Dicas

Como escolher um frigorífico pequeno

Se procura um frigorífico pequeno para colocar debaixo da bancada, por exemplo, numa cozinha com pouco espaço, saiba como escolher o equipamento mais adequado.

Especialista:
Editor:
04 abril 2024
Frigorífico pequeno

iStock

Os frigoríficos mais pequenos, de bancada, são pensados para serem colocados ao nível dos armários mais baixos da cozinha. Podem ser úteis se tiver pouco espaço e precisar de guardar no frio uma quantidade relativamente pequena de alimentos. Há quem os adquira também para ter um espaço de “frio” extra, como acontece, por exemplo, com as caves de vinho.

Dimensões pesam na escolha do frigorífico

Existem dois critérios de dimensão que deve considerar na escolha de um novo frigorífico: a capacidade total e as dimensões externas.

Capacidade total de um frigorífico pequeno

À semelhança dos frigoríficos de dimensão convencional, também nos frigoríficos de bancada o espaço interior disponível pode variar. Estes frigoríficos pequenos têm normalmente um volume interior útil que pode variar entre 60 e 110 litros. Atenção que o volume útil pode ser inferior ao anunciado pelo fabricante, uma vez que são descontadas todas as prateleiras, gavetas, reentrâncias, etc.

Dentro do grupo dos frigoríficos de bancada, os modelos mais pequenos podem disponibilizar espaço para, por exemplo, apenas dez latas de refrigerante. Os modelos mais espaçosos conseguem armazenar até 40 latas de refrigerante e incorporam algumas prateleiras na porta para conservar outros alimentos.

Dimensões externas

A altura média de um frigorífico de bancada é de 82 a 85 centímetros, o que permite que caiba por debaixo da bancada. A largura é de cerca de 50 centímetros.

8 cuidados a ter antes de instalar o minifrigorífico

  1. Meça o espaço onde quer instalar o equipamento.
  2. Garanta que existe espaço suficiente ao redor do frigorífico para que o ar circule e o calor se dissipe. Se não deixar espaço suficiente, o aparelho terá de trabalhar mais para se manter frio, o que pode encurtar a sua vida útil e aumentar o consumo energético. Em regra, deixe pelo menos 5 centímetros de cada lado, 10 centímetros na parte superior e 5 centímetros na parte traseira, mas consulte o manual de instruções.
  3. Deixe um pouco de espaço no lado da dobradiça da porta para que esta possa abrir completamente, normalmente um pouco mais de 90 graus. Desta forma, as prateleiras e as gavetas poderão ser completamente retiradas, para serem lavadas, por exemplo.
  4. Meça o espaço em frente ao frigorífico,para que as portas e as gavetas também possam ser facilmente abertas.
  5. Defina de que maneira quer que a porta do frigorífico abra. Alguns frigoríficos integram portas reversíveis.
  6. Não coloque o seu equipamento perto de fontes de calor, como um fogão ou um radiador, nem numa marquise ou varanda expostas ao sol. Caso contrário, poderá haver sobreaquecimento do frigorífico.
  7. Mantenha o aparelho na vertical. Os frigoríficos usam líquidos de refrigeração que passam pelos tubos que fazem parte do circuito de refrigeração. Se colocar um frigorífico na horizontal, pode acontecer que alguma peça deste circuito se danifique.
  8. Verifique se a ventilação do frigorífico não está bloqueada, pois isso também pode levar ao sobreaquecimento dos elementos internos e causar danos ao aparelho no futuro. 

Cuidados a ter com alimentos em frigoríficos pequenos

Os princípios de segurança alimentar são os mesmos quer se trate de um frigorífico pequeno ou grande. O aparelho deve estar a 5ºC ou menos, e o congelador deve ser mantido a -18ºC ou menos.

É importante não ter o frigorífico demasiado cheio, pois o ar frio precisa de circular para manter os alimentos à temperatura ideal. Mantenha o frigorífico fechado quando não estiver a utilizá-lo. Não armazene alimentos perecíveis (por exemplo, queijo fresco) na porta.

Guarde os alimentos em recipientes ou embrulhe-os bem para evitar a perda de humidade ou a absorção de odores. Mantenha o frigorífico limpo e deite fora os alimentos que estão fora da validade. Em regra, as sobras devem ser consumidas no prazo de três a quatro dias.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar