Roupa para cão é necessária? Conheça as vantagens e desvantagens
Nem todos os cães lidam bem com a utilização de roupas. Mas alguns patudos podem beneficiar do uso de vestuário. Saiba como escolher a roupa adequada para o seu cão.
- Especialista
- Ânia Rosado
- Editor
- Cláudio Nogueira e Ana Santos Gomes

Está a passear o seu patudo na rua e depara-se com outro cão a ser passeado, mas vestido com uma roupa apropriada para cães. E a questão irrompe-lhe a mente: será que o meu amigo de quatro patas também precisa de vestuário?
A verdade é que não existe uma resposta certa ou errada. Muitas pessoas vestem o seu cão apenas por motivos estéticos. Mas lembre-se de que o seu animal de estimação não é um peluche e que os outfits podem gerar ansiedade e incómodo no patudo.
No entanto, existem cães que ficam confortáveis com o uso de roupas. Alguns podem mesmo ter a necessidade de as utilizar, por sentirem frio, por exemplo. A regra de ouro é que deve proporcionar conforto e bem-estar ao seu cão.
Prós e contras da roupa para cão
Pontos fortes
|
Pontos fracos
|
Como escolher a roupa para cão?
Apure bem as medidas do seu cão para não escolher roupas demasiado apertadas ou demasiado largas. Ser adaptável é sinónimo de ser confortável.
Existem diversas opções de roupas com diferentes materiais. Se o seu objetivo é proteger do frio, opte por casacos ou sweats.
Apesar de ser quente, a lã pode provocar comichões e tornar-se desconfortável para o patudo. Os tecidos impermeáveis não deixam a pele respirar e devem ser usados apenas em dias chuvosos quando o levar a passear e retirados quando chegar a casa. Já o algodão é respirável, mas não é impermeável.
Se pretende comprar as roupas numa loja online, o melhor é consultar as opiniões dos compradores e garantir que a marca trabalha com tecidos de qualidade.
Caso o seu cão goste de dar mergulhos, invista num bom colete salva-vidas para cães.
Um body para cães também pode ser útil para a recuperação de cirurgias, pois evitam que o animal consiga lamber ou coçar a região suturada e que provoque estragos na mesma.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |