Notícias

Roupa para cão é necessária? Conheça as vantagens e desvantagens

Nem todos os cães lidam bem com a utilização de roupas. Mas alguns patudos podem beneficiar do uso de vestuário. Saiba como escolher a roupa adequada para o seu cão.

28 agosto 2023
Cão com roupa para frio no jardim

iStock

Está a passear o seu patudo na rua e depara-se com outro cão a ser passeado, mas vestido com uma roupa apropriada para cães. E a questão irrompe-lhe a mente: será que o meu amigo de quatro patas também precisa de vestuário?

A verdade é que não existe uma resposta certa ou errada. Muitas pessoas vestem o seu cão apenas por motivos estéticos. Mas lembre-se de que o seu animal de estimação não é um peluche e que os outfits podem gerar ansiedade e incómodo no patudo.

No entanto, existem cães que ficam confortáveis com o uso de roupas. Alguns podem mesmo ter a necessidade de as utilizar, por sentirem frio, por exemplo. A regra de ouro é que deve proporcionar conforto e bem-estar ao seu cão

Prós e contras da roupa para cão

Pontos fortes

  • Fornece proteção contra baixas temperaturas. Isto pode ser útil caso os cães vivam em regiões muito frias, sejam animais geriátricos ou tenham problemas de saúde que os façam ter dificuldade na regulação de temperatura.
  • Fornece proteção contra queimaduras solares. Há roupas específicas para evitar efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Estas são particularmente importantes em animais com pelagem branca ou sensível, ou nos animais que passam demasiado tempo expostos ao sol.
  • É higiénico. São a primeira barreira de proteção contra sujidades ou corpos estranhos que penetram na pele provocando infeção (por exemplo, praganas, ectoparasitas, pulgas, carraças ou picadas de mosquitos).
  • Atribuiu uma sensação de segurança e confiança em alguns animais.

Pontos fracos

  • Alguns animais com problemas alérgicos podem ter hipersensibilidade a fibras têxteis ou a outros materiais sintéticos das roupas.
  • As infeções de pele necessitam de oxigenação para cicatrizar e debelar a inflamação. O facto de estarem cobertas pela roupa pode fazer com que o crescimento das bactérias seja potenciado e a cicatrização seja dificultada. 
  • Alguns animais podem sentir-se irritados e ansiosos
  • Os cães oriundos de clima frio têm pelagem preparada para suportar baixas temperaturas. Por isso, vestir uma roupa pode quebrar esse funcionamento do pelo e da barreira cutânea.

Como escolher a roupa para cão?

Apure bem as medidas do seu cão para não escolher roupas demasiado apertadas ou demasiado largas. Ser adaptável é sinónimo de ser confortável.

Existem diversas opções de roupas com diferentes materiais. Se o seu objetivo é proteger do frio, opte por casacos ou sweats

Apesar de ser quente, a pode provocar comichões e tornar-se desconfortável para o patudo. Os tecidos impermeáveis não deixam a pele respirar e devem ser usados apenas em dias chuvosos quando o levar a passear e retirados quando chegar a casa. Já o algodão é respirável, mas não é impermeável.

Se pretende comprar as roupas numa loja online, o melhor é consultar as opiniões dos compradores e garantir que a marca trabalha com tecidos de qualidade.

Caso o seu cão goste de dar mergulhos, invista num bom colete salva-vidas para cães.

Um body para cães também pode ser útil para a recuperação de cirurgias, pois evitam que o animal consiga lamber ou coçar a região suturada e que provoque estragos na mesma.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.