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Qual o supermercado preferido dos portugueses?

O que leva os portugueses a escolherem um supermercado em vez de outro, quais os principais produtos que compram e quanto gastam por mês? O estudo da DECO PROteste responde a estas e outras questões, com base em mais de 12 mil experiências dos consumidores. Conheça os resultados.

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31 outubro 2025
Rapariga com telemóvel às compras no supermercado

iStock

Ir ao supermercado continua a fazer parte da rotina semanal dos portugueses, segundo o estudo mais recente da DECO PROteste. Os dados indicam que 56% dos consumidores, independentemente da faixa etária, fazem compras nas lojas físicas das cadeias de supermercados uma ou duas vezes por semana. E são fiéis ao supermercado de eleição, com mais de metade dos inquiridos a escolherem o mesmo sítio para as compras semanais.

O lado prático continua a ser a principal motivação dos consumidores (37%) para escolherem e repetirem o supermercado, por ficar perto de casa ou do local de trabalho. A qualidade dos produtos e o preço ficam em segundo plano nas motivações (são importantes para 16% e 15% dos consumidores, respetivamente). Com exceção do Mercadona, em que a qualidade dos produtos é o principal motivo que leva os clientes a regressarem, mesmo que por vezes fique mais longe.

Comprar online ainda é exceção: 71% dos inquiridos nunca o fazem. E quando chega a hora de sair de casa, 81% vão de carro para o supermercado, enquanto apenas 16% optam por ir a pé. 

Como foi feito o estudo

Em junho de 2025, foi enviado um questionário online a uma amostra de subscritores e simpatizantes da DECO PROteste, com 3680 respostas válidas obtidas. Cada participante teve a possibilidade de avaliar até duas cadeias de supermercados diferentes, o que foi feito por 94% dos inquiridos. Para garantir resultados mais completos e estáveis, os dados de 2025 foram combinados com os de 2024, permitindo analisar 12 884 experiências de consumo. A informação mais recente teve peso duplo na análise, de forma a refletir melhor as tendências atuais.

No caso dos supermercados online, o índice de satisfação considera apenas os consumidores que fizeram o pedido diretamente no site do supermercado e receberam a encomenda em casa através do serviço da própria cadeia.

Consideram-se "líder em satisfação" os supermercados, loja física ou online, que são mais apreciados, ou seja, os que ficam em primeiro lugar no respetivo ranking de satisfação global.

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