Dicas

10 dicas para regressar ao trabalho após o nascimento de um filho

Regressar ao trabalho depois de uma licença parental pode ser desafiante e requer adaptação. Preparar-se, conhecer os seus direitos e estabelecer uma nova rotina são algumas dicas que pode adotar. Saiba o que fazer em 10 passos.

Especialista:
Editor:
04 junho 2024
mulher a andar na rua

iStock

A forma como enfrenta o fim da licença parental e o regresso ao trabalho, depois de tantos meses com o bebé, pode fazer a diferença no seu bem-estar e no do seu filho. Pode, por exemplo, estabelecer uma nova rotina no ambiente familiar e preparar com tempo esse momento de mudança. A DECO PROteste deixa-lhe 10 dicas que podem facilitar esta transição.

1) Adapte as rotinas familiares

Depois de ter um filho, é impossível manter a mesma rotina. Com um novo elemento na família, completamente dependente, é necessário dividir o tempo entre o bebé e as outras responsabilidades familiares e profissionais. Caso esteja com essa dificuldade, comece por rever a sua dinâmica familiar para estabelecer um plano de divisão de tarefas em casa e de atenção para com o bebé. Estabeleça, também, um plano pessoal e profissional que lhe permita gerir o seu tempo da forma mais tranquila possível. Antes de regressar ao trabalho, por exemplo, na semana anterior, tente testar essa rotina para ter uma ideia realista do que pode esperar.

2) Prepare o bebé para a mudança

Regressar ao trabalho depois da licença parental também é desafiante e uma transição para o bebé. A adaptação à ausência dos pais durante algumas horas do dia pode ser difícil de gerir. Antes de retomar a atividade profissional, prepare gradualmente o seu filho. Esta preparação inclui ajustes nos horários de amamentação, de sono e de banhos, além de outras rotinas diárias. Por exemplo, se o seu bebé vai frequentar a creche, experimente fazer um teste algumas semanas antes do seu regresso ao trabalho. Esta preparação antecipada permite que a criança se acostume lentamente à nova rotina, o que poderá permitir uma transição mais tranquila. 

3) Informe-se sobre os seus direitos

Sabia que tem direitos de licença parental e outros benefícios disponíveis, como flexibilidade de horários de trabalho e opções de trabalho remoto? Veja o artigo da DECO PROteste sobre direitos dos pais trabalhadores

4) Deixe o bebé com alguém de confiança

Sente insegurança por deixar o bebé com outras pessoas? Depois de meses de dedicação exclusiva ao cuidado do seu filho, é um sentimento perfeitamente normal. Para superar essa preocupação e baixar os níveis de stress, certifique-se de que deixa o bebé com alguém em quem confia plenamente. Garanta que o ambiente é seguro e acolhedor, contribuindo para o desenvolvimento saudável da criança. Faça, também, por construir uma rede de apoio sólida.

5) Prepare o seu regresso profissional 

Caso o seu cargo profissional assim o possibilite ou exija, marque uma reunião com o seu chefe na primeira semana para se inteirar do planeamento da empresa para os próximos meses, bem como de projetos que possam estar a desenvolver e nos quais quer participar. Entenda quais serão as suas funções, o que foi feito durante a sua ausência, e aproveite para se propor a desempenhar outras tarefas que lhe interessem. Se possível, recomece com calma e evite sobrecarregar-se.

6) Fortaleça o relacionamento com o seu filho 

A qualidade do tempo passado com o seu filho é mais relevante do que a quantidade. Por isso, priorize momentos especiais para fortalecer os laços afetivos. Seja presente, demonstre afeto e esteja disponível para o seu filho, mesmo quando há procupação com outras responsabilidades.

7) Fale com outros pais 

Retomar a vida profissional é um processo difícil, mas não tem de ser solitário. Aliás, partilhar experiências com outros pais que estão a passar por situações semelhantes pode ser reconfortante. Procure grupos de apoio, fóruns online ou até mesmo colegas de trabalho que também sejam pais para trocar ideias e conselhos úteis.

8) Cuide de si

A parentalidade é uma jornada, e é comum os pais concentrarem-se no bem-estar do bebé, negligenciando o seu autocuidado. No entanto, é fundamental manter-se saudável para conseguir cuidar bem do seu filho. Por isso, tente reservar tempo para cuidar de si. Por exemplo, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física regular. Valorize as suas relações sociais. 

9) Mantenha uma atitude positiva 

É normal sentir-se sobrecarregado ou culpado durante esta transição. Sempre que possível, mantenha uma atitude positiva, transmitindo esse otimismo ao bebé. Lembre-se de que está a fazer o melhor que pode. Também ajuda aceitar que nem tudo será perfeito durante esta fase. Tire partido da sua rede de apoio, aprenda a delegar tarefas e peça ajuda sempre que for necessário. Apesar de tudo, sente que o regresso ao trabalho está a gerar uma carga emocional muito forte ou demasiado difícil de gerir? Não hesite em procurar apoio profissional. Um psicólogo poderá dar alguma orientação para lidar com os desafios emocionais associados ao regresso ao trabalho após o nascimento de um filho. Lembre-se de que cuidar da sua saúde mental é fundamental para manter o equilíbrio pessoal e familiar.

10) Ajuste as suas expectativas

É importante ajustar as suas expectativas em relação ao trabalho e à vida familiar após o nascimento do bebé. Esteja disponível para redefinir metas profissionais e pessoais, dando prioridade ao que é mais importante para si e para a sua família neste momento da vossa vida.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar