Qual o supermercado preferido dos portugueses?
Início
Mais de cinco mil consumidores revelam o que compram, quanto gastam e o que lhes agrada em 21 cadeias de lojas físicas e seis online.
- Especialista
- Ana Almeida
- Editor
- Isabel Vasconcelos

Entre as lojas físicas, Mercadona, El Corte Inglés, Supercor, Aldi, Auchan e Lidl conseguem os clientes mais satisfeitos. Nas compras online, o El Corte Inglés é o único com um nível de satisfação elevado.
Os portugueses mantêm-se mais ou menos fiéis aos estabelecimentos habituais, e as razões são várias. Mas, segundo os subscritores que responderam ao inquérito que a DECO PROTESTE realizou, a principal é ser mais prático, por estar perto de casa ou do emprego, razão referida por 37 por cento. Mas são os preços que mais pesam no nível de satisfação com os supermercados. E, neste campo, as lojas Mercadona são as preferidas dos inquiridos.
A satisfação é apenas um dos dados recolhidos no inquérito realizado em junho de 2022 e do qual resultaram 5067 respostas válidas. O inquérito permitiu ainda perceber quais os produtos mais adquiridos. Contudo, há alguns que os portugueses preferem comprar em mercados ou lojas tradicionais, como é o caso de carne, pão, peixe e fruta e vegetais.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
O agrado pelos preços em geral é o critério que mais influencia a satisfação dos consumidores com uma cadeia de supermercados. Seguem-se a satisfação com os produtos comprados e o conforto, que tem em conta aspetos como o espaço, a luz e a limpeza. Os Mercadona são os únicos supermercados com satisfação mais elevada no preço. Já as cadeias onde este aspeto menos agradou foram a Continente Modelo, na Madeira e nos Açores, a Pingo Doce, na Madeira, e a Intermarché Contact, todas com uma satisfação inferior a seis pontos, num máximo de dez.
Cada supermercado tem características que o distinguem e que podem agradar mais ou menos aos clientes. Nos Mercadona, o conforto, seguido de muito perto pelo estacionamento, foi o que deixou os inquiridos mais satisfeitos, enquanto nos El Corte Inglés foi a qualidade da carne. Já nos Supercor, nos Aldi, nos Auchan e nos Lidl, o estacionamento é o critério mais apreciado. Quanto ao que desagrada, nos Mercadona, nos El Corte Inglés e nos Supercor, são as promoções, embora, nos dois últimos, os preços também deixem os clientes insatisfeitos. Já nos Aldi, a qualidade do peixe é o que mais desagrada e, nos Lidl e nos Auchan, o tempo de espera na caixa.
Dos inquiridos, 29% fazem compras online. Nestas lojas, a precisão da entrega (se é feita sem erros) e a disponibilidade dos produtos são os aspetos que mais influenciam a satisfação geral. El Corte Inglés, Minipreço, Pingo Doce e Auchan foram as lojas cuja precisão da entrega mais agradou. Quanto à disponibilidade dos produtos, o El Corte Inglés teve a maior apreciação.
A loja online El Corte Inglés distingue-se das restantes por conseguir clientes mais satisfeitos. O estado dos produtos à chegada é o aspeto mais apreciado, seguido pela precisão do que é entregue. Estes dois critérios, em conjunto com a pontualidade da entrega, são os mais apreciados, tanto nesta loja, como nas Auchan, Pingo Doce (através do site Mercadão) e Minipreço. As lojas online do Continente e do Intermarché são as únicas com um nível de satisfação global inferior a sete pontos. Na última, a facilidade em encontrar os produtos no site e a disponibilidade dos mesmos são os aspetos que menos agradam, ao ponto de o nível de satisfação ser o mais baixo das lojas avaliadas.
Descubra o supermercado online mais barato perto de si.
Com o inquérito, foi ainda possível determinar alguns hábitos de compra, como os produtos que os inquiridos mais adquirem e as cadeias onde o fazem com maior frequência. As lojas mais visitadas são as Continente, seguidas de muito perto pelas Pingo Doce e pelas Lidl. Contudo, nem sempre são aquelas onde os consumidores preferem comprar determinados tipos de alimentos ou produtos, como se pode verificar a seguir.
Os produtos de marca própria são mais procurados em categorias e cadeias específicas. Por exemplo, na altura de comprar laticínios, detergentes e produtos de higiene pessoal, grande parte dos clientes das lojas Aldi, Lidl e Mercadona optam pela marca própria.