Reclamações recentes

Valores em dívida

Boa tarde equipa DECOProteste,Gostaria de solicitar a vossa ajuda relativamente à seguinte situação de um contrato de serviço de abastecimento de água prestado pela Empresa de Ãguas de Elvas, a Aquaelvas.Acontece que, há cerca de 2 semanas, ficámos a saber através de um vizinho do titular do contrato que o mesmo devia cerca de 450 euros de facturas de água. Passo a explicar o que levou a esta situação: o titular(es)m na casa dos 80 anos, têm residência em Elvas mas nos últimos tempos tê, vivido em Castelo Branco junto de familiares, e entretanto deixaram o pagamento das facturas de água a cargo de um familiar que não o fez. No entanto embora o serviço nunca tivesse sido interrompido, a empresa informa o valor em dívida através de um vizinho?! E só assim soubemos da situação. E mais, ao contactar a empresa cerca da prescrição dos valores das facturas factores emitidas (que de acordo com a lei, as que têm data superior a 6 meses prescrevem) a empresa informou que tinha de ser solicitada a prescrição. Entretanto o titular já fez um acordo de pagamento porque nunca deixou nada por pagar e quer ficar descansado mas gostariamos de ver com vocês, entidade da defesa do consumidor, o que pode ser feito neste caso.Muito obrigado pela vossa atenção.Francisco Morgado.

Encerrada

Corte de água

Realizamos contrato com a empresa referida, Aquaelvas através de débito direto para não haver preocupação com pagamentos. Quando nos deparamos com a situação de corte sem aviso e com faturas posteriores à que foi devolvida ( sem o nosso conhecimento) debitadas na nossa conta. Já nos deslocamos à empresa a liquidar a fatura que estava pendente de pagamento (Fatura de Julho), mas deviam optar por outra conduta profissional nestes casos. Avisar o cliente da situação referida pois esta situação é surreal. Solicitámos a cópia do documento que disseram que nos foi enviado a alertar o abastecimento de água, não o recebemos e afirmamos a 100% dessa situação. Mas nada podemos comprovar pois enviam as cartas em registo simples e não há comprovativo sem ser da parte dos CTT em que foi entregue. Entregue pode ter sido, mas não no nosso espaço! Estamos a ser lesadas visto ser um espaço de trabalho. Pretendemos a reposição do contador para o nosso normal funcionamento. Não nos parece sensato ter de pagar para a reposição do mesmo pois todos os documentos estão pago depois dessa fatura pendente e nunca houve, repetimos, nunca houve uma comunicação da parte a quem compete recebida por Nós alertar desta situação de Julho. Estamos em Novembro, não se compreende esta situação.

Resolvida

Corte de água

Boa noite.Em finais de janeiro do ano 2020 infelizmente eu e o meu companheiro ficamos desempregados e c uma ilha , tivemos que mudar para uma casa cedida por um conhecido nosso, acontece que anteriormente está casa tinha estado alugada a outras pessoas e aos seus pais e praticamente destruíram a casa, pessoas essas que me disseram que o contrato da água já tinha sido dado de baixa mas só daqui a 1 mês viriam levantar o contador para eu não me preocupar. Ou seja eu tinha água em casa e fiquei descansada, passado 2 meses de viver na habitação e como não chegava nenhuma carta nem ninguém a tirar o contador eu dirigi-me a aquaelvas que é a empresa responsável pelas águas aqui em elvas para fazer um novo contrato em meu nome e pagar o mês que eles não tinham cobrado, quando fui avisada que a casa não tinha contrato há mais de 1 ano e tal. Eu disse que era impossível porque eu tinha água em casa e contador. A senhora garantiu que não era possível e que eu tinha que pagar 600€ e qualquer coisa para ter um contrato de água para a minha casa. Pedi pagamento em prestações mesmo sem culpa do sucedido o qual nem resposta obtive. Entretanto na quarentena fiquei fechada em casa sem água e sem ajudas de lado nenhum e liguei eu por minha autoria a água 2x até que a referida empresa da aquaelvas no meu segundo confinamento em casa c a minha família nos decidiu arrancar toda a tubagem da água para não podermos voltar a ligar. Eu sei que errei em ligar a água direta mas sem culpa de nada e sem poder pagar não acho justo num momento como o que estávamos e estamos a passar ainda infelizmente desempregados os dois e no qual já perdemos tanto agora vejo uma notícia vossa que é proibido cortes de água e luz até dezembro e eu já vai para mais de 1 ano sem poder ter água na minha casa e a ter que ir a da minha mãe tomar banho e encher garrafões de água para o essencial da casa. Por favor peço a vossa ajuda. Eu não me importo já de pagar mas em prestações. E que me liguem a água por favor porque já estou num nível de desespero horrivel.

Encerrada

Água cortada

Boa noite.Em finais de janeiro do ano 2020 infelizmente eu e o meu companheiro ficamos desempregados e c uma ilha , tivemos que mudar para uma casa cedida por um conhecido nosso, acontece que anteriormente está casa tinha estado alugada a outras pessoas e aos seus pais e praticamente destruíram a casa, pessoas essas que me disseram que o contrato da água já tinha sido dado de baixa mas só daqui a 1 mês viriam levantar o contador para eu não me preocupar. Ou seja eu tinha água em casa e fiquei descansada, passado 2 meses de viver na habitação e como não chegava nenhuma carta nem ninguém a tirar o contador eu dirigi-me a aquaelvas que é a empresa responsável pelas águas aqui em elvas para fazer um novo contrato em meu nome e pagar o mês que eles não tinham cobrado, quando fui avisada que a casa não tinha contrato há mais de 1 ano e tal. Eu disse que era impossível porque eu tinha água em casa e contador. A senhora garantiu que não era possível e que eu tinha que pagar 600€ e qualquer coisa para ter um contrato de água para a minha casa. Pedi pagamento em prestações mesmo sem culpa do sucedido o qual nem resposta obtive. Entretanto na quarentena fiquei fechada em casa sem água e sem ajudas de lado nenhum e liguei eu por minha autoria a água 2x até que a referida empresa da aquaelvas no meu segundo confinamento em casa c a minha família nos decidiu arrancar toda a tubagem da água para não podermos voltar a ligar. Eu sei que errei em ligar a água direta mas sem culpa de nada e sem poder pagar não acho justo num momento como o que estávamos e estamos a passar ainda infelizmente desempregados os dois e no qual já perdemos tanto agora vejo uma notícia vossa que é proibido cortes de água e luz até dezembro e eu já vai para mais de 1 ano sem poder ter água na minha casa e a ter que ir a da minha mãe tomar banho e encher garrafões de água para o essencial da casa. Por favor peço a vossa ajuda. Eu não me importo já de pagar mas em prestações. E que me liguem a água por favor porque já estou num nível de desespero horrivel.

Encerrada

Aquaelvas - Corte e débito indevidos por incompetência na alteração de IBAN para débito direto

No passado dia 14.02.2019 comuniquei à Aquaelvas a alteração de IBAN para débito direto associado ao contrato supra, a qual foi confirmada pelos serviços daquela empresa em 25.02.2019 (cfr. prova documental).Tomei hoje, dia 04.07.2019, conhecimento de que haviam cortado a água por falta de pagamento. Ora, tal não é justificável ou admissível seja de que forma for, uma vez que a Aquaelvas dispunha de meios para liquidação das faturas a partir de dia 14.02.2019. Data a partir da qual é inaceitável que remetam pagamentos à conta anterior, ou bem assim a qualquer outra.Durante o período em que alegam não terem sido pagas as faturas a Aquaelvas dispunha meios para as cobrar e não fez, nem realizou qualquer diligência no sentido de averiguação ou resolução da situação.A Aquaelvas conhecia a nova conta para DD, como fica evidente pelo e-mail de confirmação e pela indicação em todas as faturas a partir de Fevereiro de 2019 (cfr. prova documental). Mais, a Aquaelvas realizou entretanto débitos na conta comunicada em 14.02.2019 (cfr. prova documental).A Aquaelvas alega agora que apenas fará a religação do contador contra um pagamento de mais de 70€, o que é inconcebível uma vez que premiaria a sua própria incompetência.Exigi hoje a reposição imediata do contador, uma vez que contratei um empreiteiro para realizar umas obras de reabilitação no imóvel para as quais é imperativa e imediatamente necessária água. Naturalmente, aquele restabelecimento do abastecimento terá que ser feito sem quaisquer custos, porque não tive nenhuma responsabilidade no facto de a Aquaelvas não se ter feito pagar. Aliás, quem ficou prejudicado foi eu, que fiquei privado de abastecimento sem que tenha de alguma forma contribuído para isso.Percebendo que o abastecimento esteve cortado há já algum tempo, exigi ainda o crédito dos montantes (termos fixos) cobrados pelo período em que a empresa não esteve a abastecer.A tudo isto a Aquaelvas, na pessoa da sua funcionária Soraia Conceição que afirmou ser o único ponto de contacto com a empresa (estranhamente, porque exerce a função de administrativa), se recusou. Perante a minha indignação a funcionária desligou o telefone e não mais atendeu. A situação é urgente e estou limitado na possibilidade de resolver o problema da obra (com eventuais prejuízos graves) e sem forma de contacto.O motivo pelo qual aceitei aderir ao débito direto por uma entidade que, desde há muito, não merece a minha confiança, foi precisamente evitar situações desta natureza. Mas, sem sucesso, uma vez que a Aquaelvas não se coíbe de praticar todo o tipo de iniquidades ao abrigo de uma situação monopolista à qual devem ser impostos limites. Não se trata de uma questão de montantes, mas de princípios básicos de justiça que não hesitarei em lutar para que prevaleçam.

Resolvida

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