Notícias

As melhores lojas para comprar online

Que revelam os consumidores sobre a sua satisfação com as lojas online? O inquérito da DECO PROteste permitiu analisar os sites e conhecer a experiência dos utilizadores. 

Especialista:
Editor:
31 outubro 2024
mãos de mulher com telemóvel e cartão de crédito para fazer compras online

iStock

Para aumentar a confiança nas lojas online, a DECO PROteste procura conhecer a experiência dos consumidores: algo que faz todos os anos, através de um inquérito de satisfação. Os resultados são complementados com a verificação das questões legais por um grupo de juristas.

As duas análises permitiram reunir informação para sites de compras online. Neste artigo, para facilitar a consulta, as lojas foram divididas em seis categorias: alimentação, animais, moda e desporto, multiproduto, tecnologia e saúde e beleza.

Conhecer as conclusões do inquérito

Como foi feito o estudo

Em junho de 2024, mais de 2700 consumidores avaliaram até cinco experiências de compras online. Para aumentar a quantidade de lojas avaliadas, juntaram-se as respostas obtidas no inquérito realizado em junho de 2023, num total de 21 368 experiências de compras.

Também foi realizada uma avaliação jurídica a cada loja online. Verificou-se a informação no site, a descrição do produto, se eram indicados a disponibilidade do artigo, a data-limite de entrega e o custo total, incluindo IVA e despesas de envio, entre outras informações. Os termos e as condições, também obrigatórios, devem ser fáceis de encontrar e claros, e não podem incluir cláusulas ilegais e abusivas. Foi ainda analisada a política de privacidade, a possibilidade de devolver o produto no prazo de 14 dias após a receção e o reembolso do valor pago no prazo legal.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar