação está, supostamente, abrangida pela política do ebay de retorno do dinheiro garantido - eBay Money Back Guarantee que diz, passo a citar Get the item you ordered or your money back—it's that simple. It's automatic and covers your purchase price plus original shipping on eligible purchases. Constato que o meu processo de reclamação foi encerrado sem ter recebido a encomenda ou o dinheiro. Venho assim, por este meio, pedir ajuda para desbloquear esta situação e poder ser ressarcido do montante que já paguei o mais brevemente possível.

Encerrada

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