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Débitos diretos: vigie a sua conta

17 janeiro 2020
mão a escrever com uma caneta numa folha com notas em cima

Acompanhe regularmente os movimentos da conta e limite os montantes que cada entidade pode debitar. Caso detete um débito não autorizado, informe o banco. 

Muitos consumidores usam os débitos diretos para pagar contas regulares, como água, luz, gás, seguros, cartões de crédito, entre outras. É preciso acompanhar esses movimentos, para garantir que não é retirado dinheiro de forma indevida.

A prevenção começa na utilização que faz dos seus dados bancários. Faculte o NIB e outros dados bancários apenas a entidades credíveis, com as quais mantenha uma relação contratual ou algum outro vínculo sólido (como fornecedores de energia ou telecomunicações).

Consulte regularmente a lista de autorizações de débito direto que mantém ativas. Pode fazê-lo através da internet, se tiver acesso online à conta bancária. Também é possível consultar numa caixa Multibanco: selecione a opção "Consultas" e "Autorizações de débito". Outra alternativa é ir ao balcão do banco que gere a sua conta. Estas são as formas imediatas de garantir que só entidades autorizadas podem efetuar cobranças da sua conta bancária.

Como desativar um débito direto

Se quiser desativar um autorização de débito direto, poderá fazê-lo através de uma operação simples e rápida. No Multibanco, basta selecionar a autorização em vigor e mudar o seu estado para “inativo”. Para garantir que o prejuízo provocado por um eventual erro não é superior a determinado montante, limite os valores a debitar por cada entidade. Pode fazê-lo no Multibanco ou pela net, caso tenha acesso online à conta bancária.

Monitorize regularmente os movimentos da sua conta. Tenha atenção ao descritivo que identifica os movimentos de débito, para identificar facilmente se correspondem a autorizações de débito direto ativas. Caso detete um débito proveniente de uma entidade não autorizada por si, contacte de imediato a instituição bancária e denuncie a situação. Tem um prazo de 13 meses para o fazer. O banco é responsável por este débito não autorizado e deverá restituir-lhe a quantia debitada indevidamente.

Se identificar que um débito validado por si foi efetuado pelo valor errado, reclame junto da entidade prestadora do serviço a quem deu autorização. Essa reclamação pode ser feita até 8 semanas após a cobrança. Exija a devolução do dinheiro debitado a mais ou o acerto de contas na próxima fatura.