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Marcas dos supermercados são boas e baratas

As marcas próprias dos supermercados já não são só sinónimo de poupança. Os testes que realizámos nos últimos cinco anos comprovam que a disputa faz-se também na qualidade.

03 fevereiro 2022
Marcas próprias versus marcas dos fabricantes

iStock

Os supermercados reservam um espaço cada vez maior das suas lojas para os produtos de marca própria e os consumidores têm estado recetivos às novidades vendidas com marca própria. Da alimentação à cosmética, passando pela higiene do lar e pelos cuidados corporais, os produtos com marcas detidas pelo Pingo Doce, Auchan, Continente, Lidl, Intermarché, Minipreço, e.Leclerc ou Aldi conquistaram os portugueses ao longo dos anos. Primeiro pelo preço. Depois, pela qualidade, pelo sabor, pela embalagem, pelo posicionamento, sem sacrificar a poupança.

Em 2019, descobrimos que uma loção corporal de renome poderia custar 12 vezes mais do que uma do supermercado com boa qualidade. Foi apenas um dos resultados que surpreenderam nos 77 testes comparativos com produtos de marca própria e de fabricantes que, ao longo dos últimos cinco anos, publicámos nas várias edições das revistas PROTESTE e TESTE SAÚDE.

Ao todo, analisámos 1412 produtos e a presença de marcas de supermercados nas distinções foi uma constante. Estiveram em 77% das Escolhas Acertadas dos nossos testes e em 31% dos títulos Melhor do Teste. Em alguns casos, a qualidade média dos produtos que chegaram a ser apelidados de “marcas brancas” chegou mesmo a superar a de produtos de renome. Aconteceu, por exemplo, nos ultracongelados e na charcutaria. Voltou a acontecer nos antitranspirantes, no papel higiénico, nos detergentes para roupa e nos desentupidores.

Marcas próprias versus marcas dos fabricantes - charcutaria

A qualidade média dos produtos de charcutaria com marca de supermercado que testámos (68) é superior à dos produtos com marca de fabricante (65).

Marcas próprias versus marcas dos fabricantes - desentupidores

A qualidade média dos desentupidores de marca de supermercado que testámos (71) é muito superior à dos desentupidores com marca de fabricante (64).

Mas nem todos os produtos merecem o nosso aplauso. A qualidade média das rações para animais com insígnia de supermercado deixou muito a desejar no teste realizado em 2020, tal como a das toalhitas de bebé, em 2021, e de alguns detergentes lava-tudo. Aliás, em 2018, chegámos mesmo a desaconselhar a compra de um detergente do Continente, do Lidl e do E.Leclerc.

Marcas próprias versus marcas dos fabricantes - toalhitas de bebé

A qualidade de média das toalhitas de bebé com marca de supermercado que testámos (58) é inferior à das toalhitas com marca de fabricante (63).
Os nossos critérios são rigorosamente iguais para todos os produtos em cada teste. Exigimos aos supermercados a mesma qualidade que a todos os fabricantes. E, no que diz respeito a detergentes, há ainda um longo caminho de qualidade a percorrer por todas as marcas.

 

Marcas próprias garantem poupança

Indiscutível é a política de preços baixos associada às marcas de supermercados e que têm permitido aos portugueses obter poupanças relevantes. Na alimentação, a poupança média foi superior a 20% sempre que se optou pela marca própria da cadeia de lojas. Na higiene do lar, a poupança média ultrapassa os 40% e na área dos cuidados pessoais chegámos a encontrar poupanças acima dos 80%, nos cremes e pastas de dentes.

Portugal é, atualmente, um dos países mais rendidos à penetração de marcas de supermercados nas casas dos consumidores. Na Europa, a quota de mercado destes produtos está acima de 30%, mas chega aos 45% em Portugal.

 

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