Notícias

Código de barras não garante que produto é nacional

O prefixo 560 do código de barras não significa tratar-se de um produto nacional. Saiba como descobrir se o produto é realmente português. 

Especialista:
Editor:
04 setembro 2024
Pessoa a ler o código de barras de um produto

iStock

Comprar alimentos produzidos em Portugal é um desejo de muitos consumidores. Além de fomentar a economia do País, ao adquirir produtos locais, contribui para a sustentabilidade do Planeta. Pensar que o prefixo 560 no código de barras garante que o produto é nacional é um erro. Poderá ter sido comercializado por uma empresa portuguesa, mas a matéria-prima pode ser estrangeira. Saiba como descobrir se o produto é realmente português. 

Fruta, vegetais, carne e peixe a granel

Nos produtos vendidos a granel, é bastante fácil identificar a nacionalidade.

  • Nas frutas e nos legumes, a origem tem de estar afixada junto do preço.
  • Na carne fresca, refrigerada ou congelada de animais das espécies ovina ou caprina, suína e aves de capoeiras, a menção “Origem Portugal” só pode ser utilizada caso o operador da empresa prove que a carne foi obtida a partir de animais nascidos, criados e abatidos em Portugal.
  • No peixe, poderá encontrar essa informação através da zona de captura.

Como identificar a origem nos alimentos embalados

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar