Dicas

Como escolher um frigorífico pequeno

Se procura um frigorífico de pequenas dimensões para uma cozinha com pouco espaço, saiba como escolher o equipamento mais adequado.

Frigorífico pequeno

iStock

Nem sempre é fácil encontrar espaço para grandes eletrodomésticos, como o frigorífico, numa cozinha pequena. Cada centímetro conta para otimizar o espaço disponível da melhor forma. Siga as dicas para tirar o máximo partido da sua cozinha.

  1. Faça uma lista dos eletrodomésticos que precisa mesmo para o seu dia-a-dia.
  2. Venda os eletrodomésticos que não utiliza em mercados de segunda mão e utilize esse dinheiro para comprar equipamentos que lhe serão mais úteis.
  3. Escolha aparelhos multifuncionais. Podem ser uma alternativa interessante, caso não tenha muito espaço, embora algumas funções nem sempre operem tão bem como deviam.
  4. Considere adquirir um equipamento compacto ou de baixa capacidade, caso more sozinho ou em casal.

Dimensões pesam na escolha do frigorífico

Existem dois critérios de dimensão que deve considerar na escolha de um novo frigorífico: a capacidade total e as dimensões externas.

Capacidade total

Escolha a capacidade total do frigorífico com base no número de pessoas que vivem em sua casa.

  • Uma pessoa: opte por um frigorífico com um volume entre 100 e 150 litros.
  • Duas a quatro pessoas: opte por um frigorífico com um volume entre 220 e 280 litros.

Considere reservar espaço para cerca de 28 litros por cada membro adicional da família.

Dimensões externas

As dimensões externas de um frigorífico devem considerar o espaço disponível na sua cozinha. Tire as medidas ao local de instalação para garantir que o frigorífico cabe no espaço designado.

Frigoríficos de duas portas

Estes modelos integram o congelador na parte superior. Com este tipo de equipamento, será necessário curvar-se para chegar aos alimentos armazenados na parte inferior do frigorífico. As dimensões da maioria destes modelos são:

  • largura: entre 54 e 60 centímetros;
  • altura: entre 140 e 175 centímetros;

Frigoríficos combinados

Estes modelos têm o congelador na parte inferior. Os compartimentos do frigorífico estão ao nível dos olhos, o que os torna mais fáceis de utilizar. As dimensões da maioria destes modelos são:

  • largura: entre 60 e 70 centímetros;
  • altura: entre 185 e 200 centímetros;

Minifrigoríficos

Dentro deste segmento, os modelos mais pequenos podem disponibilizar espaço para, por exemplo, apenas 10 latas de refrigerante. Os modelos mais espaçosos conseguem armazenar até 40 latas de refrigerante e incorporam algumas prateleiras na porta para conservar outros alimentos. As dimensões da maioria destes modelos são:

  • largura: entre 43 e 48 centímetros;
  • altura: entre 52 e 110 centímetros;

Que tipos de minifrigoríficos existem?

Os minifrigoríficos termoelétricos são adequados para refrescar bebidas e produtos com prazos de validade longos.

Please fill the source and the alt text 

Se quiser conservar alimentos com prazos de validade curtos (por exemplo, vegetais, carnes, laticínios), os minifrigoríficos de compressor são uma alternativa mais apropriada.

Please fill the source and the alt text 

Deve considerar se pretende um minifrigorífico de mesa ou um modelo maior para colocar debaixo da bancada da cozinha. A sua escolha deve depender do espaço que tem disponível e da capacidade total que precisa.

Existem diferentes tipos de minifrigoríficos, que variam consoante o tamanho e a função a que se destinam.

Minifrigoríficos grandes

Os minifrigoríficos grandes têm uma capacidade total com cerca de 130 litros, o que é suficiente para armazenar as compras de uma pessoa. Em regra, os minifrigoríficos maiores integram um pequeno congelador, bem como algumas prateleiras no interior e na porta.

Podem ainda incluir configurações de luz interna e controlo de temperatura, mas os recursos disponíveis variam consoante o modelo.

Minifrigoríficos tradicionais

Os minifrigoríficos tradicionais têm uma capacidade total que varia entre 70 e 100 litros. São mais adequados para armazenar bebidas e aperitivos, mas não para as compras normais de supermercado.

Minifrigoríficos para bebidas

Os minifrigoríficos para bebidas têm uma capacidade total com cerca de 30 a 50 litros. Destinam-se apenas a manter a temperatura consistente para a refrigeração ideal das bebidas.

Caves de vinho

As caves de vinho possuem prateleiras para armazenar as garrafas de vinho à temperatura ideal.

O que considerar antes de instalar o minifrigorífico?

  1. Meça o espaço onde quer instalar o equipamento.
  2. Garanta que existe espaço suficiente ao redor do frigorífico para que o ar circule e o calor se dissipe. Se não deixar espaço suficiente, o aparelho terá de trabalhar mais para se manter frio, o que pode encurtar a sua vida útil e aumentar o consumo energético. Em regra, deixe pelo menos 5 centímetros de cada lado, 10 centímetros na parte superior e 5 centímetros na parte traseira, mas consulte o manual de instruções.
  3. Deixe um pouco de espaço no lado da dobradiça da porta para que esta possa abrir corretamente.
  4.  Meça o espaço em frente ao frigorífico para que as portas e as gavetas também possam ser facilmente abertas.
  5. Defina de que maneira quer que a porta do frigorífico abra. Alguns frigoríficos integram portas reversíveis.
  6. Não coloque o seu equipamento perto de fontes de calor, como um fogão ou um radiador, para não resultar no sobreaquecimento do frigorífico.
  7. Mantenha o aparelho na vertical. Os frigoríficos usam líquidos de refrigeração que passam pelos tubos, conhecidos como óleo de compressor. Se colocar um frigorífico na horizontal, isso fará com que o óleo flua para os tubos de refrigeração.
  8. Verifique se a ventilação do frigorífico não está bloqueada, pois isso também pode levar ao sobreaquecimento dos elementos internos e causar danos ao aparelho no futuro.

Os minifrigoríficos têm um consumo energético eficiente?

O consumo de energia de um frigorífico depende da marca, do modelo, do tamanho, dos materiais e dos níveis de isolamento. Em regra, um minifrigorífico consome entre 55 e 85 watts por hora, em funcionamento, enquanto os frigoríficos tradicionais utilizam entre 100 e 400 watts por hora. Por ano, um minifrigorífico consome entre 80 e 120 kWh.

Existem ainda vários fatores que influenciam no seu consumo de energia, como a temperatura ambiente (por exemplo, os frigoríficos localizados em ambientes mais quentes tendem a consumir mais energia), as configurações de temperatura interna, a frequência com que abre a porta ou se o equipamento está cheio, entre outros. 

Nas mesmas condições, um minifrigorífico pode ter mais de metade do consumo energético anual de um frigorífico tradicional. Para maior eficiência, deve escolher um modelo superior à classificação energética D. Os tamanhos maiores permitem mais armazenamento, mas também consomem mais energia, especialmente quando incorporam um compartimento de congelamento.

Que cuidados deve ter com os alimentos nos minifrigoríficos?

Os princípios de segurança alimentar são os mesmos para todos os segmentos de frigoríficos. O frigorífico deve estar a 5ºC ou menos, e o congelador deve ser mantido a -18ºC ou menos.

É importante não ter o frigorífico demasiado cheio, pois o ar frio precisa de circular para manter os alimentos à temperatura ideal. Mantenha o frigorífico fechado quando não o estiver a utilizar. Não armazene alimentos perecíveis (por exemplo, leito e ovos) na porta.

Guarde os alimentos em recipientes ou embrulhe-os bem para evitar a perda de humidade ou a absorção de odores. Mantenha o frigorífico limpo e deite fora os alimentos que estão fora da validade. Em regra, as sobras devem ser consumidas dentro de três a quatro dias.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.