Caves de vinho: o que são e como escolher
Com uma cave ou um frigorífico de vinho pode armazenar as suas garrafas e manter o vinho em boas condições para que possa ser consumido à temperatura mais adequada. Existem caves que não ocupam muito espaço, nem são muito caras. Saiba como escolher.
- Especialista
- Nuno Lima Dias e Pedro Lucas
- Editor
- Cláudio Nogueira e Filipa Nunes

As caves (ou frigoríficos) de vinho são equipamentos refrigerados que servem para manter as garrafas de vinho à temperatura ideal. Através de um sistema de refrigeração controlado por um termóstato, estes equipamentos mantêm o seu interior fresco e permitem regular o grau de refrigeração do vinho, para que este continue a envelhecer. Os vinhos estarão melhor preservados, bem como as suas características.
Tipos de caves de vinho
Existem vários tipos de caves de vinho, logo, pode escolher a mais adequada para as suas necessidades com base na temperatura, na tecnologia e na forma.
Com base na temperatura
-
Cave de vinho de conservação
Neste tipo de equipamento, o vinho é mantido à mesma temperatura em todo o espaço. São ideais para armazenar garrafas que devem ser mantidas à temperatura da cave. Refrigeram com recurso a um fluxo de ar, enquanto mantêm a mesma temperatura na parte inferior e superior.
-
Cave de vinho de climatização
Permite manter diferentes tipos de vinho à temperatura ideal para consumo, devido às suas diferentes zonas de refrigeração. Funciona com base no princípio de que o ar frio é mais denso do que o ar quente. Um evaporador especial potencia ainda mais esse efeito, de modo a que a parte inferior do equipamento fique, em média, 10 graus mais fria do que a parte superior.
Com base na tecnologia
-
Cave de vinho termoelétrica
Estes equipamentos são económicos e emitem baixos níveis de ruído e de vibração. Não devem ser utilizados em climas muito quentes. Podem manter temperaturas entre 12 e 18ºC.
-
Cave de vinho de compressão
Funcionam como frigoríficos comuns, com um compressor e um sistema fechado no qual circula o frio. São mais potentes e podem arrefecer entre 4 e 20ºC.
Com base na forma
-
Cave de vinho de parede

É do tamanho de um frigorífico convencional, sendo que até existem modelos com duas portas. Estes equipamentos são equipados com um compressor.
-
Cave de vinho de mesa

É menor em tamanho e em capacidade, logo, pode ser ideal caso não tenha muito espaço e não precise de armazenar muitas garrafas de vinho. Estes modelos podem ser termoelétricos ou de compressão.
-
Cave de vinho de encastre

Algumas caves de vinho podem ser integradas num espaço. É importante que sejam instaladas corretamente, com ventilação adequada, para que funcionem sem problemas.
O que considerar na escolha da cave de vinho?
- Tipo de utilização: deve utilizar a cave mais adequada para as suas necessidades, seja para armazenar um tipo de vinho específico ou para guardar vários vinhos que exijam condições diferentes.
- Localização: coloque o seu equipamento num local fresco, longe da luz solar e de outros aparelhos. Não se esqueça de verificar se existe espaço suficiente.
- Capacidade: as caves de vinho podem variar em tamanho. As caves mais pequenas só têm espaço para algumas garrafas (entre seis e 20), enquanto as grandes podem conter centenas de garrafas. Deve considerar também o tipo de garrafas que deseja guardar.
- Consumo de energia: nem todos os frigoríficos de vinho são igualmente eficientes em termos energéticos. Verifique as etiquetas energéticas, que variam de A a G, sendo A a mais económica.
Quais as vantagens das caves de vinho?
- As garrafas são armazenadas na horizontal, o que mantém a rolha de cortiça húmida.
- Garantem uma humidade relativa adequada.
- Integram filtros de carvão ativado para evitar maus odores.
- Protegem o vinho da radiação ultravioleta. Alguns refrigeradores têm ainda iluminação LED.
- Possuem um compressor que não vibra, para que o vinho permaneça em repouso.
- Disponibilizam um alarme que é acionado se a temperatura subir por ter a porta aberta por muito tempo.
Quanto custam as caves de vinho?
O preço das caves de vinho varia consoante a capacidade, o material, a tecnologia, entre outros fatores. Os modelos mais baratos custam cerca de 200 euros e os equipamentos mais sofisticados podem chegar aos 4000 euros.
Qual a temperatura ideal para armazenar vinho?
Sejam vinhos brancos ou tintos, a temperatura ideal de conservação é entre 12 e 14ºC. As eventuais oscilações de temperatura não devem ser superiores a 4 ou 5ºC.
Quanto à temperatura ideal de consumo, os vinhos brancos devem ser servidos entre 10 e 12ºC e os vinhos tintos entre 16 e 18ºC, mas as temperaturas podem variar consoante o tipo de vinho. Por exemplo, um vinho verde branco deve ser servido entre 8 e 10ºC, mas um vinho verde tinto deve ser servido entre 12 e 14ºC.
Escolha os melhores vinhos
Para que serve uma boa refrigeração se não tiver os vinhos perfeitos para o seu paladar? Consulte o nosso comparador de vinhos e escolha os melhores produtos aos melhores preços para rechear a sua nova garrafeira.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |